Respondendo tudo de forma rápida:
Discordo levemente de quem tem tanta certeza que o primeiro dia deva ser usado para dissecar o tema e seu possível efeito nas mecânicas. Acho que talvez possa ser melhor debater estes tópicos pontualmente, conforme forem surgindo ao longo do jogo. Os contras dessa estratégia são: tira tempo útil de dias em que o tempo é mais precioso para a argumentação; algum grande conhecedor do tema pode morrer antes de dar alguma contribuição significativa. Os prós, ao meu ver, são:
- Jogadores que entendem do tema não se expõe tanto no inicio do jogo. Quando ninguém na máfia sabe os papéis da cidade, conhecimento do tema é um parâmetro a se levar em consideração na hora de escolher o alvo, justamente porque isso pode atrapalhar a máfia no futuro. Se a máfia não tiver noção de quantos conhecedores do tema estão do lado da cidade, nem o grau de conhecimento deles, maior a chance de serem pegos de surpresa.
- Muitas coisas são "fixadas" no primeiro dia, e qualquer um que tente contradizê-las no futuro fica em uma posição difícil, mesmo que seja cidadão. Por exemplo, na máfia marvel, no primeiro dia todo mundo concordou que magneto seria vilão (acho que SK). Quando o Magneto se revelou como sobrevivente, ninguém acreditou e ele foi linchado. Talvez se não tivessem concordado tão veementemente no primeiro dia quanto a sua culpa, seria mais fácil para o Rafa se definir como sobrevivente depois.
- As listinhas, conforme foi dito, só ajudam a máfia.
O que eu acho que vale a pena discutir, são mecânicas novas, de forma que a cidade possa traçar a melhor estratégia possível.
Acho que linchamento no primeiro dia só é justificável se for motivado por uma forte bahamutada por parte do linchado. Sim, a cidade não pode depender de resultados noturnos, mas é difícil se basear em posturas no primeiro dia. No final a desculpa habitual para escolha do alvo acaba sendo participação/lurkagem, o que é um parâmetro bem ineficiente para pegar mafiosos. Mas acho que pressões no primeiro dia são perfeitamente justificadas. Não para descobrir detalhes sobre RCs, mas sim para tentar "pegar" a postura de um jogador. Nem que sejam perguntas que referenciem outros jogos em que o jogador participou. Na minha opinião, perguntas válidas são: "Se você fosse mafioso, quem você mataria, e porquê?" (obviamente um mafioso não daria a resposta correta); "O que você achou do post X do usuário Y?" (alguém completamente aleatório, de preferencia); "Você é a favor de linchamentos baseados apenas em conduta, ou prefere ter provas como resultados noturnos?" (e qualquer outra pergunta que possa demonstrar comportamentos incoerentes no futuro). Acho que perguntas como "o que você pode fazer pela cidade?" são manjadas e uma falsa forma de pressão, enquanto qualquer pressão que exija revelação de informações "você tem ação noturna?", "qual seu RC?" ajudam mais a máfia que a cidade, neste primeiro dia.
Quanto a noite zero, acho que ela é totalmente desfavorável a cidade em uma máfia low power, como a vanila. Em máfias com mais poderes, em que as facções sejam devidamente equilibradas, acho que seria válida uma noite zero "modo easy" (para ambas facções). Por exemplo, excepcionalmente na noite zero a ação de morte da máfia ser substituída por um envenenamento ou maldição (aquela ação da bruxa), ou a ação de morte funcionar normlamente mas as outras ações da máfia não. E pelo lado da cidade, a ação do cop seria nerfada também, dando falha automática ao investigar um mafioso, ou possuindo uma chance percentual de falha, ou o resultado da investigação chegar apenas na segunda noite, etc.