Exibir posts

Esta seção lhe permite ver todos os posts deste membro. Note que você só pode ver os posts de seções às quais você tem acesso.


Posts - DaviSalles

Páginas: 1 [2] 3
16
Sistemas & Cenários / Re:Enquanto isso, no mundo lá fora...
« Online: Julho 23, 2012, 12:59:41 pm »
Citar
Um jogo recente que fez isso muitissimo bem, alias, foi The One Ring. Recomendo fortemente pra quem curte esse tipo de coisa. E eh legal ver como ele consegue delegar o combate para "apenas mais uma mecânica" em meio a outras igualmente importantes, ao invés de ser o foco do sistema como eh a tendência geral na industria

Esse jogo é lindo, não só sua arte, mas a mecânica é fantástica é muito fácil mestrar nele. Mestrei uma aventura one-shot. Foi ótima, jogadores iniciantes e veteranos adoraram.

Mas como jogador de 4e tenho que dizer que a primeira coisa que fiz foi adicionar algumas outras ações extras no combate pra cada stance.

Citar
Mas o sistema é lindo. Eu só não comecei a mestrar ele ainda porque acho o material do livro básico muito pouco ainda. Sei que o pessoal vai querer jogar com pjs de Rohan e coisas assim e ainda não há suporte pra isso.

Eu sugiro que mestre mesmo assim, Dale e Mirkwood possuem muitas possibilidades maneiras de aventura e num estilo bem diferente de uma aventura mais cosmopolita de Gondor e até certo ponto Rohan.

17
Acho que do ponto de vista capitalista ainda não podemos dizer, realmente não sei se a 5e fará tão sucesso assim. Atrair os velhos jogadores pra nova edição pode ser fantástico em termos de venda, mas esses também são os caras que estão jogando o mesmo jogo faz 10, 20 ou 30 anos. Acho que eles não possuem muito interesse em comprar livros de um novo jogo.

18
Realmente, e este lobby não foi só no Brasil.

No rolando20 recebemos diversas mensagens de pessoas que acabaram testando a 4e depois de tanto falarmos nela e ninguém se arrependia.

19
Concordo plenamente, houve uma época onde D&D era supremo, não é mais o caso. Isso não tem tanta relação com a 3e ou a 4e, mas na minha opinião com a quantidade absurda de ótimos RPGs que saíram desde o AD&D. Eu adoro fantasial medieval, mas hoje tenho opção de jogar uns 10 sistemas diferentes sobre fantasia medieval.

Sem falar que RPG geralmente só jogamos um de cada vez, algumas vezes nenhum. As pessoas não são tão influenciadas por novidades no mundo do RPG como em outros entretenimentos.

20
Eu achava que o D&D Next sairia dos nicho do nich e seria um RPG modular, com alguns elementos core (talvez atributos e o uso do d20 para roladas) e o resto cada um montaria seu nicho com os módulos que tivesse interesse.

Achava que o Core do D&D Next não pareceria D&D, mas com os módulos você poderia montar mesas mais estilo AD&D, mesas mais estilo D&D 4e e ainda mesas completamente diferentes da proposta do D&D tradicional. Achava que o objetivo do D&D Next era pegar gente que está jogando The One Ring, Game of Thrones, Pathfinder. Porque com os modulos você poderia montar "novos" rpgs que funcionam exatamente como você gostaria.

Eu estava muito empolgado com essa ideia, mas ao meu ver não há nada de modular, o core é muito rígido.

21
A galera esquece também que a 3e veio depois de muuuuuuuuuitos anos com o AD&D, que já era um RPG bem antigo e com mecânicas medievais (rsrsrs).

A 4e edição chegou com alguns últimos livros de 3e saindo, a 3e ficou muito menos tempo no mercado que o AD&D. É óbvio que haveria menos interesse na 4e que na 3e, por mais que a 4e tenha inovado, a 3e inovou muito mais.

Agora eles querem lançar a 5e com um interregno ainda menor e com menos inovações ainda.

Não me surpreenderia se eles queiram manter seus empregos o máximo possível, é o que todo mundo faz quando sua empresa (ou área) está falindo. O que seria legal é ter estes números de vendas, lucro por linhas e etc. Assim poderíamos fazer uma análise interessante da situação.

22
Eu acredito que falta uma liderança firme no projeto do D&D Next, alguém que realmente tenha uma visão do projeto, que tenha objetivos bem claros.

Parece que toda a equipe está completamente perdida, eles não se entendem, falam coisas contraditórias. Na real, está parecendo mais um problema de gestão e administrativo do que péssimos designers, afinal eles fizeram a 4e e a  3e que foram fantásticas em termo de avanços nas regras.

23
Sistemas & Cenários / Re:Legends & Lore: The Five-Minute Workday
« Online: Julho 18, 2012, 10:38:55 am »
Nossa, cada vez pior, acho que os caras pediram para uma consultoria bem ruim fazer uma análise dos jogadores de D&D que descobriu que 95% dos jogadores são grognargs.

Os argumentos mais idiotas que eu vejo no site deles é a questão de realismo, REALISMO?!?! D&D nunca foi realista, e dizer que classe a não pode fazer X por que não é realista é simplesmente tosco, o sistema de classe em si já não é realista.

Esse D&D é o primeiro, imho, que aparentemente os designers não possuem ideia do que é o universo do D&D next. Por mais que a 4e possa ter se distanciado dos outros universos, com algo muito mais action e high power, ele era todo fazia sentido com essa nova visão. D&D next parece não ter uma visão muito clara do que as pessoas estão jogando, concordam?


24
Estou tão desanimado que não me animo nem pra falar mal.

25
Olha que eu nem queria algo tipo 4e, eu adorei a 4e justamente por ser diferente de todas as outras. Era um rpg novo, e estava muito empolgado para ver como aquilo tudo iria funcionar. Não quero um revamp da 4e, quero uma edição completamente nova, como a 3e e 4e foram.

DND next parece um rpg que já joguei, sem inovação alguma.

Achei que a modularidade iria trazer conceitos completamente novos no universo do RPG. Não parece que está indo nesse caminho.

26
 :rolando: boa!

Mas cara, o pior é que está ridículo mesmo, quem escreveu aquilo é o estagiário de game design? Tsc tsc, sabe o que é bizarro, eles inventarem as regras de vantagem e desvantagem, que são muito mais estilosas do DND next e quando aparece uma nova regra eles esquecem das outras regras que eles mesmo criaram?

Game design: "Você vai escalar essa murada? Bem, está chovendo então toma -2, como está de armadura toma -2, total de -4! Pode rolar!"
Jogadores: "Ué, mas você não falou que quando faço algo que tenho desvantagem rolo 2 dados e pego o pior, para quê todos esses modificadores complexos?"

O pior é que existem vários RPGs que usa mecânica e narrativa de forma espetacular no combate, ainda sugiro que olhem o "The One Ring", ele tem várias decisões estratégicas que são facilmente interpretadas como algo narrativo. Quando eu li o TOR eu falei; " A Wizard vai pegar essas regras e fazer algo muito mais legal!

Nem o paladino da esperança Macnol consegue mais aguentar tanto bucha de design.

27
Sistemas & Cenários / Re:Ro3 26/06 ou "Papo de Vendedor"
« Online: Junho 27, 2012, 10:30:05 am »
Caracas!  :eca:

Sério que os módulos, no lugar de serem... bem... módulos! serão livros cheios de regras opicionais como um unearthed arcana?

Ai fica complicado, módulos não deveriam ter uma séria se regras que não se comunicam, e são opcionais. Todos aqui sabem que os jogos mais legais são justamentes aqueles onde todas as regras se comuniquem e no final cada decisão acabam se tornando relevantes. Imagina tirar o combat advantage da 4e, ou sem algum efeito? Centenas de poderes e regras perderiam sentido...

Parece que agora vai virar realmente um AD&D: "vamos fazer vários livros com tudo quanto é regra. Elas vão ser inteiramente opcionais (o que quer dizer que elas não irão interagir uma com a outra), cada mesa irá jogar um jogo completamente diferente de outra mesa, no final vai parecer D&D, porque se não estiver parecendo, bem.... é culpa sua que escolheu as regras erradas para utilizar"  :parede:

Na boa, façam bons módulos onde as regras sejam importantes e tenha interação a ponto de nada ser opcional e se achar que podem haver diferentes modos de fazer o combate crie diferentes módulos. Claro que isso leva a um outro problema, imagine que existem 4 módulos de combate, um mais focado em grid e detalhista, outro com grid e mais simples, outro mais narrativo e detalhista e outro sem grid e simples.
Seria fantástico para todos! No entanto são 4 módulos que irão vender 1/4 do que iria vender um "módulo genérico de combate cheio de regras opcionais que não interagem uma com a outra".


28
O engraçado é que o Bo9S foi umas das grandes inspirações e base para 4e, utilizá-lo não faria sentido para os fãs de 3e: "ué, pra que comprar outro livro se já tenho o B09S?", nem para os jogadores de 4e que diriam que é uma versão primitiva dos poderes da 4e.

A 4e otimizou elementos que eram fundamentais no D&D, combate, grid, estratégia, exploração (melhores armadilhas até hoje foram na 4e imho). Agora eles querem largar tudo isso e fazer um sistema bizarro, que não foca em nada, com um sistema de combate fraquíssimo com mecânicas genéricas que não dão o gosto high fantasy de D&D que a 4e e a 3e trouxeram com tudo.

Achei que o modelo modular seria mais interessante, mas para ser um jogo modular eles deveriam abandonar tudo, ou quase tudo. Classes por exemplo deveria ser algo opcional, assim como magia vanciana. Deveria ter só o esqueleto de um jogo, jogável somento com o báscio, mas que iria brilhar com os módulos.

Pena que na verdade esse papo todo era na verdade uma criação de um retro clone, onde os supplementos iriam adicionar regras (mas sem mudar realmente o estilo de jogo que você jogava).

Esse post é baseado em puro achismo do que virá por aí, minha opinião está sujeita a mudanças bruscas e sem previsão baseado no que de fato aparecer no mercado. No entanto, o legal de opiniar em algo que ainda não é existe é no que achamos que ele vai ser  :victory:

29
É preciso observar que não é um problema exclusivo do guerreiro, mas sim de todas as classes "non-casters".

30
Sistemas & Cenários / Re:[D&D Next] Bounded Accuracy
« Online: Junho 04, 2012, 01:44:14 pm »
Realmente isso foi o que mais gostei da 5e (quem quiser saber a opnião do Rolando20 + RPG planet dá uma olhada no podcast do RPG planet, mas resumindo concordamos muito com o que os posts aqui da spell estão falando).

Eu gostei tanto na verdade que fiquei com vontade de levar isso pra minha mesa de 4e. O bom é que a matemática inflacionada da 4e é bem simples de entender e de retirá-la da equação: Na 4e os valores são inflacionados por bonus de nível (+1/2 por nível), habilidades e itens mágicos. A soma desses fatores dá +1 por nível na média (por isso os monstros ganham +1 em defesas e ataque bonus quando você muda o nível dele).

Minha house-rule é simples assim: todos os monstros tem +1 - nível em atk e defesa e os personagens não ganham mais bonus de nível; itens mágicos não dão bonus de de ataque e defesa (só mativeram suas habilidades especiais) e os atributos não sobem mais (eu deixei eles subirem +1 em dois no paragon path e epic).

É um trabalho chato adaptar os monstros, mas acho que vale o esforço. Até porque é uma matemática bem simples: Ok, ogre, level 6, tem +12 de atk então fica +7. Defesa 21, então fica 16. Rabisco uma vez e pronto.

Tentei adaptar o des/advantage, mas isso já fica muito complicado e não rolou.

Páginas: 1 [2] 3