Não gosto que digam merdas sem saber. O VA diz que conheceu essa religião. Quero saber o que ele sabe, o que falavam nesses "cultos", qual o nome da organização, do atual presidente da mesma, e qual o mantra que recitamos. Qualquer convidado, simpatizante, conhecedor, estudioso desta filosofia saber dizer essas coisas. Se ele responder, não discuto mais (sim, agora to discutindo ).
Existem várias organizações Nitiren Daishonin, sendo a principal a Soka Gakkai (representada no Brasil pela BSGI). Mas também existe a Nitiren Shoshu (que tem uma certa rivalidade com a Soka Gakkai), a Nitiren Shu e a Honmon Butsuryu-Shu. O mantra que vocês citam é o Daimoku (nam-myoho-rengue-kyo), que é o nome do Sutra de Lotus em japonês.
Não me importo com quem é o atual presidente (até porque são muitas denominações, cada um com o próprio presidente. O da Soka Gakkai, por exemplo, é Daisaku Ikeda).
Nos cultos geralmente se fala no quanto o Daimoku é incrível e surpreendente e realiza mágicas na sua vida, e o Dai-Gohonzon é venerado.
Nada, absolutamente nada disso é característica oriunda do Budismo tradicional. E eu nunca vi uma pregação das jóias budistas numa reunião ou texto do Nitiren Daishonin. Na verdade, quando eu ouço alguém falar que é Budista e começo a tentar conversar sobre Budismo, vejo que a realidade é tão absurdamente diferente que é possível descobrir na hora se a pessoa é de alguma denominação Nitiren.
O meu falecido sogro era Nitiren, e a minha sogra o acompanhava nas reuniões. Quando era criança, também frequentava com minha mãe (mas ela largou devido ao excessivo materialismo e busca por recompensas materiais dos membros - de novo, algo que se afasta completamente de uma visão Budista tradicional, que prega desapego e renúncia). Talvez por isso eu sempre tenha tido uma facilidade muito maior em ter carinho pela figura do Buda do que por Jesus, por quem não sinto muita admiração.
Eu fiquei brava com o VA, porque ele alegou que o Budismo de Nitiren não é budismo, simplesmente porque não segue isso e aquilo.
Não se trata de não seguir um detalhe ou outro. O Budismo Nitiren ignora
completamente todas as escrituras Budistas que não são o Sutra de Lótus, que, de novo,
não faz parte do cânone. Ele também ignora
completamente os ensinamentos mais básicos de Buda (dentre os quais as Quatro Nobres Verdades foram os primeiros ensinamentos - e você sabe a quem o primeiro discurso de Buda foi dado? Se souber me responder, você já sabe muito mais que um Nitiren médio).
Essa reação que os Nitiren têm quando um Budista afirma que Nitiren não é Budismo é extremamente normal, e já foi motivo de debates bem acalorados nas comunidades Budistas que eu participava. Sempre me diverti com isso, também, porque se você falar para um Budista que ele não é Budista provavelmente ele vai rir e encarar normalmente, já que existe um esforço a não ter apego a esse rótulo.
Não sei por que Nitiren querem tanto ser qualificados como Budistas, é só um rótulo. Ainda mais a Noara, que se incomoda tanto com essa questão de rótulos.