Você afirma isso com muita convicção.
Eu não afirmo nada, Skar. Eu deixei bem claro que estudei pouco sobre o assunto, se Jesus existiu de verdade ou não. Até porque, para mim, é mera curiosidade, o que é uma força potente, mas no final não acrescenta nada no meu cotidiano.
Arcade:
Obrigado pelo video, Lanzi. Vou assistir.
Imaginar que meia dúzia de autores inventaram um sujeito do nada para justificar toda uma religião, é no mínimo, um contrasenso.
(...)
E no caso de uma fonte: Bíblia Sagrada. Só ela é suficiente, pelo Novo Testamento. Por tudo que ela já passou de escritas e revisões, ainda é um documento de grande importância relatando ações e costumes da época.
Tenho a impressão de que, se a religião olímpica tivesse sobrepujado a cristã, estaríamos discutindo a existência ou não de Hércules, um personagem cuja exitência real acredito que ninguém (ou quase ninguém) leva a sério.
E sobre a Bíblia: aham, cultura da época. Checado. Mas personagens? Devo então supor que todos os personagens relatados lá realmente existiram? E por que só o Novo Testamento? Não posso acreditar nos do Velho, como o gigante Golias, baseado em que lógica? Me parece apenas a velha estratégia de considerar histórico ou literal o que é conveniente, e figurativo ou interpretativo o que não é, mesmo que não seja a sua intenção.
Não vejo a Bíblia como fonte válida para afirmar a existência histórica qualquer coisa, mesmo Jesus. Por isso mesmo pedi fontes não cristãs.
Não há fontes absolutas que afirmem, sem sombra de dúvidas, que Jesus tenha existido. Mas há fortes indícios, sim, e ignorá-los não é lá muito positivo.
Só é pesquisar "Jesus histórico" na Wikipedia e você vê que o trabalho não está tão abandonado quanto você imagina.
A questão é que esse Jesus histórico é bem diferente da figura mitológica. Provavelmente ele foi bem pouco importante politicamente, por exemplo.
Não é a única fonte. Flávio Josefo é o exemplo mais claro que me vem à mente. Tácito, também.
O artigo da Wikipedia eu li, mas fazem uns bons anos. Nem lembrava dele. Vou checar de novo. E obrigado pela sugestão de autor, vou pesquisar quem é e o que publicou.
sobre a não existência de um Jesus histórico, recomendo o filme "A Vida de Brian"
E você acha mesmo que eu não assisti isso???