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Posts - Bispo

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Sistemas & Cenários / Re:[5e] Porque usar Descanso Curto?
« Online: Julho 25, 2016, 04:17:04 pm »
Eu não vejo problema no "short rest"(descanso curto) per se, mas sim na estrutura na qual ele está inserido.

A ideia de "Adventuring Day" tendo, dentro dos padrões normais, 6 a 8 encontros e 2 short-rests é bem irreal -- salvo, talvez, em aventuras prontas. E quando um jogo não segue esta expectativa, as coisas complicam para classes dependentes de short-rest (Fighter, Monk e Warlock).

Por isso, as regras alternativas de descanso (DMG, p. 267) -- seja o "Heroísmo Épico, seja "Realismo Austero"-- agradam-me mais do que a ideia de descanso padrão.





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Design & Desenvolvimento / Re:[5e] Warrior: an improved Fighter
« Online: Julho 20, 2016, 05:20:30 pm »
Vou dar um pitaco cobre o Superiority Dice. Lembra do Psich Warrior da 3.5 que recuperava o focus com uma swift action? O guerreiro no next não poderia fazer algo semelhante quando estivesse com menos da metade dos seus Superiority Dices?
Não joguei o next ainda, então não sei qual o impacto disso em jogo, mas do jeito que eu ando lendo todo mundo tem reclamado dos poucos Superiority Dices da classe.

Então, teria que ver o que realmente deu errado: a recarga ou o número de SDs. Porque optei por dar menos SD ao Warrior intencionalmente -- a ideia era manter o bookkeeping sob controle por conta das novas habilidades de classe e arquétipo. Só que, pelo que senti em jogo, isso não funcionou. Pelo menos no nível 7. Acabou ficando limitado demais.

Teria que testar em níveis mais altos para ver se isso se mantém. Se sim, talvez retornar ao número de SDs originais do Fighter padrão (embora eu tenda a considerar que seja um número alto, em razão das novas habilidades) ou fazer um ajuste mais refinado.

Agora a questão de recuperar os SDs esbarra em outros dois problemas: i) por ser uma habilidade recuperável por short-rest, ela é impactada diretamente por qualquer alteração na estrutura de aventura do DnD 5e  (que prevê 6 a 8 encontros e 2 short rests por adventuring day) -- até propus uma regra caseira quanto a isso; ii) há uma habilidade de classe que torna mais fácil a recuperação dos SDs (Relentless), só que talvez ela apareça tarde demais na progressão. Talvez pensar em alguma habilidade ao estilo de "Arcane Recovery" do Mago ou "Flexible Casting" do Feiticeiro em níveis anteriores.

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Design & Desenvolvimento / Re:[5e] Warrior: an improved Fighter
« Online: Julho 17, 2016, 06:35:30 pm »
Bom,

Tive oportunidade de testar a classe esse fds e alguns comentários.

Primeiro o build que usei

(click to show/hide)

Restante do grupo: Human Rogue Thief, Human Priest Battle Chaplain (homebrew meu do "Clérigo"), Half-Elf Sorcerer, Human Wizard Necromancer.

Setup da aventura: 5 encontros (1 interação, 1 exploração, 3 combativos), sem short-rests.
Encontros combativos: 1 de dificuldade mediana, 1 dificuldade difícil, 1 dificuldade mortal.


Comentários:

i) Fiz um build básico: sword'n'board com um quê de Defender (por conta de Sentinel, Protection fighting style e a manobra Grim Intent). Não quis abusar (Crossbow Expert/Sharpshooter, Archery Style, Bracers of Archery ou Greatsword, Great Weapon Fighting e Great Weapon Master) para não ter a percepção enviesada por estas habilidades.

ii) Duas manobras iniciais mais uma no nível 7 é pouco. Talvez seja o caso de retornar para número de manobras do Battle Master original (4 no nível 3, +2 nos níveis 7, 10 e 15) ou distribuir melhor isso (3 no nível 3, 3 no nível 7, 2 nível 10, 1 nível 15)   

iii) Second Wind permitir que o Warrior reganhe 10+nível de warrior de hit points. Ou em caso de rolagem, permitir o jogador escolher a média (6) da rolagem (d10 do Hit Dice do Warrior).

iv) Grim Intent é uma boa no arsenal do Warrior. Fez diferença quando foi utilizada.

Pontos positivos: a classe funcionou bem e o build foi bem efetivo no que se propôs.  Ponto negativo é que, tal como o Fighter original, ela ainda é dependente de short-rests. Mesmo que só tenha usado a maioria de suas habilidades nos encontros combativos (três), a classe ainda se  sentiu pressionada pela administração de recursos (leia-se Superiority Dice).

O warrior ainda deixa a desejar nos pilares exploração e interação, mas talvez melhore com os níveis (por conta de habilidades, tais como os Martial Exploits Glowering Threat ou Know Your Enemy) ou mesmo itens mágicos.

Bom, testar mais para ver.

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Design & Desenvolvimento / [5e] Priest: an alternative Cleric
« Online: Julho 04, 2016, 06:18:11 pm »
Aproveitando que estava com a mão na massa, segue uma alternativa ao Clérigo vanilla do PHB.

Nunca curti a maneira com os clérigos foram implementados em D&D. Tanto do ponto de vista teórico-filosófico (vc é exclusivamente um servo dos deuses e pronto), quanto do ponto de vista mecânico (clérigo porradeiro, clérigo da natureza, clérigo da magia, etc. -- Guerreiros, Druidas e Magos já estão aí, pô. Além disso, e os Paladinos?).

Confesso que a minha visão é mais antropocêntrica, mas aí outras classes podem dar conta de outros aspectos para outras raças (Bardo e Druida, por exemplo).

Bom, é isso. Comentários, críticas e sugestões são, como sempre, bem-vindos!


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Design & Desenvolvimento / Re:[5e] Warrior: an improved Fighter
« Online: Julho 04, 2016, 06:10:20 pm »
Valeu, Heitor! E sim, se quiser traduzir a classe, fique à vontade. Só se lembre que muito do material dela tem copyright (embora eu pense que os advogados ninjas da WotC não se importem com o público lusófono, vai quê, né?).

Sobre suas questões.

> o Guerreiro ganhar todos os estilos de luta no primeiro nível (afinal ele é o homem-de-armas);
> o Battlemaster ter acesso todas as manobras de combate. Se ficar muito exagerado, certas manobras poderiam ser usadas somente quando determinado estilo de combate estiver ativo;

Então, a questão aí é mais a praticidade da coisa. São muitas habilidades para administrar/memorizar. Se nem conjuradores têm acesso a todas as magias... Mas a ideia de manobras vinculadas a estilos de luta é maneira. Vou pensar sobre o assunto.

> o Guerreiro recuperar seus usos por encontro de habilidades (dados de superioridade, second wind, action surge) assim que o encontro/combate termina.

Hm... tem que ver o balanço com outras classes (principalmente as outras dependentes de short-rest, como Monge e Warlock). Porque se essa habilidade for exclusiva do Warrior-Fighter, tem-se um dos problemas da era 3.X, do meu ponto de vista: criação infinita de subsistemas (sendo as classes uma delas) que transformam o sistema em si num trambolho.

No fundo, é questão de testar e ir refinando as coisas.

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Design & Desenvolvimento / Re:[5e] Warrior: an improved Fighter
« Online: Junho 29, 2016, 11:56:48 pm »
Post-duplo só para dizer que versão "rip out your PHB" está pronta. Até conseguir testá-la mais, principalmente em níveis altos, não a modificarei mais.

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Design & Desenvolvimento / Re:[5e] Warrior: an improved Fighter
« Online: Junho 21, 2016, 03:03:46 pm »
1. Em que ordem do turno ocorre a Ação Extra devido a Ferocious Reaction? Eu assumo que basicamente esse poder "transforma" a Reação gasta em uma Ação e ocorre imediatamente após ser gasto, algo como um "Immediate Interruption" na 4e. Estou certo?

Sim, foi dessa maneira que imaginei. A ideia é dar ao Warrior a chance dele agir antes de cair, inclusive gastando recursos para negar isso (como usar Second Wind). O que reforça sua natureza resiliente.

Mas parece que o texto não está muito claro quanto a isso. Sugestões para melhorá-lo sem quebrar a economia de ações?

2. O bônus em 2 em Força de Unending Strength pode superar o limite de 20? Assumo que sim, porque nesse nível um Guerreiro certamente já atingiu 20 em Força ao menos 7 níveis antes.

Also, porque não permitir que essa habilidade tenha um equivalente para Dex? O Slayer não é necessariamente o "Bárbaro Mal-Camuflado", mas sim o Pináculo da Habilidade Física.

Verdade! Esqueci totalmente dos Dex-Warrior quando elaborei essa característica. Vou revisá-la e aproveitar para deixar claro essa questão dos limites de Ability score.

3. Não há nenhuma mecânica de Recuperação de Superiority Dices? Um problema que me incomoda é justamente esse, o número de SDs é relativamente baixo e devido a ao Design "Tô Pouco me Fodendo, o DM Decide" de Next, um Short Rest pode ocorrer "Entre Encontros" ou "Praticamente um Dia de Aventura", cuja imprevisibilidade pode limitar severamente o Battle Master.

Então, eu entendo e concordo contigo sobre essa situação. Até desenvolvi alguma coisa ao remodelar o Relentless. Mas a habilidade vem bem tarde na "vida útil" da classe.

No entanto, penso que esse problema não é exclusivo do Battle Master, seja do Warrior ou do Fighter. Ele afeta outras classes também, principalmente Monge (mas também quem liga? :P ) e Warlock. A expectativa do sistema é que os jogadores tenham 2 short rests por long rest. Se o DM muquirana-desvairado não respeita isso, sugiro a seguinte regra-caseira pro jogo (inspiroubada daqui): "Twice per day, anyone in the group can use an take 1 minute to take a short rest, spending their hit dice and recharging short rest features".

Felizmente, a Comunidade Homebrewer de D&D Next já tem uma pequena solução para isso, o Homebrewery:)

Wow! Aí sim. :victory:
Obrigado pelo link (e pelos comentários também).

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Design & Desenvolvimento / [5e] Warrior: an improved Fighter
« Online: Junho 19, 2016, 01:31:11 pm »
Antes de tudo, desculpem pelo título em inglês. A intenção passa longe do pedantismo, e tem mais a ver com interpretações conceituais dos termos "Warrior" e "Fighter", bem como a tradição de suas traduções no contexto lusófono. Se tivesse a liberdade de redefinir do zero essa tradição, o título do tópico seria algo como "Guerreiro: uma versão aprimorada do Combatente".

Bom, após cerca de dois anos do lançamento da Quinta edição do DnD, milhares de discussões internet afora sobre o assunto (na Spell inclusive), diversas tentativas de se concertar a classe, e horas de jogo, apresento para apreciação crítica da comunidade minha versão do Fighter. Ele ainda não foi testado em mesa, mas pretendo fazê-lo em breve. Sintam-se livres para utilizá-lo também.

Antes de postar o link do arquivo, algumas outras observações: eu o redigi em inglês porque como não há uma tradução oficial da Quinta edição para o português, preferi me ater aos termos oficiais e originais. Daí para não fazer uma salada de línguas, preferi escrever o material todo em inglês. E não liguem pro layout "chapado", é uma versão de trabalho ainda. Quando tiver polido a classe o suficiente, faço (ou peço para alguém mais capacitado porque sou uma negação nisso) algo visualmente mais agradável. E, por fim, desculpem se houver erros de digitação. Estou num computador bem meia-boca -- a tecla de "Espaço" e o "E" não funcionam direito. :P

Sem mais delongas, segue o link: https://docs.google.com/document/d/1dkSHwUg18BEJgZWCT3UXfag80FlwlriJBF1QIoQB0nA/edit?usp=sharing.

Críticas, sugestões e comentários são bem-vindos ;)

PS: Podem comentar diretamente no arquivo ou aqui, acompanharei os dois canais.

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Sistemas & Cenários / Re:[5e] Bardo, Multiclasse e Magical Secrets
« Online: Junho 16, 2016, 04:26:57 pm »
Hmmm :hum:

Eu sei que a minha questão foi meio cretina -- pela ideia de dobrar o sistema. Mas imaginei que se é possível conjurar magias em slots de nível alto mesmo não conhecendo magias desses niveis, talvez esse "buraco" nas regras também pudesse ser explorado. Vou ter que me contentar com o Divine Smite de 10d8, então.

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Sistemas & Cenários / [5e] Bardo, Multiclasse e Magical Secrets
« Online: Junho 13, 2016, 12:42:57 am »
Considerando o build Paladino 6/Bardo 14, é possível ter uma magia de 9o. nível usando Magical Secrets?

Explico: o build tem 1 slot de magia de 9o nível (3 pelos níveis de Paladino + 14 pelos níveis de Bardo, 17 níveis de conjurador no total), conforme a tabela "Multiclass Spellcaster: Spell Slots per Spell Level", PHB, p. 165). No nível 14, o Bardo ganha a característica Magical Secrets que diz:

Citação de: PHB, p. 54
Choose two spells from any class, including this one. A spell you choose must be of a level you can cast, as shown on the Bard table, or a cantrip.

Pela tabela de progressão da classe, no nível 14, o Bardo conhece magias de até 7o. nível. Mas, no caso do build que apresentei acima, ele teria acesso a slots de 9o. nível de magias. Ou seja, tecnicamente, com Magical Secrets o Pally-ard poderia conjurar uma magia de 9o nível.

É isso, ou estou super-interpretanto a regra?

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Dicas & Ideias / Re:Kickstarter them ALL!
« Online: Abril 29, 2016, 09:25:26 pm »
Sem tempo para elaborar muito, mas que fique registrado.

KS do Book of the Righteous for Fifth Edition. Um dos livros mais bacanas da era 3.X sobre religiões nos mundos de fantasia medieval vai (ou espera-se) ganhar sua versão para a Quinta Edição. Também tem umas pledges para colecionadores, com material antigo. Projeto da Green Ronin (Chris Pramas), com participação do Robert J. Schwalb e Rodney Thompson, dois dos designers da 5e.

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Sinceramente, no atual estado das coisas, acho que não faz muita diferença. Ainda mais se sua mesa não tiver outro personagem para preencher este nicho.

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Guilda Mercante / Re:Vendo e Numenera e Livros D&D 4°
« Online: Fevereiro 23, 2016, 06:20:28 pm »
Cara, tenta essas duas comunidades do Facebook:

Venda seu RPG

e

RPG VENDAS

Às vezes dá mais certo.

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Dicas & Ideias / Re:Kickstarter them ALL!
« Online: Fevereiro 17, 2016, 12:37:20 am »
Esse quase passou batido...

Apocalypse World 2nd Edition
Período de financiamento: Já financiado. 13 dias para fechar (1 março de 2016)
Comentários: Vincent Baker, o cara dos mil projetos de fundo de gaveta, lançou um KS pra segunda edição de sua cria mais famosa: o Apocalypse World. Pelo que pude ver no preview disponibilizado gratuitamente pela campanha, as mudanças parecem significativas, embora não alterem a pegada do cenário-jogo proposto pelo sistema. De destaque, cito os movimentos de batalha (battle moves), provavelmente inspirados no que o Baker vinha experimento no AW: Dark Ages, e o "lineup" dos playbooks disponíveis (além de mudanças nos movimentos dos playbooks). Nisso não estou muito ligado, porque quando joguei, fiz um Touchstone -- playbook de "DLC". No mais, tem uma entrevista com o Baker e a Meg Baker (co-desenvolvedora do sistema) sobre a campanha disponível aqui.
Pledges/apoios interessantes: Em tempos de dólar nas alturas, a pledge de U$ 10 já garante o PDF do livro.

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Dicas & Ideias / Re:Kickstarter them ALL!
« Online: Fevereiro 12, 2016, 01:53:16 pm »
(click to show/hide)

450k+ dólares num dia. Caraleo! Monte Cook ficou com inveja agora.

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