Não, não foi pra você, mas se a carapuça serviu...
Eu achei que vc tinha dado uma cutucada em mim pq eu mencionei sobre a teoria do mal não ter sido criado por Deus em algum comentário anterior que eu não consegui localizar agora :T
Te entendi errado, desculpa...
No meu último comentário eu deixei claro que não tenho opinião formada sobre como surgiu o mal... Sobre o que é o mal... E eu provavelmente vou demorar pra formar alguma opinião mais concreta em relação a isso(até pq fui pouquíssimas vezes questionado sobre isso, então nunca me preocupei em pensar algo nesse sentido). Se vc quiser (ou se te interessar :p) eu posso tentar contato com um teólogo que eu lembro já ter feito uma palestra sobre esse tema, e posso colocar aqui o que a igreja no geral acredita (o que não necessariamente vai ser a minha opinião).
Eu acredito em um Deus que é tudo. - E isso muito provavelmente pode gerar vários questionamentos. Mas pra mim é ponto final.
Mas pra tentar explicar alguns dos teus questionamentos usando como base a teoria que eu citei (novamente, não posso dizer que é minha opinião).
Pra admitir que ele não tenha todo o poder sobre a criação, ou pior ainda, que a criação não foi totalmente criada por ele, ou que ele não teve poder sobre uma parte dela, tem de ter muito malabarismo semântico.
A teoria de que o mal é a ausência do bem defende que Deus não criou o mal, mas o permitiu. Permitir e criar são coisas diferentes, e isso corta a parte onde Deus não teve poder sobre uma parte da criação. Claro, isso pode gerar outros pontos como: Pq Deus permitiu o mal? (Lembrando que, segundo a teoria, como o mal é a ausência do bem, então ninguém criou o mal. Simplesmente "Adão e Eva" deixaram de fazer o bem, surgindo assim o mal).-E pode ser que alguém saiba justificar essa pergunta. Mas esse alguém não sou eu. :p
Eu sei que simplesmente dizer que "Adão e Eva" deixaram de fazer o bem, puff. Surge o mal. -Sei que isso não tem lá muito fundamento. Ou talvez se ler toda a teoria pode ser que está um pouco mais clara. Pode até ser que eu interpretei alguma coisa errada e enfim.
Basicamente a ideia do mal ser ausência do bem, é algo parecido com o fato da escuridão ser a ausência da luz. Se tiver um quarto todo fechado, sem nenhuma fresta, e vc apagar a única lâmpada que tem lá dentro, vai ficar escuro. (Ausência de Luz). -Isso
não é uma interpretação(me fugiu a palavra certa) onde o bem = luz e o mal = escuro tá? É só um exemplo.