A Bíblia Hebraica (Tanakh, Tanakhan) só difere do Velho Testamento Protestante basicamente quanto a organização (especialmente quanto a Samuel, Crônicas e Ezra e a ordem que os livros proféticos se encontram), mas não quanto ao conteúdo.
Mas yep, eu cometi o erro quanto a isso ao me referir ao termo judaico para os mandamentos no Pentateuco, mas assim como eles, você tem o Velho Testamento como parte da revelação divina. Então, concorda com todas as leis presentes nesses livros ou usa a interpretação que nem todas as leis do Pentateuco são divinamente inspiradas (algumas delas refletem o "código legal" da época, por exemplo)?
E caso pergunte, eu não estou julgando você - só estou curioso sobre qual linha de interpretação bíblica você usa.
Sobre a bíblia eu teria que me informar com alguém que entende um pouco melhor, talvez algum teólogo luterano ou coisa assim, pra poder te confirmar se realmente só muda a organização.
Sim, eu tenho o velho testamento como parte da revelação divina, mas tem uma diferença aí. Para os Luteranos, existem como se fossem duas alianças (vou usar esse termo, me desculpe se alguém ficar ofendido), onde são elas o Velho e o Novo testamento... Então o que acontece, Deus faz uma aliança com seu povo, sendo essa aliança o Velho Testamento, e depois faz um novo "pacto", que é o Novo Testamento, que seria uma aliança onde algumas coisas do velho testamento seriam deixadas de lado. Por exemplo, no Velho Testamento existia um ritual onde eles faziam sacrifícios, ou então exilavam cordeiros (acho que é esse o termo) para purificar os erros (pecados), coisa que no Novo Testamento não acontece mais, pois os pecados foram lavados pelo sangue de Jesus (vamos dizer assim), então não tem mais a necessidade de eu, como temente a Deus e crente de que Jesus de fato existe, ficar matando animaizinhos e dizendo que faço isso pra que Ele me perdoe, entende? Isso foi um exemplo, mas devem ter outras situações
Não desconsidero o velho testamento, mas ele tem mais peso como fator histórico do que religioso. (O que não quer dizer que o fator religioso dele é 0, ok?)
O código legal da época sim, o Pentateuco reflete o que eram as leis
antes da vinda de Jesus Cristo.
Eu não estou preocupado com o fato de vc estar me julgando ou não
Acho que independentemente da religião/crença de cada um aqui, acima de tudo temos que nos respeitar. E assim como eu pretendo respeitar a todos vocês, espero que vocês respeitem minha ideologia também!
Por coerência, não faço uma ou outra coisa que meus amigos fazem (tipo encher a cara e usar drogas), mas não sou nem um pouco triste por isso, pelo contrário. [...] mas traz salvação e felicidade não só depois da morte mas agora mesmo.
Sobre o Opus Dei, considero excelente. É uma instituição da Igreja que propõe que é possível alcançar a santidade no dia-a-dia, no trabalho, estudo, etc.
No mais, não vejo conflito entre ciência e religião. Deus é antes de tudo (pelo menos para o catolicismo), um Ser racional, então sua criação não pode ser incompatível com sua mensagem para os homens. Eu mesmo sou das exatas (no Opus Dei há também uma boa quantidade de cientistas tando teóricos como experimentais, meu pai inclusive).
Sou contra o homossexualismo mas não contra o homossexual. Respeito antes de tudo. Obviamente não acredito em nenhuma relação disso com desastres climáticos.
Por vezes sou tido como fanático, ultraconservador, reacionário, de extrema direita, etc. mas acredito que o ser humano é mais complexo que classificações e generalizações (fora que os termos muitas vezes são empregados fora de contexto). Haters gonna hate.
1 - Muito interessante tua colocação... Tem muita gente que acha que aqueles que tem alguma crença religiosa são infelizes, e não fazem determinadas coisas (como os exemplos que vc citou) por obrigação. Mas não é bem assim, eu também não faço diversas coisas, inclusive não frequento festas/baladas e meus amigos vivem falando coisas do tipo :"A religião dele não permite".... Eu sempre explico 2 coisas: 1 - A religião não proíbe festas ou baladas (isso é algo muito mais profundo, e mereceria uma boa discussão pra poder expressar bem o meu ponto de vista) e 2 - Eu detesto baladas, porque tem música alta e vc não pode conversar com ninguém, porque tem um amontoado de gente dentro de um lugar (normalmente) pequeno, tem muita gente suada e que ta mais pra lá do que pra cá se esfregando em ti. Considero um lugar desagradável, e por isso não frequento. Mas isso não é relacionado a minha religião.
Sobre o Opus Dei, eu queria que vc definisse o que vc ta querendo expressar com "santidade no dia-a-dia", antes de eu argumentar alguma coisa, hehe :p
Ciência e religião: Perfeito. Eu vi uma vez um livro evangélico infantil, que começava assim: No começo não existia nada, então Deus criou o Big Bang pra a partir daí começar a criação...
Não sei dizer o que é certo, não sei dizer como foi, mas o que me chamou a atenção é o foco que esse livro tem: "Não interessa como foi, só interessa que foi Deus." E eu gostei muito disso
Sou contra o homossexualismo mas não contra o homossexual. Respeito antes de tudo. Obviamente não acredito em nenhuma relação disso com desastres climáticos. - Ctrl C + Ctrl V
E sim, também concordo que o ser humano é mais complexo do que do que classificações e generalizações
O que me incomoda em todas elas é a certeza que após a morte terá "algo esperando por nós".
Noara, vc tem alguma crença sobre o que acontece depois que a gente morre? Ou simplesmente caminhamos pela terra até morrermos e acabou? xD