Exibir posts

Esta seção lhe permite ver todos os posts deste membro. Note que você só pode ver os posts de seções às quais você tem acesso.


Posts - Balam_br

Páginas: [1]
1
Dicas & Ideias / Re:Que jogos vocês mais jogaram na vida ?
« Online: Abril 15, 2015, 06:49:33 pm »
Pergunta complexa essa...

Anos 90 - AD&D em primeiro  e Lobisomem em segundo... achava vampiro um saco, e os grupos de MAGE infelizmente nunca duravam...

Anos 2000 - Só D&D 3.x, provavelmente jogo que mais joguei na vida...  não consigo lembrar de ter jogado outra coisa que tenha durado mais de 1 ou 2 sessões nessa época.

Anos 10 - Ai sim meu grupo decidiu diversificar... joguei um pouco de tudo, Cthullu, M&M, NWoD, Savage Worlds, Earthdawn e sei lá mais oque... mas ahco que em quantidade foi mais a quarta edição mesmo... que comecei a jogar quando ja tinha acabado (Ô Azar...)

2
Dicas & Ideias / Re:RPGistas dinossauros conservadores e mão de vaca?
« Online: Abril 15, 2015, 04:35:46 pm »
Bem... tenho 35 e jogo desde os 13... tambem me considero um Dinossauro então acho que posso dar minha opinão de como se comporta uma parte da cena Paulistana em relação a esse tema:

Tenho dois grupos de amigos RPGistas... tem os que jogam esporadicamente alguma coisa  por motivos de trabalho/familia/pós-gradução/filhos... e por esporadicamente eu digo uma campanha curta a cada 3 ou 4 anos... pra esses caras realmente não há motivação pra perder tempo aprendendo coisas novas porque quando eles podem jogar alguma coisa... eles querem curtir o trivial... relembrar os bons tempos... no geral eles não tão enjoados dos velhos D&D/WoD, então não tem mesmo motivação alguma pra querer sair disso...
A maior parte deles tem outros hobbies onde gastam a maior parte do seu tempo livre ou recursos, e jogam rpg mais pra reencontrar velhos amigos do que pelo jogo em si...

Outros são Hard core gamers (como eu), que apesar de ficarem de vez em quando sem jogar... continuam lendo sobre o jogo e se atualizando...  Esses caras costumam curtir jogos mais novos numa boa... apesar de ter seus gostos pessoas (4th ed por exemplo, os caras acham que é WoW, ja mestrei Mutants and masterminds pra eles tb... e os caras disseram que não conseguiram curtir o jogo por causa do sistema)

Tem um 3º grupo que é a galera que nunca saiu de fato da era WoD... os caras que só jogavam live e que ficaram órfãos quando os lives acabaram... Esses caras no gerla jogam coisas tão "Free-style" que não querem aprender um sistema novo porque eles não usam sistema mesmo... é tudo decidido pelo mestre e foda-se... eu tb entendo o lado deles... apesar que dificilmente curto jogar uma mesa dessas...

Concluindo? aprender um sistema novo é dispensável pra mim... eu gosto de procurar um ou outro que me agrade... mas desde o D&D 3.5 que eu não sinto falta de um sistema novo... E como aprender sistemas costuma exigir algum investimento ($$ ou tempo) eu só me esforço pra aprender por amor ao hobbie...

3
Dicas & Ideias / Re:Qual foi seu primeiro personagem?
« Online: Abril 15, 2015, 03:42:36 pm »
Aeee maneiro o post... parabens. Legal fazer os velinhos lembrarem dos primeiros personagens... ajuda a combater algumas doenças da idade ;-)

Meu primeiro personagem foi um Guerreiro no D&D Rules Cyclopedia.. (onde voce não tinha diferença de raça e classe.... ou voce era Anão, ou era guerreiro... as duas coisas não podia)
Tinha força 15... lembro desse detalhe porque a menina que eu tentava beijar fez uma guerreira de força 16 e ficava me lembrando que era mais forte que eu a todo momento... (tudo rolado no dado)

O nome era Jon Lenon (sim... porque não?) e eu mestrava e jogava... eu ganhei o livro um pouco antes dos primeiros first quests e a Caixa preta da grow chegarem ao Brasil, então demorei um pouco pra entender esse conceito de DM, GM, Narrador etc... (até porque não manjava muito de ingles)

Lembro que pra improvisar o d20 (que eu não achava pra vender em lojas comuns) eu usava um cronômetro... e usavamos Playmobils e tabuleiros de xadrez pra fazer as miniaturas e grids... (não que precisasse muito nessa época, mas ta valendo)

O que mudou?? quase tudo eu acho... agora os jogos tem história... os personagens tem Background e motivação (apesar de que isso foi mais importante na era Storyteller, depois diminuiu bastante) Não me preocupo mais tanto com esse lance de Role play ser mais importante que outras coisas do jogo (tambem, herança do velho WoD), e no geral... tendo a fazer personagens mais velhos, balzaquianos,  e muitas vezes com familia e filhos... até porque fica dificil me identificar com os personagens jovens, independentes e solitários que eu fazia quando era moleque... (aquele Garou de 16 anos que passou pela primeira transformação ontem já não desce pra mim)

Grande Post mr...

4
Em primeiro lugar parabens pela ousadia de criar uma campanha num cenário cultural diferente... eu sempre pincelo os meus cenários com elementos não europeus... mas até por preferencia dos jogadores, dificilmente da pra fugir de ter pelo menos metade do cenário com influências mais comuns...

Quanto ao seu lance de religião, lendo eu me lembrei obviamente de Planescape, uma das facções (os Athar se não me engano) acreditavam que os Deuses  não eram assim tão divinos, sendo apenas criaturas poderosas, mas não necessariamente criadores ou exemplos a serem seguidos, e pregando a Não-religião. E os deuses mortos eram prova desse raciocínio...

Quanto ao grupo muito dispar... complicado isso... o velho truque do "voces estão presos juntos" funcionaria, mas é mais batido que sei lá oque. com um grupo de bons jogadores que dem seguimento a isto... poderia funcionar.

5
Sistemas & Cenários / Re:O que é Planescape pra você ?
« Online: Julho 03, 2012, 01:15:13 am »
Eu não começaria por Sigil seguindo uma regra básica de mestragem que invariavelmente morde meu pé em toda campanha que eu mestro (e jogo). "Less is more"

Quanto mais opção, mais diferenças, mais facções... mais confusos ficam os jogadores e mais dificuldade eles tem de absorver aquela ambientação toda. Sigil é um soco no queixo em termos de conceitos a serem aprendidos... girias, grupos com intereses conflitantes, grupos com interesses dificeis de entender (?Xaositechs?) te desejo boa sorte na tentativa, se der certo ensina como fazer ;-)

mas na verdade,. acho que voce vai esbarrar principalmente neste problema:
"o fato de meu grupo não ser lá muito fã de fantasia medieval "

Se essa premissa realmente for verdadeira... acho complicado se apaixonarem por planescape que é um ultra high fantasy assumido sem nenhum medo de não ter pé nem cabeça...

6
Sistemas & Cenários / Re:O que é Planescape pra você ?
« Online: Julho 01, 2012, 11:01:35 pm »
Silva:
"a exceção da parte sobre as campanhas. Não vejo problema em se ter campanhas longas nos planos."
O problema é exatamente o ponto que o Smaug colocou...
" não são facilmente aplicáveis em jogo sem transformar a coisa toda em masturbação mental "

Por isso acho que one shot funciona mais que campanhas longas... eu já tentei mestrar planescape umas duas ou tres vezes, e a partir do momento que as idéias basicas do cenário são baseadas em masturbação filosófica... todo mundo quer participar dessa putaria (com todo respeito) de regras relativamente arbitrárias. Por isso exige concessão... algo como... tente deduzir como o cenário funciona,. mas no fundo é tente deduzir como o MESTRE acha que o cenário deve funcionar... e a partir dai o jogo descamba entre os jogadores que tentam convencer o mestre que seu ponto de vista vai fazer o jogo ficar mais legal e os que ficam  frustrados porque o mestre teve um ponto de vista filosófico muito diferente do deles... ;-)

Imagino que funcionaria com um mestre muito tirano que proiba sugestões, ou jogadores muito acomodados que curtem e embarcam na do mestre sem questionar... mas bem, pode ser que eu só tenha tido muito, MUITO azar ;-)

Quanto a sua pergunta: "Como introduzir Planescape a alguem que não conhece o imaginário de D&D, nem teve contato com o jogo eletrônico ou trope de multiverso ?"
Baseado nas minhas experiencias eu diria... muito aos pouquinhos.

è mais facil um jogo que tenha de 4 a 6 sessões num plano material basico e e em dado momento os jogadores cruzam com um portal e param na soutlands... eles podem passar mais algumas sessões por la e depois voltar pra "casa". em breve eles tem que perseguir um vilão e esbarram em um portal pro carceri... mais algums problemas e voltam...

Sigil? eu não usaria antes do lvl 10. acostume os caras com os conceitos de multiverso aos poucos... deixe que eles encontrem moradores de  sigil, ouçam as girias... ouçam falar na cidade e só depois que ja estiverem "psicologicamente preparados" cheguem no local.

Eu pelo menos pretendo fazer assim na próxima tentativa com planescape (teimosia é ¨%$*&)

7
Sistemas & Cenários / Re:O que é Planescape pra você ?
« Online: Junho 30, 2012, 03:25:26 pm »
Planescape pra mim é:

1- Um dos cenários mais geniais já criados para RPG, permite a liberdade máxima. um "Kitchen Sink" com estilo e coerência.

2- Difícil porque carece de um modelo midiático familiar pros jogadores... eu consigo explorar jogos de rpg no velho oeste, em fantasia medieval ou supers sem problemas, porque todo mundo ja leu ou viu algo que mostrasse esse cenário. mas quando tudo no cenario tem que ser explicado ou experienciado... a imersão acaba se misturando a frustração. Na minha experiência é mais comum as esquisitices do cenario servirem pra incomodar, confundir e frustrar os jogadores do que para deixa-los interessados.

3- Mais propicio a uma abordagem Narrativista do que gamistica. Assim como Mago (que tambem considero um rpg "hard mode"), a idéia de "belief is power" funciona bem como ferramente de construção de cenário, mas se deixado nas mãos dos jogadores exige certa concessão pra permitir que o jogo funcione. Funcionaria em free form ou One Shots... mas campanhas longas me soam improváveis.


8
Barbaro vs. Orc:

Barbaro: Minha vez, eu dou a volta e bato com bonus nas costas do orc.

Orc: Ok... minha vez agora... dou a volta e bato nas costas do barbaro (Bonus).

------------------------------------------------------------------------------------

Que saudades de Facing Rules...

9
Dicas & Ideias / Re:Sistema para Sci/Fi Time Travel
« Online: Junho 16, 2012, 12:00:58 am »
Elfo: cara, nunca tinha ouvido falar disso... mas se for mesmo numa pegada 4 ed, voce fez meu dia.  Vou dar uma lida e depois dou minhas opiniões...
EDit: Me%&$. Nenhum torrent e são 14 U$...

"Depende do estilo da campanha. Nível tecnológico e tal são detalhes adicionais, não é o tipo de coisa definitiva na escolha de um sistema."

Bem.. nesse caso eu achei importante porque pretendo usar e abusar de cyberwear e alterações genéticas. claro que da pra improvisar em qualquer sistema, mas é mais facil faze-lo em M&M do que em storyteller por exemplo ;-) só quero facilitar meu trabalho...


Busca algo tático? Realista ou simulacionista? Aventura, personagens com habilidades sobre humanas? Os jogadores querem algo leve ou denso?

Tatico definitivamente, personagens com cyberwear (podemos dizer que são habilidades sobre humanas independente da origem delas) Leve ou denso? Em termois narrativos? eu diria ambos...

10
Dicas & Ideias / Re:Estilo Narrativo
« Online: Junho 15, 2012, 10:49:48 am »
Eu já sofri muito como jogador tanto por causa de mestres muito tiranos, apaixonados pelo railroad... como por mestres apegados demais ao Sandbox... Ao mestrar gosto de fazer algo que seja uma mistura das duas coisas. Costumo ter idéias claras de onde a campanha vai levar... mas construo alguns pontos de divisão, onde alguma opção dos jogadores vá afetar profundamente os rumos da campanha, no fundo acho que mestro algo meio parecido com aqueles livrinhos verdes de "aventuras fantasticas". Uso muito situações do tipo:

" Voces destruiram os piratas e encontraram um mapa do tesouro entre os pertences deles. Ao interrogar um dos piratas, voces descobre que o Capitão Fulano que voces procuravam foi avistado a uma semana na ilha da tartaruga, pra onde voces vão? Seguir o mapa ou atras do capitão? "

Naturalmente, essas opções vão deixando ganchos não utilizados pra trás, que eu cosutmo reaproveitar na campanha depois...  se deixado pra tras, o tesouro será encontrado por outro oponente que vai utiliza-lo de alguma forma (algum item magico poderoso estava escondido junto ao tesouro ou talvez contratando um exército) e o capitão Fulano, se não for perseguido agora... possivelmente vai sumir e reaparecer mais a frente, tendo cometido mais crimes.

Com o passar do tempo isso vai colorindo o cenário o suficiente a ponto dos jogadores se senirem bema  vontade em escolher seus caminhos.

Ao mesmo tempo... eu gosto bastante de incentivar ações individuais dos jogadores... se o cara decide, sem nenhuma dica minha, visitar o prefeito da vila pra oferecer auxilio em troca de dinheiro. provavelmente ele vai conseguir algum gancho pra alguma coisa... è simples criar um objetivo de improviso e depois, atrelar essa missão de alguma forma no plot principal.

11
Dicas & Ideias / Sistema para Sci/Fi Time Travel
« Online: Junho 15, 2012, 10:30:27 am »
Bom dia a todos. Sou um mestre relativamente fiel de D&D desde os primordios da 3.5... ja mestrei Storyteller e alguns one shots e lives de outros sistemas (DC Heroes, Saga, Desafio dos bandeirantes entre outros menos cotados) mas nos ultimos 12 anos realmente me foquei no D&D... ano que vem eu começo uma nova campanha na minha mesa e pensndo em novas idéias e tentar jogar algo diferente, o tema que mestrarei será Viagem no tempo.

A proposta natural de sistema seria Gurps, mas Gurps tem uma imagem tão ruim entre o povo do meu grupo que não pretendo arriscar sugeri-lo, sei que varios sistemas surgiram nos ultimos tempos com propostas mais elegantes e eficientes que os sistemas da minha época.

Venho pedir sugestões de sistemas pra me aprofundar... Na opinião de voces, que sistema tem suporte o suficiente pra equipamentos tecnologicos (os personagens serão originarios de 2100) mas que tambem tenha uma base legal pra fazer combates de niveis tecnologicos mais baixos? ja ouvi falar de Savage Worlds e Spirit of the Century, mas dando uma olhada por cima não percebi muita coisa que tenha me agradado. Sou fã dos combtes mais complexos e táticos do D&D 4ed. não creio que eu va encontrar algo nesse estilo... mas tem algum sistema de Sci Fi que seja semelhante:?

Pensei em usar mutants and masterminds , usando os equipamentos tecnológicos como poderes dos personagens... ou D20 modern, mas aproveitando que NÃO vou mestrar D&D, seria um momento legal pra experimentar outra coisa.

Alguma sugestão?

12
Sistemas & Cenários / Re:[D&D Next] Ranger Design
« Online: Junho 14, 2012, 12:41:29 pm »
Não dá pra tirar Ranger do D&D simplesmente pelo fator icônico da classe. Seria uma possibilidade deixar apenas Guerreiros, magos, clerigos e ladrões e todas as outras classes serem builds ou variações dentro dessas classes... contudo, uma das metas do D&DN era exatamente preservar tudo que fosse "essencialmente" D&D. E não sei pra voces, mas uma das caracteristicas basicas de D&D sempre foi ser um sistema de muitas classes.

Uma das maiores reclamações que ouço da 4 ed (injusta na minha opinião, mas paciencia) é que o sistema reduziu tudo a 4 classes...  com poucas diferenças entre elas.

13
Sistemas & Cenários / Re:Combate - Grid vs. Teatro da Mente
« Online: Junho 13, 2012, 12:07:01 pm »
Saudações a todos. Posso dizer que sou novo no fórum, mas talvez um ou outro ai lembre de mim de tempos antigos da Spell.

Interessante a discussão sobre grids... sou daqueles que quanto mais foram usando grid, mais se apaixonaram com a idéia... meu grupo, depois de conhecer a 3.5, começou a usar grids em qualquer sistema, chegando ao ponto de criar house rules de movimentação pra fazer com que o grid fosse relevante, mesmo em Earthdawn, Storyteller e Cthullu (sou o unico que mestra D&D)

Quanto aos combates sem grid, realmente creio que combates em salas vazias com poucos inimigos ou inimigos parecidos não dependem de grid. Faziamos MUITOS combates assim na época do AD&D e realmente o grid só aparecia em combates mais relevantes... A questão pra mim foi que com o passar dos anos, esses combates irrelevantes sem grid simplesmente não aparecem mais na campanha. As vezes eu narro alguns combates desses (simplesmente dizendo oque aconteceu) ou na 4 ed. eu transformo em algum skill check... Mas eu costumo focar o tempo de jogo em interação com npcs, combates relevantes pro desenvolvimento da história e narração...

Páginas: [1]