Exibir posts

Esta seção lhe permite ver todos os posts deste membro. Note que você só pode ver os posts de seções às quais você tem acesso.


Posts - Korko

Páginas: 1 ... 5 6 [7] 8 9
91
Dicas & Ideias / Re:Mesas de níveis desiguais: algo bom, ruim ou feio?
« Online: Dezembro 19, 2013, 01:21:40 pm »
 A brisa do pêndulo ta dentro de uma diferença de proposta do q é esperado do próprio jogo, na percepção dele... Nem usei termos fora de contexto porque não sei outras palavras para determinar a questão conceitual da minha argumentação.

 Entendo o lance da estrutura do D&D com sua evolução vertical e tudo mais.

 Outro ponto é que a elasticidade do Wushu não funciona bem para quem gosta de equiparar forças e supera-las mecanicamente.

  Mas de qualquer forma, tah claro... eu só toh tentando expressar o que já é perceptível. A questão de níveis de poder para mim e para o Silva é diferente pelo que nós esperamos do Jogo. A discrepância fica explícita pela argumentação usando o clã Tremere como exemplo.

 Mas é osso, eu sou o tipo de cara que suicida meu personagem se isso for interessante, por exemplo. Minha medida de efetividade é o potencial narrativo da personagem para que construa uma boa trama.

92
Dicas & Ideias / Re:Mesas de níveis desiguais: algo bom, ruim ou feio?
« Online: Dezembro 18, 2013, 08:18:38 pm »
Deu vontade de fazer um pêndulo Dionísiaco X Apolínico do RPG, vai ficar só na vontade mas acho que deixando o dogmatismo pétreo do que é um jogo, indo pro lado da interpretação do "Lúdico" dê para entender.

93
Dicas & Ideias / Re:Mesas de níveis desiguais: algo bom, ruim ou feio?
« Online: Dezembro 18, 2013, 07:26:38 pm »
 O acordo existe em qualquer mesa de qualquer sistema... A questão é que as aspas do "mal acabado"  deveria ter sido mais clara. Acontece que inserido sobre um "compasso narrativo" (Que é justamente usar o Ying e o Yang, precisei usar termo do jogo, desculpe) e livre enquanto organização dos "detalhes"(termo de jogo) as coisas estão acentadas e multiplas possibilidades abarcadas... Não é mágico justamente pq precisa sim de "um acordo de cavalheiros" (Q acredito, exista em toda mesa) que quanto mais sintonizado e profundo melhor... Mas é isso q eu gosto no RPG, a sintonia de um espaço narrativo compatilhado, por isso que eu falo que o lance é Epistemológico.

 O ponto é que dependendo da história, eu gostaria de ser o mais frágil enquanto hierarquia de "poder" dentro de jogo... Maaaas jamais o mais frágil enquanto potencial interpretativo. Repito que o problema é o que esperados do RPG.

94
Dicas & Ideias / Re:Mesas de níveis desiguais: algo bom, ruim ou feio?
« Online: Dezembro 18, 2013, 06:29:24 pm »
 Parabéns em ser categórico com a Verdade na expressão "Roleplaying Game", daria uma boa tese Filosófica.

95
Dicas & Ideias / Re:Mesas de níveis desiguais: algo bom, ruim ou feio?
« Online: Dezembro 18, 2013, 06:07:08 pm »
"desvantagens não são vantagens, assim como perdedores não são vencedores."

 Na minha concepção de boa história essa distinção não funciona de uma forma "qualitativa", saca? Aí que tah, não precisa de polimento pq ele é definido à gosto dos jogadores. Então, se pá eu abro um tópico falando do Wushu aqui... Mas a questão é que existe uma crise epistemológica na percepção do próprio RPG... Estamos falando de coisas diferentes se for analisar o que esperamos enquanto o próprio JOGO.

 Tem bastante discussão sobre o design nuns fórum gringos BTW.
 Além da versão Reloaded vale a pena dar uma olhada nos suplementos, que não acrescentam nenhuma regra mas ajudam a ter um senso de percepção narrativa que o sistema comporta.

96
Dicas & Ideias / Re:Mesas de níveis desiguais: algo bom, ruim ou feio?
« Online: Dezembro 18, 2013, 05:49:26 pm »
 Mas o interessante é justamente não haver possibilidade de railroading pq não tem como eu eleger um caminho definitivo para história jah que as ações dos meus jogadores são múltiplas.

 Eu começo um jogo com a ideia "Star Wars"... mas daí pra frente estamos "jogando" justamente a parte criando limitados por um "compasso narrativo".

 O que eu prefiro em sistemas com uma pegada mais "linguística" (Difícil descrever epistemologia do RPG hahaha) é que o tom é imposto e controlado pelo fato das regras focarem em como você descreve e conjunto a resolução da cena e não em como ela aleatoriamente por força dos números pode acontecer.

 Estou achando bem difícil descrever minha percepção de forma clara, mas toh tentando hahaha

97
Dicas & Ideias / Re:Mesas de níveis desiguais: algo bom, ruim ou feio?
« Online: Dezembro 18, 2013, 05:32:36 pm »
 O wushu é lindo assim, aberto e "mal acabado", colocar Crunch é "Matar a fada"... O que seria bem poético se pensar em regras como um estrangulamento de imaginação e possibilidades por mais coerentes que elas sejam com a ficção.

Não existe diferença mecânica entre Kriptoniano ou Mestre Ninja ou Pistoleiro a não ser no nível de sua abrangência enquanto possibilidade narrativa, mecanicamente falando funcionam da mesma maneira.

 Claro que alguém com um poder do tipo "Eu faço acontece" teria vantagens enormes, mas imagino que essa não ser a premissa do jogo então não xistira um atributo assim.

98
Dicas & Ideias / Re:Mesas de níveis desiguais: algo bom, ruim ou feio?
« Online: Dezembro 18, 2013, 04:31:54 pm »
 É, no sentido descritivo... Se for um cenário mais fanfarrão essa explicação valeria, o que manda é o TOM do cenário. Normalmente essa explicação, a do Veneno, receberia um VETO (regra do jogo) que pode ser aplicada tanto pelo narrador quanto por outro jogador da mesa... Normalmente o pessoal tem noção e não vem com essas coisas, todo mundo quer construir uma história legal... Se insistir nessas paradas de avacalhação daí eu perco o tesão de jogar pq num toh no grupo certo, nunca entendi o "Vencer" em um jogo de RPG, na minha concepção eu venço quanto tenho uma história memorável, interessante e emocionante construída.

99
Dicas & Ideias / Re:Mesas de níveis desiguais: algo bom, ruim ou feio?
« Online: Dezembro 18, 2013, 04:19:25 pm »
 Quase um M&M... O M&M é um sistema mais robusto e justamente por isso acho que ele trava as possibilidades da elasticidade dos super poderes se elas não estiverem previamente organizada em pontos... No Wushu, se um jogador conseguir fazer um malabarismo narrativo com seu atributo (Q é um conceito) e ter sentido dentro do mundo de jogo, tah valendo.

100
Dicas & Ideias / Re:Mesas de níveis desiguais: algo bom, ruim ou feio?
« Online: Dezembro 18, 2013, 04:08:43 pm »
 Nem tenho essa viagem com o jogo, Smaug. Pra mim a mecânica pode ser uma forma de controlar o andamento da história e a diversão esta na interpretação e na possibilidade de construir uma boa história em conjunto... A parte de "jogo" da parada eu encaro na configuração não "exclusivamente" arbitraria dos "plot armors". O plot armor existe mas fica no controle de todo mundo da forma mais democrática possível, organizada pelo cenário e pela vontade de criar uma história legal.

 Citando o Wushu vou colocar aqui dois personagens exemplo com níveis de Poder dentro do mundo do jogo infinitamente distantes e mesmo assim funcionais dentro da narrativa.

Digamos que Batman e Superman enfrentam um grupo de soldados assassinos de Apokolips. Digamos que para esse combate os atributos usados sejam "Kriptoniano 5 pnts" e no caso do Batman "Mestre ninja 5 pnts".

 Na narrativa o cara que interpreta o Super encara os vilões diretamente na porrada, voando e socando os inimigos enquanto o Batman se esgueira, não deixa ser notado e atinge os vilões com explosivos. Os dois superaram o desafio, cada um de sua forma dentro do cenário.

 E se o Batman for atingido ele morre, certo? Certo... Mas enquanto ele tiver Chi isso não acontece... Justamente pq Chi representa o "Plot Armor."

101
Dicas & Ideias / Re:Mesas de níveis desiguais: algo bom, ruim ou feio?
« Online: Dezembro 18, 2013, 03:32:46 pm »
 O Este Corpo Mortal é um jogo voltado para personagens com níveis de poder diferentes, tendo recursos de equilíbrio para a "influência narrativa".

 o Wushu é um jogo voltado quase que exclusivamente para "Influência narrativa" e é a melhor coisa que eu já usei para Supers, comportando desde uma criança paranormal à um Deus interdimensional no mesmo grupo sem muito problema.

 O importante para mim é esse conceito de "influência narrativa"... Mas é o que andei conversando por aí, meu lance com RPG é menos jogo e mais "orgia de imaginação".

102
Design & Desenvolvimento / Re:Powered by the Apocalypse: Swashbuckling World
« Online: Dezembro 18, 2013, 02:29:38 pm »
 Fiquei um milhão de anos sem internet... Agora que eu toh de férias vou fazer essa fitinha aqui.

103
Off-Topic / Re:O que você está ouvindo?
« Online: Dezembro 17, 2013, 08:48:28 pm »
Brega mas lembra meus 17 anos:



E essa letra aqui é linda:


104
 Eu gosto de chamar de Weird Fantasy... Mas acho que dah pra colocar um título e depois acrescentar o Fantasy e ir customizando de acordo com a situação, sei lah...

 Assistam o filme da Heavy Metal, o primeiro que tah nessa pegada... (Inclusive ler a Heavy Metal é uma doidera). De RPG nesse tom tem o http://www.lotfp.com/RPG/, Lamentations of the Flame Princess e o Planet World, da linha "insert" World... Mesmo o Elric eu acho bem nessa linha, tem uma história do "Viajantes nos mares do Destino" que o Elric e seus companheiros viajam nos mares interdimensionais do tempo e lutam com uma entidade alienígena que é um templo meio mecânico vivo que é uma fritação caótica.

105
Design & Desenvolvimento / Powered by the Apocalypse: Swashbuckling World
« Online: Novembro 11, 2013, 12:04:05 am »
 Bom pessoal, eu sempre começo um monte de coisa ao mesmo tempo e quase nunca termino, eu culpo o horóscopo por isso (Gêmeos) porque... vai que cola. De qualquer forma, meus projetos tendem a durar mais se o pessoal colocar um gás com críticas e participar de alguma forma, então vou novamente usar o fórum como plataforma de exposição da produção.

 Lendo o AW eu pensei em adaptar uma Europa clichê "Cloak and Dagger" com doses grandes de aventura, algo inspirado pelas minhas fantasias de rapaz latino americano acerca de uma Europa meio Bórgias, meio Tudors, meio Casanova... só que com a correria e o ímpeto de um Alexandre Dumas...

 O lance é que o cenário em si é mais um TOM, um CLIMA, do que algo fixo. O conceito é sobre aquela intrigas de corte com adultérios, assassinatos, intrigas de Estado, espionagem e demais possibilidades dramáticas em algum lugar da Europa entre o século XVI e o XVIII (Seja ela Histórica ou alternativa). Se eu for manter esse projeto eu faço um texto mais inspirador, cheio de gueri gueri pra entrar no clima e deixo bonitinho, savvy? (insira um smile piscando o zóio).

 Porque Cloak and Dagger? : Acho que a mecânica de Sexo se encaixa bem com o potencial dramatico do cenário com seus "starcrossed lovers" e toda a treta que envolve o "furfé" da galera na corte. Eu preferiria chamar de "Cloak & Dagger World" mas como são duas palavras escolhi "Swashbuckling", mas isso não é final. Bom, vamos ao que interessa:

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Parte 1: Renomeando

 Cool: Froideur ou Frieza (Mas eu entrei nesse lance do francês, achei evocativo e abstrato)
 Hard: Panache ( flamboyant manner e reckless courage.)
 Hot: Glamor ou Charme ou Tentação (?)
 Sharp: Savvy eu acho legal
 Weird: Fado / ou alguma coisa relacionada à influência do Destino, da Sorte...
 Hx: Cx (de crônica?), eu ainda penso em Affaire.
 
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Playbooks: O nobre, O duelista, O mercenário, A cortesã, O gatuno, A vidente, O eclesiástico, O místico (Talvez, O charlatão), O estrangeiro, O mercador, O artista, O filósofo, O diabo (Mefistófeles!)
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 Edição: Tem um cara fazendo algo no mesmo naipe http://elizabethanplymouthrpg.wikidot.com/dungeonworld:elizabethan-world , mas ele tah usando o DW de hack e não o AW. Não li ainda o site do cara, mas irei fazê-lo antes de continuar isso aqui.

Páginas: 1 ... 5 6 [7] 8 9