Eu tenho dúvida nos malditos resultados dos dados que dão 1. Eu não entendo exatamente o que acontece. Essa é a minha maior dúvida e por isso que demora tanto o maldito turno.
1 são chamados de oportunidades. Sempre que você tira um 1, você não usa ele para nada. O dadinho é esquecido e não pode ser usado no resultado da tua ação nem como dado de efeito.
Quando você tira um 1, você ganha um plot point e eu adiciono um novo dado a doom pool. Então quanto mais 1s vocês tiram, mais dados eu tenho pra gastar pra causar problemas pra vocês
Plot points são como pontos de ação em outros jogos. Eles servem para:
A) Antes de rolar os dados
-Adicionar um dado a sua parada.. Se você só quiser adicionar o dado, ele adiciona um d6. Se você descrever como você está tentando algo impressionante usando suas habilidades, você ganha um d8;
-Adicionar uma outra característica a tua parada além daquelas que você já adicionou (como adicionar duas Distinctions em vez de uma);
-Ativar alguns SFX de certos powersets;
-Adicionar teu stress a parada de dados (mas isso agrava o stress que você está sofrendo);
B) Depois de rolar os dados
-Você pode gastar um plot point para somar mais um dado ao resultado da tua parada (ou seja, somar 3 dados, em vez de 2, para ver o resultado do teu teste);
-Manter outro dado de efeito: Isso te permite causar stress físico e causar uma complication, por exemplo, ou causar stress físico e stress mental ao mesmo tempo, etc.
-Quando o Mestre tira um 1 e está tentando fazer algo contra seu personagem, você pode gastar um plot point para jogar mais um dado na tua parada (+1d8 se não descrever, +1d10 se descrever algo legal);
-Quando você tentou criar um asset e o Mestre tirou um 1 na jogada dele, você pode gastar um plot point para aumentar o dado de efeito do teu asset em um;
-Mudar o stress sofrido de uma categoria pra outra. Como mudar de físico para mental, ou mental para social, etc.;
C) Numa cena de transição, que é qualquer cena que não seja de ação, você pode gastar um plot point para criar um recurso. Recursos são algo ligado a tuas specialties e que duram até o final da próxima cena de ação. Um personagem com Medicine, como a Jean, poderia gastar um plot point para dizer que está carregando uma bolsa de primeiros socorros.
Um recurso não necessariamente é um objeto. De novo olhando pra Medicine, se vocês estivessem pesquisando sobre uma doença estranha que atacado as pessoas da região, um plot point poderia criar um NPC que a Jean conhece e que pode trazer novas informações pros personagens.