Então:
Arcanismo: envolve conhecimentos sobre magia, rituais, planos e artefatos, bem como lendas relacionadas a magia.
Atletismo: envolve saltar, correr, escalar, nadar, equilibrar-se. Também mede sua resistência física quando enfrentando longos períodos de atividade sem descanso.
Circunspecção*: envolve falar bem, mentir, etiqueta, diplomacia e intimidação sutil, além de buscar informações.
Diletantismo: envolve conhecimentos obtidos através de estudo, como literatura, história, heráldica etc.
Exploração: envolve conhecer ambientes naturais, a fauna e a flora de áreas exploradas. Pode incluir conhecimentos sobre rochas, rios, clima etc.
Ladinagem: envolve atividades ilícitas como bater carteiras, abrir fechaduras, ocultar objetos, falsificar escrita ou documentos. Pode também envolver o uso de cordas, equilibrar-se em telhados, infiltração e mover-se em silêncio.
Percepção: envolve estar ciente do ambiente ao redor, notar mudanças e movimento, intuição. Também tem a ver com avaliação de valores e planos.
Religião: envolve conhecimentos sobre religiões, cultos, seitas, folclore e mitos, bem como rituais e magia divinos.
Sobrevivência: envolve rastrear, prever o clima, métodos para obter água e comida, amarrar cordas, uso de cataplasmas e ervas para curar ferimentos e doenças, diferenciar plantas venenosas.
Além disso, personagens podem ter graduações em profissões (principalmente NPCs), delimitando melhor seus conhecimentos:
Comerciante: envolve avaliar valores, barganhar, conhecimento de rotas comerciais e obtenção de produtos, estocagem, negociação.
Ferreiro: envolve reparos e criação de itens de metal, como armas, armaduras e utensílios (ganchos, forcados, peças de carroça).
Marinheiro: envolve nadar, amarrar cordas, pescar, tratar ferimentos e doenças simples, velejar. Pode envolver cozinhar alimentos pescados ou remendar roupas e velas.
Que tal?