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Posts - Bispo

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Sistemas & Cenários / Re:[Alt] Houses of the Blooded
« Online: Julho 23, 2012, 05:47:12 pm »
Uma adaptação de HotB para um ambiente inspirado na Guerra Civil Cesariana (49-45 AC), onde os Ven representariam as "famílias" romanas unidas pelas virtudes da Romanitas (as mesmas do jogo, i.e., Strength, Cunning, Wisdom, Martial Prowess, Beauty e Courage) funcionaria? Que alterações mecânicas seriam sugeridas?

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Sistemas & Cenários / Re:Enquanto isso, no mundo lá fora...
« Online: Julho 23, 2012, 03:16:55 pm »
Só dando mais informações sobre o Shadows of Esteren: cheguei a pesquisar o preço da edição original (francesa). Caso o dólar se mantenha por volta de R$ 2,00, não haverá muita diferença nos preços finais. Então, se vc prefere ler em inglês, é uma boa a iniciativa linkada pelo Silva. EDIT: Lógico que há uma grande diferença de preço (e que eu tinha esquecido): neste link, é o preço de "capa do livro". Não inclui despesas de manuseio e envio. O que não ocorre no projeto do kickstarter, que já inclui estas despesas na cota que vc comprar. Então, este último sai mais barato. My bad.

PS: O link da Amazon.fr acima também dá ideia de quais livros foram lançados até agora pro jogo (embora não tenha achado nenhuma referência ao 'Loch Varn' - não sei se é exclusivo pra tradução para o inglês).
PPS: A edição em francês tá tranquila de ler também. "Achei" um pdf do Prólogo do cenário e não me pareceu muito difícil não.

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OFF
Citação de: kimble
Eu mesmo estou esperando o lançamento de um sistema de fantasia medieval de outra empresa que parece ser perfeito para o meu cenário favorito de D&D, Ravenloft.

Pô, kimble, as sombras não vão pegar você não (pelo menos não até agosto  ^_^). Pode falar do Shadows of Esteren

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Já que a discussão descambou pra esse lado, um artigo do Monte Cook sobre o que ele pensa de DnD e as regras pra isso (inclusive a interação entre PCs e NPCs).

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Design & Desenvolvimento / Re:Recriando a 4ª Edição (V0.2)
« Online: Julho 19, 2012, 02:12:53 pm »
E aí, Nibe, avançou alguma coisa no projeto?

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Dicas & Ideias / Re:Revisitando os Alinhamentos
« Online: Julho 18, 2012, 11:13:22 am »
Citação de: Iuri
Tem alguma outra sugestão para a 4e?

Bem, se você quer uma mecânica genérica para todo o sistema de tendências: que tal aplicar Dis/Advantage do DnD Next nas ações dos personagens? Por exemplo, se o personagem age segundo o tipo de comportamento que ele Faz, ele seria beneficiado pela Vantagem nesta ação. Se ele agir como sua tendência Não Faz, ele recebe Desvantagem.

É simples e direto. Tem um bônus mecânico envolvido (escalonável e questionável, mas tem) e incentiva os personagens a agirem de acordo com sua tendência (além da punição não ser tão severa). O que permitiria o jogador assumir os riscos de agir de maneira mais "humana".

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Dicas & Ideias / Re:Revisitando os Alinhamentos
« Online: Julho 18, 2012, 12:51:25 am »
Gostei dessa orientação Faz e Não Faz. Mas, imho, as tendências param aí. Na minha opinião, elas são tipologias de comportamento humano que servem de guia/inspiração na hora de definir o personagem.

Citação de: Iuri
O alinhamento de um personagem é composto por uma combinação de uma ou várias tendências. Cada tendência possui dois descritores, um de coisas que o personagem daquela tendência faz, e um de coisas que o personagem não faz. Toda vez que o personagem fizer algo que se encaixa no "faz", ele ganha um ponto de ação (em 4dnd) ou ponto heroico (em pathfinder) ou pontos de moral (em fantasy craft). Toda vez que ele faz algo do "não faz", ele perde um ponto (se achar demais dá para substituir por healing surges, talvez?).

Eu reavaliaria este sistema de recompensas. Quer dizer, as recompensas devem ser tão significativas? Veja, ganhar um Action Point é formidável na 4e. Existem builds inteiros construídos em cima deles - tá aí o antigo Punisher of the Gods que não me deixa mentir. Então, pesar bem essa recompensa/punição é uma boa. Eu particularmente sugeriria algo fora da mecânica per se, matemática pela matemática. Partir do conceito para algo mecânico, do tipo: o pacifista sofre uma penalidade moral de -2 em testes de Will caso entre num combate que ele julga desnecessário. (ainda sim, eu acho esse exemplo muito mecanicista, dá pra melhorar. A questão é que isto entraria na lógica do jogo e os jogadores tenderiam a escolher orientações que lhes tragam um maior benefício no cumprimento de suas tarefas [matar monstros e pegar suas coisas] ou menores malefícios).

Citação de: Iuri
Cada tendência possui também um descritor que serve para fazer um paralelo com os 9 alinhamentos clássicas da terceira edição. Idealmente eles não devem interferir em nada: é possível ter um personagem com uma tendência caótica e outra ordeira, uma maligna e outra bondosa, ou tudo misturado (desde que elas não entrem em contradição diretamente). Ainda, é possível não escolher nenhuma tendência: seu personagem será o típico Neutro-Neutro que não toma lados. Mas note que isso não é atitude de heroi...

Peraí, pode ter duas tendências? Um cara pode ser bom e mau ao mesmo tempo? Não sei se isso funcionaria (ainda mais tendo um sistema de recompensas por trás). A menos que a justificativa de esquizofrenia possa ser aplicada.

Outro ponto, tomando já os exemplos que vc deu: corte os eixos. Sério, eles não servem pra nada neste modelo. Deixar só as tipologias (ou tendências) já está de bom tamanho.

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Sistemas & Cenários / Re:Legends & Lore: The Five-Minute Workday
« Online: Julho 17, 2012, 06:00:57 pm »
O problema é que o sistema não dá incentivos mecânicos pra "se comportar", e dá todo o incentivo mecânico a usar os melhores recursos e sempre tentar descansar antes de lutar novamente.

É o problema "vampiro-é-jogo-de-interpretação-mas-no-final-todo-mundo-brinca-de-Blade".

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Off-Topic / Re:Spell Pipoca
« Online: Julho 17, 2012, 05:57:24 pm »
Relevante: http://www4.cinemaemcena.com.br/diariodebordo/?p=2108

Bem interessante o artigo. Eu o vi entre alguns tweets, mas não parei para lê-lo. Sou um tanto alheio aos hypes em geral e no caso do "Espetacular Homem-Aranha" mais ainda. Nesse caso, ele seria "benigno": se tivesse visto os trailers, teria poupado tempo e dinheiro.

(Só deixando claro que gostos são gostos. Se vc gostou de "EHA", blz. Que bom pra vc. Só não é o Homem-Aranha que eu gosto. Aquele do primeiro e do segundo filme, apesar de algumas alterações - olá teia orgânica -, representaram bem, ao meu ver, o Aranha no cinema).

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Diários de Campanha / Re:Os Leões de Ashgar - a Saga dos Leões do Deserto
« Online: Julho 17, 2012, 12:24:51 pm »
Gostei bastante da mitologia dos Ashgar. Tanto que não me veio à memória nenhuma referência histórica/literária mais imediata. O texto, ainda que com alguns deslizes de coordenação, está bem escrito. Parabéns!

Atualize o post aqui na Spell quando tiver mais material!

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Sistemas & Cenários / Re:Legends & Lore: The Five-Minute Workday
« Online: Julho 17, 2012, 12:19:10 pm »
Só acho uma estupidez falar que "Dia de 5 minutos" é culpa do jogador powergamer quando se ignora que o único meio de recuperação de um personagem no 1º nível é rolar um Hit Die. POR DIA. E isso se vc tiver um Healer's Kit.

Ou isso, ou é a festa da uva das poções e itens mágicos.

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Off-Topic / Re:Spell Pipoca
« Online: Julho 17, 2012, 12:14:07 pm »
O que eu achei chato no filme é que não era o Homem-Aranha. Era a história de um vigilante vingativo com poderes de aranha. E um vilão bizarro.

Isto. Foi exatamente essa a minha sensação no cinema. A roupa, os lançadores de teia, as piadas estavam lá, mas não era o Homem-Aranha. Pô, cortaram até o "grandes poderes trazem grandes responsabilidades"...

(Se bem que isso pode ser decorrência de eu ter assistido o filme dublado. Sim, o "Espetacular Homem-Aranha" foi uma sessão de tortura :P ).

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Sistemas & Cenários / Re:Legends & Lore: The Five-Minute Workday
« Online: Julho 16, 2012, 10:21:59 pm »
Eu nem tenho vontade mais de comentar as notícias relacionadas ao DnD Next tamanho o desapontamento com o que vem sendo divulgado.

Mas especialmente hoje, eu li algo em relação ao 5-minute workday que me disse muito daquilo que perguntei há um tempo atrás quando as notícias sobre o design e o playtest do Next começaram a sair: que público é esse que eles tanto falam. Dado a grande animosidade que vejo contra as decisões de M.Mearls e cia - talvez mais pelos locais que frequento do que pela procura sistemática, obviamente - esse "público" sempre foi meio vago pra mim, folclórico até.

Mas aí, esse post: o dia de cinco minutos é uma falácia. Não é algo espetacular, estrondoso. Mas é sintomático de uma maneira de se pensar RPG que não é semelhante à minha. E o pior, ele é coerente dentro de sua lógica - por mais torta que ela seja. E, infelizmente, é a lógica que o time de designers da WotC seguem na composição do novo DnD.

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Off-Topic / Re:Spell Pipoca
« Online: Julho 16, 2012, 09:36:39 pm »
Tem certeza que o problema não foi a companhia?

Nhé... Não. Nem se ela saltasse da poltrona e lançasse teias pela sala o filme ficaria bom.

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Off-Topic / Re:Spell Pipoca
« Online: Julho 16, 2012, 09:27:58 pm »
Existem filmes ruins. Existem filmes péssimos. E existe o "Espetacular Homem-Aranha". Puta merda! Não sou desses fãs xiitas que tem chilique por adaptações ao cinema (ou a outras mídias que não a original), mas que lixo esse filme. Cheguei a me contorcer na poltrona de tanto desgosto. Aquilo não é o cabeça-de-teia amigo da vizinhança. Foda é saber que as continuações já estão engatilhadas - e que eu paguei uma entrada inteira, por conta de ter convidado alguém pra assistir comigo.

Pra não dizer que fiquei só malhando o filme, alguma cenas à lá McFarlane (ainda que sempre tenha preferido o JRomitaJr) e a sacada da roupa de bobsled foram boas.




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