121
Dicas & Ideias / Re:Promovendo o "Rules Light"
« Online: Julho 26, 2013, 02:48:44 pm »
Então, eu acho que não é tão difícil conseguir entrosamento para "verdade narrativa", um pouco de discussão conceitual sobre o jogo ajuda... Mais do que entrosamento, acho necessário familiaridade com o gênero da ficção a ser construída.
Poizé, a noção de "justiça" é algo a ser discutido, a imparcialidade do narrador e tudo mais... A própria seleção de adversários por níveis comparados e balanças matemáticas já é uma escolha arbitrária... Funciona nos jogos mais gamísticos, com maior foco em combate por exemplo, mas acho ruim quando o foco do cenário é outro... Call of Cthulhu D20 por exemplo é um troço muito feio. De qualquer forma, ainda é possível fazer um jogo bem redondinho e equilibrado com um sistema mais livre... O Wushu tem como diferença significativa de poder apenas um atributo, o CHI... É mais simples saber se um cara é mais ou menos potente vendo só uma coisa do que uma porrada de modificadores e preencher os demais aspectos da ficção em elementos narrativos.
Citar
Depende da abordagem do combate, mas em um sistema mais "new wave" (ou new school, como chamaram) o combate e sua premiação tem outros fatores e irão funcionar de maneira diferente, que talvez alguns jogadores acostumados com outros paradigmas de jogo considerem "injustos.
Poizé, a noção de "justiça" é algo a ser discutido, a imparcialidade do narrador e tudo mais... A própria seleção de adversários por níveis comparados e balanças matemáticas já é uma escolha arbitrária... Funciona nos jogos mais gamísticos, com maior foco em combate por exemplo, mas acho ruim quando o foco do cenário é outro... Call of Cthulhu D20 por exemplo é um troço muito feio. De qualquer forma, ainda é possível fazer um jogo bem redondinho e equilibrado com um sistema mais livre... O Wushu tem como diferença significativa de poder apenas um atributo, o CHI... É mais simples saber se um cara é mais ou menos potente vendo só uma coisa do que uma porrada de modificadores e preencher os demais aspectos da ficção em elementos narrativos.