Assim como a crença no Quatro Nobres Verdades é algo que define a maioria dos movimentos budistas, o mesmo vale para a Trindade Cristã
Não, as Quatro Nobres Verdades são muito mais fundamentais ao Budismo. Mais próximos ao Sermão da Montanha ou à ideia de que Jesus é o salvador.
O Nitiren segue um único Sutra - o Sutra de Lótus. É como ignorar a Bíblia inteira e considerar um único versículo como válido.
Filho, não diz merda.
Não estou.
Olha a minha cara de quem se importa...
Você se importar não muda nada.
Você tá bem insano, hein, VA? Você frequentou quanto tempo esses "cultos de Nitiren" para afirmar com tanta certeza essa insanidade, querido?
Um culto não é necessariamente radical. É simplesmente "convincente" o bastante para prender seus seguidores. Afirmar que qualquer desconforto que você tenha na vida é resultado de afastamento da religião (ou então usar culpa) é um dos exemplos de ferramenta de culto que o Nitiren Daishonin (especialmente a Soka Gakkai) usa.
Fé na lei de causa e efeito, fé no Sutra de Lótus e fé na força mística que rege o Universo, a qual denominamos: Nam-myoho-rengue-kyo. Nosso mantra.
Leia o que eu disse acima.
Nenhuma outra denominação budista dá tanta importância a uma única escritura como vocês dão ao Sutra de Lótus. Que nem sequer é escritura canônica no Budismo ortodoxo, já que ela é escrita em sâncrito, e o cânone é escrito em pali.
E causa e efeito é um fato universal, como qualquer um que estudou um mínimo de física sabe dizer. A interpretação de algumas denominações budistas com relação ao kamma, por outro lado, não é, e exige fé, deveras.
Porém, estava me referindo à ideia de renascimento, ao ideal do Nibbana (ou do ideal Bodhisatva, se for Mahayana), à ideia de que Buda era realmente um Iluminado, entre outras coisas.
Por outro lado, VA, a diferença entre culto e religião é a mesma entre idioma e dialeto.
NENHUMA.
Depende. Vide Humanismo Secular.