Gostei dessa orientação
Faz e
Não Faz. Mas, imho, as tendências param aí. Na minha opinião, elas são tipologias de comportamento humano que servem de guia/inspiração na hora de definir o personagem.
O alinhamento de um personagem é composto por uma combinação de uma ou várias tendências. Cada tendência possui dois descritores, um de coisas que o personagem daquela tendência faz, e um de coisas que o personagem não faz. Toda vez que o personagem fizer algo que se encaixa no "faz", ele ganha um ponto de ação (em 4dnd) ou ponto heroico (em pathfinder) ou pontos de moral (em fantasy craft). Toda vez que ele faz algo do "não faz", ele perde um ponto (se achar demais dá para substituir por healing surges, talvez?).
Eu reavaliaria este sistema de recompensas. Quer dizer, as recompensas devem ser tão significativas? Veja, ganhar um Action Point é formidável na 4e. Existem builds inteiros construídos em cima deles - tá aí o antigo Punisher of the Gods que não me deixa mentir. Então, pesar bem essa recompensa/punição é uma boa. Eu particularmente sugeriria algo fora da mecânica
per se, matemática pela matemática. Partir do conceito para algo mecânico, do tipo: o pacifista sofre uma penalidade moral de -2 em testes de Will caso entre num combate que ele julga desnecessário. (ainda sim, eu acho esse exemplo muito mecanicista, dá pra melhorar. A questão é que isto entraria na lógica do jogo e os jogadores tenderiam a escolher orientações que lhes tragam um maior benefício no cumprimento de suas tarefas [matar monstros e pegar suas coisas] ou menores malefícios).
Cada tendência possui também um descritor que serve para fazer um paralelo com os 9 alinhamentos clássicas da terceira edição. Idealmente eles não devem interferir em nada: é possível ter um personagem com uma tendência caótica e outra ordeira, uma maligna e outra bondosa, ou tudo misturado (desde que elas não entrem em contradição diretamente). Ainda, é possível não escolher nenhuma tendência: seu personagem será o típico Neutro-Neutro que não toma lados. Mas note que isso não é atitude de heroi...
Peraí, pode ter duas tendências? Um cara pode ser bom e mau ao mesmo tempo? Não sei se isso funcionaria (ainda mais tendo um sistema de recompensas por trás). A menos que a justificativa de esquizofrenia possa ser aplicada.
Outro ponto, tomando já os exemplos que vc deu: corte os eixos. Sério, eles não servem pra nada neste modelo. Deixar só as tipologias (ou tendências) já está de bom tamanho.