Autor Tópico: [5e] Warrior: an improved Fighter  (Lida 2669 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

[5e] Warrior: an improved Fighter
« Online: Junho 19, 2016, 01:31:11 pm »
Antes de tudo, desculpem pelo título em inglês. A intenção passa longe do pedantismo, e tem mais a ver com interpretações conceituais dos termos "Warrior" e "Fighter", bem como a tradição de suas traduções no contexto lusófono. Se tivesse a liberdade de redefinir do zero essa tradição, o título do tópico seria algo como "Guerreiro: uma versão aprimorada do Combatente".

Bom, após cerca de dois anos do lançamento da Quinta edição do DnD, milhares de discussões internet afora sobre o assunto (na Spell inclusive), diversas tentativas de se concertar a classe, e horas de jogo, apresento para apreciação crítica da comunidade minha versão do Fighter. Ele ainda não foi testado em mesa, mas pretendo fazê-lo em breve. Sintam-se livres para utilizá-lo também.

Antes de postar o link do arquivo, algumas outras observações: eu o redigi em inglês porque como não há uma tradução oficial da Quinta edição para o português, preferi me ater aos termos oficiais e originais. Daí para não fazer uma salada de línguas, preferi escrever o material todo em inglês. E não liguem pro layout "chapado", é uma versão de trabalho ainda. Quando tiver polido a classe o suficiente, faço (ou peço para alguém mais capacitado porque sou uma negação nisso) algo visualmente mais agradável. E, por fim, desculpem se houver erros de digitação. Estou num computador bem meia-boca -- a tecla de "Espaço" e o "E" não funcionam direito. :P

Sem mais delongas, segue o link: https://docs.google.com/document/d/1dkSHwUg18BEJgZWCT3UXfag80FlwlriJBF1QIoQB0nA/edit?usp=sharing.

Críticas, sugestões e comentários são bem-vindos ;)

PS: Podem comentar diretamente no arquivo ou aqui, acompanharei os dois canais.
« Última modificação: Junho 19, 2016, 01:33:14 pm por Bispo »

Re:[5e] Warrior: an improved Fighter
« Resposta #1 Online: Junho 20, 2016, 07:21:53 pm »
Tenho que admitir que eu gostei de diversos pontos do que fez e de como implementou algumas ideias que eu tinha em mente de maneira mais elegante (Second Wind e Fighting Style), introduziu Weapon Aptitude que é uma "Maestria em Armas sem ficar restrito a uma só".

Contudo, certamente você não postou isso esperando um Asinus Asinum Fricat, então vamos aos detalhes:

1. Em que ordem do turno ocorre a Ação Extra devido a Ferocious Reaction? Eu assumo que basicamente esse poder "transforma" a Reação gasta em uma Ação e ocorre imediatamente após ser gasto, algo como um "Immediate Interruption" na 4e. Estou certo?

2. O bônus em 2 em Força de Unending Strength pode superar o limite de 20? Assumo que sim, porque nesse nível um Guerreiro certamente já atingiu 20 em Força ao menos 7 níveis antes.

Also, porque não permitir que essa habilidade tenha um equivalente para Dex? O Slayer não é necessariamente o "Bárbaro Mal-Camuflado", mas sim o Pináculo da Habilidade Física.

3. Não há nenhuma mecânica de Recuperação de Superiority Dices? Um problema que me incomoda é justamente esse, o número de SDs é relativamente baixo e devido a ao Design "Tô Pouco me Fodendo, o DM Decide" de Next, um Short Rest pode ocorrer "Entre Encontros" ou "Praticamente um Dia de Aventura", cuja imprevisibilidade pode limitar severamente o Battle Master.

Citar
Quando tiver polido a classe o suficiente, faço (ou peço para alguém mais capacitado porque sou uma negação nisso) algo visualmente mais agradável

Felizmente, a Comunidade Homebrewer de D&D Next já tem uma pequena solução para isso, o Homebrewery:)
« Última modificação: Junho 20, 2016, 07:24:03 pm por Lúcio Quíncio Cincinato »

Re:[5e] Warrior: an improved Fighter
« Resposta #2 Online: Junho 21, 2016, 03:03:46 pm »
1. Em que ordem do turno ocorre a Ação Extra devido a Ferocious Reaction? Eu assumo que basicamente esse poder "transforma" a Reação gasta em uma Ação e ocorre imediatamente após ser gasto, algo como um "Immediate Interruption" na 4e. Estou certo?

Sim, foi dessa maneira que imaginei. A ideia é dar ao Warrior a chance dele agir antes de cair, inclusive gastando recursos para negar isso (como usar Second Wind). O que reforça sua natureza resiliente.

Mas parece que o texto não está muito claro quanto a isso. Sugestões para melhorá-lo sem quebrar a economia de ações?

2. O bônus em 2 em Força de Unending Strength pode superar o limite de 20? Assumo que sim, porque nesse nível um Guerreiro certamente já atingiu 20 em Força ao menos 7 níveis antes.

Also, porque não permitir que essa habilidade tenha um equivalente para Dex? O Slayer não é necessariamente o "Bárbaro Mal-Camuflado", mas sim o Pináculo da Habilidade Física.

Verdade! Esqueci totalmente dos Dex-Warrior quando elaborei essa característica. Vou revisá-la e aproveitar para deixar claro essa questão dos limites de Ability score.

3. Não há nenhuma mecânica de Recuperação de Superiority Dices? Um problema que me incomoda é justamente esse, o número de SDs é relativamente baixo e devido a ao Design "Tô Pouco me Fodendo, o DM Decide" de Next, um Short Rest pode ocorrer "Entre Encontros" ou "Praticamente um Dia de Aventura", cuja imprevisibilidade pode limitar severamente o Battle Master.

Então, eu entendo e concordo contigo sobre essa situação. Até desenvolvi alguma coisa ao remodelar o Relentless. Mas a habilidade vem bem tarde na "vida útil" da classe.

No entanto, penso que esse problema não é exclusivo do Battle Master, seja do Warrior ou do Fighter. Ele afeta outras classes também, principalmente Monge (mas também quem liga? :P ) e Warlock. A expectativa do sistema é que os jogadores tenham 2 short rests por long rest. Se o DM muquirana-desvairado não respeita isso, sugiro a seguinte regra-caseira pro jogo (inspiroubada daqui): "Twice per day, anyone in the group can use an take 1 minute to take a short rest, spending their hit dice and recharging short rest features".

Felizmente, a Comunidade Homebrewer de D&D Next já tem uma pequena solução para isso, o Homebrewery:)

Wow! Aí sim. :victory:
Obrigado pelo link (e pelos comentários também).

Re:[5e] Warrior: an improved Fighter
« Resposta #3 Online: Junho 29, 2016, 11:56:48 pm »
Post-duplo só para dizer que versão "rip out your PHB" está pronta. Até conseguir testá-la mais, principalmente em níveis altos, não a modificarei mais.

Offline Heitor

  • Demagogo
    • Ver perfil
Re:[5e] Warrior: an improved Fighter
« Resposta #4 Online: Julho 03, 2016, 11:40:35 pm »
Gostei muito dessa versão da classe Bispo. Assim como o Elfo disse, você implementou bem umas ideias que eu andava matutando. Já adianto o pedido de permissão pra traduzir, quando eu tiver um tempo :victory:

Eu acho que o Guerreiro sai prejudicado justamente pela tentativa de fazer dele a classe-simples-linear-de-iniciante, que ganha um monte de esmola só pra não ficar com níveis mortos, e você conseguiu justamente encorpar a classe com opções simples e úteis.

Ficaram joia os "talentos exclusivos" que o Guerreiro ganha (Weapon Aptitude, Battle Mastery, War Tempered e Force the Battle), especialmente o primeiro, pois eu pensava em fazer algo semelhante ao dado de Artes Marciais do Monge, mas do seu jeito ficou bem mais coeso e sem jeito de "habilidade repintada".

Mas se a especialidade do Guerreiro é lutar melhor que as outras classes, porque não desatar logo o resto das amarras? Como:

> o Guerreiro ganhar todos os estilos de luta no primeiro nível (afinal ele é o homem-de-armas);
> o Battlemaster ter acesso todas as manobras de combate. Se ficar muito exagerado, certas manobras poderiam ser usadas somente quando determinado estilo de combate estiver ativo;
> o Guerreiro recuperar seus usos por encontro de habilidades (dados de superioridade, second wind, action surge) assim que o encontro/combate termina.



« Última modificação: Julho 04, 2016, 11:50:32 am por Heitor® »

Re:[5e] Warrior: an improved Fighter
« Resposta #5 Online: Julho 04, 2016, 06:10:20 pm »
Valeu, Heitor! E sim, se quiser traduzir a classe, fique à vontade. Só se lembre que muito do material dela tem copyright (embora eu pense que os advogados ninjas da WotC não se importem com o público lusófono, vai quê, né?).

Sobre suas questões.

> o Guerreiro ganhar todos os estilos de luta no primeiro nível (afinal ele é o homem-de-armas);
> o Battlemaster ter acesso todas as manobras de combate. Se ficar muito exagerado, certas manobras poderiam ser usadas somente quando determinado estilo de combate estiver ativo;

Então, a questão aí é mais a praticidade da coisa. São muitas habilidades para administrar/memorizar. Se nem conjuradores têm acesso a todas as magias... Mas a ideia de manobras vinculadas a estilos de luta é maneira. Vou pensar sobre o assunto.

> o Guerreiro recuperar seus usos por encontro de habilidades (dados de superioridade, second wind, action surge) assim que o encontro/combate termina.

Hm... tem que ver o balanço com outras classes (principalmente as outras dependentes de short-rest, como Monge e Warlock). Porque se essa habilidade for exclusiva do Warrior-Fighter, tem-se um dos problemas da era 3.X, do meu ponto de vista: criação infinita de subsistemas (sendo as classes uma delas) que transformam o sistema em si num trambolho.

No fundo, é questão de testar e ir refinando as coisas.

Re:[5e] Warrior: an improved Fighter
« Resposta #6 Online: Julho 17, 2016, 06:35:30 pm »
Bom,

Tive oportunidade de testar a classe esse fds e alguns comentários.

Primeiro o build que usei

(click to show/hide)

Restante do grupo: Human Rogue Thief, Human Priest Battle Chaplain (homebrew meu do "Clérigo"), Half-Elf Sorcerer, Human Wizard Necromancer.

Setup da aventura: 5 encontros (1 interação, 1 exploração, 3 combativos), sem short-rests.
Encontros combativos: 1 de dificuldade mediana, 1 dificuldade difícil, 1 dificuldade mortal.


Comentários:

i) Fiz um build básico: sword'n'board com um quê de Defender (por conta de Sentinel, Protection fighting style e a manobra Grim Intent). Não quis abusar (Crossbow Expert/Sharpshooter, Archery Style, Bracers of Archery ou Greatsword, Great Weapon Fighting e Great Weapon Master) para não ter a percepção enviesada por estas habilidades.

ii) Duas manobras iniciais mais uma no nível 7 é pouco. Talvez seja o caso de retornar para número de manobras do Battle Master original (4 no nível 3, +2 nos níveis 7, 10 e 15) ou distribuir melhor isso (3 no nível 3, 3 no nível 7, 2 nível 10, 1 nível 15)   

iii) Second Wind permitir que o Warrior reganhe 10+nível de warrior de hit points. Ou em caso de rolagem, permitir o jogador escolher a média (6) da rolagem (d10 do Hit Dice do Warrior).

iv) Grim Intent é uma boa no arsenal do Warrior. Fez diferença quando foi utilizada.

Pontos positivos: a classe funcionou bem e o build foi bem efetivo no que se propôs.  Ponto negativo é que, tal como o Fighter original, ela ainda é dependente de short-rests. Mesmo que só tenha usado a maioria de suas habilidades nos encontros combativos (três), a classe ainda se  sentiu pressionada pela administração de recursos (leia-se Superiority Dice).

O warrior ainda deixa a desejar nos pilares exploração e interação, mas talvez melhore com os níveis (por conta de habilidades, tais como os Martial Exploits Glowering Threat ou Know Your Enemy) ou mesmo itens mágicos.

Bom, testar mais para ver.

Offline Smaug

  • [Mensagem pessoal - altere no seu perfil!]
    • Ver perfil
Re:[5e] Warrior: an improved Fighter
« Resposta #7 Online: Julho 18, 2016, 11:40:57 am »
Citar
Pontos positivos: a classe funcionou bem e o build foi bem efetivo no que se propôs.  Ponto negativo é que, tal como o Fighter original, ela ainda é dependente de short-rests. Mesmo que só tenha usado a maioria de suas habilidades nos encontros combativos (três), a classe ainda se  sentiu pressionada pela administração de recursos (leia-se Superiority Dice).
Vou dar um pitaco cobre o Superiority Dice. Lembra do Psich Warrior da 3.5 que recuperava o focus com uma swift action? O guerreiro no next não poderia fazer algo semelhante quando estivesse com menos da metade dos seus Superiority Dices?
Não joguei o next ainda, então não sei qual o impacto disso em jogo, mas do jeito que eu ando lendo todo mundo tem reclamado dos poucos Superiority Dices da classe.
This happens all the time. No matter how epic the battle, once begun, the thing sounds more or less like a bingo game: People shout out numbers and other people get excited about them.

Re:[5e] Warrior: an improved Fighter
« Resposta #8 Online: Julho 20, 2016, 05:20:30 pm »
Vou dar um pitaco cobre o Superiority Dice. Lembra do Psich Warrior da 3.5 que recuperava o focus com uma swift action? O guerreiro no next não poderia fazer algo semelhante quando estivesse com menos da metade dos seus Superiority Dices?
Não joguei o next ainda, então não sei qual o impacto disso em jogo, mas do jeito que eu ando lendo todo mundo tem reclamado dos poucos Superiority Dices da classe.

Então, teria que ver o que realmente deu errado: a recarga ou o número de SDs. Porque optei por dar menos SD ao Warrior intencionalmente -- a ideia era manter o bookkeeping sob controle por conta das novas habilidades de classe e arquétipo. Só que, pelo que senti em jogo, isso não funcionou. Pelo menos no nível 7. Acabou ficando limitado demais.

Teria que testar em níveis mais altos para ver se isso se mantém. Se sim, talvez retornar ao número de SDs originais do Fighter padrão (embora eu tenda a considerar que seja um número alto, em razão das novas habilidades) ou fazer um ajuste mais refinado.

Agora a questão de recuperar os SDs esbarra em outros dois problemas: i) por ser uma habilidade recuperável por short-rest, ela é impactada diretamente por qualquer alteração na estrutura de aventura do DnD 5e  (que prevê 6 a 8 encontros e 2 short rests por adventuring day) -- até propus uma regra caseira quanto a isso; ii) há uma habilidade de classe que torna mais fácil a recuperação dos SDs (Relentless), só que talvez ela apareça tarde demais na progressão. Talvez pensar em alguma habilidade ao estilo de "Arcane Recovery" do Mago ou "Flexible Casting" do Feiticeiro em níveis anteriores.

Re:[5e] Warrior: an improved Fighter
« Resposta #9 Online: Julho 24, 2016, 10:38:06 pm »
Citar
Agora a questão de recuperar os SDs esbarra em outros dois problemas: i) por ser uma habilidade recuperável por short-rest, ela é impactada diretamente por qualquer alteração na estrutura de aventura do DnD 5e  (que prevê 6 a 8 encontros e 2 short rests por adventuring day) -- até propus uma regra caseira quanto a isso; ii) há uma habilidade de classe que torna mais fácil a recuperação dos SDs (Relentless), só que talvez ela apareça tarde demais na progressão. Talvez pensar em alguma habilidade ao estilo de "Arcane Recovery" do Mago ou "Flexible Casting" do Feiticeiro em níveis anteriores.

Minha sugestão é roupar do passado, utilizar a recuperação de manobras do ToBa (eu nunca abandonarei essa sigla) ou de Grit/Panache de Pathfinder. Eu sugeriria uma lista de métodos (nem todos na mesma classe):

Métodos "Passivos"
1. Ao rolar a Iniciativa, recupera 1/2 Proficiência SDs.
2. Recupera um SD ao atingir um oponente com um 20 natural.
3. Recupera um SD ao reduzir um oponente a 0 PV (ou um oponente cujo CR seja de ao menos 1/2 do nível do Guerreiro).
4. Recupera 1 SDs como Ação Bônus A partir do nível 11, recupera 2 SDs. Essa habilidade é recuperada com um Descanso Curto ou Longo.

Trade-Offs/Risk-Reward:
5. Como uma Ação, realize um ataque com arma ou desarmado que não é beneficiada com Vantagem (ou que vem com Desvantagem). Caso atinja o oponente e cause dano a ele, recupera metade de seus SDs. Essa habilidade é recuperada com um Descanso Longo.

6. Ao ter a oportunidade de atingir um oponente com um AdO, o personagem pode não realizar
o AdO para recuperar 1 SD.

7. Ao atingir um oponente com um taque com arma ou desarmado, o personagem pode optar por gerar um AdO. Caso seja atingido pelo AdO, recupera 1 SD. Caso esse acerto seja um 20 natural, recupera 2 SDs.
« Última modificação: Julho 24, 2016, 10:42:11 pm por Lúcio Quíncio Cincinato »

Re:[5e] Warrior: an improved Fighter
« Resposta #10 Online: Julho 25, 2016, 04:26:33 pm »
Minha sugestão é roupar do passado, utilizar a recuperação de manobras do ToBa (eu nunca abandonarei essa sigla) ou de Grit/Panache de Pathfinder. Eu sugeriria uma lista de métodos (nem todos na mesma classe):

Métodos "Passivos"
1. Ao rolar a Iniciativa, recupera 1/2 Proficiência SDs.
2. Recupera um SD ao atingir um oponente com um 20 natural.
3. Recupera um SD ao reduzir um oponente a 0 PV (ou um oponente cujo CR seja de ao menos 1/2 do nível do Guerreiro).
4. Recupera 1 SDs como Ação Bônus A partir do nível 11, recupera 2 SDs. Essa habilidade é recuperada com um Descanso Curto ou Longo.

Trade-Offs/Risk-Reward:
5. Como uma Ação, realize um ataque com arma ou desarmado que não é beneficiada com Vantagem (ou que vem com Desvantagem). Caso atinja o oponente e cause dano a ele, recupera metade de seus SDs. Essa habilidade é recuperada com um Descanso Longo.

6. Ao ter a oportunidade de atingir um oponente com um AdO, o personagem pode não realizar
o AdO para recuperar 1 SD.

7. Ao atingir um oponente com um taque com arma ou desarmado, o personagem pode optar por gerar um AdO. Caso seja atingido pelo AdO, recupera 1 SD. Caso esse acerto seja um 20 natural, recupera 2 SDs.

São ideias interessantes -- embora, pro meu gosto, prefira maneiras passivas.

Até pensei em fazer manobras e martial exploits que gerem esse efeito (a questão é não as transformar em "feature taxes"). O que me levou a pensar num conceito de "Warlord" aqui...

Re:[5e] Warrior: an improved Fighter
« Resposta #11 Online: Julho 25, 2016, 07:01:52 pm »
Citar
Até pensei em fazer manobras e martial exploits que gerem esse efeito (a questão é não as transformar em "feature taxes").

Parte desses modos de recuperação são ideias que pretendo implementar nas subclasses do Warlord. A 5 e 7 seriam do equivalente ao Bravura Warlord (Risk-Reward é a forma que se joga um - No pain, No gain), a 2, 3 e 6 de um Tactical/Inspiring (Envolvendo menos riscos, sendo mais previsíveis) e a 1 e 4 de um "LazyLord" (Sem risco algum).

Embora, eu não uso SDs, mas sim Manobras a la ToBa, de nível 1-4.

Citar
O que me levou a pensar num conceito de "Warlord" aqui...

Guilty as Charged.
« Última modificação: Julho 25, 2016, 07:06:29 pm por Lúcio Quíncio Cincinato »

Re:[5e] Warrior: an improved Fighter
« Resposta #12 Online: Julho 26, 2016, 12:25:12 am »
Ok, revisões/correções/adições.

A. Especifiquei que o estilo de luta de arquearia ("Archery') beneficia "ranged weapon attacks". Do jeito que estava antes era ambíguo o suficiente para beneficiar magias também.

B. Mudanças no Battle Master.
  • Sob "Combat Superiority". Aumentei o número inicial de manobras aprendidas/conhecidas para 3. Mantive o restante da progressão (+1 nos níveis 7, 10 e 15).
  • Commanding Presence (1). Removi a antiga habilidade de nível 10, e desloquei habilidade de nível 15 para esse nível, que agora está limitada até 6 criaturas.
  • Commanding Presence (2). No nível 15 adicionei uma nova habilidade, inspiro-copiada da habilidade de mesmo nível do Purple Dragon Knight do SCAG.
  • Manobras (Maneuvers). Adicionei a manobra "Cunning Strike". Basicamente ela permite que Battle Master ganhe SD quando acerta um weapon attack.
  • Martial Exploits (1). Agora "Master of Many Weapons" também beneficia chicotes (whips). ;)
  • Martial Exploits (2). Adicionei o martial exploit "Weight the Odds", que basicamente permite que o Battle Master ganhe SD.
  • Martial Exploits (3). Adicionei o martial exploit "Master of Tactics", inspiro-copiado do Mastermind (arquétipo de Rogue do SCAG).

Cunning Strike e Weight the Odds foram inspiradas no Commander do 13 True Ways (livro de expansão do 13E) -- mas só tive a ideia por conta das sugestões do Elfo.

Também por conta de uma conversa com o Elfo, abri a possibilidade para, de fato, se fazer um Warlord na 5e. Sempre curti a ideia da classe (desde o Marshal do Miniature's Handbook da 3.X, passando pelas manobras White Raven do ToB:B9S, até o próprio Warlord da 4e) mas não conseguia defini-la bem no novo sistema. Tinha a dúvida se ela cairia melhor como um arquétipo de classe (Warrior no caso), uma classe independente ou mesmo uma Prestige Class (como vista no UA). Com as manobras e martial exploits é possível fazer um Warlord decente na nova edição -- embora ache que ainda deixe a desejar no quesito administração da economia de ações/recuperação de recursos de aliados. Mas aí é criar manobras/martial exploits voltadas para isso.

Todas as alterações constam no arquivo do GD (disponibilizado no primeiro post deste tópico). Ainda não passei pro Homebrewery.

Ainda estou em dúvidas quanto à proficiência dos STs.

Re:[5e] Warrior: an improved Fighter
« Resposta #13 Online: Julho 26, 2016, 01:08:57 am »
Citar
Também por conta de uma conversa com o Elfo, abri a possibilidade para, de fato, se fazer um Warlord na 5e. Sempre curti a ideia da classe (desde o Marshal do Miniature's Handbook da 3.X, passando pelas manobras White Raven do ToB:B9S, até o próprio Warlord da 4e) mas não conseguia defini-la bem no novo sistema. Tinha a dúvida se ela cairia melhor como um arquétipo de classe (Warrior no caso), uma classe independente ou mesmo uma Prestige Class (como vista no UA). Com as manobras e martial exploits é possível fazer um Warlord decente na nova edição -- embora ache que ainda deixe a desejar no quesito administração da economia de ações/recuperação de recursos de aliados. Mas aí é criar manobras/martial exploits voltadas para isso.

Have no fear, Vlad is here.

Como mencionei, eu comecei a escrever o rascunho do Warlord e algo que fiz foram manobras, e tenho uma quantidade razoável delas. Antes de tudo, alguns detalhes:

As manobras vem em 4 níveis, seguem o sistema de CDs usual do sistema, funcionam em um classe que tem Extra Attack. Essas são as do primeiro nível (a separação de manobras é inspirada no  13 True Ways, mas sem nenhum significado mecânico).

Além, eu assumo o uso de grid, uso o jargão "Adjacente" no lugar de "a até 1,5m do personagem", faço "separação" entre Cantrips e Magias (em geral, manobras do tipo "Enabling" permitem o uso de Cantrips e efeitos que ferrem Conjuradores não afetam Cantrips) e a maioria das Manobras são feitas para funcionar com armas a distância.

(click to show/hide)

Além, todo Senhor da Guerra tem um equivalente do Estilo de Combate, só que na forma de Posturas de Batalha (inspiradas nas Stances de L5R e da 3.x/4.x):

(click to show/hide)
« Última modificação: Julho 26, 2016, 04:49:25 am por Lúcio Quíncio Cincinato »

Re:[5e] Warrior: an improved Fighter
« Resposta #14 Online: Julho 26, 2016, 09:18:41 pm »
Interessante, Elfo! Várias coisas a se pensar.

Não é minha intenção transformar o Battle Master num Warlord "puro", mas sim ter uma premissa "Warlord-lite" (daí Commanding Presence e Battle Action), e possibilitar ao jogador investir nesse caminho caso deseje (por meio de Maneuvers e Martial Exploits). Nesse sentido, creio que suas ideias de manobras vêm bem a calhar.


Além, todo Senhor da Guerra tem um equivalente do Estilo de Combate, só que na forma de Posturas de Batalha (inspiradas nas Stances de L5R e da 3.x/4.x):

Postura de Batalha: O personagem é conhece em todas Posturas de Batalha listadas abaixo, que obedecem as seguintes regras [...]

Ele conhece todas por que são poucas ou é sua ideia dele conhecer quaisquer que venham a ser elaboradas?