Infelizmente a campanha de MHRPG não acabou como eu gostaria. De qualquer forma, acredito que o melhor é continuar com a idéia da mesa rotativa de sistemas.
Estou com algumas idéias aqui, mas gostaria de ouvir a opinião de vocês. Algumas coisas que eu gostaria de mestrar, o porquê disso e possíveis impedimentos:
-Este Corpo Mortal: Jogo sem dados, usando controle de recursos e apostas para fazer as ações. É interessante e funciona bem pra coisas que envolvem magia ou misticismo moderno, tipo Hellblazer ou Fables, por exemplo.
Pro: Eu tenho a algum tempo, nunca mestrei, a mecânica é relativamente simples. A criação da ambientação é compartilhada com os jogadores.
Cons: O problema é que apesar de simples, é BEM fora do padrão e exige que todo mundo resolva investir na idéia do jogo (ou seja, todo mundo queira realmente participar e aprender o funcionamento dele).
-The One Ring: É um jogo bem tradicional, usa perícias e raças fantásticas, não tem classes mas possui uma divisão em 'kits' que você vai usando pra montar teu personagem.
Pro: É muito bonito, é uma ótima representação de Senhor dos Anéis e o tipo de sistema que demonstra bem como regras podem ajudar na ambientação.
Cons: Por ser mais tradicional, também tem um pouco mais de regras. E o material disponível é focado em o Hobbit, então muita coisa da triologia de SdA ainda não está disponível (como jogar com alguém de Rohan).
-Espírito do Século: Usa o FATE, que é um jogo baseado em perícias e descritores para modificar resultados ou invocar efeitos.
Pro: FATE é um sistema famoso, tem uma dezena de variações diferentes e o EdS parece ser uma das mais simples entre elas. O nível de complexidade é mediano e é fácil adaptar pra várias coisas (estou pensando em mestrar Dragon Age com ele). Tem um SRD.
Cons: Ele usa um sistema de dados Fudge, que não conheço algum programa/serviço gratuito que suporte. Dá pra simular usando 2d6 sem muita diferença. Ele também exige um certo conhecimento das regras pra funcionar bem.
-Leverage: Sistema Cortex+, mas usando atributos e 'papéis' pra representar os personagens.
Pro: Bom sistema de resolução de ações, incentiva trabalho em grupo, ótimo sistema de flashback, bom pra jogos de assalto/golpes.
Cons: Ele funciona bem com 5 jogadores, um pra cada papel. Menos, os jogadores vão sentir falta de algumas habilidades. Mais, o grupo tem que tomar cuidado pra não pisarem uns nos pés dos outros.
Tem mais algumas coisas (como Mouse Guard), mas outras limitações impediriam o jogo nesse momento (como a falta de um suporte para os dados de MG).