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Vídeo Game / Re:[WoD] MMO do Mundo das Trevas?
« Online: Maio 18, 2012, 04:47:21 pm »
A economia do EVE é baseada em combate.
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Lu, qual seu problema com o tio Clancy ?Os "Fuck yeah, America!" feelings que os livros / jogos dão.
Não conheço uma única viv'alma que olhava pra lista de classes e pensava "hm, vou fazer um guerreiro, porque quero que os inimigos batam em mim e não nos outros personagens!".Eu já vi com o combo do Karmic Strike, isso conta?
Estranho que as poucas vezes que sugeri (não aqui diga-se de passagem) complexidade em combate, como por exemplo iniciativa variando com arma/manobra adotada.Complexidade não quer dizer que precisa demorar mais. Iniciativa pode tanto variar em manobra como em magias, uai. Usando o exemplo da 3e, imagina que cada magia tem sua velocidade como na 2e - e metamágicos modificam. Maximizar magia por exemplo, faz com que você seja o ultimo da rodada. Pseudo igualidade. Mas ainda não muda muita coisa.
Era bombardeado com reclamações de que isso deixaria o combate mais demorado e chato, mas agora relembrando bem... Os que argumentavam isso eram justamente os caras que só jogavam de conjuradores...
Elfo, é mais ou menos isso que eu quis dizer, só que ao contrário.Mark, não é porque tenha funcionado no seu grupo, que seja assim em todos. Eu já tive jogadores frustrados numa mesa porque as opções do guerreiro eram restritas a "vou bater com minha arma de 30 formas diferentes" ou "vou rolar perícia".
O jogador que escolhe o personagem místico sabe que ele tem mais opções de "interferir na trama", por isso prefere, muitas vezes, jogar com ele.
Aqueles jogadores que preferem jogar no modo "eu ataco" apenas, preferem personagens que não tenham essa complexidade, ou se escolhem os que tem, geralmente não as utilizam.
Esse jogador é geralmente aquele que fica apenas esperando os outros durante os diálogos com o rei, nas resoluções de puzzles, e etc.
Cara, eu já tive jogador assim, e quando tentava "forçar" o cara a tomar frente na história, a maioria das vezes ele se confundia e a coisa não ia, até que os outros jogadores cansavam e começavam a dar sugestões do que ele deveria fazer.
Por isso eu não acho que essa seria uma solução ideal para todos os grupos, para muitas até.
Digamos que o D&D Next adote mesmo uma mecânica como essa, como eu acho que deveria funcionar.Seria ideal, se descritores tão restritos fossem a forma de alterar a trama.
Habilidades normais:
Guerreiro - ataques básicos e algumas manobras mais simples.
Mago - ataques básicos e magias at-will (uma maior variedade delas)
Habilidades de interferir na trama:
Mudaria a fonte e forma de descrição para cada classe, ou seja, o guerreiro descreveria seus efeitos com coisas mundanas e o mago por meio de magia arcana.
Daí a cada personagem teria novos "descritores", que seriam mais amplos e/ou poderosos de acordo com o nível.
Exemplo:
Guerreiro escolhe o descritor "senhor comandante", que permitiria a ele gastar um ponto de ação para interferir na trama, de forma mundana, em ações que envolvam comando de tropas e aliados, como dar um ordem para os guardas da cidade que estão atacando os personagens para se render.
Mago escolhe o descritor "manipulação auditiva", que permitiria a ele gastar um ponto de ação para interferir na trama, de forma arcana, em hipótese em que ele pode criar, alterar e exitinguir sons, como criar um rugido de um animal, fazendo os guardas irem investigar.
Nessa hipótese, com as habilidades de interferir na trama seriam comuns, para diferenciar as classes teria de ter capricho nas outras habilidades, o que eu não ser tão difícil.
O jogador padrão do mago geralmente já é bem mais criativo do que o jogador padrão do guerreiro.Mentira E falácia. Você não é mais inteligente por optar por algo diferente.
Então dar mais oportunidade de "interferir na trama" para esse jogador padrão do guerreiro não seria, a meu ver, a melhor solução, já que esbarraria nas limitações desse jogador.Dupla mentira.
Funcionaria quando o jogador padrão de mago resolvesse jogar de guerreiro.O ideal é que todos tenham, ou nenhum tenha.
E outra, o mago não teria capacidade de interferir na trama?
E os personagens hibridos, como paladinos e bardos?
O Steam já é assim, não é? Não consigo jogar pelo Steam sem estar on!Eu consigo: "login offline".
Acho uma iniciativa besta mas meio irrelevante pra mim!