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Posts - Bispo

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Sistemas & Cenários / Re:DnD 5e: Tradução à vista
« Online: Março 25, 2017, 12:23:51 am »
Como eu escrevi antes, é hora de olhar para a Devir e pensar "Hey, até que a situação não era tão ruim assim".  :b

Só se o parâmetro do saudosismo for moral. Talvez aí sim. Porque tecnicamente...

Embora, pensando cá com meus botões, o DnD 5e cairia como uma luva para o modelo de negócios da Devir (pelo menos do jeito que ela lida/ou com RPGs) : é uma edição simples, com grande identificação com um dos seus produtos mais rentáveis (DnD 3.X), e que tem um ritmo de lançamentos bem mais ameno do que as edições anteriores. Hmmm... cadê o D3?

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Sistemas & Cenários / Re:DnD 5e: Tradução à vista
« Online: Março 24, 2017, 07:42:25 pm »
Citação de: GF9
As such our product release plans for this market are on hold until we ​fully investigate and ​hopefully resolve th​is issue.

Previsível.
Não sei se era previsível, mas fico satisfeito que eles tenham adotado esta postura. A esculhambação já estava generalizada.

EDIT:

Resposta da FoB ao comunicado da GF9

Citar
Continuamos seguros com a parceria e compromisso mantidos com a Gale Force Nine, visto que sempre tivemos transparência em nossas negociações. Estamos confiantes que conseguiremos evoluir em nossos processos e que o cronograma de lançamento do D&D será implementado com sucesso no Brasil.
João Barcelos
CEO Fire on Board Jogos

Original
.

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Sistemas & Cenários / Re:DnD 5e: Tradução à vista
« Online: Março 23, 2017, 08:34:09 pm »



EDIT:
A merda está começando a atingir o ventilador: https://jovemnerd.com.br/nerdnews/o-conturbado-lancamento-de-dungeons-dragons-no-brasil/

Cara, segundo o Morrus, da EnWorld, a WotC já tá sabendo do  rolo.

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Sistemas & Cenários / Re:DnD 5e: Tradução à vista
« Online: Março 22, 2017, 01:43:39 pm »
É, não só a Meeple BR Jogos entrará na justiça. A Redbox, segundo informa o UOL, também.

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Sistemas & Cenários / Re:DnD 5e: Tradução à vista
« Online: Março 21, 2017, 09:57:24 pm »
Nossa, nem fale dessa gafe do teste de resistência de Fortitude. Isso denota desconhecimento do produto. Tenso.

(Português não vou comentar pq i) gramática normativa de cu é rola; ii) a gente já tem tanto exemplo de "chefia", mesmo no círculo restrito que é o RPG, que dá uns deslizes no vernáculo que já nem espanta).

Foda que quem perde é o DnD no Brasil. RPG é nicho e a editora detentora da licença (até agora) acabou de se indispor com boa parte da parcela formadora de opinião desse nicho.

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Sistemas & Cenários / Re:Necromancer D&D 3.5
« Online: Março 21, 2017, 03:07:47 pm »
Curioso sobre essa build de Paladino necromante...

Basicamente é um Paladino com a "subclasse" Oathbreaker. O Oathbreaker, no que diz respeito somente ao assunto "mortos-vivos", adiciona Animate Dead à lista de magias do Paladino, seu Channel Divinity tem uma opção de controlar mortos-vivos (imho, ligeiramente melhor que a do Mago Necromante) e, no nível 7, ele ganha uma aura (Aura of Hate) que permite mortos-vivos adicionarem o modificador de Carisma do Paladino nas rolagens de dano com armas corpo-a-corpo. Sólido, na minha opinião.

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Sistemas & Cenários / DnD 5e: Tradução à vista
« Online: Março 21, 2017, 02:31:52 pm »
A WotC anunciou agora há pouco que a Gale Force Nine (GF9) será responsável pela localização do DnD 5e. Inicialmente, serão traduzidos os três básicos mais o Starter set.

Mais informações aqui e aqui.

Alguém sabe se GF9 já fez esse serviço com algum produto antes no BR? Aliás, conhecem a Fire on Board Jogos? E estou curioso para saber como ficarão serviços como o DM's Guild. Será que haverá espaço para públicos de linguagens específicas?

EDIT: Não deu nem meio-dia do anúncio e a treta já rolou:

Citação de: Antonio Pop, da Redbox
Se tiver paciência de ler, não curta. COMPARTILHE! Obrigado!
-x-x-x-x-x-x-x-x-x-

FOI UM DIA ESPECIAL... aquele 28 de novembro 2015. Fábio Ribeiro, nosso despachante, havia conseguido uma brecha com a Hasbro e haveria a possibilidade de começarmos a tratar da publicação do D&D no Brasil. Para uma tarefa tão árdua, tão grande, tão pesada o Fábio cometeu o primeiro dos erros que cometeria nesta história toda, mas com certeza o mais complicado dos erros.

Formou um grupo de editoras que trabalhariam no projeto D&D, ou seja uma forma de unir editoras para conseguir a publicação do D&D no Brasil em português.
Foram convidadas para o projeto a Redbox, a Meeple BR e a Fire On Board que formariam uma nova editora, uma Joint Venture chamada FMR (com as iniciais das empresas, Fire Meeple Red) com objetivo único de publicar o D&D.

Após meses de reuniões, idas e vindas, emails respondidos, outros esquecidos, projetos formulados, formulários preenchidos, estávamos muito próximos de conseguir finalmente a licença do D&D para o Brasil quando descobrimos uma informação quente. A Gale Force Nine da Inglaterra estava sublicenciando o D&D para outros idiomas com o Aval da Wizards. Havíamos descoberto o por que do processo estar parado em Seattle.

Aqui cometemos o erro 2. Vejam só:

Trocamos o Fábio, interlocutor com a Hasbro/Wizards, pelo João Barcelos da Fire On Board. Deste ponto em diante o João seria o responsável por negociar o licenciamento do D&D pela FMR. e assim foi por todo o ano de 2016 quando tivemos uma reunião em ESSEN com a Gale Force Nine.

Na reunião conhecemos toda a equipe, ficamos sabendo que iríamos ser a editora do D&D no Brasil que tudo estava certo e que teríamos que correr com a produção, tradução e etc. Estava tudo certo. Só falta o que? O contrato da Wizards conosco que estava sendo "aprovado" pela matriz e seria assinado em breve.

Com essa resposta positiva de sucesso nas mãos, partimos para a parte prática da coisa. Marcamos uma reunião com todas as empresas aqui em Niterói em novembro de 2016. Eram os últimos passos para termos o D&D em português. E eles foram dados durante um sábado de grande trabalho numa reunião que levou praticamente o dia inteiro.

Veio pela Redbox, eu e o Fabiano pela Redbox, o Diego Bianchini pela Meeple Br, o Fábio Ribeiro pela Rigo Logística e pela Fire on Board uma comitiva. João Barcelos, sua namorada Aline e o irmão da namorada do João (?!?!?) Yuri.

Várias coisas ficaram decididas. Preço, forma de trabalho, divisão das tarefas (a Redbox ficaria a cargo da parte editorial, tradução, diagramação e parte gráfica bem como a comercial), um selo para ser trabalhado e não confundir com as empresas antigas, que teríamos um blog para material não oficial, quem faria essa ou aquela coisa. Enfim, decidimos TODA a parte contratual da FMR. Sabíamos quem faria o que e quanto cada empresa teria de pagar para entrar no projeto.

Como já era novembro e o prazo era curto, começamos as traduções já na semana seguinte. Formamos um equipe de tradutores e revisores profissionais (Gabriel de Oliveira Brum, Nino Xavier Simas e Elisa Guimarães) que também eram jogadores para traduzir o Players e deixamos a coordenação da tradução na mão do Igor Moreno. Conheço poucas pessoas que manjam mais de traduções, inglês e D&D 5 ed. no Brasil (Valeu cara! Fomos sacaneados mas valeu pelo trabalho classe A)!

No entanto após a formação da empresa estar combinada algumas coisas começaram a acontecer, isso acendeu a luz amarela, mas infelizmente nunca tivemos uma visão clara do que estava acontecendo...

O contrato da Wizards nunca chegava. as reuniões que o João Barcelos fazia nunca eram reportadas direito. só frases curtas e sem muito direcionamento, tipo "eles estão cansados do evento. Ficou pra semana seguinte". E coisas desse porte. A Luz amarela começava a ficar laranja.

Veio o ano novo e a promessa era de contrato assinado em janeiro!
Esperamos janeiro e a assinatura do contrato foi prorrogada mais uma vez para fevereiro.
Chegamos em fevereiro e descobrimos que a FoB já estava usando a alcunha "editora que publicará o D&D no Brasil" como forma de melhorar o seu desempenho junto aos lojistas. Interpelado por isso, João Barcelos pediu desculpas e disse que isso não se repetiria...

E não se repetiu.

No dia que receberíamos o contrato para assinar, recebemos um email vago e exageradamente pseudojurídico informando que a FoB não tinha mais interesse no projeto e se retirava do projeto D&D/FMR.

Como assim? Mas em que pé as negociações pararam? Por que vcs saíram do projeto? Nada foi esclarecido e quando procuramos a Gf9 para retomar a negociação, a bomba!
"A Fire on Board já assinou o contrato do D&D para o português. Desculpe mas não sabíamos dessa história. Passar bem."

E foi assim que soubemos que fomos sacaneados. Muito sacaneados.

Fizemos várias reuniões sobre como lidar com isso? Jogar no ventilador? Processar? Embargar o negócio? Mandar comunicação por escrito através de advogados? Temos pilhas e pilhas de provas, emails, fotos, mensagens, e até vídeos e áudios, vale a penas processar? Vamos Comunicar a Wizards e a Gale das complicações jurídicas que viram pela frente? Foram várias as sugestões do que fazer.

No fim, definimos que não iríamos atrapalhar o D&D no Brasil. Não seria justo com esse monte de jogador que anseia pelo livro e que não tem oportunidade de jogar em inglês. Não atrapalharemos nosso mercado. Não sacanearemos com ninguém.

Essas coisas pertencem a vida. À entidade que vc acredita. Seja carma, inferno, danação eterna, consciência, lado negro da força. Seja no que você acreditar.

Estas coisas voltam e elas costumam voltar em dobro! Aproveite enquanto você consegue! Seja feliz! E continue baixando a cabeça quando passar perto da gente. Pessoas que agem dessa maneira, que acreditam que "vale tudo no mundo corporativo" não costumam ir muito longe. Ou melhor elas chegam até muito longe, mas quando caem... #eikefeelings

Deve ser um orgulho danado anunciar a publicação no seu país e no seu idioma! Mais do que caminhões de dinheiro (que nós sabemos pelas contas e orçamentos que fizemos enquanto estávamos no projeto, não virá) deve dar um orgulho danado ser o portador da licença do D&D no Brasil. Mesmo que para isso você tenha de enganar outras 3 empresas, dezenas de pessoas, esmagar sonhos pessoais, realizações de infância de um monte de gente.
Enfim, pra concluir. Parabéns pro nosso mercado que voltará a ter o D&D e português. Parabéns pela Fire On Board pelo golpe de mestre. Talvez vcs entendam mais de D&D do que a gente por que rolaram um 20 no ataque pelas costas.

Pra nós, resta apagar os PVs perdidos e seguir em frente. Nos vemos no Vigésimo Nível.

Link pro texto
.


EDIT 2:

O CEO da Fire on Board Jogos deu sua versão dos fatos.

Citar
Como CEO da Fire on Board Jogos, venho comunicar sobre as acusações mentirosas e falsas que estão sendo propagadas à respeito da Fire on Board Jogos nas redes sociais.

Agora vou contar como realmente aconteceu.

Toda negociação, desde o princípio, foi realizada entre a Fire on Board Jogos e a Gale Force Nine, nossa parceira no projeto. Não houve nenhum intermediário, além de mim responsável pelos contratos internacionais. A parceria logo se formou e trabalhamos arduamente para tal. Ambos os lados.

Com o passar das reuniões, consideramos algumas empresas brasileiras para nos ajudar neste grande projeto. Não negamos que conversarmos com tais empresas. Conversamos sim.
Pensamos em ideias, porém, como vou falar mais adiante neste texto, não foram para frente por diversos motivos, o maior: falta de confiança.

Portanto, vamos deixar claro: não houve troca de interlocutor, não houve negociações diretamente com a Wizards/Hasbro. Não houve entre a Fire on Board e as demais editoras nenhum acordo.

Foi informado em tal post que a negociação estava para se concretizar. Agora, me pergunto eu: como algo pode se concretizar antes mesmo de começar?

Tivemos uma reunião presencial em que nada se concretizou. Conversamos e cogitamos hipóteses. E, nesta oportunidade, a RedBox Editora resolveu adiantar a tradução. Depois esta tradução nos foi cobrada e pagamos através de uma transferência ao Diego Bianchini. Mas sequer recebemos, vimos, participamos etc.

Inclusive sentimos muito aos tradutores que se esforçaram para entregar um bom trabalho, que apesar de não termos visto, temos certeza que deve ter ficado muito bom devido às pessoas envolvidas.

Com o passar do tempo, houve vários empecilhos que nos provaram que não seria viável começar uma possível parceria com as demais empresas. Poderia citar e provar vários fatos que acontecerem prejudiciais a Fire on Board Jogos e a vinda do D&D. A maioria relacionada à falta de confiança e desentendimentos. Como estávamos desde o início trabalhando com a Gale por conta própria, decidimos não começar nada com tais empresas e focar no trabalho que já estávamos fazendo.

Avisamos a tais empresas a tempo que não queríamos iniciar nenhum tipo de acordo com elas.
Trabalhamos muito, mas muito mesmo, para trazer o D&D para o Brasil. Foram vários testes de Resistência de Fortitude para evitar níveis de exaustão.

Fico muito triste por saber que isto está vindo à tona agora em um dia tão feliz para toda a comunidade de RPG e para nós. Porém, estamos felizes de saber com 100% de certeza que tomamos a decisão correta.

Não devemos nada a ninguém. Essa explicação é para nossos clientes, consumidores, fãs, seguidores e amantes de RPG e board games. Não é um ataque a nenhuma empresa, mesmo por que não precisamos disto para crescer ou aparecer.

Nunca prejudicamos ninguém e temos plena consciência de nossas atitudes e responsabilidades.

Peço que não acreditem em algo tão vazio e antiprofissional. Tenho certeza que um projeto tão maravilhoso quanto o D&D não iria para uma empresa pequena (de atitude) que fica falando de problemas pessoais pelo Facebook.

Não postamos nada relacionado a hashtag invejoso, nem nado tipo. Não somos assim e não fazemos este tipo de coisa. Novamente, estamos aqui para receber sua dúvida, opinião e demais solicitações.

Esses são os fatos.

O lançamento do D&D é uma notícia incrível. Não queríamos ter que passar por isto e nem fazer vocês passarem. Nos desculpe. Foi mesmo um erro nosso: tentar qualquer coisa com eles.
Estamos aqui para fazer um ótimo trabalho. Que o novo dragão chegue belo e glorioso ao Brasil.

Muito obrigado a todos que nos desejam sucesso.

Trabalhamos por vocês!

João Barcelos e toda equipe Fire on Board.

Original aqui.

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Sistemas & Cenários / Re:Necromancer D&D 3.5
« Online: Março 20, 2017, 10:40:23 pm »

Amigo, é possível fazer um Necromancer no 5.0?

Não sendo o Lumine, mas... Basicamente, vc pode fazer um Necromante na 5e com um Clérigo, Mago e... Paladino. As opções pra Clérigo e Paladino estão no DMG. A maior questão aí é o "DM empowerment" do sistema que deixa a cargo do mestre quando vc pode reanimar mortos-vivos (leia-se locais/inimigos sujeitos a Animate Dead/Finger of Death e outros).

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Sistemas & Cenários / Re:Necromancer D&D 3.5
« Online: Março 19, 2017, 04:23:05 pm »
Você pode citar exemplos de opções de otimização na 5e? Excluindo Unearthed Arcanas, e coisas absurdamente óbvias como Sharpshooter, Great Weapon Master, Shield Master, Sentinel+Polearm Master, Paladin+Warlock, Sorcerer+Warlock e afins.

Porque tenho jogado/mestrado 5e regularmente por uns 2 anos, e eu concordo com o que foi falado (edição "morta" pra quem gosta de otimizar).

Digo até mais: é tão ruim em opções, que todo jogo tem sempre as mesmas builds.


São coisas óbvias, mas não que deixam de ser otimizadas. Como disse, a escala é diferente da 4e e principalmente da 3.X. Mas dentro do que o sistema oferece, é possível otimizar sim. Se é repetitivo, opções limitadas, menos modular é outra história.

Talvez não tenha ficado claro o que entendo por "otimizar". Para mim, o otimizar não se restringe à ideias como o Pun Pun (embora alguns builds de Grappler apelem igualmente à abstração do sistema), mas fazer escolhas ótimas perante aquilo que o sistema oferece. Isso vai desde os exemplos que você deu, até um Druida do Círculo da Lua 2 optar pelo Urso Marrom como forma selvagem, Clérigos usarem Bless, Feiticeiro escolher Chromatic Orb ou um TomeLock com Shillelagh, Booming Blade e outros "shenanigans" .

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Sistemas & Cenários / Re:Necromancer D&D 3.5
« Online: Março 17, 2017, 05:44:12 pm »
Não exatamente - D&D 5e não é realmente uma edição interessante se é um mecanicista/otimizador téorico, já que ela não tem nem a granularidade que 3.5 e 4e tinham, nem a quantidade de material mecânico para tal fim.

Ah, nesse sentido sim. A escala é outra.

Mas discordo que não existam builds (os grapplers são bem famosos nisso) ou que a edição seja "morta" para quem curte otimizar. Bom, mas esse sou eu, pessoa que defende que é possível otimizar mesmo em sistemas Powered by the Apocalypse.

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D 3.5] Build de Clérigo restrita
« Online: Março 17, 2017, 05:30:36 pm »
Hm, saquei.

Sobre seus colegas clérigos porradeiros: ué, nada que vc não possa fazer também. Righteous Might e Divine Power estão aí pra isso. Ou começa a invocar os monstros para lutarem por você.


Não entendi essa parte...auahauha
Pq te causa estranhamento?

Não faz sentido esses talentos?
É que sinceramente não conseguir pensar em algo muito melhor. Acho que o disjuntor caiu e foram essas mesmo. rs

Faz sim. Como disse anteriormente, feats nesse build são livres (ainda mais porque o Thaumaturgist lhe dá gratuitamente Augment Summoning e Extend Spell). É questão de gosto mesmo.

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D 3.5] Build de Clérigo restrita
« Online: Março 16, 2017, 07:00:44 pm »
Hmm, apesar de algumas coisas causarem um certo "estranhamento" no meu min/max-er interior (nominalmente os feats Tolerância e Duro de Matar), o build tá bem "pro". Não sei se vai continuar com ele (li num outro tópico que vc começaria a jogar o DnD 5e, correto?), mas não fica devendo em nada para o material que vc tem em mãos -- talvez só para o Druida mesmo, mas aí não é um problema seu, mas do sistema.

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Sistemas & Cenários / Re:Necromancer D&D 3.5
« Online: Março 16, 2017, 06:54:35 pm »
Curioso como anos de otimização teórica parecem originar um certo apreço ainda maior por otimização prática, que embora não seja tão eficaz, é suficientemente funcional e exige muito menos bookeeping.  :b

A vida já me dá trabalho demais. Tô de boa que o RPG se torne isso tb -- embora eu i) mestre uma mesa (13th Age) e ii) jogue de Mago (D&D 5e) em outra haha.

Citação de: Lúcio/Elfo
Mas... existem "builds" em D&D Next? Essa edição é relativamente "morta" para quem é mecanicista. :b

Só para me certificar, isso foi ironia, né?

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Sistemas & Cenários / Re:Necromancer D&D 3.5
« Online: Fevereiro 22, 2017, 11:48:15 pm »
Draken Korin,

Só se lembre que o diferencial da Yathrinshee é conseguir fazer mais mortos-vivos conjurando Animate Dead. Se a campanha/jogo não for nesse sentido (o DM limitar suas opções, sejam econômicas sejam práticas -- leia-se corpos), ela fica bem aquém de outros builds por aí.

Tendo isso em mente, o build que vc já tem mente funciona razoavelmente bem. Só não é melhor justamente por perder muitos níveis de conjurador.

Agora se a ideia é somente ser um Dual Caster (Arcano/Divino) com acesso a Rebuke Undead, e seu DM parece ser bastante permissivo em relação a materiais, vc pode tentar um Illumian Naenhoon Savage Bard (UA) 1/Wizard 4/Ur-Priest 2/Mystic Theurge 8 (MT beneficia Mago e Ur-Priest)/alguma CdP que aumente o nível de conjurador de Mago (Archmage, Loremaster, Fatespinner ou mesmo Mago puro) para vc ter acesso ao 9º de magias arcanas.

Agora, eu pessoalmente iria de Humano Clérigo 6/Bone Knight 10 com Leadership, um ou outro talento "necromântico" (Corpsecrafter prioritariamente) e Divine Metamagic cheese (principalmente com Fell Animate). Simples, rápido e igualmente efetivo.

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