Autor Tópico: Religião - Tópico Permanente  (Lida 472492 vezes)

0 Membros e 37 Visitantes estão vendo este tópico.

Offline Smaug

  • [Mensagem pessoal - altere no seu perfil!]
    • Ver perfil
Re:Religião - Tópico Permanente
« Resposta #525 Online: Agosto 20, 2012, 03:46:26 pm »
Defender uma Tese ou Dissertação para uma banca dentro da sua universidade é bem diferente de ter sua pesquisa submetida a uma revisão de pares, publicada em um periódico significativo e validada pelo campo cientifico. Fico no aguardo, porque se eles conseguiram o que se está sendo afirmado, isso é artigo para Nature ou Science, e mesmo conclusões publicadas nelas já se mostraram equivocadas.
This happens all the time. No matter how epic the battle, once begun, the thing sounds more or less like a bingo game: People shout out numbers and other people get excited about them.

Re:Religião - Tópico Permanente
« Resposta #526 Online: Agosto 20, 2012, 04:05:43 pm »
Citar
Eles não estão fazendo esse estudo pra investigar se o reiki funciona, eles já partem da conclusão que funciona sim e estão só tentando criar argumentos pra convencer o resto do mundo.
Bom, nada de errado até aí. Eles formularam uma hipótese e a testaram. Não estou dizendo que a metodologia do teste foi a mais rigorosa, ou que não houve manipulações de dados, mas você precisa entender que apresentar dados de um experimento que confirmem sua hipótese não é "criar argumentos".
Além disso, está claro que o cara acredita no funcionamento do reiki. Só. Como então você concluiu que o cara é um charlatão? Pode ser que ele seja um mesmo, que ele tenha mentido na apresentação dos dados, mas me parece que você concluiu isso apenas por causa de uma crença do rapaz, e isso é muito, muito feio.

PS: Aparentemente o cara tem apenas 2 artigos publicados em periodicos, mas 80 artigos em revistas/jornais (segundo o lattes dele), sendo que daqueles 2, um possui outros 5 coautores e o outro 7. Existem muitos grupos que simplesmente colocam o nome de todo mundo como coautor do trabalho, o que significa que talvez esse Monezi não tenha NENHUM trabalho original próprio em qualquer periódico.

Offline Macnol

  • The Eltor
  • Admin
  • GW2 fanboy
    • Ver perfil
    • True spell!
Re:Religião - Tópico Permanente
« Resposta #527 Online: Agosto 20, 2012, 04:19:51 pm »
Iuri, eu já tomei o cuidado de incluir o grupo dos "iludidos" pra acomodar a hipótese do cara não ter nenhuma malícia na sua prática, o que é bem comum, por sinal. Se bobear, a maioria das pessoas que praticam pseudociência estão enganando a si mesmas, também.

Offline Malena Mordekai

  • Malena Mordekai Transphinx
  • everytime i close my eyes wake up feeling so h
    • Ver perfil
Re:Religião - Tópico Permanente
« Resposta #528 Online: Agosto 28, 2012, 11:00:01 am »

Eu acho que me incomodo mais com a pseudociência dentro da "ciência oficial". Coisas tipo a "ciência médica" que adora se ver como ciência em vez de técnica.


Mas vamos ao que interessa:

DEVORAR PARA DECIFRAR
DEVOUR TO DECIPHER

https://www.furaffinity.net/user/transphinx/

interesses rpgísticos atuais: FATE, DnD 5e, GUMSHOE System, DnD 4e, Storytelling System (CoD), Powered by the Apocalypse, UNSAFE

Re:Religião - Tópico Permanente
« Resposta #529 Online: Agosto 29, 2012, 12:07:18 am »
Citar
Eu acho que me incomodo mais com a pseudociência dentro da "ciência oficial". Coisas tipo a "ciência médica" que adora se ver como ciência em vez de técnica.

Isso não se encaixa em "pseudociência", ao menos na maioria das definições que eu conheço. No pior dos casos, é um caso de arrogância médica, mas em geral é uma questão da fluidez da demarcação entre Ciência e Técnica (até porque existe um feedback positivo entre ambas) e da existência de diversos médicos como pesquisadores.

Um termo que me parece mais decente para isso é de Ciência Normativa, que se aplica para Ciência da Conservação e uma parte da Medicina - são investigações científicas que possuem "Princípios" ou "Políticas" desejáveis (no caso da Conservação, preferir alta biodiversidade a baixa biodiversidade, preservar espécies nativas à alienígenas/invasores e no caso da Medicina, preservar a vida à morte, reduzir a dor sempre que possível).

Citar
Mas vamos ao que interessa:

Não tenho palavras para descrever o quanto eu ri ao ver isso. É simplesmente...incrível.

Offline Macnol

  • The Eltor
  • Admin
  • GW2 fanboy
    • Ver perfil
    • True spell!
Re:Religião - Tópico Permanente
« Resposta #530 Online: Agosto 31, 2012, 09:10:15 am »
http://www.estadao.com.br/noticias/cidades,a-pedido-de-kassab-vereadores-dao-anistia-a-templo-da-igreja-mundial,923299,0.htm


Citar
A anistia era imposta ao prefeito pelo bispo Valdemiro Santiago e pelo deputado federal José Olímpio (PP) como condição para os pastores da Mundial começarem a indicar o voto no candidato à Prefeitura José Serra (PSDB), apoiado por Kassab. O único vereador que votou contra o projeto foi Aurélio Miguel (PR). A bancada de 11 vereadores do PT deixou o plenário no momento da votação e não fez oposição, apesar de o candidato petista Fernando Haddad ter criticado na semana passada a concessão de alvarás para templos religiosos feita pela atual gestão.

Offline Macnol

  • The Eltor
  • Admin
  • GW2 fanboy
    • Ver perfil
    • True spell!
Re:Religião - Tópico Permanente
« Resposta #531 Online: Setembro 27, 2012, 10:01:04 pm »

Offline Assumar

  • Quid inde?
    • Ver perfil
Moradores voltam para casa de 'profeta' que anunciava fim do mundo.
« Resposta #532 Online: Outubro 13, 2012, 08:44:04 pm »
Citar
Moradores voltam para casa de 'profeta' que anunciava fim do mundo.
Homem foi preso por estelionato após previsão não ser concretizada.
PM deve permanecer no local para evitar depredação do imóvel.


 A casa que chegou a reunir cerca de 120 pessoas para esperar o fim do mundo na sexta-feira (12), em Teresina, no Piauí, continua ocupada neste sábado (13) por alguns moradores. A informação é do coronel da PM Sá Júnior. Ele não soube dizer o número exato de pessoas que estão dentro da residência.

O grupo se reuniu no local com Luis Pereira dos Santos, de 43 anos, que dizia ser profeta e havia previsto o fim do mundo. O suposto profeta acabou preso e levado para a Central de Flagrantes de Teresina. Além do homem, outro rapaz que comandava o grupo também foi detido, mas já foi liberado. De acordo com Sá Junior, muitos moradores estão se aglomerando em frente da casa, a maioria curiosos, para conhecer o local, chamado por Santos de "arca da salvação". A casa está localizada no Parque Universitário, Zona Leste de Teresina. Dentro da casa permanecem pessoas que já moravam lá e outras que retornaram após o tumulto de sexta-feira. Mas não há crianças, assegurou o coronel da PM.

 Santos, que se dizia profeta, foi preso por estelionato. De acordo com a polícia, ele usava o dinheiro de seus seguidores para manter a casa onde eram realizadas as reuniões. Santos ainda não tem advogado.

Homens da Polícia Militar invadiram a casa na sexta-feira para resgatá-lo, após a população nos arredores do imóvel atirar pedras e ameaçar entrar no local para linchá-lo. Para conter os ânimos e dispersar a população, a Tropa de Choque usou bombas de efeito moral e spray de pimenta. “A própria imprensa ficou sitiada na casa porque não tinha condições de sair de lá devido ao grande número de pessoas”, diz Sá Júnior. Segundo ele, há uma viatura no local neste sábado para garantir a segurança.

Questionado sobre a razão de algumas pessoas permanecerem na casa do suposto profeta, mesmo com a prisão dele e a não concretização do fim do mundo, Sá Junior atribuiu ao poder de persuação do suposto profeta. “O povo carente tem que se apegar a alguma coisa e ele conseguiu doutrinar esse povo de tal modo que ontem tivemos dificuldade para retirá-las de lá”, diz.

Há um grupo de gerenciamento de crise e outro de assistência social de prontidão em caso de necessidade, além da Tropa de Choque, de acordo com o coronel. “A situação está sob controle, mas se evoluir, temos para onde recorrer, e a PM está à frente de todas as negociações”, afima Sá Junior.

Santos foi levado para a Central de Flagrantes de Teresina, e permanece preso, em local não revelado, à disposição da Polícia Civil. "O procedimento é o seguinte: a Polícia Judiciária fará o inquérito e aí mandará para o Ministério Público", diz Sá Junior.

A Polícia Militar deve permanecer no local para evitar novos tumultos ou até a depredação da casa.

Não foram encontradas drogas no local, mas uma quantidade razoável de veneno de rato, segundo a assessoria de imprensa do Tribunal de Justiça do Estado. Por causa disso, a polícia levantou a hipótese de tentativa de suicídio coletivo.

Segundo testemunhas informaram à polícia, há cerca de dois anos Santos disse que havia recebido a visita de um anjo que anunciou o fim do mundo para as 16h do dia 12 de outubro. Seus seguidores se afastaram da família, deixaram seus empregos e alguns até doaram bens que tinham. Na casa, os seguidores passavam o tempo todo fazendo orações e se alimentando de doações. Algumas pessoas moravam no local há dois anos.

Na tarde de quinta-feira (11), uma operação com cerca de 100 homens das polícias Civil e Militar retiraram crianças e adolescentes da casa. Os menores foram levados para abrigos e estão sob a guarda do Conselho Tutelar da cidade.

O TJ informou que o mandado de busca e recolhimento dos menores foi autorizado pela juíza Maria Luiza Melo Freitas, da 1ª Vara da Criança e Adolescente, a pedido da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente de Teresina.

Há previsão de que os pais das crianças irão prestar depoimento para que a polícia possa verificar se os menores sofreram abusos ou outros crimes. O suposto profeta pode ser indiciado por abandono intelectual porque as crianças eram proibidas de frequentar a escola.

Fonte: http://g1.globo.com/brasil/noticia/2012/10/moradores-voltam-para-casa-de-pastor-que-anunciava-fim-do-mundo.html
"Sonhos são o que temos." Jojen Reed

Offline Macnol

  • The Eltor
  • Admin
  • GW2 fanboy
    • Ver perfil
    • True spell!
Re:Religião - Tópico Permanente
« Resposta #533 Online: Outubro 15, 2012, 01:05:16 am »
Eu quero que alguém me explique por quê esse cara é preso por estelionato e os pastores evangélicos não são.

Offline crudebuster

  • nham
  • Not so alone anymore
    • Ver perfil
Re:Religião - Tópico Permanente
« Resposta #534 Online: Outubro 15, 2012, 02:27:12 am »
Eu quero que alguém me explique por quê esse cara é preso por estelionato e os pastores evangélicos não são.

Talvez hum, porque o culto de fim de mundo dele não está na lista de registrados como permitidos para isso logo pedir dinheiro mediante promessas falsas sem ser numa igreja registrada é estelionato?

Tipo, você pode registrar uma igreja, sabe? Mais fácil que uma empresa, inclusive.

TL;DR: Burocracia protege os que nela confiam.
deve ser muito estranho ser normal

Offline Macnol

  • The Eltor
  • Admin
  • GW2 fanboy
    • Ver perfil
    • True spell!
Re:Religião - Tópico Permanente
« Resposta #535 Online: Outubro 15, 2012, 09:26:47 am »
Obrigado, é uma resposta satisfatória.

"Não é estelionato se você tiver licença do governo pra mentir pros trouxas"

Offline PowLyne

  • Cachorro irritante
  • * Você despachou o cachorro.
    • Ver perfil
Re:Religião - Tópico Permanente
« Resposta #536 Online: Outubro 27, 2012, 01:40:14 pm »
Imagem que pode vir a calhar em alguns pontos do tópico:



Re:Religião - Tópico Permanente
« Resposta #537 Online: Outubro 28, 2012, 07:14:25 pm »
Continuando daqui. Como seu post tem diversas afirmações que posso discordar, vai sair algo bem fragmentado.

Citar
Elfo, considerando que a maioria pensa que o Deus Real é o de sua respectiva religião,

Não há o que discordar aqui. Salvo uma minoria extrema de pessoas, se alguém se une a uma religião, em algum nível vai concordar com as crenças dela.

Citar
e que estas foram criadas para instituir a vontade individual de uns poucos sobre o coletivo para exercer relações de poder,

Aqui a situação fica muito mais "cinzenta". Embora historicamente diversas crenças religiosas estiveram intimamente ligadas a formas de organização estatal (como o Shinto e a Divinização do Imperador como filho de Amaterasu, o Judaísmo antigo e sua adoração a figuras monárquicas como Davi e Josias, os Deuses Imperadores em Roma e no Egito), eu não vejo nenhum elo necessário entre religiões e instituições de poder.

Citar
o erro é supor que Deus é sujeito às limitações morais dos seres humanos

Na verdade, é o que diversas religiões monoteístas ocidentais clamam (Catolicismo Romano e Ortodoxo, uma boa porção do Protestantismo com a exclusão dos Calvinistas e seus derivados, boa porção do Judaísmo - especialmente Ortodoxo, Conservador e boa parte dos Reformistas - e presumo que o Espiritismo chegue bem próximo disso).

Deus não é necessariamente limitado em sua capacidade de realizar apenas ações moralmente corretas para humanos, mas por ser Totalmente Bondoso (ou Perfeito), ele se limita a realizar de fato apenas aquelas ações que são bondosas.

Citar
Se não existe ninguém para mandar nele, então moral deveria ser um conceito inexistente para o mesmo.

É uma das conclusões possíveis se você não assume a princípio que Deus é Bom.

Offline crudebuster

  • nham
  • Not so alone anymore
    • Ver perfil
Re:Religião - Tópico Permanente
« Resposta #538 Online: Outubro 28, 2012, 09:01:49 pm »
deve ser muito estranho ser normal

Offline Heitor

  • Demagogo
    • Ver perfil
Re:Religião - Tópico Permanente
« Resposta #539 Online: Outubro 28, 2012, 09:19:04 pm »
Coloquei minha respostas em negrito para destacar mais.

Continuando daqui. Como seu post tem diversas afirmações que posso discordar, vai sair algo bem fragmentado.

Citar
Elfo, considerando que a maioria pensa que o Deus Real é o de sua respectiva religião,

Não há o que discordar aqui. Salvo uma minoria extrema de pessoas, se alguém se une a uma religião, em algum nível vai concordar com as crenças dela.

Citar
e que estas foram criadas para instituir a vontade individual de uns poucos sobre o coletivo para exercer relações de poder,

Aqui a situação fica muito mais "cinzenta". Embora historicamente diversas crenças religiosas estiveram intimamente ligadas a formas de organização estatal (como o Shinto e a Divinização do Imperador como filho de Amaterasu, o Judaísmo antigo e sua adoração a figuras monárquicas como Davi e Josias, os Deuses Imperadores em Roma e no Egito), eu não vejo nenhum elo necessário entre religiões e instituições de poder.

Convenhamos, as religiões que aprepresentam um modelo de dedicação = recompensa são as mais populares, e também as que possuem essa hierarquização e ritualística mais restrita, visando exatamente essas relações de domínio de alguns sobre outros. Já aquelas religiões modernosas e igualitárias que pipocam aos montes todos os dias não são exatamente significativas para nossa discussão.

Citar
o erro é supor que Deus é sujeito às limitações morais dos seres humanos

Na verdade, é o que diversas religiões monoteístas ocidentais clamam (Catolicismo Romano e Ortodoxo, uma boa porção do Protestantismo com a exclusão dos Calvinistas e seus derivados, boa porção do Judaísmo - especialmente Ortodoxo, Conservador e boa parte dos Reformistas - e presumo que o Espiritismo chegue bem próximo disso).

Deus não é necessariamente limitado em sua capacidade de realizar apenas ações moralmente corretas para humanos, mas por ser Totalmente Bondoso (ou Perfeito), ele se limita a realizar de fato apenas aquelas ações que são bondosas.

Citar
Se não existe ninguém para mandar nele, então moral deveria ser um conceito inexistente para o mesmo.

É uma das conclusões possíveis se você não assume a princípio que Deus é Bom.

Este é justamente onde queria chegar: porque o ponto inicial tem que ser "Deus é bom/mau/oquequerqueseja"? Só porque ele criou o humano, obrigatoriamente ele deve ter algum senso de responsabilidade (ou falta dele) pela cria?

Pelo que entendo, Deus pode ter criado as coisas simplesmente porque tem a capacidade, independente do seu caráter. O que leva ao questionamento do projetista, exemplificado na comparação da câmera e do olho. Se Deus é a força criadora e suprema do universo, quais são as implicações disto.

Ignorando, por hora, questionamentos sobre origem, natureza real, caráter e afins, ou metafísica, dos mais abrangentes ("como nossa adoração o afeta") às pessoais ("vou para o céu ou para o inferno?").