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Posts - Smaug

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Dicas & Ideias / Re:Jogos anti-railroad ?
« Online: Janeiro 30, 2014, 06:48:51 pm »
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Pegue o Templo do Mal Elemental por ex: eu nunca li, mas pelas resenhas que vejo, a coisa era extremamente aberta - o grupo podia entrar na masmorra de 8 formas diferentes, a masmorra em si era extremamente não-linear ( com partes que dificilmente seriam exploradas em apenas 1 jogada), e com diversas formas de se sair/concluir o calabouço (ou pôr fim ao Mal citado no título).
O mais legal é que eles conseguiram manter tudo isso no game, pena que seja um jogo extremamente bugado...

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Dicas & Ideias / Re:Que jogos vocês mais jogaram na vida ?
« Online: Janeiro 30, 2014, 02:22:17 pm »
Embora eu admita que ainda uso alguns ganchos e sociedades secretas de Trevas nas minhas campanhas de Storiteller/Storitelling...

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Dicas & Ideias / Re:Que jogos vocês mais jogaram na vida ?
« Online: Janeiro 30, 2014, 11:49:15 am »
1- Lobisomem: o apocalipse;

2- D&D (AD&D em diante);

3- GURPS.

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Dicas & Ideias / Re:Inteligência do person VS inteligência do jogador
« Online: Janeiro 24, 2014, 02:24:10 pm »
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Também sou adepto desta interpretação não punitiva e, ao contrário, se o jogador tenta algo complexo demais para a inteligência dele (geralmente 8 dos brutos) aí restrinjo dizendo que ele não tem capacidade de elaborar um plano tão complexo sozinho.
Eu evito dizer não. Sempre peço um teste. Eles estão ai para isso afinal.

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Dicas & Ideias / Re:Inteligência do person VS inteligência do jogador
« Online: Janeiro 24, 2014, 03:43:39 am »
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Ou seja, voltamos ao ponto principal: o personagem que tiver a maior habilidade social (independente se o jogador em si é bom de "lábia" ) vai automaticamente conseguir extrair mais favores e gracejos de NPCs e PCs, enquanto o personagem que tiver menor habilidade social terá (muita) dificuldade em fazer isso.
Eu acho isso mais do que correto. Do contrário, na hora do combate, deveria ser exigido que os jogadores de personagens combatentes demonstrassem habilidades iguais.

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Dicas & Ideias / Re:Inteligência do person VS inteligência do jogador
« Online: Janeiro 23, 2014, 03:02:06 pm »
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Lembrando que os jogadores receberão bônus de +1 pra cada ação que fizerem enquanto estiverem usando as respostas do mestre (como testes de furtividade para se infiltrar pelo riacho, por ex). Com certeza esse método não vai agradar a todos nem tampouco combinar com todos os jogos, mas dentro da proposta de Dungeon World/Apocalypse World funciona muitíssimo bem.
Funciona também em D&D 4e, eu já vinha aplicando isso de modo discreto com Intuição passiva ou ativa caso o jogador pedisse por uma dica.

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Sistemas & Cenários / Re:Blood and Smoke é lançado
« Online: Janeiro 17, 2014, 02:29:16 pm »
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Eu sei que não foi intencional, mas "o personagem tem que se identificar como uma mulher" como uma penalidade/efeito negativo dessa vantagem é algo que pode ter algumas interpretações muito ofensivas por parte de leitores.  :P
Pensei a mesma coisa, tem mais cara de pré-requisito do que efeito colateral.

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Dicas & Ideias / Re:Jogos anti-railroad ?
« Online: Janeiro 17, 2014, 02:25:20 pm »
Isso:
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Eu acho que, provavelmente, mas não obstante, seja a técnica marota que alguns mestres se utilizam de forçar os jogadores a seguir caminho X.

Me parece ligeiramente diferente disso:
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Dungeons and Dragons. Ou qualquer RPG que não utilize as melhores tendências de game design da última semana.  :P

O primeiro parece o mestre forçando um caminho especifico, o que poderia ter acontecido até na aventura do Arcane, caso ele realmente quisesse usar uma das 3 rotas de fuga. Ou seja, independe, até certo ponto, do sistema e vai mais do mestre.
O segundo parece ter mais dependência do sistema pra acontecer. Por exemplo, em D&D 4e, onde um combate improvisado pode ser problemático e o sistema de perícias não ajuda muito. Não vou dizer que não acontece, o que é impossível, só é bem mais difícil, tanto mestres e jogadores vão ter de respirar fundo e ir com calma.
É isso?

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Dicas & Ideias / Re:Jogos anti-railroad ?
« Online: Janeiro 17, 2014, 12:55:52 am »
Vou fazer uma pergunta muito noob agora, mas é porque cada vez que eu acho que to entendendo eu percebo que não tô: o que vocês chamam de railroading?

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Off-Topic / Re:O que você está lendo?
« Online: Janeiro 15, 2014, 10:02:46 pm »
e se conseguir finalmente ler (ou começar) Moby Dick.

Boa sorte. Eu odiei ter tido que ler esse livro.

Por que foi obrigada ou não gostou do estilo? De qualquer forma, não achei o exemplar que eu jurava que tinha em casa, então comecei a ler a Odisséia. To gostando bastante!

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Sistemas & Cenários / Re:Blood and Smoke é lançado
« Online: Janeiro 11, 2014, 09:43:41 pm »
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Jà o Deus-Máquina é indiferente. Ele usa os seres humanos e pra ele é mais seguro mantê-los na ignorância, e só.
Não sei se ele seria tão indiferente assim, já que ele puniu a rebeldia dos seres humanos com as 4 maldições dos anjos...

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Sistemas & Cenários / Re:Blood and Smoke é lançado
« Online: Janeiro 06, 2014, 11:49:36 pm »
Ou o motor primordial de Aristoteles...?

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Jogos Sociais / Re:Pedra, Papel, Metralhadora
« Online: Janeiro 06, 2014, 03:07:39 am »

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Jogos Sociais / Re:Pedra, Papel, Metralhadora
« Online: Janeiro 06, 2014, 02:56:01 am »

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Sistemas & Cenários / Re:Blood and Smoke é lançado
« Online: Janeiro 06, 2014, 01:32:49 am »
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Quer dizer, que parte de "Esse personagem é uma imensa piada de pura violência e macheza" é preciso reforçar para notar que o Conde Fucking Drácula não é provavelmente o mesmo Drácula que teria fundado a Ordo Dracul?
Primeiro que eu não li ainda o pdf que você passou. Segundo que a WW (e por conseguinte a Onyx) não é conhecida por sensatez ao lidar com personagens históricos. Na verdade, quando se trata de Drácula, todo mundo acha que teve a ideia mais original possível para lidar com o personagem (o que resulta em Drácula Judas, Drácula "motoqueiro tatuado" de Blade Trinity, Drácula no Espaço, Drácula Fada Unseliee, Dracula "Ozzy" de Van Helsing) então eu sempre fico com a pulga atrás da orelha...

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