Autor Tópico: Stand-Up Proibidão Processado por uma das piadas racistas  (Lida 17581 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Re:Stand-Up Proibidão Processado por uma das piadas racistas
« Resposta #45 Online: Março 16, 2012, 07:18:13 pm »
Citar
Mas aí a palavra estava abarrotada, como zoonipopedonecrohidroagoraescatofilia...

Um ato hediondo como esse precisa de uma palavra igualmente hedionda, não concorda?

Offline Malena Mordekai

  • Malena Mordekai Transphinx
  • everytime i close my eyes wake up feeling so h
    • Ver perfil
Re:Stand-Up Proibidão Processado por uma das piadas racistas
« Resposta #46 Online: Março 16, 2012, 09:11:37 pm »
Citar
Notificar-me de respostas.
me fez falta, quatro páginas...

Minha opinião é basicamente a mesma do Eltor, então não vou ficar floodando mais que meu usual.

Mas o que gostaria de acrescentar é... Noara, Ferdineidos, certo, quem é que define, a sociedade, etc.?
Mas então o humor vira uma camisinha pra discurso intolerante e ofensivo, qualquer coisa pode ser aceita, porque afinal de contas é humor, e humor deve sempre ser aceito pq é aquela definição aristotélica blah blah?
E daí?

O que separa esse humor de uma boa humilhação moral (hoje chamada bullying, antes chamada de pirraça escrota) dos que podem mais infligindo sobre os que podem mesmo?
Todos riem, e é obrigatório rir, porque são os que podem mais que estão fazendo piada com os que podem menos. O humilhado deve ficar caladinho.
E no caso, aqui, o humorista se torna o que "pode mais", porque ele recebe o poder de falar do que ele quiser e bem entender, desde que faça seu discurso parecer humorístico.

"Mas eu PAGUEI pra rir dos negros e dos judeus e dos sodomitas!"
DEVORAR PARA DECIFRAR
DEVOUR TO DECIPHER

https://www.furaffinity.net/user/transphinx/

interesses rpgísticos atuais: FATE, DnD 5e, GUMSHOE System, DnD 4e, Storytelling System (CoD), Powered by the Apocalypse, UNSAFE

Offline Macnol

  • The Eltor
  • Admin
  • GW2 fanboy
    • Ver perfil
    • True spell!
Re:Stand-Up Proibidão Processado por uma das piadas racistas
« Resposta #47 Online: Março 16, 2012, 09:33:52 pm »
E é só eles não estarem presentes pessoalmente no show que a comédia não os afetará em nada, claro.

Eu sei que ninguém é obrigado a entender conceitos menos óbvios sobre como o homem é moldado pela sociedade em que vive, e que aquilo que é aceito como "alvo livre pra piada" fica automaticamente mais fácil de tratar como sub-humano... mas eu sei também que não são todos que pecam por não entender isso, e sim por entender e não se importar. Isso eu acho imperdoável.

Re:Stand-Up Proibidão Processado por uma das piadas racistas
« Resposta #48 Online: Março 16, 2012, 09:46:04 pm »
Citar
, e que aquilo que é aceito como "alvo livre pra piada" fica automaticamente mais fácil de tratar como sub-humano...

Isso não parece se aplicar para diversos grupos que também são alvos de piadas, como judeus, loiras, árabes, (turcos, na verdade, mas para fins de piada os dois são colocados como sinônimos)padres, gaúchos, cariocas, paulistas, portugueses, políticos, torcedores de qualquer time de futebol e pessoas chamadas "João"?

Citar
Eu sei que ninguém é obrigado a entender conceitos menos óbvios sobre como o homem é moldado pela sociedade em que vive...mas eu sei também que não são todos que pecam por não entender isso, e sim por entender e não se importar. Isso eu acho imperdoável.

Cuidado com o "declive escorregadio", Eltor.  ^_^
« Última modificação: Março 16, 2012, 09:48:14 pm por El Elyon »

Offline Lumine Miyavi

  • Multiprocessador Walita
  • Passou da muralha, beyblade estraçalha.
    • Ver perfil
    • Phieluminando
Re:Stand-Up Proibidão Processado por uma das piadas racistas
« Resposta #49 Online: Março 16, 2012, 10:24:02 pm »
zoonipopedonecrohidroagoraescatofilia...
Quem são vocês e como olharam dentro da minha ALMA!?

Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar Atual: Levi, Attack on Titan

Offline Vincer

  • Silva.
    • Ver perfil
Re:Stand-Up Proibidão Processado por uma das piadas racistas
« Resposta #50 Online: Março 16, 2012, 10:34:45 pm »
Estamos em terreno bem escorregadio, o que ofende é subjetivo; o que pode ofender não ofende a outro, há inúmeros que até buscam no que se ofender onde não tem. Quando a censura começa a tendência é apenas se elevar, acho que todos concordamos aqui.

Se o cara do texto deu exemplos ruins ou não pouco importa, se ele só sabe pagar pau para os gringos em detrenimento do que temos aqui não diminui o ponto central que ele tentou passar; Se é para fazer que tenha algum tato. É uma linha tênue, mesmo o mais 'foda' comediante que siga esse viés arrisca vez ou outra pesar demais a mão. Alguém sempre vai se ofender, mas quando cruza a linha onde claramente se torna ofensivo para qualquer um, onde todos reconhecem como ofensivo demais (mesmo que não se importem ou ovacionem) é o momento em que deixamos de falar de comédia para falar de ofensa gratuita.

*Rir de algo não o torna comédia*. A sociedade é pautada por limites, é a própria definição, saber onde termina seu espaço para coexistir com o do outro. Seguindo esse viés o que vem a seguir? Justificar bullying como senso de humor ácido? Vamos mesmo defender 'incomodados que se mudem' como uma máxima? Sério que alguém acha isso como justificativa pra tudo?

O Madruga colocou bem a definição de comédia grega mas... não estava me pautando por ela, nem devemos nos limitar nela. A primeira definição de qualquer coisa, ainda mais na arte, não é firmada a ferro e fogo. Ela avança, evolui. Já faz *muito* tempo que o ocidente não se limita a fazer a comédia dos gregos. Bebemos dessa fonte, 'andamos aos ombros de gigantes' mas não nos estagnamos nisso.

Não desqualifico esse tipo de humor, o mais 'baixo' e cru de todos(e que pode ser feito de forma inteligente), que isso fique claro. Mas não vou aplaudir lixo nem qualquer mané que se acha comediante por soltar ofensas no tempo certo. Uma boa piada não se resume nisso.

Offline VA

  • Moderador
  • Be vigilant
    • Ver perfil
    • Adepto do Heroísmo
Re:Stand-Up Proibidão Processado por uma das piadas racistas
« Resposta #51 Online: Março 17, 2012, 12:03:04 am »

Offline z é d u a r d o

  • não dorme, não sonha.
    • Ver perfil
Re:Stand-Up Proibidão Processado por uma das piadas racistas
« Resposta #52 Online: Março 17, 2012, 01:42:04 pm »
Vi essa pelo facebook. Aparentemente essa é uma resposta do Rafael Bastos, que inclui o texto do Bruno Mazzeo. Então, publicando-a, publico os dois. Segue.

Citação de: Rafinha Bastos
Acabei de ler umas palavrinhas de um "comediante" chamado Bruno Mazzeo e resolvi comentar. veja o que ele escreveu:

Citação de: Bruno Mazzeo
Há muito tempo eu vivi calado, mas agora resolvi falar. Os caras do stand up são muito unidos, tanto na hora de falar o que quiserem, quanto na hora de se revoltar quando sofrem críticas. O termo “politicamente incorreto” virou salvo conduto para se acharem no direito de falar qualquer coisa. E, quando criticados, se unem para dizer que há censura. Não há. Censura é não poder falar. E todos eles podem falar o que bem entenderem, tanto que andam fazendo isso, aqui e ali, em bares e no Twitter. Desculpem-me todos, mas chamar um negro de “macaco”, como fez o rapaz semana passada em Sampa, o que gerou até policia, não tem nada a ver com humor. Não tem crítica, como necessita o humor. Não tem graça, como necessita mais ainda o humor. É apenas agressividade. Como foi com a piadinha de Auschwitz tempos atrás. Como são todas as (mesmas de sempre) que vivem fazendo com Preta Gil, por exemplo. Se eu mandar meu síndico “tomar no cu”, não estarei sendo politicamente incorreto. Estarei apenas sendo mal educado.

Não gostarem da piada, acho justo. Processarem o comediante, acho justo. Odiarem a família dele, acho justo. Mas pegue o meu exemplo. Estou:

- Proibido por lei de fazer certos comentários sobre determinados grupos de pessoas;
- Perdendo processos judiciais;
- Ameaçado de ir parar na cadeia (sim, essa possibilidade ainda não está descartada).

Você não acha que é preciso fazer uma análise profunda sobre a questão da liberdade de expressão?

Teu texto atenta contra a tua própria profissão, amigão.

Não julgo se a piada foi boa, ou não. Piadas precisam de contexto e só quem tem isso é quem estava no local, mas venho aqui dar o meu apoio ao comediante Felipe Hamachi.

Acerte, erre, mas não seja Bruno Mazzeo, digo, bundão.

@ferdineidos: No mais, quero explicar que a linha tênue à qual eu me referi não separa o que se pode do que não se pode brincar. Separa o conjunto "riso/horror/crítica" (que advém do confronto com o tal "pior do homem") da "idolatria ao pior do homem".

Offline stinger957

  • Hotline Miami Feelings
    • Ver perfil
Re:Stand-Up Proibidão Processado por uma das piadas racistas
« Resposta #53 Online: Março 17, 2012, 02:48:12 pm »
Rafinha Bastos foi babaca como sempre é nos seus comentários: ao invés de ler o que o Bruno Mazzeo escreveu, que mostra por que se autodeclarar "politicamente incorreto" não é salvo-conduto para se responsabilizar pelo que diz e refletir sobre o porquê ele tomou vários processos na cabeça, pra variar se fez de coitado e aproveitou pra xingar alguém gratuitamente.

Só resumo a questão toda em um comentário: liberdade de expressão existe SIM e deve ser defendida a todo custo. Não se pode esquecer, porém, que TAMBÉM existe a questão da responsabilidade pelo que se diz e a questão de aceitar totalmente as consequências disso: na sociedade em que vivemos, alguns podem rir e outros podem meter um processo de danos morais após ouvirem esse tipo de piada, e não tem "mas foi uma piada!" que vai te isentar disso. O direito de alguns darem risada não pode ser maior que o direito das pessoas se sentirem ofendidas e tomarem atitudes quanto a isso.

Offline Malena Mordekai

  • Malena Mordekai Transphinx
  • everytime i close my eyes wake up feeling so h
    • Ver perfil
Re:Stand-Up Proibidão Processado por uma das piadas racistas
« Resposta #54 Online: Março 17, 2012, 08:16:00 pm »
EssaS chargeS sempre vale a pena nesse tipo de conversa...



« Última modificação: Março 17, 2012, 11:35:24 pm por publicano »
DEVORAR PARA DECIFRAR
DEVOUR TO DECIPHER

https://www.furaffinity.net/user/transphinx/

interesses rpgísticos atuais: FATE, DnD 5e, GUMSHOE System, DnD 4e, Storytelling System (CoD), Powered by the Apocalypse, UNSAFE

Offline Magyar

  • Te dou as minhas costas...
  • Bundalelê!
    • Ver perfil
    • Blog do Magyar
Re:Stand-Up Proibidão Processado por uma das piadas racistas
« Resposta #55 Online: Março 18, 2012, 04:08:04 am »
Então, Stinger, não somos tão livres assim.

Dúvida: Se o comediante que comparou o negro com macaco fosse negro e soltasse a frase para um branco (como se ele estivesse sujeito a passar AIDS para o branco) a repercussão seria a mesma?

Pois por essa lógica, só uma anã, gorda, judia, perneta, homossexual e afrodescente estaria livre para falar o que quiser sobre as ditas minorias, ou estou enganado?

Isso tudo me lembra de um dos filmes da Hora do Rush, em que o companheiro do Jack Chun chama um afrodescendente de criolo e o cara sorri, daí quando chines chama o cara de criolo o cara fica com cara de bravo pronto para bater nele. Tipo, qual a lógica de se ofender por uma coisa e não por outra?

No final das contas, o preconceito estaria em quem verbalizou com um tom de humor ou em quem ouviu sem tom algum?

Claro que tem uns comediantes que abusam, mas isso não justifica acabar com o humor em si. Ainda vejo a lei antibullying como um passo para o abismo, pois tem outras formas de combate-lo além da judicial. Por exemplo: não incentivá-lo. Ajudar a pessoa a "superar". (Lembro de certa vez ter visto uma propaganda antibullying dos EUA, em que diversos artistas falavam terem sofrido bullying na escola mas terem usado aquilo como uma forma de se superarem). Não deveriam ser as leis a educar uma sociedade, ao meu ver.

Mas claro, isso sou eu: um branco de classe média-baixa, heterossexual e "saudável" quem está indagando, então "julguem como quiserem".
« Última modificação: Março 18, 2012, 04:11:23 am por Magyar »
"Babuínos balbuciam balbúrdias banais, bêbados, em bando."

Offline Rain

  • “Nada é verdade, tudo é permitido”.
    • Ver perfil
Re:Stand-Up Proibidão Processado por uma das piadas racistas
« Resposta #56 Online: Março 18, 2012, 05:57:02 am »
Ah droga, parem de teorizar porcarias e levar a serio esta dicussão, este assunto é uma grande piada (ironicamente), esta linha tenue entre piada e ofensa só existe na cabeça de intelectual de merda

Vamos imaginar esta “linha” entre se sentir ofendido, e ser simplesmente uma piada. Tentem traça-la seriamente e racionalmente. E IMPOSSIVEL tu ficar determinando o que é ofensivo do que é piada e chegar a um consenso logico sobre o assunto (cada um vai chegar a uma conclusão).

O problema aqui é que o ser humano se leva muito a serio...
Até no humor, até na piada, onde deveriamos rir de nós mesmos, nós achamos seres superiores repletos de sabedoria

Imaginem o quanto um comediante pagaria de  indenização, sempre que fizesse piada de “bichinha” e um homosexual se sentisse ofendido? Vamos fazer o mesmo para loiras, portugueses, turcos, politicos (mesmo que não existam provas contra os mesmos). É simplesmente o fim do humor, e o inicio do chato e patetico!

Vamos fazer o seguinte, vamos banir a piada de uma vez, vamos ficar todos juntos, darmos as mãos e fazermos tudo (até piadas que devem ser idiotas por natureza) com inteligência superior, integridade, critica social e pasmem SERIEDADE/SERENIDADE!

Que sociedade merda é esta ein?

Depois o Eltor ainda vem com um texto absurdamente incoerente, Americano faz um tipo de humor (meu deus, eles estudaram muito, possuem o time certo das piadas, em um mercado SUPER DIFICIL) brasileiro faz o mesmo é: Ah são babacas sem ensino superior e conhecimentos criticos da sociedade moderna, não são artistas, são moleques que têm que estar presos.

E impressionante como uma porcaria destas (a noticia mesmo) pode ganhar espaço na imprensa. Impressionate também como um negro em um show de nome POIBRIDÃO se ofende com uma BESTEIRA destas! Chorem piada é besteira! TODO IDIOTA sabe que negro não é macaco...Ninguem deixa ou se torna preconceituoso por uma merda de piada contada em um show de comedia!
« Última modificação: Março 18, 2012, 05:59:05 am por Rain »
"Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância."
"Existe apenas um bem, o saber, e apenas um mal, a ignorância."

                                                        Sócrates

Offline Vincer

  • Silva.
    • Ver perfil
Re:Stand-Up Proibidão Processado por uma das piadas racistas
« Resposta #57 Online: Março 18, 2012, 09:18:00 am »
Citar
TODO IDIOTA sabe que negro não é macaco...
Infelizmente não.

Não tenho a imagem aqui nem estou com tempo para procurá-la, mas há 'infográficos' recentes q tavam correndo há pouco tempo com 'fatos' eugenistas, um deles uma versão moderna daquele comparativo cranial onde, veja só, coloca os negros como mais próximos de neardentais e macacos que outras etnias. Gente levando isso a sério e adiante como um argumento para suas agendas políticas altamente racistas.

Eu queria que você estivesse certo Rain. Eu não me ofendo com piada alheia, eu mesmo faço piadas com gays direto mesmo sendo alguns dos meus melhores amigos baitolas e eles levam numa boa. Mas infelizmente não são todos como eu ou você que fariam uma piada dessas sem no fundo querer diminuir minorias, e ainda menos são as minorias que levam isso numa boa.

E por que deveriamos maneirar por causa desses? Porque enquanto levarmos as minorias a se sentirem acuadas ou fomentamos essa minoria tacanha de pensamento separatista o abismo e segregação vão se perpetuar. No sério, FODA-SE se o cara não tinha intenção ou se o humor devia ser totalmente livre. O impacto na realidade é negativo, tanto para o cara que se sentiu ofendido como para alguns milhares que leram essa notícia ou ouviram piadas do tipo. E esses vão se afastar ainda mais, gerar mais resistência e perpetuar a segregação.

Pessoal tem mania de vilanizar o estado(aliás, temos mania de vilanizar tudo), mas afora as falhas absurdas no nosso e corrupção ele comumente apenas busca refletir e adaptar-se a nós. Se essas minorias não se ofendesse, se isso não gerasse passeatas, processos e divisão não haveria sequer cogitação de leis reguladoras e etc.

É querer demais, ou inocência demais, achar que a sociedade pode se conformar com a sua visão ou compreensão. Não funciona assim meu chapa. Se não existir tentativas de mediar essas diferenças bem... basta comparar com a época, Brasil e lá fora, onde não haviam leis contra racismo. Achar que não há relação é meio estúpido, me desculpe o termo pesado. Nós buscamos nos conformar com os valores sociais, quanto mais for nutrida a noção de 'racismo não é legal' gradativamente gerações menos racistas vão surgindo. Os racistas acabam ficando sem espaço na sociedade para nutrirem essa opnião.

Enquanto for admitido (não importa o contexto) levar adiante esse tipo de 'discurso', mesmo como piada, há vasão para essa corrente de pensamento. Conforme é marginalizado e bloqueado porém, se feito de forma efetiva, são os racistas que se tornariam marginalizados.

....

Não me entenda mal, você está certo. Só não funciona assim.

Offline kinn

  • Abranubis
  • supreme sorcerer-psion multiclass
    • Ver perfil
    • Contos da Crisálida
Re:Stand-Up Proibidão Processado por uma das piadas racistas
« Resposta #58 Online: Março 18, 2012, 09:30:40 am »
Engraçado que vi recentemente uma matéria dizendo que foi descoberto que o DNA puro de homo sapiens pertence a África. Os caucasianos e possivelmente outras etnias é que são misturados com neandertais...
Pesquisas provam:
(click to show/hide)

Offline Madrüga

  • Coordenação
    • Ver perfil
Re:Stand-Up Proibidão Processado por uma das piadas racistas
« Resposta #59 Online: Março 18, 2012, 09:43:23 am »
O Rain deve ser branco.
"If there are ten thousand medieval peasants who create vampires by believing them real, there may be one -- probably a child -- who will imagine the stake necessary to kill it. But a stake is only stupid wood; the mind is the mallet which drives it home."
-- Stephen King, It (p. 916)