Autor Tópico: Morte de PCs - parte 2  (Lida 6507 vezes)

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Morte de PCs - parte 2
« Online: Dezembro 10, 2013, 06:24:22 pm »
Continuando o papo desse tópico aqui..

Como foi a experiência de vocês com mortes de personagem durante o jogo? Mandaram o jogador pra casa? Pararam o jogo pra esperar o cara fazer outro persona  (ou continuaram enquanto o cara fazia outro rapidinho) ? Ou você como GM roubou no dado pro cara não morrer ?

Pergunto porque recentemente tive essa experiência e, como eram só 2 jogadores e 1 GM, combinamos de deixar a cargo do jogador essa decisao - morrer e fazer outro personagem (e dar um disrupt na estoria) ou manter o personagem vivo porem com alguma penalidade (aleijado, desfigurado, algum NPC importante morto, etc). E ainda não consigo imaginar o contrário - um personagem morrendo e seu jogador saindo da estória pra ir pra casa/criar outro PC/assumir algum NPC/etc. Eu tenho dificuldade em visualizar essa opaca de uma forma que acomode o tipo de diversão de um hobby social como o rpg.

Por isso eu queria saber da experiência da galera.  :)
The traditional playstyle is, above all else, the style of playing all games the same way, supported by the ambiguity and lack of procedure in the traditional game text. - Eero Tuovinen

Re:Morte de PCs - parte 2
« Resposta #1 Online: Dezembro 10, 2013, 07:11:02 pm »
Carregamos o corpo (ou era um pedaço? Acho que era só uma mão ou a cabeça) até um templo e pagamos uma ressurreição.

Re:Morte de PCs - parte 2
« Resposta #2 Online: Dezembro 10, 2013, 07:31:22 pm »
Eu faço o mesmo que o GGw disse. mas quando a ressurreição não é uma opção disponivel eu simplesmente digo ao jogador que ele pode entrar com outro pc quando houver chance
War never changes

Re:Morte de PCs - parte 2
« Resposta #3 Online: Dezembro 10, 2013, 07:42:52 pm »
Citação de: Gegê
Carregamos o corpo (ou era um pedaço? Acho que era só uma mão ou a cabeça) até um templo e pagamos uma ressurreição.
Mas no caso de jogos onde há ressurreição disponível, então não há morte de PCs. É como Shadowrun e seu plano de saúde DocWagon onde cada personagem tem um número X de ressurreições por ano dependendo do nível do plano, ou Paranoia e Freemarket onde cada jogador tem um número X de clones.

Eu me refiro a jogos onde não há o conceito de ressurreição/clones/planos de saúde hi-tech/etc.

Citação de: Fry
Eu faço o mesmo que o GGw disse. mas quando a ressurreição não é uma opção disponivel eu simplesmente digo ao jogador que ele pode entrar com outro pc quando houver chance
Ok, mas essa nova chance ocorre dentro de minutos, ou o jogador vai pra casa e volta outro dia ou algo assim ?

E caso ocorra dentro de minutos: e se o jogador não quiser jogar com um NPC ?

No mais: seu grupo deixa essa regra clara antes de o jogo/campanha começar, pra caso alguem morrer já saber o que esperar ?
« Última modificação: Dezembro 10, 2013, 07:46:14 pm por silva »
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Re:Morte de PCs - parte 2
« Resposta #4 Online: Dezembro 10, 2013, 08:48:24 pm »
Citação de: silva
Ok, mas essa nova chance ocorre dentro de minutos, ou o jogador vai pra casa e volta outro dia ou algo assim ?

Depende da situação em que ele morreu. se o pc dele morreu enquanto o grupo explora uma masmorra, ele vai ter que esperar ate o grupo sair da masmorra e ir ate algum lugar onde possam se encontrar com o novo personagem dele

Ex: voltar ate a cidade/vila local ou quem sabe ate mesmo encontrar o novo pc como um prisioneiro dos monstros dentro da própria masmorra

Citação de: silva
E caso ocorra dentro de minutos: e se o jogador não quiser jogar com um NPC ?

Ele não volta como NPC, ele volta como PC

Citação de: silva
No mais: seu grupo deixa essa regra clara antes de o jogo/campanha começar, pra caso alguem morrer já saber o que esperar ?

Sim
« Última modificação: Dezembro 10, 2013, 10:00:26 pm por Fry »
War never changes

Re:Morte de PCs - parte 2
« Resposta #5 Online: Dezembro 11, 2013, 12:52:48 am »
É uma boa questão a se pensar a morte dos PCs. Em geral por aqui nunca foi um problema, pq dificilmente mato os PCs em mesa, e quando o faço, é em alguma luta climática, onde dá tempo do jogador ver se mudará de PC, se a ressurreição é possivel no cenário ou se sai da mesa (uma vez aconteceu de eu matar um PC numa batalha sem chances de ressuscitar e o jogador já cansado da mesa usou como deixa pra sair da mesa).

No D&D 4e eu considerava assim: No patamar heróico o personagem morto precisa ter ao menos uns 75% do cérebro E do coração em bom estado para poder ressuscitar. No patamar exemplar já era 50% do cérebro OU do coração. E no nível épico uma mão ou pé ou massa corporea qualquer de tamanho equivalente e relativamente inteira já bastava. Nunca precisei por muito em prática essa teoria especial que internalizei em mim mesmo. Talvez faça isso com 13th Age e Dungeon World de formas um pouco diferentes (especialmente em Dungeon World)

Offline Lumine Miyavi

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Re:Morte de PCs - parte 2
« Resposta #6 Online: Dezembro 11, 2013, 01:10:06 am »
Cara, se dentro da expectativa de "perigo" dentro do jogo é claro que uma rolagem de dado azarada vai encerrar a carreira do personagem permanente e isso não agrada, deve ser mudado.

Mas vale lembrar que a expectativa da experiência de jogo também muda junto. E isso deveria ser combinado explicitamente com os jogadores com antecedência. Lembrando que certos jogos MUDAM de figura sem essa ameaça constantes.

Entretanto, são tipos de jogo que pessoas como você, Silva, que são fãs do cházinho mágico de My Little Pony, versão Cyberpunk onde nada dá errado, não parece ser fã. O que é estranho vindo de alguém que é fã daquela coisa horrenda de Tékumel.

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Re:Morte de PCs - parte 2
« Resposta #7 Online: Dezembro 11, 2013, 01:38:23 am »
A resposta geral é - Depende do Estilo de Jogo.

Mas respondendo de forma geral - Personagem morreu, o jogo continua como usualmente. Jogador conversa com o GM sobre o novo personagem  e começa a fazer a ficha enquanto o jogo continua.

Se for um jogo relativamente letal e a morte é mais que esperada (Trail of Cthulhu, Dark Sun, Meu jogo atual de Mago) - todo jogador tem que ter ao menos um "Contato" que pode virar o Novo Personagem. Idealmente, esse "Personagem em Potencial" já tem ficha pronta (é o caso de 3 dos 5 jogadores no meu jogo atual).
« Última modificação: Dezembro 11, 2013, 01:40:46 am por Heilel »

Re:Morte de PCs - parte 2
« Resposta #8 Online: Dezembro 11, 2013, 05:10:16 pm »
Talvez faça isso com 13th Age e Dungeon World de formas um pouco diferentes (especialmente em Dungeon World)

Recomendo que você leia cuidadosamente a magia "Ressurreição" do 13th Age (está na página 101 do Core). Ela é bem diferente do padrão "d&dístico" de ressuscitar alguém. Dá pra fazer um campanha inteira em torno dela.

E, bem, em Dungeon World o problema não é voltar. É qual a barganha que o personagem deve aceitar para voltar.

Re:Morte de PCs - parte 2
« Resposta #9 Online: Dezembro 11, 2013, 06:15:57 pm »
E, bem, em Dungeon World o problema não é voltar. É qual a barganha que o personagem deve aceitar para voltar.
Bom você tocar nesse assunto, Bispo. Como é Dungeon World nesse quesito ? Pergunto pois o Apocalypse World no meu grupo teve uma letalidade muito baixa. Os personagens são verdadeiros badasses que dificilmente morrem (contanto que estejam prontos pra "barganhar", como você falou), o que foi recebido até com certo espanto (afinal, como pode um jogo apocalíptico ter letalidade baixa ??). Depois vimos que o cerne do jogo não tem a ver com morrer, mas sim com pagar o preço por suas escolhas.

Dungeon World também é assim, ou tem letalidade maior que o Apocalipse World ?
« Última modificação: Dezembro 11, 2013, 06:17:44 pm por silva »
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Re:Morte de PCs - parte 2
« Resposta #10 Online: Dezembro 11, 2013, 06:21:09 pm »
Da Dungeon World SRD, silva:

(click to show/hide)

Re:Morte de PCs - parte 2
« Resposta #11 Online: Dezembro 11, 2013, 07:01:11 pm »
Basicamente a barganha feita com o reino dos mortos pode (melhor, deve) gerar plots bem ferrados e cruéis

Offline Lumine Miyavi

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Re:Morte de PCs - parte 2
« Resposta #12 Online: Dezembro 11, 2013, 07:06:26 pm »
Ou não gerar nada na hora, o que é lindo e excelente pra fisgar jogadores mais tarde.

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Re:Morte de PCs - parte 2
« Resposta #13 Online: Dezembro 11, 2013, 07:20:42 pm »
Quem disse que a barganha tem que ter prazo pra ontem :)?

Offline taverneiro

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Re:Morte de PCs - parte 2
« Resposta #14 Online: Dezembro 13, 2013, 04:37:12 pm »
Citar
Se for um jogo relativamente letal e a morte é mais que esperada (Trail of Cthulhu, Dark Sun, Meu jogo atual de Mago) - todo jogador tem que ter ao menos um "Contato" que pode virar o Novo Personagem. Idealmente, esse "Personagem em Potencial" já tem ficha pronta (é o caso de 3 dos 5 jogadores no meu jogo atual).
Certamente esta opção é bem mais interessante que uma ressurreição.

Claro que neste caso estamos assumindo uma ligação direta entre o novo personagem e o antigo (um contato). Mas não precisa ser assim.

Exemplo:Meus jogos agora possuem uma narrativa mais compartilhada, onde os jogadores efetivamente tem o "poder" de declararem fatos e verdades no cenário de jogo se tiverem um bom motivo para convencer o resto do grupo.

Nossas aventuras aqui envolvem eventos (problemáticos ou não) que dão origem a uma série de ramificações da história. Olhando para trás, existem muitas origens em potencial para o grupo, caso eles precisem de ideias para criar novos personagens:

* Uma guerra defendida pelos personagens podem gerar aliados rebeldes. Um deles pode ser um PC, eventualmente.
* Os personagem ajudaram alguém e este se vê simpático ao grupo e decide se aliar aos aventureiros.
* Os personagens possuem um inimigo em comum e um dos personagens outrora NPC pode ter sua ficha e então colocado em jogo como um PC "jogável"

O lance é bolar histórias que garantam um bom motivo para morrer e não se arrepender depois. Lembro de meu personagem Ladrão de D&D que morreu por ter dado uma moeda (devidamente surrupiada de um Nobre) a uma mendiga que era na verdade uma medusa e petrificou o coitado. Que morte é essa? Quem colocou essa medusa ali e por qual motivo? Eu fiquei  inconformado por esta cena ser um encontro pré-estabelecido de uma aventura pronta de D&D. A medusa estava ali pra dar XPs aos personagens. Mas tudo bem: fui pra casa mais cedo e fugi de uma péssima aventura do tipo "matar e pilhar".

Tudo isso para dizer que: é legal quando a morte do PC faz sentido. Bom sair do jogo quando o PC se sacrificou pelo grupo ou fez um último ato heróico para o bem maior. Afinal, que seja, o tempo dele na história foi importante. Sua morte foi uma conquista dentro daquele mundo. Dependendo do motivo da morte do personagem, uma ressurreição chega a ser inadequada, diminuindo o que o PC fez em vida.
« Última modificação: Dezembro 13, 2013, 04:39:54 pm por taverneiro »
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