Mais tático uso por dia? Dê uma lida no meu post anterior...
Sem falar que com um esquema 'fadiga' dá para usar uma parada que eu adoro: acesso a efeitos caros demais(pro personagem) desde cedo. No d&d isso provavelmente ia significar usar pontos de ação para fazê-los ou whatever... mas enfim:
O cara ter uma habilidade que ele se esforce muito para usar, e conforme progride os níveis fica cada vez mais fácil... até em high level ele fazer aquela parada que mal conseguia 2 ou mais vezes por combate.
Não sei vocês, mas uma coisa que identifico como essencial em rpgs(desse tipo) é a sensação de poder aumentado. E pelo que vi a 4e demonstra menos isso que a terceira. Não vejo isso como bom sinal.
É o que chamam de 'falsa evolução', também acontece em jogos eletrônicos e como vejo reviews e fãs criticarem. Já li o mesmo tipo de crítica a quarta, com seus DCs apertados que aumentam junto com os personagens... O cara faz aquela manobra 1 vez ao dia no primeiro nível e 1 vez ao dia no 30º. Sério isso?
Aumentar os números de dano e tal é uma impressão falsa de evolução se os inimigos aumentam o hp ao mesmo tempo. Não estou nem falando que d&d 4e precisasse de uma total repaginada(mas talvez uma me interessasse). Um quê de 'falsa evolução' é importante no design por questões de desafio, mas isso pode ser minimizado com alguns truques inteligentes aqui e ali.
Mas porra, algo simples(e provavelmente a primeira solução que veio a mente dos designers) como fadiga que já diminuiria esse efeito ser jogado fora em prol disso?? Fala sério...
Sem falar no papo de gasto de recursos. Se eu coloquei várias batalhas no dia difíceis e os jogadores tiveram de usar os poderes, se eu quiser, ou se pormenores da trama não derem outra escolha, colocar mais um combate? Não sei se existe algo que recupera dailies, mas aí ficaria overkill: se eu recuperar todos os diários do personagem, ele pode disparar todos na tal batalha crucial e ela virar de um desafio empolgante a algo broxante(e isso acontece). Com fadiga e recuperação limitada ou difícil, ficam ferramentas para o narrador equilibrar ou dar recursos o suficiente para o planejado.
Porque no sério, nem tudo é fácil do narrador adaptar conforme a banda toca. Eu ir contra a lógica e fazer todo um malabarismo para postegar uma cena e encontro para outro dia... thanks, nope.
Sem falar em opções para o narrador. Eu particularmente dificilmente ou nunca faria um desafio onde os jogadores TENHAM de usar todos os dailies para superar(isso limita encontros prévios no dia e penalizaria o jogador por usar o q seu personagem tem e pode fazer). Fazer um pensando nesse equilíbrio e um jogador que não usou nenhum pode esmagar o desafio em dois tempos... claro, isso depende muito de contexto, inimigo, a classe(os poderes)... mas vcs sabem que pode acontecer e acontece. Eu estou fazendo eco a críticas e comentários de 'contras' de fãs da 4e que li por aí.
Minha implicância com certos jogos sempre foi escolhas 'difíceis de descer' do design. Eu tinha mais críticas a terceira e segunda por isso; queriam fazer mais com algumas mecânicas horripilantes(maior pecador: THAC0... wtf). A quarta ñ faz meu estilo mas muitas decisões não são ruins pro que eles quiseram fazer, é outra filosofia. Mas esse esquema dos poderes?
Vou aproveitar e puxar uma pergunta que é de grande interesse meu: vale tanto assim reduzir recursos usáveis(controle de recursos)? A fadiga fosse ela uma 'barra' bem simples(exemplo: número igual ao número de dailies que o cara tem no nível) seria tão ruim assim?
Ou o problema de recursos é assim por causa de outras coisas no d&d, como ter que marcar e lembrar vários status nos personagens e tal?
Eu vejo esse tipo de crítica aqui e ali, e outros jogadores que não se incomodam. Eu particularmente nunca me incomodei, sempre descontei hp ou outros recursos ao fim do meu turno, vc sabe, quando vem a vez de outro agir... mas e vcs? O que acham disso?