Autor Tópico: A Crônica do Matador do Rei [CONTÉM SPOILERS]  (Lida 11625 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Afrodite

  • First born unicorn
  • Fabulous
    • Ver perfil
    • Porra, Spell!
A Crônica do Matador do Rei [CONTÉM SPOILERS]
« Online: Junho 05, 2014, 03:11:36 pm »

Tópico para discutir teorias sobre o vindouro e derradeiro livro da série "A Crônica do Matador do Rei", que deve se chamar "Doors of Stone".
Sei que existem alguns poucos leitores da série aqui na Spell, além de mim e do Kazack, como o Lederon, o Mandrak e o Skar. Sintam-se convidados a discutir.

A maior parte das teorias que vou postar foram tiradas do grupo de discussão do Facebook, do reddit e de comentários na wiki do livro. Imprescindível ter lido o segundo livro da série para entender as passagens.


SPOILERS ABAIXO

.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.

1- Netalia Lockless é Laurian (a mãe do Kvothe):
Essa é óbvia. Tão óbvia que há um trecho no início do primeiro livro que, subliminarmente, conta essa informação.
O jovem Kvothe narra uma situação onde seu pai, Arliden, compôs uma música para Laurian, cuja métrica era tão ruim que a fez botá-lo para dormir no relento. A música é a seguinte:

"Dark Laurian, Arliden's wife,
Has a face like a blade of a knife
Has a voice like a prickledown burr
But can tally a sum like a moneylender.
My sweet Tally cannot cook.
But she keeps a tidy ledger-book
For all her faults I do confess
It's worth my life
To make my wife
Not tally a lot less..."


To make my wife ne tali a lock less...

(Infelizmente, esse segredo se perde em português).

Não esquecendo que o livro sempre deixou claro que Laurian era de família nobre antes de se tornar Edena/Edema Ruh, e renega esse sangue.
A familiaridade que Kvothe sente ao ver Meluan pela primeira vez, é devido à semelhança com sua própria linhagem.

O fato de Kvothe ter sangue real, inclusive, o faz mais próximo do trono do que o seu rival, Ambrose. Fun fact.

2- A caixa dos Lackless contém o Nome da Lua:
Essa é a minha teoria favorita. Jax, o menino sem-sorte ("luckless") que perseguiu e aprisionou o nome da lua, seria o primeiro membro da linhagem dos Lackless, já que é sabido (através do Caudicus) que a família sofreu alterações no nome através das gerações.
Luckless = Lockless = Lackless = Lochees
O que deixa um gancho para a próxima teoria...

3- Auri é a própria Lua:
Há quem acredite que o Underthing (? não lembro o nome em português) é a casa de Jax, e Auri é Ludis, a própria Lua, enfraquecida e aprisionada na terra.
Ela também só é vista durante à noite, como a lua, a lua é um assunto recorrente nos trechos onde ela aparece, e um dos presentes que ela entrega a Kvothe é uma misteriosa "chave para a lua".
O que deixa um gancho para maaaaais uma teoria:

4- O Chandriano busca o Nome da Lua:
“Lembre-se de que há três coisas que todo sábio teme: o mar na tormenta, uma noite sem luar e a ira de um homem gentil.”
No meu trecho favorito de toda a série, Feluriana explica para o Kvothe sobre a transição da lua entre o mundo das fadas e o mundo dos mortais - depois eu edito com o trecho-. O Chandriano, estando em posse do Nome da Lua, poderia eliminar a barreira entre o mundo das fadas e dos mortais, talvez tendo o domínio de ambos. Por isso que "o temor do sábio" é "uma noite sem luar".

5- O mecenas da Denna é Brendon, que também é um dos Sete (Gris/Cinder):
Essa também é uma das teorias mais bem aceitas, e existe uma porção de informações que provam isso (chega até a me dar preguiça de postar tudo :P)
- O mecenas salvou Denna durante a aparição do Chandriano no casamento;
- uma informação no início do primeiro livro indica que Kvothe precisou matar um demônio (Chandriano) para ter o seu amor (Denna) de volta. "A história de como Kovthe saíra em busca do desejo de seu coração. Precisara enganar um demônio para alcançá-lo. Mas, depois de tê-lo nas mãos, fora obrigado a lutar com um anjo para conservá-lo";
- Denna compôs uma música sobre o Lanre com informações errôneas, todas passadas a ela pelo seu mecenas. A música descreve Haliax como um herói injustiçado. Aparentemente o Chandriano usou Denna para compôr uma canção para limpar a reputação deles;
- quando Kvothe pergunta ao Cthaeh sobre o Chandriano, ele responde: "Stick by the maer, and he will lead you to their door." Stick = colar ou ficar próximo, mas também pode ser traduzido como begala, bastão. O livro repete muitas vezes a informação de que Brendon utiliza uma bengala;
- o Cthaeh também conta que a Denna é constantemente maltratada pelo mecenas "apanhando de bengala".
- Brendon é descrito como "ash grey and dark charcoal" (Mecenas =Master Ash / Chandriano = Cinder)

6- Kvothe perdeu os poderes pois aprisionou seu próprio nome no "baú tritrancado":
Repetindo um trecho já citado:
"A história de como Kovthe saíra em busca do desejo de seu coração. Precisara enganar um demônio para alcançá-lo. Mas, depois de tê-lo nas mãos, fora obrigado a lutar com um anjo para conservá-lo. Eu acredito, descobriu-se pensando o escriba. Antes era só uma história, mas agora acredito nela. Esse é o rosto de um homem que matou um anjo." Se o Chandriano são sempre Sete, e se o Kvothe matou Cinder para salvar Denna, ele pode muito bem ter tomado o lugar dele como os dos Sete. Provavelmente Kvothe passou a ser alvo dos Amyr, precisando trancar o próprio nome para se proteger (inclusive se proteger de si mesmo). Por isso perdeu os poderes.

O que leva à última teoria que quero postar aqui...

7- Mestre Elodin é um Amyr:
...ou até mesmo o Grande Taborlin. Não há muita firmeza em nenhuma das teorias acerca dele, mas todo mundo concorda que ele é um gênio, e sem dúvidas é muito mais do que parece ser. Elodin, Skadi, Denna e Auri são os personagens-chave dos segredos dessa história.


 :seta: :seta: :seta: Comentem :pipoca2:
(click to show/hide)

Offline MaNdRaK

  • Num sabia que dava pra trocar o nome!
    • Ver perfil
Re:A Crônica do Matador do Rei [CONTÉM SPOILERS]
« Resposta #1 Online: Junho 05, 2014, 06:48:37 pm »
Pouta que me pariô.  :shock:

Eu gosto de theorycrafting, mas eu nunca parei pra pensar nessas coisas sobre essa história.

Na verdade, eu suspeitava de muita coisa disso ae, mas obviamente, quando vc posta os fatos um do lado do outro, fica bem mais legal.

Uma coisa que sempre me incomodou é esse papo dele ter 'abrido mão dos poderes'. Se ele se tornou um demônio, isso poderia ter acontecido.

Sei lá, me dê uns dias pra eu digerir esse banquete ae (e possivelmente reler o 2o livro pelo menos) e eu volto pra gente se falar  :blink:

Re:A Crônica do Matador do Rei [CONTÉM SPOILERS]
« Resposta #2 Online: Junho 05, 2014, 09:58:32 pm »
 :wub: :wub: :wub:

Infelizmente eu perdi o 1, por ler o livro em pt.

A 2 eu pensei nela.

A 3, eu não pensei assim. Penso que a Auri tem a chave para abrir a caixa, que é a chave que ela deu para o kvothe. Já que a Auri é refinada e com etiqueta.

Não sei o que pensar do 4.

O 5 eu pensei a mesma coisa. Mas não por essa linha de pensamento.

Não sei o que pensar do 6.

O 7, eu penso que ele é um amyr e aquela porta (na biblioteca) leva aos segredos dos amyr.


Offline Afrodite

  • First born unicorn
  • Fabulous
    • Ver perfil
    • Porra, Spell!
Re:A Crônica do Matador do Rei [CONTÉM SPOILERS]
« Resposta #3 Online: Julho 03, 2014, 06:48:32 pm »
E ai, Mandrak, conseguiu digerir alguma coisa?

Recentemente a editora Arqueiro liberou a sinopse do livro da Auri, que vai sair esse ano. Segue:

"Considerada a meca do conhecimento, a Universidade atrai as mentes mais brilhantes que buscam desmistificar os mistérios das ciências iluminadas, como feitiçaria e alquimia. Porém, bem abaixo de seus lotados corredores existe um complexo de quartos abandonados e passagens antigas. No coração desse labirinto cavernoso encontra-se uma jovem mulher chamara Auri, que chama este local de lar. Ex-estudante da Universidade, Auri agora gasta seu tempo cuidando do mundo ao seu redor. Ela sabe que alguns mistérios devem permanecer selados. Agora que não se deixa enganar pela racionalidade cega que àqueles que vivem acima dela confiam, Auri vê além da superficialidade das coisas e enxerga os perigos sutis e os nomes escondidos das coisas."

(click to show/hide)

Offline Skar

  • Hail!!! O Tubarão
    • Ver perfil
Re:A Crônica do Matador do Rei [CONTÉM SPOILERS]
« Resposta #4 Online: Julho 05, 2014, 02:29:22 am »
Antes de falar sobre qualquer coisa. Lina eu te odeio do fundo do meu coração, eu consegui deixar essa série de lado e não pensar nela durante um bom tempo e vc vai e me lembra dela. E o terceiro livro sequer sai esse ano. Pura crueldade.

A última é bem interessante e não havia pensando nela. Acho que a explicação dele ter se tornado um deles é bem plausível, todavia tem o problema dele querer abrir a caixa e o por que a fada iria desejar que ele voltasse a ter seus poderes.
The essentials for a productive discussion:
•    Tact: Be friendly, helpful, and cooperative.
••    Candor: Be frank and sincere.
•••    Intelligence: Think before you speak.
••••    Goodwill: Reasonable people can disagree.
•••••   Reception: Listen to what others are saying, not to what you think they're saying.

Offline MaNdRaK

  • Num sabia que dava pra trocar o nome!
    • Ver perfil
Re:A Crônica do Matador do Rei [CONTÉM SPOILERS]
« Resposta #5 Online: Julho 07, 2014, 07:29:03 am »
E ai, Mandrak, conseguiu digerir alguma coisa?

Recentemente a editora Arqueiro liberou a sinopse do livro da Auri, que vai sair esse ano. Segue:

"Considerada a meca do conhecimento, a Universidade atrai as mentes mais brilhantes que buscam desmistificar os mistérios das ciências iluminadas, como feitiçaria e alquimia. Porém, bem abaixo de seus lotados corredores existe um complexo de quartos abandonados e passagens antigas. No coração desse labirinto cavernoso encontra-se uma jovem mulher chamara Auri, que chama este local de lar. Ex-estudante da Universidade, Auri agora gasta seu tempo cuidando do mundo ao seu redor. Ela sabe que alguns mistérios devem permanecer selados. Agora que não se deixa enganar pela racionalidade cega que àqueles que vivem acima dela confiam, Auri vê além da superficialidade das coisas e enxerga os perigos sutis e os nomes escondidos das coisas."



Ahhhh cara...

Eu parei com esse vício de ler demais. Tenho um gurizinho a caminho e não daria pra manter o ritmo de 30+ livros por ano.

O problema é que tá difícil evitar o primeiro gole, ou viver um dia de cada vez, com vcs assim  :hum:

Mas, como estou de boa até o Vicente chegar e preciso aplacar a ansiedade e os eventos descontrolados do meu sistema digestivo, vou reler coisas para relaxar.

Calma Lina, eu vou ler, vou ler. Só estava fugindo  :linguinha:

Offline Afrodite

  • First born unicorn
  • Fabulous
    • Ver perfil
    • Porra, Spell!
Re:A Crônica do Matador do Rei [CONTÉM SPOILERS]
« Resposta #6 Online: Julho 07, 2014, 06:41:17 pm »
Hehehe. Essa série também me dá problemas digestivos, por isso fico postando essas coisas aqui e passando a ansiedade pra vocês.  :linguinha:
(click to show/hide)

Offline Skar

  • Hail!!! O Tubarão
    • Ver perfil
Re:A Crônica do Matador do Rei [CONTÉM SPOILERS]
« Resposta #7 Online: Julho 12, 2014, 01:25:32 pm »
Hehehe. Essa série também me dá problemas digestivos, por isso fico postando essas coisas aqui e passando a ansiedade pra vocês.  :linguinha:

Super legal essa atitude.
The essentials for a productive discussion:
•    Tact: Be friendly, helpful, and cooperative.
••    Candor: Be frank and sincere.
•••    Intelligence: Think before you speak.
••••    Goodwill: Reasonable people can disagree.
•••••   Reception: Listen to what others are saying, not to what you think they're saying.

Offline Afrodite

  • First born unicorn
  • Fabulous
    • Ver perfil
    • Porra, Spell!
Re:A Crônica do Matador do Rei [CONTÉM SPOILERS]
« Resposta #8 Online: Julho 15, 2014, 01:08:13 pm »
Saiu a antologia Rogues, do G. R .R. Martin, que contém um conto do Pat, sobre o Bast.
Alguém já leu/vai ler?

http://www.amazon.com/Rogues-George-R-R-Martin/dp/0345537262
(click to show/hide)

Offline MaNdRaK

  • Num sabia que dava pra trocar o nome!
    • Ver perfil
Re:A Crônica do Matador do Rei [CONTÉM SPOILERS]
« Resposta #9 Online: Julho 15, 2014, 03:43:29 pm »
Agora que vc falou, vou.

Me da uns dias. Vou pegar quando chegar em casa hoje.

Offline Afrodite

  • First born unicorn
  • Fabulous
    • Ver perfil
    • Porra, Spell!
Re:A Crônica do Matador do Rei [CONTÉM SPOILERS]
« Resposta #10 Online: Julho 15, 2014, 11:42:59 pm »
Agora que vc falou, vou.

Assim até parece que eu tenho uns poderes.
Mas não sou eu, é o livro.
(click to show/hide)

Offline MaNdRaK

  • Num sabia que dava pra trocar o nome!
    • Ver perfil
Re:A Crônica do Matador do Rei [CONTÉM SPOILERS]
« Resposta #11 Online: Julho 16, 2014, 09:16:33 pm »
Já estou lendo. Me deem uns dias e eu dou o feedback.

Infelizmente eu virei mocinha e não consigo mais ler no trânsito, sei lá o porquê... Então, até hoje li só 2 capítulos.

.
.
.
.
.

SEMANAS DEPOIS:
Edit: Ao invés de comentar cada capítulo como eu estava fazendo antes, vou fazer um apanhado geral e dar nota. Se quiserem ver as notas, é só abrir os spoilers. Não tem nada que possa estragar a leitura de vcs, mas eu acho melhor preveni-los mesmo assim.

O livro é legal. Bem legal por sinal. Tem alguns contos meio méééé mas tem outros muito bons. Eu acho que no fim, recomendaria a leitura, com essa ressalva de cima, porque os 4 ou 5 que prestam são bem legais mesmo.

Um comentário e uma explicação de cada conto. Não terá spoiler, então relaxem. Só coloquei na caixa para organizar.

Repetindo e destacando: Não tem spoilers nos comentários abaixo, são opiniões e eu mantive bem sucinto, pra não contaminá-los. Talvez eu recomende ler primeiro e ver minha opinião depois, mas nem isso é obrigatório.

(click to show/hide)

(click to show/hide)

(click to show/hide)

(click to show/hide)

(click to show/hide)

(click to show/hide)

(click to show/hide)

(click to show/hide)

(click to show/hide)

(click to show/hide)

(click to show/hide)

(click to show/hide)

(click to show/hide)

(click to show/hide)

(click to show/hide)

(click to show/hide)

(click to show/hide)

(click to show/hide)

(click to show/hide)

(click to show/hide)

Não li o último do George Martin ainda, calma!
« Última modificação: Agosto 22, 2014, 08:58:21 am por MaNdRaK »

Offline Afrodite

  • First born unicorn
  • Fabulous
    • Ver perfil
    • Porra, Spell!
Re:A Crônica do Matador do Rei [CONTÉM SPOILERS]
« Resposta #12 Online: Janeiro 02, 2015, 04:04:41 pm »


(click to show/hide)

Offline Afrodite

  • First born unicorn
  • Fabulous
    • Ver perfil
    • Porra, Spell!
Re:A Crônica do Matador do Rei [CONTÉM SPOILERS]
« Resposta #13 Online: Janeiro 02, 2015, 04:09:19 pm »
E Mandrak, não sabia que você tinha postado os comentários sobre os contos aqui!
Eu to com um link com o "The Lightining Tree" alvo há MESES na minha barra dos favoritos, e nunca pego pra ler.
Se você gostou do conto do Gaiman, sugiro fortemente que procure o livro Fragile Things/Coisas Frágeis, que é uma coletânea só de contos dele. Acho que você vai se amarrar.
(click to show/hide)