Prox, eu ia fazer vários quotes, mas pensei melhor e decidi resumir minhas idéias. Todas as informações abaixo são minhas. Não me responsabilizo por ninguém do fórum, até porque tudo que é escrito/digitado depende muito da interpretação de quem lê.
Eu não julgo sua forma de pensar. Estou apenas tentando entendê-la. Você mesmo disse que não tem um conhecimento profundo da bíblia, nem uma "intimidade maior com Deus". Você não precisa disso pra saber argumentar. Se tem uma opinião formada sobre o assunto, você tem argumentos que a sustentam. Quando isso não acontece, e opiniões batem de frente com a sua, vem a desculpa: "Eu não conheço isso a fundo isso". Já participei de vários debates onde cristãos não arredaram o pé. Foram com suas teorias e pensamentos até o final, deixando muitos ateus irritados.
O mais engraçado é que os religiosos, particularmente cristãos - e o Elfo (Ahura Mazda) fez questão de exemplificar quotes atrás -, não precisam de argumentos ou provas pra sustentar sua crença. É simples questão de fé. O que me deixa muito indignada. A maioria dos cristãos não tem esse "conhecimento aprofundado" da Bíblia. Seguem por seguir. São cristãos, porque sim. Deus existe e isso basta. Não questionam nada. Tá bom assim.
E conviver com pessoas diferentes não significa que você não tem preconceito sobre elas. Você não pode maltratá-las no local de trabalho, mas nada impede de evitar contato, por não
"fazerem parte do seu clube". Não estou dizendo que este é o seu caso, só citei um exemplo.
No final de tudo, temos sempre o livre arbítrio que nos faz livres para sermos e pensarmos como quisermos. Só que ao contrário.