Exibir posts

Esta seção lhe permite ver todos os posts deste membro. Note que você só pode ver os posts de seções às quais você tem acesso.


Posts - Smaug

Páginas: 1 ... 56 57 [58] 59
856
Sistemas & Cenários / Re:[4e] Salvação?
« Online: Setembro 30, 2011, 05:25:07 pm »
Não vou comentar sobre achar o PHB da 4e um porre de se ler pq isso é questão de gosto... vcs devem conhecer casos de quem leu e não gostou assim como eu conheço casos de quem leu e gostou, enfim...

Citar
E esse é o erro: RPG não é só o combate, e isso torna a leitura um saco e pouco atraente para quem quer um mínimo de noção de como seu anão vai se comportar em situações fora de combate.
RPG nãp precisa ser só combate, por isso vc tem todo um capitulo sobre Non-Combat Encounters... no DMG. No PHB vc tem, novamente, o básico pra fazer um aventureiro que age em grupo, lembrando que isso é genérico, nenhum mundo é apresentado. Mas o FR Player's Guide gasta alguns paragrafos dando esse fluff para o cenário.

Fora do combate, vc pode ter alguma inspiração com esse paragrafo aqui:

Citar
Dwarves believe in the importance of clan ties and
ancestry. They deeply respect their elders, and they
honor long-dead clan founders and ancestral heroes.
They place great value on wisdom and the experience
of years, and most are polite to elders of any race.
Que, até onde eu lembre, não é muito diferente do que vc tinha no PHB da 3.x...

Citar
A experiência de trucidar monstros na 4E é agradável. Vídeo-games simulam melhor? Claro, mas nem sempre eu quero simulação. Às vezes eu quero AdO's, interrupts ou fazer fichas com +2 Con +2 Sab.
Ou ter um liberdade muito maior de descrição e negociação sobre como a ação vai ocorrer do que no video-game.

857
Sistemas & Cenários / Re:[4e] Salvação?
« Online: Setembro 30, 2011, 05:01:06 pm »
Eu li tudo, concordo com partes, mas vamos ao bendito fluffy que todo mundo acha que deveria ter e não tem.

Citar
É preciso saber que reino eu estou salvando do Dragão para que isso seja ainda mais especial. Seria bom saber quem é esse Dragão e o que ele quer lá. Ajuda, inclusive, saber como a raça do meu personagem iterage com Dragões, são inimigos mortais? Matar o dragão dará ainda mais satisfação. São aliados? Se sim, como lidar com as consequencia da AÇÃO do meu personagem em relação a isso?

Isso, pra mim, é o bom Fluffy. É o fluffy que da peso as Ações do meu personagem.
As aventuras, todas elas trazem as motivações dos personagens. De uma lida, principalmente na March of Phantom Brigade, os quadros laterias trazem até traços de personalidades dos npcs. Como a raça dele encara certos tipos de monstros? Vou citar os anões da 4e, só pra não fugir do exemplo:

Do PHB 4e
Citar
Dwarves never forget their enemies, either individuals
who have wronged them or entire races of
monsters who have done ill to their kind. Dwarves
harbor a fierce hatred for orcs, which often inhabit
the same mountainous areas that dwarves favor and
which wreak periodic devastation on dwarf communities.
Dwarves also despise giants and titans, because
the dwarf race once labored as the giants’ slaves. They
feel a mixture of pity and disgust toward those corrupted
dwarves who still have not freed themselves
from the giants’ yoke—azers and galeb duhrs among
them.

Citar
O PHB é fraco nesse tipo de fluffy. Ele não inspira ele não da peso as ações do meu personagem.

Vejam esse exemplo. No PHB da 3.5 é dito que a amizade de um anão é dificil de obter, mas uma vez conquistada é uma lealdade rara de se ver em outras raças.
Informação desse tipo continua tendo no livro, não é a mesma, mas talvez seus anões só tenham mudado o jeito de ver as coisas, agora eles valorizam os aliados no campo de batalha!

Do PHB 4e
Citar
To a dwarf, it is a gift and a mark of deep respect
to stand beside an ally in battle, and a sign of deepest
loyalty to shield that ally from enemy attack.

Citar
Se na descrição de blade cascade na 4ed fosse dito que poucos Ranges conseguem esse nivel de habilidade, que é uma técnica que foi criada por espadachins élficos, e que essa técnica não se ensina, apenas pode ser naturalmente desenvolvida por um mestre da arte da guerra, o ato de ESCOLHER esse poder traria uma bagagem maior por meu personagem. Não só em quem ele é, mas no que ele pode fazer.
Sério, pra que? Coloque você isso se tiver necessidade na história do seu personagem. E outra imagine fazer isso com todos os poderes de PHB? Dai vão falar que é fluff excessivo bla bla bla...

858
Sistemas & Cenários / Re:[4e] Salvação?
« Online: Setembro 30, 2011, 04:31:57 pm »
Citar
Não precisa ser apenas aventureiro, mas sim genérico e que abarque outros aspectos que eu não necessariamente vá ver apenas anões como "se você quer ser um guerreiro forte e leal, se eu quero um personagem parrudo", mas sim da maneira como os próprios anões se comportam socialmente, como vivem, o aspecto da importância familiar para um anão, amizades construídas, etc.
D&D é um jogo sobre aventureiros, não é um jogo sobre sociedade medieval fantástica em que, de vez em quando, ocorrem aventuras. A maior parte do tempo, a proposta é o grupo lidando com coisas que preferem estraçalhar eles do que conversar. Relações desse nivel são coisas para cenários especificos. O livro básico de D&D tem o básico para vc jogar com aventureiros vivendo aventuras.

E quem acha que a proposta de D&D é mais do que aventureiros se aventurando:

859
Sistemas & Cenários / Re:[4e] Salvação?
« Online: Setembro 30, 2011, 03:03:50 pm »
Mas... é um jogo de aventureiros! Pq vc teria um fluff diferente? Sério, um novato não vai fazer uma história estupiamente detalhada sobre como seu draconato/tiefling/anão/ foi expulso ou forçado a abandonar sua familia pq violou todo uma estrutura social incrivelmente detalhada da sociedade da raça que ele escolheu. Quase sempre a história vai ser: fui treinado/meus pais morreram/a vila foi atacada por orcs.
Se vc quer um bg mais complexo existem suplementos que te ajudam com isso, mas o PHB é um livro básico, para personagens básico viverem aventuras básicas. Vc não precisa de coisas complexas...

860
Sistemas & Cenários / Re:[4e] Salvação?
« Online: Setembro 30, 2011, 09:52:22 am »
Agora entendi o ponto do Eltor, ok, não concordo com ele, mas pelo menos ficou claro pra mim... acho que a 4e tem fluff suficiente para novatos totais (e que mais tarde podem correr atrás de um fluff mais aprofundado se assim desejarem, seja através de forums, insider etc).

Ainda me sinto um pouco incomodado com a diferença mecânica entre monstros e jogadores, parece que quando os jogadores derrotam o monstro não é uma coisa justa, parece que o gostinho de "derrotar um oponente igual a vc, que funciona pelas mesmas regras" foi roubado. Por outro lado... não fico restrito a magias e poderes que aparecem nos livros e posso criar efeitos muito legais e imprevistos ou que deixem aquele monstro unico.

861
Sistemas & Cenários / Re:[4e] Salvação?
« Online: Setembro 29, 2011, 09:52:44 pm »
Citar
do tal fluff será que seria aquela ambientação e clima todo que fazem o WoD? Será que as classes poderiam ter mais fluff e no início de cada capítulo uns contos evocativos sobre uso de perícias, talentos e poderes? Seria algo assim?
Eu acho isso uma tremenda encheção de linguiça pra um livro básico... principalmente se ele não trata de um cenário especifico...

862
Sistemas & Cenários / Re:[4e] Salvação?
« Online: Setembro 29, 2011, 08:14:18 pm »
Mas que tanta informação de fluff um jogador iniciante precisa pra saber jogar/interpretar um elfo (mesmo considerando que ele nunca sequer viu um dos filmes de senhos dos anéis) que não essas:

Citar
Wild and free, elves guard their forested lands using
stealth and deadly arrows from the trees. They build
their homes in close harmony with the forest, so perfectly
joined that travelers often fail to notice that they
have entered an elven community until it is too late.
Play an elf if you want . . .
✦ to be quick, quiet, and wild.
✦ to lead your companions through the deep woods
and pepper your enemies with arrows.
✦ to be a member of a race that favors the ranger,
rogue, and cleric classes.
Se precisa de mais tem um pagina com qualidades fisica, dicas de como jogar com um elfo (incluindo reações e como se comporta em relação a outras raças) e até alguns exemplos de personagens elfos com histórias, no minimo, interessantes.

Não consigo ver onde falta fluff pra novato nos livros. Isso considerando um novato total, alguém que nunca ouviu falar de elfos por nenhum outra midia e que mesmo assim resolveu jogar com um ao invés de escolher um humano.

863
Sistemas & Cenários / Re:[4e] Salvação?
« Online: Setembro 29, 2011, 07:37:59 pm »
Citar
Smaug, sim, na maioria dos grupos iniciantes com os quais tive contato, apenas o Mestre lia algo além do Livro do Jogador.
Totalmente diferente da minha experiencia onde todo mundo lia tudo ou ninguém lia nada e sobrava pro mestre ter que dizer pro cara em que pagina  tava o poder que ele queria.

Citar
Tu não acha que seria bem mais benéfico pro jogo já ter um livro inicial que passa o feeling "certo"
E qual seria o feeling certo?

864
Sistemas & Cenários / Re:[4e] Salvação?
« Online: Setembro 29, 2011, 07:07:00 pm »
Citar
Sobre ser apenas 1/3 do sistema, novamente vou explicar que pro jogador ele é 100%. Os outros dois são só pro mestre, que geralmente é 20% do grupo, caso não façam rotação de mestres.
Vc quer dizer que os grupos novatos vão ler os livros separadamente, com o mestre só lendo o DMG e não instruindo os jogadores sobre como o o jogo funciona? Pq isso é parte da função do DM e tah lah no DMG explicado pq deve ser feito e como deve ser feito.

865
Sistemas & Cenários / Re:[4e] Salvação?
« Online: Setembro 29, 2011, 06:22:06 pm »
Mas os livros definem, o estilo de sistema são grupos de 4 ou mais aventureiros cada um com seu papel entrando em masmorras (ambiente genérico até certo ponto limitado por corredores e salas com desafios), vencendo desafios e acumulando tesouros.
Existe um fluff minimo para um ponto de partida (como os impérios de draconatos e tieflings ou a descrição dos deuses e a briga entre a Raven Queen e Orcus) e até uma cidade com ganchos introdutórios e material pra vc levar uma campanha até o nivel paragon ou mais se tiver certa boa vontade.

866
Sistemas & Cenários / Re:[4e] Salvação?
« Online: Setembro 29, 2011, 05:32:45 pm »
Eu prefiro os livros da 4e a qualquer outro de rpg que jah saiu, justamente pq não perco tempo caçando as regras no meio do fluff...

867
Sistemas & Cenários / Re:[4e] Salvação?
« Online: Setembro 29, 2011, 12:01:34 pm »
Nome, as pessoas vão comprar e aceitar as coisas que ele fala pq é o Monte Cook... acho que ele teve o tempo dele e fez um bom trabalho na 3.x, mas agora é hora de gente nova...

868
Sistemas & Cenários / Re:[4e] Salvação?
« Online: Setembro 29, 2011, 11:48:38 am »
Sei lah, parece que D&D tah precisando de sangue novo...

869
Off-Topic / Re:Estado da Palestina
« Online: Setembro 27, 2011, 08:35:08 pm »
Citar
Israel não iria simplesmente sair dos territórios ocupados pq a ONU mandou, força teria que ser empregada. E não podemos esquecer Israel tem arsenal nuclear.
Mas se a gente for pensar por esse lado, é um problema sem solução alguma. Pq se for deixado pra eles resolverem, o que impede do usarem o dito arsenal nuclear?
Não acho que Israel peitaria o conselho da ONU e manteria as tropas ali caso a decisão seja tomada em prol dos Palestinos. Sei que a ONU não manda nada e talz, mas ela perderia demais em imagem e apoio externos com isso.

870
Off-Topic / Re:Estado da Palestina
« Online: Setembro 27, 2011, 04:38:19 pm »
Mas não dá pra pedir que a ONU cruze os braços entregue armas pros dois lados e diga: vamos lá, resolvam isso, quem ficar vivo leva tudo! Nessas horas, ela tem sim que agir como a tia do parquinho que ensina todo mundo a brincar no balanço sem briga. Mesmo pq, qualquer decisão vai resultar em sangue derramado a curto prazo, mas talvez em um fim de hostilidades a longo prazo.

Páginas: 1 ... 56 57 [58] 59