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Crunch: a matemática do sistema
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Tópico: Crunch: a matemática do sistema (Lida 27869 vezes)
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z é d u a r d o
não dorme, não sonha.
Crunch: a matemática do sistema
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Online:
Setembro 22, 2013, 09:42:21 pm »
A matemática do sistema
Abrindo o tópico pra concentrar e organizar as pesquisas, as ideias e as discussões a respeito da matemática do sistema. Ao fim, o que esperamos é que o e8 seja simples e limpo, que tenha poucas (ou nenhuma) dificuldades de aprendizado e que possua uma prática fluída, sem aquela consulta recorrente às regras.
Acho que o esquema aqui é o de sempre: tópico aberto pra discussões, e esse post editável pra indexarmos as coisas.
IDEIAS POSTAS & DE USO PROVÁVEL
À base de 2:
ainda precisamos estudar mais a respeito disso e entender os efeitos, mas a questão do +2/-2 como algo que estrutura as variáveis de um sistema tem aparecido em várias conversas que temos sobre a 4e. Regras de vantagem/desvantagem, progressão de monstros, dificuldade em testes, etc.
Roll-and-keep:
queremos agregar um pouco da rolagem dos
roll-and-keep
(L5R, 7th Sea, etc), que originalmente funciona em sistemas baseados em d10. Nesses sistemas, o jogador é instruído a rolar
X
k
Z
, sendo
X
o número de dados a serem rolados e, entre eles, usar no teste um número
Z
de dados com o maior valor. Ou seja, um jogador que role
4
k
2
rolará
4
d10 (9, 6, 3 e 1), mas manterá apenas os
2
maiores valores (9 e 6).
No e8 (e no d20 no geral, em outros momentos), esse método se apresenta, por exemplo, na rolagem de 2d20 e no uso do resultado maior. Inspirados no Next e em conversas anteriores sobre Perícias e Competências, incluímos o RaK no seguinte sistema de vantagens e desvantagens:
Vantagens e desvantagens:
seriam condições cumulativas, dentro ou fora de combate, que afetariam os testes do personagem, limitadas, por enquanto, a três patamares. Um nível de vantagem anula outro nível de desvantagem, e vice-versa.
1º patamar:
+2/-2 no teste;
2º patamar:
jogue 2d20 e use o maior/menor resultado;
3º patamar:
em vez de 2d20, jogue 3d20
OUTRAS POSSIBILIDADES
Mais dados, com mais frequência:
nos interessa muito o uso dos dados feito, por exemplo, pelo Cortex, que (salvo engano) associa desde d2 ao d12 a habilidades do personagem, e aplica as jogadas desses dados como bônus finais aos testes correspondentes.
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Última modificação: Setembro 30, 2013, 02:02:03 pm por buendía
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