De uma forma geral o currículo de quase todas as disciplinas precisa ser reavaliado, e isso está sendo feito em vários estados. Inclusive com propostas bastante diferentes. Em Minas Gerais ou Paraná, não me lembro qual deles agora, os alunos tem um primeiro ano comum a todos e a partir do segundo ano eles escolhem turmas que dão prioridade a um dos campos do conhecimento. Por exemplo, se escolher Ciências da natureza e suas tecnologias ele terá uma maior carga horária nas disciplinas de Física, Química e Biologia.
Eu particularmente não sou fã deste modelo, prefiro o adotado no Rio de Janeiro, mas ele é válido.
Mas de um modo geral, as secretarias estaduais tem reformado o currículo das disciplinas e não a estrutura curricular em si, visando exatamente atenuar estes problemas relatados por vocês. Embora eu não faça parte da equipe de matemática, eu tenho certeza de que eles estão cientes destes problemas e buscam um currículo melhor. E mais, a Secretaria de Educação tem ido além ao oferecer capacitação remunerada aos professores para que eles consigam trabalhar de forma adequada com o currículo, embora esta parte em si ainda esteja deixando a desejar.
Tirar Sociologia e Filosofia do currículo eu acho um erro, na minha opinião elas deveriam ter a mesma carga horária que Biologia, História, Etc.
E obrigado a todos aqueles que estão participando do tópico, a discussão está sendo bastante relevante.