@Ferdimbeidos:
Bom velho, acho que não tem como seguir em frente com a discussão sem ficarmos nos repetindo. Então vamos ter que concordar em
discordar chamar de cuti-cuti my love. Filosoficamente, não há diferença entre dar direitos ao animal e dar um dever aos humanos focado apenas em garantir ao animal seu bem-estar. Se você acha que humanos podem ter mais deveres para com o bem-estar dos animais, então me dou por satisfeito.
@Skar:
Seu argumento se basea simplesmente na parte de animais sentirem dor. Está no mesmo nível do argumento somos humanos.
Meu argumento se baseia apenas nisso sim, mas está anos luz a frente de "somos humanos", e se você leu o que eu falei sobre nossa responsabilidade moral deve ter percebido isso.
Quem disse que não damos valor a vida do animais?
Ótimo, vamos partir do principio que todos dão valor a vida de animais. Vamos também partir do princípio que todo assassino mata contra a vontade, e que todo estuprador só quer o bem de suas vítimas.
Olha a parte interessante mulheres e negros são pessoas dotadas de vontade. Interessante o direito regula o que mesmo ?
Você LÊ o que eu escrevo? A poucos séculos atrás os negros e as mulheres já eram pessoas dotadas de vontade, e mesmo assim a moral vigente não os considerava dignos de direitos (e a legislação refletia essa moral).
Uma analogia para o que eu quero dizer: Imagine você daqui a uns 300 anos, quando estiverem discutindo sobre os direitos de androides: A diz: "Porque a 300 anos atrás, animais não-humanos não tinham direitos, e hoje em dia possuem!" B diz: "Sim, mas veja a parte interessante: animais são seres vivos dotados de vontade e capacidade de sentirem dor. Interessante o direito regula o que mesmo?"
Ou seja, HOJE são concedidos direitos a pessoas dotadas de vontade, mas anos atrás o critério era outro.
Você não pode negar que a situação de negros e mulheres em séculos passados é semelhante sim a de animais hoje em dia.
Nos círculos sociais, em que vc frequenta existe tantas pessoas que torturam animais? Estudo que apontam que estamos sendo mai cruéis com animais ?
Recriminação social não pode ser usada como forma de diminuir a frequencia de certos tipos de comportamento. SE estamos sendo menos crueis com animais (não sei, acho que não existem estudos deste tipo), com certeza não é por culpa de recriminação social.
E é claro que nos meus círculos não há pessoas que torturam animais. Mas você acha que eu sou tão cool assim que pessoas que torturam animais vão pensar "Cara, o Iuri não gosta da gente, temos que parar de fazer este tipo de coisa para ele nos deixar andar com ele!!!"