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Sistemas & Cenários / Re:[D&DN] Para além de classe e raça
« Online: Abril 07, 2012, 11:57:27 am »Não conheço Scales of War, então não sei qual a profundidade do desequilibrio. Mas para mim isto parece apenas falha de design das habilidades, e não culpa de existir um mecanismo para pegar estas habilidades. É questão de identificar esses golden choices durante o playtest e deixá-las mais fracas (ou tirá-las do jogo). Ou ainda, podem dar habilidades melhores para os outros backgrounds.
O problema é se há interesse nisso. Supondo que a gente volte a situação da 3e (ou que acontece em Pathfinder hoje em dia):
a) Lançam o básico, os jogadores rapidamente percebem que existem opções melhores que outras e tornam isso um minigame;
b) Os responsáveis começam a produzir suplementos. Esses suplementos trazem novas opções para cobrir nichos ainda não explorados;
c) Os jogadores percebem que alguns nichos são melhores que outros. Começa o processo de pedir pro mestre para reconstruir o personagem ou tentar encaixar habilidades que saíram nos últimos livros dentro dos builds;
d) Os responsáveis continuam a elaborar novos suplementos. Eles identificam partes do jogo que os jogadores preferem e:
d.1) Dão mais opções nessas áreas, como fizeram na 4e;
d.2) Tentam criar opções interessantes nas áreas que não são tão aproveitadas, como aconteceu na 3e e especialmente no Pathfinder, logo no começo da linha;
e) O problema é que para tanto d.1 quanto d.2 serem interessantes, essas opções precisam ser melhores que as atuais em seus respectivos campos. Logo, começa o power creep.