Mas o que eu quis dizer é: você acha melhor começar de atributos e perícias, digamos, para a partir daí ir definindo o sistema?
Olha, a gente não precisa ter uma base pronta para discutir o
conceito das classes. A gente só vai precisar da base para discutir os
sistemas por trás das classes.
Na verdade, discutir esses conceitos agora pode ajudar a criar bases que os sustentem.
Eu gostei bastante da ideia de deixar qualquer classe ser de qualquer papel.
Mas para isso todo nível o personagem teria que ter opções de poderes diferentes para escolher (a la 4e).
Não exatamente. Note que na 4e os poderes são divididos por
níveis. Você tem X poderes pra escolher no nível 1, Y no nível 2, etc. Nós podemos, contudo definir apenas uma
lista desligada de níveis, talvez ligada a subconceitos da classe.
Por exemplo, a gente pode pegar um subconceito da classe, tipo espadachim, mago elemental, clérigo da morte ou bruxo, e fazer uma listinha de três ou quatro poderes. Aí o jogador pode se especializar nesse caminho (pegando quantos poderes quiser) ou misturando com habilidades de outros conceitos da forma como achar melhor. Esses poderes não precisam ser coisas ativas, do tipo ataques; podem ser pequenos bônus aqui e acolá.
O jogador vai pegando esses poderes na ordem que quiser. Talvez alguns tenham requisitos especiais, mas a ideia básica é ter uma lista aberta.
Outra coisa a se pensar é que não é preciso dar uma habilidade por nível. Pode ser um a cada nível ímpar ou cada par, por exemplo.
Por fim, e8 já nasce bem diferente da 4e por ter apenas 8 níveis ao invés de 30, então não precisamos perder tempo com tantas habilidades pra escolher.
Além das habilidades que todo mundo da classe X tem (que não serão passíveis de escolha), ainda tem coisas como pontos de vida e defesas que ajudam a definir o papel, de forma que cada classe ainda terá uma tendência a algum papel. Ou gostariam de homogeneizar ainda mais a coisa, fazendo todo mundo ter os mesmos PVs e bonus de defesa? Não né?
Por que não tornar PVs semipadronizados (uma base igual para todos, certas classes dão um pequeno bônus), e bônus adicionais de defesa e PVs extras não se tornam opções de certas classes?