Autor Tópico: Máfia Magic: Mirrodin vs Nova Phyrexia / GG Cidade!  (Lida 94599 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Máfia Magic: Mirrodin vs Nova Phyrexia / GG Cidade!
« Online: Agosto 16, 2013, 04:23:11 pm »


Fontes de referência e leitura recomendada:
http://wiki.mtgsalvation.com/
https://www.wizards.com/magic/multiverse/planes.aspx?plane=mirrodin
http://www.wizards.com/magic/magazine/article.aspx?x=mtg/daily/stf/137a
http://magiccards.info/


Citação de: Votação
Voto sempre em negrito, com o nick atual do jogador ou algo que possa ser reconhecido como tal. Apelidos ou nicks antigos não valem.
Mudança de voto não exige desvoto primeiro.
Se quotar outro jogador e dentro do quote tiver um voto em negrito, vai ser contado como voto do jogador que está postando.
EDIT: Adendo: voto dentro de spoilers não conta.
É aceito voto: sem linchamento para fechar o dia.

Jogadores
1. Kinn - Ria Ivor - Cidade (Maçonaria)
2. Irish Carbon - Kessla - Cidade
3. Noara Fox Rafa - Vorinclex - Máfia - Linchado 7º dia
4. Thales - Elesh Norn - Máfia - Linchado 3º dia
5. Assumar - Kara Vrist - Cidade - Morto 2ª noite
6. Nelio - Melira - Cidade - Morto 1ª noite
7. Madrüga - Elspeth - Cidade - Morto 6ª noite
8. Ferdineidos - Glissa - Máfia - Linchado 5º dia
9. Publicanoide - Tezzeret - Sobrevivente (vampiro)
10. Ciggi - Jor Kadeen - Cidade (Maçonaria)
11. Ielena - Kemba - Morta por infecção 6° dia
12. Skar - Venser - Cidade (Maçonaria)
13. Batata - Farris da Bigorna - Morto 4ª noite
14. Arcane - Jin-Gitaxias - Máfia - Linchado 2º dia
15. MagoCego - Koth do Martelo - Cidade
16. Vendetta - Sheoldred - Mafioso - Linchado 6º dia
« Última modificação: Setembro 19, 2013, 08:13:54 am por Khalim »

Re:[Inscrições] Máfia Magic the Gathering: Mirrodin vs Nova Phyrexia
« Resposta #1 Online: Agosto 17, 2013, 05:55:45 pm »
Mecânicas do jogo

Jogadores tem acesso a cards (itens ou poderes) e mana (pontos para usar os cards; vide a wiki).

Cada jogador normalmente começa com 1 card e 1 mana (pode variar). A cada dia você irá comprar um card adicional e irá ganhar um mana extra. Isso é anunciado por MP no início de cada dia.

Os cards comprados ficam em sua mão até serem usados. Da mão eles vão pro campo (se forem permanentes) ou pro cemitério (se forem mágicas). Vide abaixo.

Cada jogador com acesso a mana tem sua própria lista de cards possíveis de serem comprados (adequados à cor de mana usado por aquele personagem e o que ele é capaz de fazer)

Os cards podem ser do tipo feitiço, instantânea, criatura, encantamento ou artefato.

Instantâneas e feitiços são mágicas de uso único: você paga o custo para usar aquela ação durante a noite, depois ela vai para o seu cemitério.

Criaturas, encantamentos e artefatos são permanentes: você paga o custo e tem acesso àquela ação pelo resto do jogo (ou pelo menos até aquela permanente ser destruída, sacrificada, roubada...). A permanente fica em campo; se for destruída/sacrificada, vai para o cemitério.
Algumas permanentes simplesmente te dão poderes automaticamente, enquanto outros tem um custo extra em mana cada vez que for ser usada.

Você está restrito a uma ação noturna por noite (e uma ação diurna por dia, se tiver). Pode jogar várias permanentes da mão, e até usar mágicas que seja "ação livre" (como comprar cards), desde que possa pagar todos os custos. Ações livres são feitas também à noite.
"Invocar" uma permanente conta como ação livre. Ações livres para invocar permanentes e gerar mana são "resolvidas" imediatamente (você pode anunciar na mesma MP noturna que está invocando a permanente A e já usando a ação noturna dela, ou usando a ação livre de gerar mana da permanente B e então usar esse mana para jogar outro card C). As demais ações livres, e todas as ações noturnas, são resolvidas no final da noite. Ações diurnas podem variar.

A diferença entre os dois tipos de mágica, ou entre os três tipos de permanente, é relevante apenas quando algum efeito fizer referência a esses tipos. Algumas cartas tem dois tipos (como Criatura Artefato) ou subtipo (como equipamento ou aura), e alguns efeitos se importam com subtipos também, mas no geral a grande diferença mecânica é entre Mágicas e Permanentes.

Os cards comprados e ainda não usados estão em sua "mão". As permanentes que você já jogou e pode usar ficam em seu "campo". Suas mágicas usadas e suas permanentes/sacrificadas vão para o seu "cemitério".

Abaixo seguem três exemplos de cards. Note que esses três em particular não estão neste jogo.

Divinação
Feitiço
Custo: 3
Compre dois cards (ação livre)

Sirena Sedutora
Criatura
Custo: 2
Condutor (ação noturna)

Escudo Triangular
Artefato - equipamento
Custo: 0
3: guarda-costas (ação noturna)


Estou também usando cenários. Não há muita complicação: poucos cards permitem escolher cenário. A grande maioria dos cenários simplesmente dá um mana a todos os jogadores de uma certa cor; outros poucos terão efeitos diferentes, mas nada complicado. O cenário é anunciado no início de cada dia.

Dois exemplos de cenário, também não neste jogo.

Floresta
(click to show/hide)
Cada jogador verde ganha um mana adicional

Castelo de Gárgula
(click to show/hide)
Cada jogador pode ganhar um mana OU pagar 5 para agir como Observador (ação noturna)

Uma opção como a desse segundo cenário é feita durante o dia, via MP, e ação terá que ser usada na noite seguinte ou será perdida.

***

FAQ!

P: Minha permanente tem cargas! Não é o mesmo que mana?
R: Não. Mana são pontos, não cargas (pesquise nossa wiki sobre os dois termos). Cargas limitam o número vezes em que a ação do card pode ser usado; não misture os dois. Todo item com carga vem explicado como funciona.

P: Eu não posso usar a ação da criatura que eu acabei de invocar, certo?:
R: Errado. Para quem entende do card game, eu não estou usando a regra de "enjoo de invocação". Você pode invocar uma criatura, artefato, ou encantamento durante a noite e imediatamente usar sua ação (se puder pagar todos os custos, claro).

P: E quanto a usar cards comprados?
R: Se a compra for uma ação diurna, você terá os cards quando a noite cair. Se for ação livre ou noturna, você só verá os cards quando o dia começar.

P: Eu posso sacrificar qualquer permanente? E ganho o quê com isso?
R: Sacrifício só acontece se for o custo ou o resultado de algum card ou alguma ação. Vai estar escrito em seu card se existe sacrifício e o quê se ganha com isso, se for o caso.

P: Eu tenho uma sugestão de como deixar sua mecânica mais simples ou mais fácil de entender.
R: Graças a Porphuros! Mande pra mim agora!
« Última modificação: Agosto 30, 2013, 09:59:42 am por Khalim »

(reservado)
« Resposta #2 Online: Agosto 21, 2013, 09:15:29 pm »
ELESH NORN (Thales) - Máfia; Amado; Branco; Inicial: Devora-Almas Cegante
(click to show/hide)

JIN-GITAXIAS (Arcane), Máfia; Azul; Inicial: Sonda Gitaxiana e Deslizador de Rajada
(click to show/hide)

SHEOLDRED (Vendetta), Máfia; Incorruptível; Preto; Inicial: Ataque Maculado
(click to show/hide)

VORINCLEX (Noara -> Rafa); Máfia; Verde; Inicial: Porta-Quisto; começa com dois manas
(click to show/hide)

GLISSA (Ferdineidos); Máfia; Preto e Verde; Inicial: Elfo Brilhante
(click to show/hide)

TEZZERET (Publicanoide); Sobrevivente (Vampiro); Azul e Preto; Inicial: Ímã do Tombo
(Inocente e apenas Azul em investigações enquanto não fosse recrutado pela máfia)
(click to show/hide)

KOTH (MagoCego); Cidade; Vermelho; Inicial: Mensageiro de Koth
(click to show/hide)

ELSPETH TIREL (Madruga); Cidade; Branco; Inicial: Defesa da Alma
(click to show/hide)

VENSER (Skar); Cidade; Branco e Azul; Inicial: Piscadela Momentânea
(click to show/hide)

RIA IVOR (Kinn); Cidade; Branco; Inicial: Soar o Alarme
(click to show/hide)

FARRIS (Batata); Cidade; Vermelho; Inicial: Punhos de Bigorna
(click to show/hide)

KARA VRIST (Assumar); Cidade; Azul; Inicial: Espião Mirraniano
(click to show/hide)

KESSLA (Irish Carbon); Cidade; Verde; Inicial: Explorador Silvoque
(click to show/hide)

KEMBA (Ielena); Cidade; Branco; Inicial: Passagem do Sol Branco
(click to show/hide)

MELIRA (Nelio); Cidade; Verde; sem cards
Especial: Imune a infecção
Ação: Médico de Infecção (ação noturna, impede que o jogador ganhe infecção nesta noite)

JOR KADEEN (Ciggi); Cidade, Vermelho e Branco; sem cards
Especial: Reservista de Kemba, Ria ou Farris (recebe os cards da mão e campo quando um desses jogadores morrer)

LOG DE AÇÕES
(click to show/hide)

***
Lista de Cenários
(click to show/hide)
« Última modificação: Setembro 19, 2013, 10:15:24 am por Khalim »

Abertura do Primeiro Dia
« Resposta #3 Online: Agosto 23, 2013, 08:18:26 am »
Citar

Mirrodin: um plano feito totalmente de metal. Aqui, árvores espinhosas de cobre criam florestas artificiais, grandes estruturas de ferro e ferrugem formam montanhas e as pontas de grama que cobrem a planície são literalmente lâminas pontiagudas. Cinco sóis brilhantes irradiam sua luz sobre o mundo abaixo, um para cada cor de mana. Humanos, elfos e goblins vivem aqui, juntamente a vedalkeanos, leoninos e os zumbis conhecidos como nim.

(click to show/hide)

Primeiro Dia irá até segunda 26/08 às 09h.

Cenário do primeiro dia:
Covil Antigo: Taj-Nar

Uma cidadela de ouro no centro dos Campos Cortantes, é a principal cidade dos leoninos, onde seu Kha reside e governa.
Efeito: todos os jogadores brancos ganham um mana adicional.

Offline Arcane

  • Power Beard
  • [Organização dos PbFs]
  • Fidalgo Burguês Aldeão e Bot
    • Ver perfil
Re:Máfia Magic: Mirrodin vs Nova Phyrexia / 1º Dia até 26/08 9h
« Resposta #4 Online: Agosto 23, 2013, 08:46:45 am »
Deixa ver se entendi:

Cartas Mágicas (Instantânea e Feitiços) -> Você gasta seu custo em mana (cargas), usa o poder, e depois descarta. Não pode usar mais a menos que a recupere do cemitério.

Cartas Permanantes (Criaturas, encantamentos e artefatos) -> Você gasta seu custo em mana (cargas), usa o poder, e pode continuar usando a carta enquanto você a possuir (alguns poderes custam mana adicional a cada uso, outros não).
Somos todos bots!

Offline PowLyne

  • Cachorro irritante
  • * Você despachou o cachorro.
    • Ver perfil
Re:Máfia Magic: Mirrodin vs Nova Phyrexia / 1º Dia até 26/08 9h
« Resposta #5 Online: Agosto 23, 2013, 08:51:26 am »
And here we go again! :dança:

-------------

Vou confessar que por mais que eu curta Magic, só comecei a jogar ali pelos meados de Innistrad, que foi o bloco imediatamente posterior a esse de Mirrodin. Então não estou tão enturmado no fluff. =/
Mas, por outro lado, posso ser bem útil para dirimir dúvidas quanto a essa mecância elaborada do Khalim (e que espero que dê certo), porque por estar acostumado com o cardgame, já tenho uma afinidade maior para lidar com mana e tipos de carta e cores e etc.

Com isso, espero que desta vez, a cidade não se afogue em desinformação quando se fala em novas mecânicas. A máfia só tem a se beneficiar com isso.

--------------

Quanto ao setup, podemos ficar de olho para culto sim, porque o fluff e sobretudo a descrição inicial do Khalim já dão uma boa margem a isso.




------------

Arcane:

Sim, é exatamente isso. No caso das permanentes, você paga um custo pra "baixar" ela pro campo e só algumas possuem custo adicional de ativação, enquanto outras dão habilidades passivas.

Offline Arcane

  • Power Beard
  • [Organização dos PbFs]
  • Fidalgo Burguês Aldeão e Bot
    • Ver perfil
Re:Máfia Magic: Mirrodin vs Nova Phyrexia / 1º Dia até 26/08 9h
« Resposta #6 Online: Agosto 23, 2013, 08:55:49 am »
A gente pode sacrificar qualquer carta permanente ou existem permanentes específicas que são sacrificadas ao serem usadas? O que se ganha com isso?
Somos todos bots!

Offline Arquimago

  • Desaurido
  • o.O
    • Ver perfil
    • @Arquimago
Re:Máfia Magic: Mirrodin vs Nova Phyrexia / 1º Dia até 26/08 9h
« Resposta #7 Online: Agosto 23, 2013, 08:57:34 am »
bom dia amiguinhos... só joguei magic a sério em 2002... tenho até hoje um deck de esquilo com loucura... então das edições mais novas eu não entendo nada...

Essas cartas são um artificio bem interessante, já que ações importantes poderão estar na mão de diferentes jogadores em diferentes dias...

somos 16 jogadores... de 4 a 5 anti cidades

mas sei que Seu Madrüga é bem informado do tema... Seu Madrüga, o que pode ser útil a nós cidadãos considerar nesse jogo? o que você acha tem espaço pra SK, culto ou vai ser o estilo mais simples cidade contra a máfia? (Pq Mirrodin VS Nova Phyrexia só faz pensar em Cidade VS Máfia)

Na época que eu jogava eu não me ligava na mitologia por trás das cartas... aí nem sei dizer de que lado ficaria um Vorme Arrogante, um Rizowala Preguiçoso ou os Mestiços Selvagens (é... eles estão no meu deck "de esquilo" aheuaheuaheuaeh)

Pós-Irish

Me perdi aheuhaeuhaueh nao li essa coisa de culto, se bem que vim ler e Rodrigo veio pedir colo, então hora de reler aehuaheuahea

Dança do Arquimago... dança do Arquimago... teste de reflexo para não ficar queimado, fireball, fireball, fireball, fireball, fireball, fireball, fireball, fireball...

Offline Malena Mordekai

  • Malena Mordekai Transphinx
  • everytime i close my eyes wake up feeling so h
    • Ver perfil
Re:Máfia Magic: Mirrodin vs Nova Phyrexia / 1º Dia até 26/08 9h
« Resposta #8 Online: Agosto 23, 2013, 09:01:57 am »
Algumas coisas talvez sejam melhor perguntadas ao Narrador...  :hum:

No mais, Irish, o melhor é que discutamos mecânicas mas apenas a título de esclarecimento, não fazendo especulações, porque é esse tipo de coisa que gera problemas pra gente.

Eu comecei a jogar Magic na época de uma expansão chamada Era Glacial. Por muitas vezes deixei de jogar e retornei, algumas vezes só usando os milhares de decks dos amigos.

Quanto a fluff:

http://mtg.wikia.com/wiki/Mirrodin

http://mtg.wikia.com/wiki/Phyrexia

http://mtg.wikia.com/wiki/Scars_of_Mirrodin_Block
DEVORAR PARA DECIFRAR
DEVOUR TO DECIPHER

https://www.furaffinity.net/user/transphinx/

interesses rpgísticos atuais: FATE, DnD 5e, GUMSHOE System, DnD 4e, Storytelling System (CoD), Powered by the Apocalypse, UNSAFE

Offline PowLyne

  • Cachorro irritante
  • * Você despachou o cachorro.
    • Ver perfil
Re:Máfia Magic: Mirrodin vs Nova Phyrexia / 1º Dia até 26/08 9h
« Resposta #9 Online: Agosto 23, 2013, 09:04:46 am »
Arcane, não dá pra sacrificar a esmo. Tem que ter algo que faça a carta ser sacrificada, geralmente o efeito de qualquer carta ou o custo de ativação uma permanente (Efeito: "O jogador alvo sacrifica uma permanente"; Custo: "Sacrifique uma permanente: o jogador alvo morre")

Offline Arcane

  • Power Beard
  • [Organização dos PbFs]
  • Fidalgo Burguês Aldeão e Bot
    • Ver perfil
Re:Máfia Magic: Mirrodin vs Nova Phyrexia / 1º Dia até 26/08 9h
« Resposta #10 Online: Agosto 23, 2013, 09:05:58 am »
Algumas coisas talvez sejam melhor perguntadas ao Narrador...  :hum:

Também fiz, mas deixei em aberto aqui para o caso de ser dúvida de mais alguém.  ^_^
Somos todos bots!

Offline PowLyne

  • Cachorro irritante
  • * Você despachou o cachorro.
    • Ver perfil
Re:Máfia Magic: Mirrodin vs Nova Phyrexia / 1º Dia até 26/08 9h
« Resposta #11 Online: Agosto 23, 2013, 09:06:08 am »
Citar
No mais, Irish, o melhor é que discutamos mecânicas mas apenas a título de esclarecimento, não fazendo especulações, porque é esse tipo de coisa que gera problemas pra gente.

Mas é exatamente isso que faz a cidade escorregar. Ficam discutindo o que aconteceu, nem sempre o narrador colabora com as informações que precisamos, tudo vira um caos e a máfia ri.

Offline Malena Mordekai

  • Malena Mordekai Transphinx
  • everytime i close my eyes wake up feeling so h
    • Ver perfil
Re:Máfia Magic: Mirrodin vs Nova Phyrexia / 1º Dia até 26/08 9h
« Resposta #12 Online: Agosto 23, 2013, 09:10:21 am »
Ficam discutindo o que aconteceu

Isso estaria enquadrado em especulação.
DEVORAR PARA DECIFRAR
DEVOUR TO DECIPHER

https://www.furaffinity.net/user/transphinx/

interesses rpgísticos atuais: FATE, DnD 5e, GUMSHOE System, DnD 4e, Storytelling System (CoD), Powered by the Apocalypse, UNSAFE

Offline PowLyne

  • Cachorro irritante
  • * Você despachou o cachorro.
    • Ver perfil
Re:Máfia Magic: Mirrodin vs Nova Phyrexia / 1º Dia até 26/08 9h
« Resposta #13 Online: Agosto 23, 2013, 09:14:06 am »
Mas o que a gente ~não sabe~ e ~não tem como saber a princípio~ a gente tem que especular. =/

Offline Arcane

  • Power Beard
  • [Organização dos PbFs]
  • Fidalgo Burguês Aldeão e Bot
    • Ver perfil
Re:Máfia Magic: Mirrodin vs Nova Phyrexia / 1º Dia até 26/08 9h
« Resposta #14 Online: Agosto 23, 2013, 09:16:56 am »
Na verdade, os dois primeiros dias, em geral, sempre possuem especulações. O problema não está em especular e sim quando um infeliz qualquer acha que a especulação dele é a certa e ninguém pode discordar.
Somos todos bots!