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[PbF] Dragon Empire - 13th Age / Re:Todos - Fronteira de Forge
« Online: Julho 28, 2013, 10:36:11 am »
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Quanto a ação do Rugnar: ele conseguiria se aproximar pelas sombras se quiser tentar. Exigiria um teste, claro.

Os derros vestem roupas e usam ferramentas diferentes, mas não parece haver qualquer diferença entre eles.

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[PbF] Dragon Empire - 13th Age / Re:Todos - Fronteira de Forge
« Online: Julho 27, 2013, 09:18:24 pm »
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Tu não teria dificuldade em improvisar um pavio. Para fazer algo como uma explosão programada eu rolaria um teste, mas colocar um pavio e explodir após um tempo não seria difícil.

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[PbF] Dragon Empire - 13th Age / Re:Todos - Fronteira de Forge
« Online: Julho 27, 2013, 02:08:52 pm »
O grupo segue pelo túnel marcado como oficina. Seguindo por alguns minutos pela passagem, é possível ouvir o barulho de metal sendo trabalhado. Eles chegam a uma forjaria: uma dezena de derros trabalham moldando e afiando peças de metal.

A escuridão na sala é iluminada somente pela luz das três grandes forjas usadas aqui. Pedaços de armaduras e armas estão sendo preparadas e os derros conversam entre si enquanto trabalham. O barulho do trabalho os mantém distraídos.

A sala é ampla. Existem vários barris, mesas e estantes bloqueiam a visão. É possível enxergar duas outras saídas daqui, uma na parede oposta a que o grupo entrou na sala e um alçapão de metal atrás de uma estante e próximo de uma das forjas. Um cadeado grande e antigo fecha o alçapão.

Bador aponta para o alçapão.

Ali. O acesso a fortaleza não seria de passagem livre. E o cadeado usado é um modelo anão antigo.

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O mais famoso é o Fate. Uma versão para download gratuito pode ser pega aqui.

Ali também tem o Fate Accelerated, que acho uma versão mais simples e melhor do Fate normal.

Se quiser ver outra versão disso no D&D, que eu lembre o Ad&d já tinha algo assim nas regras de "Panache" do cenário Red Steel. O Red Steel pode ser encontrado de graça na internet, pois era disponibilizado gratuitamente pela Wizards no site antigo dela.

O Shadowrun também tinha algo do tipo, pelo que me lembro. Mas faz muito tempo que li o sistema.

Savage Worlds permite algo similar, mas através da modificação de resultado dos dados. Cortex+ também.

E o Este Corpo Mortal possui uma mecânica onde você pode apostar recursos para definir elementos importantes do cenário, como o funcionamento da magia ou as características de uma criatura.

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[PbF] Dragon Empire - 13th Age / Re:Discussões OFF
« Online: Julho 24, 2013, 10:31:23 pm »
Pessoal, só explicando o que está acontecendo: fui chamado pra trabalhar nos Correios. Isso significa que preciso fazer uma série de exames e conseguir uma pilha de documentos, além de lidar com a situação da empresa onde estou trabalhando atualmente.
E eu preciso ter tudo pronto até dia 1 de agosto.
Isso leva tempo, exige um bom planejamento e estou correndo atrás disso desde o começo da semana. Por isso minha falta de respostas no PbF.
Amanhã devo fazer o exame admissional e entregar os documentos que faltam. Com sorte, essa parte resolvo toda amanhã.
Assim que as coisas se acalmarem, volto a responder.

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[PbF] Dragon Empire - 13th Age / Re:Todos - Fronteira de Forge
« Online: Julho 22, 2013, 10:01:57 am »
O grupo segue pelos túneis, deixando o Abrigo e indo para Jarrar. Após algumas horas de caminhada, eles alcançam a entrada das minas.

O local se divide em diversas bifurcações, cada uma levando para um andar diferente de Jarrar. Placas indicam os níveis, do primeiro ao sexto. Os túneis para os diferentes níveis parecem abandonados. Caixas com pedras e terra estão enfileiradas nas paredes.

Ao contrário dos túneis por onde o grupo caminhou até agora, as bifurcações possuem tochas iluminando a passagem. Os túneis que levam para os andares superiores possuem desenhos e rabiscos nas paredes. Rugnar consegue identificar frases como um dialeto do seu povo. Um dos túneis está marcado como 'casa', outro como 'celeiro' e o terceiro como 'oficina'. Dos três túneis que levam para os andares inferiores somente dois estão marcados. Eles são identificados como 'mina', 'prisão'.

Bador se apoia numa das caixas enquanto estuda o caminho.

Todos os caminhos deveriam dar acesso a câmara que leva até a Fortaleza, pois existem conexões por escadas e túneis secundários. Mas eu suspeito que a 'casa', a 'oficina' e a 'mina' devem ter acesso direto ao túnel, pois eles parecem mais antigos.

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E o Legends & Lore de hoje.
 
Primeiro, eu não ando comentando o L&L porque a decepção ou falta de interesse eram muito grandes. Quando os designers demoram meses para notar problemas que os jogadores notaram em menos de uma semana de jogo (mecânica dos saves não funciona) ou é impossível seguir algumas profissões reais no nosso mundo, mesmo que você seja um personagem de 20º nível (artistas de circo, por exemplo), é difícil continuar se importando.

Eu resolvi comentar esse aqui porque ele demonstra bem a falta de coerência do jogo. Muitos sistemas possuem mecânicas que tentam ajudar o desenvolvimento de plots e histórias. Isso é algo divertido e que eu gosto. Adoraria ter isso no D&D.

A proposta do Mearls é igual a mecânica dos Aspectos de Fate, só que menos desenvolvida. Quando você interpreta "bem" o personagem ganha uma vantagem, que ele pode usar num teste naquela cena. "Bem" é definido por quanto o personagem interpreta fatores determinados pelo jogador quando na criação de personagem, como motivações e personalidade.

Isso é denominado Inspiração. Você só pode ter uma Inspiração por vez, ela dura somente aquela cena e você pode passar ela para outras pessoas. Um personagem Inspirado tem Vantagem num teste.

A mecânica é o ponto que isso é atrasado. Fate e jogos com mecânicas similares permitem acumular pontos ganhos por interpretar esses aspectos, incentivando a criação de cenas que trabalham essas características.

Quando eu sei que posso acumular esses pontos, isso se torna uma economia importante no jogo. Isso acaba por gerar aquelas cenas de transição no intervalo das cenas principais da história. Se eu sei que na próxima cena principal nós vamos tentar invadir o castelo do duque e roubar um documento, eu vou fazer uma cena de transição antes que mostra meu personagem lidando com o problema da namorada que não sabe que eu passo minhas noites invadindo casas de nobres malignos ou do irmão que está com problemas com agiotas. Lidar com essas situações gera plots, desenvolve personagens e dá uma sensação mais forte de uma história sendo contada.

O modelo do Next premia interpretação 'correta' e 'naquela' cena onde ocorre. Então se eu interpretar "bem" minha fala com o líder dos elfos, eu ganho uma vantagem na minha rolagem de diplomacia. Naquele momento, não num momento futuro. Eu não posso trabalhar uma cena anterior para desenvolver meu personagem e então ir pra cena principal. Eu não posso escolher sofrer um problema no começo do jogo, para ter mais facilidade no final (o que acontece em muitas histórias). Eu interpreto 'bem' e 'naquela' cena.

Por isso me parece antiquado e mal trabalhado, já que existem jogos que fazem isso de maneira muito melhor.

Sem contar a incoerência com o resto do jogo. Por algum motivo, o Mearls acha a ideia de se curar 'no grito' como algo estúpido. Cura não mágica só é possível descansando, porque curar com inspiração é ridículo.

Mas com a mecânica de inspiração que eles acabam de implementar, você pode Inspirar alguém para ter Vantagem num teste de resistência. Envenenamento, afogamento, qualquer coisa que exige um teste de resistência fica mais fácil se alguém gritar com você antes.

Então gritar com alguém não ajuda a curar, mas ajuda a pessoa se afogando a prender a respiração. Ou a sobreviver a uma picada de cobra.

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Sistemas & Cenários / Re:Witch para Pathfinder
« Online: Julho 21, 2013, 11:58:52 am »
Fortune provavelmente vai ser pego no futuro. A ideia da personagem é usar debuff, então prefiro me concentrar nisso primeiro.

Realmente, também estou achando que vou usar pouca magia. Vou pegar algumas magias de defesa e uma ou duas de ataque, mas de resto o importante são os hexes mesmo.

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Sistemas & Cenários / Re:Witch para Pathfinder
« Online: Julho 20, 2013, 04:37:55 am »
Não tinha visto o Slumber, obrigado pela dica.

O Misfortune eu achei bom porque ele não é anulado depois que obriga uma jogada com desvantagem. Ele dura uma rodada e obriga a rolagem em dupla em todas as jogadas naquele tempo. Com a aplicação do Cackle, eu posso estender isso por várias e várias rodadas e ainda continuar lançando outras maldições e magias. Ou seja, dá pra segurar isso no maior monstro do combate, jogar cackle na rodada seguinte, manter a risada como ação de movimento na terceira enquanto jogo evil eye no mesmo oponente.

Não lembro quanto matematicamente representava a mecânica de desvantagem quando comparada com uma penalidade na jogada, mas isso mais uma série de evil eyes afetando características diferentes do alvo, deve diminuir bastante o poder da maioria das coisas que a gente enfrente.

E o melhor que eu não tinha visto ainda: Evil Eye afeta por uma rodada mesmo que o alvo passe no teste de resistência. Se Cackle já estiver ligado, quer dizer que eu posso ficar mantendo a penalidade por quanto tempo eu quiser, mesmo que o alvo passe no teste.

Mas Fortune também me pareceu bom. E como o Cackle afeta, vale a pena pegar no futuro.

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[PbF] Dragon Empire - 13th Age / Re:Todos - Fronteira de Forge
« Online: Julho 19, 2013, 09:32:05 pm »
Modric: Então, anão, temos vários túneis. Qual deles seguir?

Bador aponta numa direção. Ele está suando, mas mantém um sorriso quando se levanta da pedra onde havia sentado.

Só mais um pouco e alcançamos os túneis para as minas.

Passando os olhos ao redor, Modric não vê nenhuma indicação da passagem dos derros. O mesmo ocorre para Ashur e Rugnar. O local todo parece muito silencioso.

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Vídeo Game / Re:[Steam] Promoções e Recomendações
« Online: Julho 19, 2013, 03:43:11 pm »
Impressão ou deu tilt na escolha da comunidade? Tinham escolhido Bully, que eu pensei até em comprar pq me diverti muito com o jogo e nunca terminei. Mas agora ele não aparece pra ser comprado.

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Sistemas & Cenários / Re:Witch para Pathfinder
« Online: Julho 19, 2013, 01:04:48 pm »
Pelo que tenho visto, o combo básico é pegar algo que cause uma penalidade e depois ficar estendendo com Cackle. Como Cackle é uma move action, você pode ficar parado lançando mais maldições em outros inimigos e estendendo a duração de todos eles infinitamente.

Atualmente vou pegar Misfortune (igual a mecânica de desvantagem do Next) e Evil Eye (-2 numa característica, pode acumular aplicações para afetar características diferentes), junto com o Cackle (gastando 2 feats em Extra Hex).

Escolhendo magias agora.

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Sistemas & Cenários / Witch para Pathfinder
« Online: Julho 19, 2013, 10:14:39 am »
Eu ando procurando grupos novos de RPG, porque o pessoal com quem eu jogo está com pouco tempo e os que ainda jogam com regularidade resolveram mestrar/entrar em novas campanhas para atrair mais gente para o nosso grupo. É, nós somos um tipo de Borgs rpgistas.

Da minha parte, estou tentando montar uma mesa de Lobisomem (que não sei se vai sair) e entrar numa de Pathfinder. Originalmente pensei em ser um clérigo ou druida, mas o Mestre vai usar seu próprio mundo de jogo e as escolhas de divindades disponíveis não são muito... agradáveis.

Então pensei numa Witch. Como conheço pouco de Pathfinder, queria algumas dicas. A classe funciona? Queria jogar com algum spellcaster de debuff. Acho que ela serve pra isso. E o conceito dela me parece legal. Tem algo que eu PRECISO pegar? Feat, habilidade, raça? Por enquanto estou pensando em pegar humano, pra ter o feat extra.

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Off-Topic / Re:Academia/Dietas/Saúde
« Online: Julho 19, 2013, 09:20:14 am »
Eu tbm sou intolerante à lactose, mas é quase impossível ficar sem comer sem.

Talvez seja uma questão do local onde você vive. Aqui em Florianópolis existem muitas opções, tanto em supermercados quanto em lojas de produtos naturais. Exige procura e paciência para encontrar produtos, mas já encontrei até picolé de chocolate sem lactose por aqui.

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Fui tão ignorante que acho que estou voltando a ter resistência (Isso mais alguns problemas que estão me deixando com intestino preso), mas para mim seria impossível viver sem glúten. Eu já cozinho muito em casa, por falta de opção de coisa boa e barata, mas me consome muito tempo, que eu não queria estar gastando cozinhando. Além disso, tudo que eu como que tem glúten é importante por outros aspectos, então não é muito uma opção.

Se você realmente tem intolerância à lactose e isso é um fator genético, não é possível desenvolver resistência. O que pode ter acontecido é que você não era intolerante. Algumas pessoas sofrem alguma doença que afeta o sistema digestivo, o que diminui a capacidade de digerir certas substâncias. Isso é comum. Pessoas assim se recuperam com o passar do tempo. Minha irmã teve isso durante anos e depois pode voltar a comer coisas com leite normalmente.

Ou alguma outra coisa está travando seu sistema digestivo. Meu chute é que seja o glúten. Já te alerto que se você não tiver cuidado a intolerância avança para outros problemas, como intestino irritável (o que eu tenho) ou intolerância ao glúten (o que eu não tenho, ainda bem porque esse sim é um problema sério).

Quanto a alimentação,

Eu passo a maior parte do dia fora de casa, então quando cozinho a comida tende a durar. Um hábito que eu já tenho fazem muitos anos é me alimentar bem logo que acordo. Em vez de um pão com geleia ou algo do tipo, eu como algo proporcional a um almoço. Hoje foi um dia que comi pouco, por exemplo, e ainda assim foi sopa com galinha e um pedaço de pão (sem glúten). Ontem comi strogonoff de galinha (sem lactose). Começo da semana foi arroz com  almôndega.

Isso vem da época que eu fazia faculdade à noite. Como começava a trabalhar as 8h, depois o intervalo entre trabalho e faculdade era muito curto e impedia que voltasse pra casa pra me alimentar, preferi fazer uma alimentação reforçada cedo. O que diminui minha fome no resto do dia e me permitia comer menos fora de casa.

Hoje em dia minhas refeições são:
1) café da manhã com um prato de comida de bom tamanho;
2) lanche lá pelas 9h30-10h, como algumas bananas ou uma maçã junto com alguma semente;
3) almoço as 11h30-12h, onde como pouco, normalmente só salada e alguma proteína;
4) lanche lá pelas 14h30-15h, como mais alguma outra fruta;
4.1) lanche pré-academia lá pelas 18h. Se eu estiver com fome mas não for pra academia, como algo leve. Se for pra academia, pão ou frutas;
5) jantar. Se eu fui pra academia, como alguma coisa em maior quantidade. Se não fui, normalmente uma sopa ou outra coisa leve.
6) dois ou três pedaços pequenos de chocolate, pra ajudar a dormir. Uma a duas horas antes de dormir. Isso quando estou passando por um período de insônia ou tive um dia cansativo.

O que acontece é que mantenho me alimentando o dia todo, o que evita a fome. Mas a maior parte é em pequenas quantidades. Nas três refeições principais (café da manhã, almoço e janta) eu sempre como alguma proteína, mesmo em pequena quantidade, para evitar sentir fome.

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[PbF] Dragon Empire - 13th Age / Re:Todos - Fronteira de Forge
« Online: Julho 19, 2013, 08:58:28 am »
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Esperando os outros. Quando quiserem ir pro próximo local, é só começar a andar.

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