Autor Tópico: Sistemas para Crianças  (Lida 1120 vezes)

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Sistemas para Crianças
« Online: Julho 30, 2012, 10:38:09 am »
Me refiro a crianças pequenas mesmo, nada de 3D&T.
Estou querendo iniciar meu cunhado, de 6 anos, na jogatina de interpretação. Então, a pergunta:

Existe algum jogo para este público alvo?

E antes que sugiram, eu achei aquele D&D para crianças um lixo.
Eu até tenho uma ideia de um sistema de jogo simples o bastante, mas antes queria saber se já existe algo no mercado. E além disso:

Será que vale a pena ensinar RPGs para crianças nesta faixa etária? Será um simples "faz de conta" já não tem o mesmo efeito?

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Re:Sistemas para Crianças
« Resposta #1 Online: Julho 30, 2012, 10:49:30 am »
Existe. Monster Slayers. É um sistema bem simples e bonitinho.

Re:Sistemas para Crianças
« Resposta #2 Online: Julho 30, 2012, 11:18:30 am »
Como disse, já conhecia e não gostei desse jogo.

Ele é um boardgame para crianças, provavelmente um dos melhores. Mas não é o que eu procuro num 'RPG para crianças'. Pontos de vida, poderes especiais, grid, o jogo inteiro se resumindo a combates, etc. Eu queria que o guri desenvolvesse o faz de conta, com uma historinha (possivelmente educativa, e não "mate os monstros"), e um sistema de regras o mais simples possível, apenas para resolver ações. Até um simples "rola um dado (obviamente um d6), e se tirar mais que 3 tu consegue fazer seja la o que queira fazer" agradaria, mas um mínimo de complexidade pode ser bem vindo para dar uma desenvolvida na matemática do piá.

Na minha opinião o Monster Slayer não passa de uma tentativa de agradar os papais jogadores de D&D. Uma coisa é inserir os arquétipos de fantasia (o mago, o bárbaro, o ladino, etc) em um jogo para adultos, que passaram a vida toda tendo contato com este tipo de coisa. Outra é fazer num jogo para crianças, cujo ideal de fantasia hoje em dia é Ben 10. Um jogo que realmente fosse feito para crianças levaria isso em conta.

Minha ideia era fazer um jogo em que os jogadores interpretassem cachorros/gatos que se perderam e têm que achar a casa de seus donos. Teria alguns "inimigos" sim, principalmente crianças malvadas atirando pedras neles XD, mas o máximo de mecânica seria rolar 1d6 e comparar com o atributo usado para ver se teve sucesso ou não. Seriam tres atributos: pata (o desenho da patinha substitui o nome do atributo), para testes de escalar, correr e nadar; dentes, para afugentar inimigos e outros animais, e rabo, para ficar amigo de outros bixos ou humanos. Acho que um jogo assim é muito mais child-friendly que o D&D.

Outras sugestões?

Re:Sistemas para Crianças
« Resposta #3 Online: Julho 30, 2012, 12:09:11 pm »
Eu tentaria um desses relatados aqui:

http://www.tlucretius.net/RPGs/kids.html
"Está registrado nas mais antigas lendas dos Ashgar – os leões do deserto – que, antes do mundo material ser separado do mundo espiritual, e os deuses relegados a seus próprios reinos e domínios, Arkush, o grande espírito leão, vagava soberano pelas planícies, campos e selvas da terra de Thúrya". - Lendas do Deserto de Tirra (www.osleoesdeashgar.com)

Re:Sistemas para Crianças
« Resposta #4 Online: Julho 30, 2012, 12:36:43 pm »
Valeu Leão, vi por cima e parece que tem algumas coisas bem interessantes. Vou tentar procurar alguns destes jogos mais tarde!

Re:Sistemas para Crianças
« Resposta #5 Online: Julho 30, 2012, 03:14:03 pm »
De nada, Iuri. Até eu me interessei em dar uma olhada neles também.
"Está registrado nas mais antigas lendas dos Ashgar – os leões do deserto – que, antes do mundo material ser separado do mundo espiritual, e os deuses relegados a seus próprios reinos e domínios, Arkush, o grande espírito leão, vagava soberano pelas planícies, campos e selvas da terra de Thúrya". - Lendas do Deserto de Tirra (www.osleoesdeashgar.com)

Re:Sistemas para Crianças
« Resposta #6 Online: Julho 31, 2012, 03:50:18 pm »
O link que o Ashgar postou eh excelente. Eu tava pensando em introduzir me garoto pelo faz de conta mesmo, mas tem tantos jogos legais ali que me convenci. Aquele Monsters and Other Childish things parece irado. O Faery Tales tambem. E eu ja tinha ouvido falar muito bem do Zorzerer of Zo.

Enfim, valeu Ashgar! E valeu Iuri pela ideia de abrir o topico!

Edit: soh agora vi sua ideia de jogadores serem animaizinhos perdidos. Irado!
« Última modificação: Julho 31, 2012, 03:58:31 pm por silva »
The traditional playstyle is, above all else, the style of playing all games the same way, supported by the ambiguity and lack of procedure in the traditional game text. - Eero Tuovinen