Admira o Elfo não conhecer esta notícia; mas bom comentário o dele.
Bom, Elfo, aí é que está; todos os campos humanos são inter-relacionados. Disso não há escapatória; se te agrada mais eu não estou ANALISANDO esses campos mas sim dizendo como eles PODEM se relacionar sem maiores atritos.
Em especial no caso da religião; se uma pessoa pode ser sincrética e misturar, digamos, candomblé e catolicismo... ou (embora não seja religião, mas postura perante a religião) ateísmo e catolicismo, ela pode muito bem aceitar a verdade religiosa/psicológica/alegórica de lendas e mitos de sua religião e ao mesmo tempo a versão científica da geração do mundo, qualquer que seja aquela aceita no momento.
Esqueçam um pouco essa interferência nefasta da religião sobre o Estado, ou tentativas de interferência; estou me referindo ao indivíduo. Outro dia estava vendo uma aula do Richard Dawkins numa escola religiosa, sobre evolução. E lá ele respondia à pergunta se aceitar a evolução atrapalhava a religião; e mesmo esse expoente do ateísmo disse que não, e que vários cientistas eméritos eram religiosos. Comentou que ELE não acreditava, mas que não precisa entrar em choque.
E é desse choque pessoal que eu estava falando.