Autor Tópico: Religião - Tópico Permanente  (Lida 472455 vezes)

0 Membros e 34 Visitantes estão vendo este tópico.

Offline Macnol

  • The Eltor
  • Admin
  • GW2 fanboy
    • Ver perfil
    • True spell!
Re:Religião - Tópico Permanente
« Resposta #825 Online: Janeiro 10, 2013, 10:28:23 am »
Sim.

Re:Religião - Tópico Permanente
« Resposta #826 Online: Janeiro 10, 2013, 10:30:48 am »
Citar
Os escândalos de pastores/padres são úteis pra uma coisa: rebater o argumento (odiosamente frequente) que "a moral vem da religião".
Se for o caso, falha miseravelmente em seu propósito. É uma falácia muito clara dizer que a moral não vem da religião por que alguns de seus representantes não tem morais. É o mesmo que alguém dizer que "a inovação tecnológica vem da ciência" e alguém querer rebater com notícias de cientistas que cometeram plágio em seus trabalhos. Uma afirmação não desmerece a outra.

No máximo esse tipo de post rebateria argumentos de "padres são santos". Mas mesmo que alguém pense assim (muita gente deve pensar, infelizmente), ninguém nunca chegou a sugerir algo do tipo aqui na spell.

Offline Macnol

  • The Eltor
  • Admin
  • GW2 fanboy
    • Ver perfil
    • True spell!
Re:Religião - Tópico Permanente
« Resposta #827 Online: Janeiro 10, 2013, 10:39:38 am »
É.

No final, só serve pra xodenfróide mesmo.

Ou rir um pouco.

Offline Assumar

  • Quid inde?
    • Ver perfil
CFP se posiciona contrariamente às declarações de Silas Malafaia
« Resposta #828 Online: Fevereiro 10, 2013, 10:17:09 am »
Citar
CFP se posiciona contrariamente às declarações de Silas Malafaia

Pastor foi entrevistado durante programa exibido pelo SBT no último domingo.

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) manifesta publicamente seu repúdio às declarações do pastor Silas Malafaia feitas no último domingo (3/2), durante um programa de entrevistas exibido pelo SBT. Em sua participação, o pastor evangélico agrediu a perspectiva dos Direitos Humanos a uma cultura de paz e de uma sociedade que contemple a diversidade e o respeito à livre orientação – objetos da atuação da Psicologia, que se pauta na defesa da subjetividade das identidades.

As declarações de Malafaia, que é graduado em Psicologia, afrontam a construção das lutas da categoria ao longo dos anos pela defesa da diversidade. É lamentável que exista um profissional que defenda uma posição de retrocesso que chega a ser quase inquisitório, colocando como vertentes do seu pensamento a exclusão e o preconceito na leitura dos Direitos Humanos.

Ao alegar que a homossexualidade é uma questão de comportamento, o pastor se mostra contrário às bandeiras levantadas pela Psicologia, especialmente no que tange a Resolução CFP nº 001/99, estabelece normas de conduta profissional para o psicólogo na abordagem da orientação sexual, visando garantir um posicionamento de acordo com os preceitos éticos da profissão e a fiel observância à promoção dos direitos humanos. Considera que a homossexualidade não constitui doença, desvio ou perversão, posto que diferentes modos de exercício da sexualidade fazem parte das possibilidades de existência humana.

O dispositivo busca contribuir para o desaparecimento das discriminações em torno de práticas homoeróticas e proíbe as psicólogas (os) de proporem qualquer tratamento ou ação a favor de uma ‘cura’, ou seja, práticas de patologização da homossexualidade. Infelizmente, nada disso soa em consonância com o discurso de Silas Malafaia.

A Resolução declara, ainda, que é um princípio da (o) psicóloga (o) o respeito à livre orientação sexual dos indivíduos e o apoio à elaboração de formas de enfrentamento no lidar com as realidades sociais de maneira integrada.  É dever do profissional de Psicologia fornecer subsídios que levem à felicidade e o bem-estar das pessoas considerando sua orientação sexual.

Esse tipo de manifestação da homofobia na sociedade brasileira contribui para a violação dos direitos humanos de parcela significativa da população. Vale lembrar que esses tipos de casos resultaram, no ano de 2011, em 278 assassinatos motivados por orientação sexual, de acordo com o Disque Direitos Humanos (Disque 100).

Dessa forma, podemos entender que a construção sócio-histórica da figura do homossexual como anormal que precisa ser corrigido e, por vezes, exterminado para a manutenção dos valores e do bem estar social, ainda se faz presente em nossa sociedade. Entretanto, a violência destinada a sujeitos que têm suas sexualidades consideradas como ‘desviantes’ não se resume a agressões e assassinatos. De fato, tais manifestações só se tornam possíveis a partir de uma rede de discursos que os colocam como inferiores, vítimas de sua própria existência. Esses discursos e práticas são, então, ações de extermínios de subjetividades indesejadas.

Com base nessa realidade, é também uma tarefa da Psicologia contribuir para o enfrentamento da homofobia e suas repercussões sociais.  A importância dessa ação é tanta, que em novembro de 2012 o CFP assinou um termo de cooperação com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) para tratar do tema por meio de Comitês de Enfrentamento à Homofobia e da Campanha Faça do Brasil um Território Livre da Homofobia.

A atitude desrespeitosa de Malafaia com homossexuais ressalta um tipo de comportamento preconceituoso que não se insere, em hipótese alguma, no tipo de sociedade que a Psicologia vem trabalhando para construir com outros atores sociais igualmente sensíveis e defensores dos Direitos Humanos. O Brasil só será um país democrático, de fato, se incorporar valores e práticas para uma cidadania plena, sem nenhum tipo de discriminação. Exatamente o oposto do que prega o referido pastor.

Fonte: http://site.cfp.org.br/cfp-se-posiciona-contrariamente-declaracoes-do-pastor-silas-malafaia/
"Sonhos são o que temos." Jojen Reed

Offline Roderick Usher

  • a.k.a. Heliot
    • Ver perfil
Re:Religião - Tópico Permanente
« Resposta #829 Online: Fevereiro 11, 2013, 11:59:48 am »
Ok, por essa eu não esperava...

http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2013/02/130211_integra_discurso_papa_renuncia_mm.shtml

Ele alegou motivos de saúde. Vai ter gente dizendo que pode ter sido outra coisa, mas não lembro de nenhum escândalo recente que pudesse justificar uma saída "à francesa".

Offline VA

  • Moderador
  • Be vigilant
    • Ver perfil
    • Adepto do Heroísmo
Re:Religião - Tópico Permanente
« Resposta #830 Online: Fevereiro 11, 2013, 12:07:19 pm »
Eu não esperava por isso, ainda assim não me surpreendeu. Há algumas semanas eu vinha ouvindo dizer que esse era um papa apenas provisório, e que ele estava durando mais no papado do que o esperado (tanto que ele foi eleito papa com uma idade particularmente avançada).

Offline Barão

  • Darin @truismer
    • Ver perfil
Re:Religião - Tópico Permanente
« Resposta #831 Online: Fevereiro 11, 2013, 12:37:29 pm »
Tem o escândalo do vaticano leaks, sei lá como foi chamado...

Re:Religião - Tópico Permanente
« Resposta #832 Online: Fevereiro 11, 2013, 12:49:48 pm »
Eu fico surpreso não pela renúncia, que já era especulada, mas pela não renúncia dos antecessores - dado o tamanho considerável e a relativa crise quanto ao número de fiéis, manter Papas em idade avançada é uma manobra incrivelmente imprudente para uma instituição global como a Igreja Católica.

O antecessor de, João Paulo II morreu com idade muito próxima e foi alvo da decadência física e mental nos últimos meses, amplamente divulgada na mídia. Esse tipo de evento pode reforçar a fé de alguns católicos, mas não é muito surpreendente e muito menos ajuda a converter mais pessoas. Junte a isso o fato que a figura de Ratzinger nunca foi das melhores (afinal, ele não é carismático e nem tem uma imagem simpática) e que o maior talento dele sempre foi elaboração teológica (algo que ele pode continuar a fazer mesmo distanciado do Papado), a renúncia dele faz ainda mais sentido.

E para minha surpresa, já tem especulação apocalíptica disso.
« Última modificação: Fevereiro 11, 2013, 02:53:43 pm por Stormbringer »

Offline Roderick Usher

  • a.k.a. Heliot
    • Ver perfil
Re:Religião - Tópico Permanente
« Resposta #833 Online: Fevereiro 11, 2013, 01:53:06 pm »
Agora é esperar. A renúncia só vai ser oficializada no final do mês. Me pergunto o quanto a idade vai influenciar na escolha do sucessor. Lembrando que, por regra, nenhum cardeal com mais de oitenta anos pode participar do Conclave.

P.S.: Stormbringer, você linkou a mesma página duas vezes no seu post.

Offline VA

  • Moderador
  • Be vigilant
    • Ver perfil
    • Adepto do Heroísmo
Re:Religião - Tópico Permanente
« Resposta #834 Online: Fevereiro 11, 2013, 07:15:02 pm »
Pior é que um cara aqui do trabalho veio falando essa profecia apocalíptica pra mim, e levando a sério (falando coisas do tipo "sei que tu não acredita nisso, mas...", tentando não me deixar falar). Aí eu mostrei na própria Bíblia porque ele tava errado. Aí ele ficou quieto.

Offline stinger957

  • Hotline Miami Feelings
    • Ver perfil
Re:Religião - Tópico Permanente
« Resposta #835 Online: Fevereiro 11, 2013, 10:04:34 pm »
A profecia é essa aqui?

 http://en.wikipedia.org/wiki/Prophecy_of_the_Popes

Só um tl;dr rápido sobre ela: é uma profecia de mais ou menos 500 anos de idade que, supostamente, previu todos os papas que apareceram desde que ela foi criada. Segundo a mesma, o próximo papa a aparecer será o que trará o fim da cidade das sete colinas (Roma) e um juiz poderosão.

Já adianto que tem várias forçações de barra para ela se encaixar com todos os papas envolvidos, e tem mais valor como uma curiosidade do que como método de prevenir o futuro.


Re:Religião - Tópico Permanente
« Resposta #837 Online: Fevereiro 13, 2013, 05:35:31 pm »
Dúvida, se é pro anticristo voltar encarnado na imagem de um rei de uma grande religião... não faz mais sentido ele voltar como Elvis?
Lido esse ano:
Feng Shui, Wu Xing, Blowing Up Hong Kong, MHRPG Civil War: X-Men, Shadows of Esteren, Dungeon World, 13th Age (Draft), Night's Black Agents, Pendragon 5.1, Legends of Anglerre, Hollowpoint, Planescape (caixa básica), Monsterhearts, Werewolf: DA, Player's Handbook Races: Tieflings, Apocalypse (WtA), Dragon Magazine Annual Volume 1
Atualmente lendo:
Dresden Files (FATE), Fantasy Craft, Mage 2e, In Nomine
Na fila:
REIGN, MHRPG: Annihilation, GoT RPG

Re:Religião - Tópico Permanente
« Resposta #838 Online: Fevereiro 13, 2013, 08:53:08 pm »
Citar
Dúvida, se é pro anticristo voltar encarnado na imagem de um rei de uma grande religião... não faz mais sentido ele voltar como Elvis?

Conselho: Procure em qualquer tradução bíblica pelo termo Anticristo no Apocalipse ou mesmo qualquer menção a essa(s) figura(s) fora das Epístolas Joaninas.

Essa visão do Anticristo como um rival poderoso e apocalíptico de Cristo é parte de uma interpretação teológica do Arrebatamento seguida da Grande Tribulação, que é usada essencialmente por alguns grupos protestantes e por "Osmose Pop-Cultural" é extendida como se fosse algo generalizado a todo Cristianismo.

Contudo, supondo essa interpretação, yep - Elvis é um Anticristo muito melhor do que a maioria dos Papas. Mas eu prefiro um grupo de Anticristos, como Rolling Stones ou Beatles.

Offline Macnol

  • The Eltor
  • Admin
  • GW2 fanboy
    • Ver perfil
    • True spell!
Re:Religião - Tópico Permanente
« Resposta #839 Online: Fevereiro 13, 2013, 09:26:58 pm »
Dúvida, se é pro anticristo voltar encarnado na imagem de um rei de uma grande religião... não faz mais sentido ele voltar como Elvis?

Não, Elvis já é ultrapassado demais. Estamos em 2013. Teria que ser um rei, ou imperador, de uma grande religião mais moderna... com fiéis fanáticos que tenham sido doutrinados desde a juventude, e continuem adorando seus ídolos mesmo depois que sejam denunciados como picaretas e charlatães...

e...

espera...

(click to show/hide)