Exibir posts

Esta seção lhe permite ver todos os posts deste membro. Note que você só pode ver os posts de seções às quais você tem acesso.


Posts - Doneone

Páginas: 1 2 [3]
31
Sistemas & Cenários / Re:[D&D] Essas não são as regras que procura
« Online: Abril 02, 2012, 08:38:32 am »
Isso eu acho gozado, toda vez que alguém propõe algo diferente para D&D a resposta padrão sempre é deixar de jogar D&D.

Eu concordo que pra alguns casos isso pode se aplicar, mas D&D não são as escrituras sagradas, dá pra mudar algo que está ali sem prejudicar o sagrado da obra.

Eu não curto a idéia de mutilar o D&D ou fazer um D&D Frankstein.
Isso dá muito trabalho e não é qualquer pessoa que dá conta de fazer mudanças e adaptações num sistema, isso é para poucos, para uma minoria de pessoas.
Por isso sistemas flexíveis concedem resultados muito superiores a simplesmente retalhar um D&D da vida.

32
Sistemas & Cenários / Re:[D&D] Essas não são as regras que procura
« Online: Abril 02, 2012, 08:18:01 am »
Muita gente gostaria disso: um papel de combate, uma fonte de poder e o restante seriam opções de construção.

Sistemas como GURPS, Savage Worlds, Opera, FATE, FUDGE, dentre outros no mesmo esquema,  não conseguem emular isso de forma mais satisfatória do que  adaptar o D&D a essa concepção ?

33
Sistemas & Cenários / Re:[D&D Next] Ajude a definir High-Level
« Online: Abril 02, 2012, 05:41:46 am »
Se tem uma coisa que irrita em sistemas estilo D&D like são o número de níveis máximos entre 20 e 30.
Mesmo em D&D 1E  usando o Rules Cyclopedia pode-se jogar até níveis 30 ou mais.
Quando um sistema trás essa possibilidade de muitos níveis, e o jogadores não jogam todos os níveis, fica a impressão de não degustar o sistema no máximo de seus níveis avançados.
Nas mesas pelas quais joguei/jogo  é comum o grupo de jogadores ficarem atiçados quando começa uma nova campanha, eles logo perguntam se irá até os níveis épicos (vou me ater a D&D). Na teoria todos querem jogar do nível  1 ao 30 para poderem desfrutar de todo o potencial de seus personagens e curtirem a passagem de poder nível a nível.
Na prática o que se vê no final são Mestres Frustrados e Campanhas Inacabadas.
Uma campanha que englobe 30 níveis raramente dará certo, dificilmente terá os mesmos jogadores iniciais nela até o final desses 30 níveis.
No decorrer dessa campanha N coisas podem influenciar a saída de jogadores, tanto atribulações da vida real quanto frescurites agudas.

Imaginem só os pontos que vou levantar e se fazem sentido.
O normal e padrão que vejo nas mesas as quais eu mestro ou jogo é que 1 personagem leva 3 sessões para passar de nível, é bem ideal esse tempo pois assim os personagens se acostumam com os seus novos poderes.
O normal é jogar 1 sessão/por semana,  e dúvido que alguém jogue todas as semanas de 1 ano completo.
O que eu noto é que 1 ano bruto de RPG equivale a 9 meses líquidos de sessões jogadas, o que equivale a 36 semanas (considerando 1 mês = 4 semanas).
Pelo menos 3 meses do ano são consumidos por : Não deu para rolar sessão, férias, feriados, etc ... .
Logo, 36 semanas dividido por 3 (1 nível/3 semanas) dá 12 níveis por ano. Jogar 30 níveis fica em 2 anos e meio em termos de  tempo bruto ( 1 ano = 9 meses), quanto tempo hein ?
Para mim seria melhor jogar uma campanha completinha em 1 ano ou um pouquinho além, e no próximo ano uma Campanha nova. Ficar preso 2 anos e meio numa campanha é dose para leão (sem mencionar campanhas que possuem muito mais anos que esses).

A 4E trouxe uma divisão explícita de estágios baseados nos níveis dos personagens (estágio: Heróico, Exemplar, Épico).
Eu vejo que um sistema contendo 12 níveis (incluindo nível 0) seria  ideal para uma campanha completa, e que esses 12 níveis fosse divididos por 3, para simular os estágios.

Patamar Básico :            Nível 0~4
Patamar Intermediário:  Nível 4~8
Patamar Avançado:        Nível 8~12

12 níveis levaria 36 semanas (9 meses), ficaria mais simples ter o mesmo grupo de jogadores por 9 meses. No próximo ano reintero, uma nova campanha.

Tenho estudado vários sistemas, e gosto de Elementos isolados de vários deles, tou pensando seriamente em criar futuramente um sistema de 12 níveis com colcha de retalhos do que me agrada em outros sistemas, possivelmente eu use o sistema do FUDGE como caixa de ferramenta primária.
Cansei de sistemas de que para se sentir o sistema na sua totalidade eu tenha que jogar 20 ou 30 níveis.

O sistema de RPG brasileiro Mighty Blade possue 10 níveis, mas não me agrada no geral para o que eu pretendo, porém é o sistema que mais uso para jogar com novatos em RPG, pois é simples e intuitivo de verdade, não é como o GURPS que cita nas primeiras páginas que o sistema é simples e você cae na pegadinha do malandro.

Óbvio que o mestre pode evoluir os níveis dos personagens mais rápidos, mas para mim perde-se qualidade, o saborear nível a nível.

Existem sistemas que não possuem níveis, como o GURPS por acaso, mas não curto o free form de controle de poder dos personagens em sistemas com esse estilo.
Gosto de sistemas aonde os níveis sejam bem definidos e que dê para acompanhar bem o nível de poder com a passagem do tempo.

Páginas: 1 2 [3]