Autor Tópico: Mesas de níveis desiguais: algo bom, ruim ou feio?  (Lida 17757 vezes)

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Mesas de níveis desiguais: algo bom, ruim ou feio?
« Online: Dezembro 17, 2013, 10:39:38 pm »
Esses dias fui buscar uma mesa pra jogar, e descubro uma mesa de Forgotten Realms em D&D 4e! Mas não confio muito nas habilidades mecânicas e narrativas do mestre em questão, mas mesmo assim fui lá perguntar sobre nivel, sobre que jogadores estão na mesa. Aí descubro que dois estão no nível 5 e um no nível 3 e que eu entraria no nível 3! Aí disse que não, obrigado. Fiquei chateado com uma proposta de mesa assim em pleno século XXI (aliás, sei que poderia ser pior, de ter que começar do nível 1 mesmo).

Qual a opinião de vocês sobre niveis desiguais? E que jogos ainda praticam essas coisas (que particularmente acho abomináveis)?

Offline Aquela Sem Nick

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Re:Mesas de níveis desiguais: algo bom, ruim ou feio?
« Resposta #1 Online: Dezembro 17, 2013, 11:09:13 pm »
Bom, eu sou totalmente contra a desigualmente nas mesas. Dá pra perceber claramente a diferença que isso dá nas batalhas e ações gerais do jogo. Eu penso que o jogador deve começar desde o início da campanha ou, se o jogador em questão só conseguiu entrar depois, o mestre ter a sensatez de deixá-lo no mesmo lvl dos demais.

Eu lembro de uma vez que entrei no meio de uma campanha do Frost. Se eu não me engano, todos estavam no lvl 3 ou 4 e ele disse que eu poderia upar a char até esse lvl. Achei justo. E mesmo estando no mesmo lvl que os jogadores, você já percebe vantagens e desvantagens dependendo da sua raça e classe em certas situações. Imagina com lvl inferior, então?

Edit: Claro que muitos jogadores tem a mania de pensar ''cara, me esforcei tanto pra chegar aqui e este aí entra e pega o lvl de bandeja''. Mas isso é coisa de jogador frescurento. Todos sabem que se os jogadores estão com lvl muito alto é impossível deixar o agregado num lvl inferior. O próprio jogo o torna um ''joão-bobo'' e ele não consegue se divertir tanto quanto os demais. E como RPG não é um jogo competitivo, não vejo o porquê não deixar o agregado começar com o mesmo lvl dos jogadores antigos.
« Última modificação: Dezembro 17, 2013, 11:13:07 pm por Noara Fox® »
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Re:Mesas de níveis desiguais: algo bom, ruim ou feio?
« Resposta #2 Online: Dezembro 17, 2013, 11:14:23 pm »
Exatamente o que eu penso, Noara. Muitas vezes em nível igual já é meio ou totalmente desequilibrado, imagina com níveis desbalanceados! Ai é pra acabar mesmo. Na mesa de 4e que narrei, inicialmente o XP era separado por personagem, mas depois vi que tentar manter o XP igual numa mesa que vive tendo separações de personagens algo impraticável e resolvi adotar a idéia de que todo o XP vai pra um pool comum onde depois distribuo por igual aos jogadores o XP no fim das missões e aventuras. Daí era possível todos evoluírem por igual de forma justa.

Edit para o edit da Noara: Exatamente o que penso também, pro jogador ter chances de se divertir numa mesa de nível alto, é necessário que o jogador em questão novato entre na mesa no mesmo nível. Ele já vai enfrentar outras dificuldades (falta de familiaridade com o cenário, o estilo do mestre de narrar e a própria ficha), já basta isso de problemas.
« Última modificação: Dezembro 17, 2013, 11:16:53 pm por Youkai X »

Re:Mesas de níveis desiguais: algo bom, ruim ou feio?
« Resposta #3 Online: Dezembro 17, 2013, 11:36:48 pm »
Como não sou jogador de D&D, essa ideia de equiparação de niveis soa meio alienígena pra mim. Mas eu compreendo vocês. Como D&D tende a ser muito focado em combate - e os niveis se traduzem em maior grau de eficácia e domínio deste - uma diferença grande de níveis pode significar uma experiência chata e sensação de inutilidade praquele personagem de nivel mais baixo.
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Re:Mesas de níveis desiguais: algo bom, ruim ou feio?
« Resposta #4 Online: Dezembro 17, 2013, 11:43:16 pm »
Essa desigualdade de níveis é em qualquer sistema de RPG. E nível pode significar também quantidade de pontos que um personagem tem. Se um personagem tem mais pontos que outro, o outro é automaticamente mais versátil ou forte para as cenas do jogo, deixando o personagem com menos pontos chupando dedo e se sentindo inútil.

Re:Mesas de níveis desiguais: algo bom, ruim ou feio?
« Resposta #5 Online: Dezembro 18, 2013, 12:05:55 am »
Sim, Yuka. Mas fora de um mini-game tático bem amarrado como é o combate de D&D, as possibilidades de interação são muito mais maleáveis e passíveis ao uso de bom senso pelo grupo. Por isso nunca nos importamos com isso em nossas mesas, e era comum termos personagens muito experientes (resultado de dezenas de arcos de história jogados no decorrer de vários anos) junto de personas completamente novatos (recém-criados), e a coisa fluía bem.

Mas repito: não jogavamos D&D e derivados, mas sim Vampiro, Gurps, Shadowrun, etc. Tinha um game inclusive (Runequest ? Daemon ?) onde na criação você escolhia a idade inicial de seu personagem e isso fatorava diretamente na quantidade e qualidade de skills, ou seja, alguem de 40 anos começava super-fodônico skill-wise, e mesmo assim não tivemos problemas.
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Re:Mesas de níveis desiguais: algo bom, ruim ou feio?
« Resposta #6 Online: Dezembro 18, 2013, 12:14:26 am »
Se a mesa inteira concordava com essa ideia, é no mínimo descortês tentar mudar isso no andamento de um jogo. Afinal, aquele que discorda com regras da mesas acordadas de antemão é "Aquele Cara", e você não vai querer ser ele.

Dito isso, diferenças de nível de poder não é necessariamente algo ruim e que vai estragar o jogo. Em um sistema com compra de pontos, um personagem especializado em uma certa área pode ser o melhor dela mesmo se tiver menos pontos que outros - e mesmo em D&D (salvo 4e), com a diferença considerável de "Tier" de certas classes, ser do mesmo nível não assegura equilíbrio.

Offline Lumine Miyavi

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Re:Mesas de níveis desiguais: algo bom, ruim ou feio?
« Resposta #7 Online: Dezembro 18, 2013, 12:19:17 am »
Mas não equiparar níveis, pontos, atributos, seja lá o que for a menos que seja intencional por parte do jogador, é uma péssima ideia que termina em problemas.

Cara, se o grupo é de 10º nível, 500 pontos, ou Posto 2, um personagem que se junta e/ou  deveria obrigatoriamente estar no mesmo patamar que eles.



Entretanto, vale frisar um ponto importante que o Silva menciona ali com diferença de idade e os caramba: Isso é um tipo de vantagem que é óbvia pra one-shots e só funciona realmente em campanhas longas e ainda assim com ressalvas.

A diferença de um personagem com 40 anos e trocentos pontos de skills a mais só é sentida num jogo longo e corrido, mas ~sua falta de longevidade~ deveria pesar em mesa. É o caso de fazer um personagem em Gurps Doente Terminal em One-Shots.

Dito isso, diferenças de nível de poder não é necessariamente algo ruim e que vai estragar o jogo. Em um sistema com compra de pontos, um personagem especializado em uma certa área pode ser o melhor dela mesmo se tiver menos pontos que outros - e mesmo em D&D (salvo 4e), com a diferença considerável de "Tier" de certas classes, ser do mesmo nível não assegura equilíbrio.
Bingo. Assim como outras formas de equilíbrio "instável" que só são realmente notadas quando você age / cria personagens da forma que os sistemas são propostos.

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Re:Mesas de níveis desiguais: algo bom, ruim ou feio?
« Resposta #8 Online: Dezembro 18, 2013, 12:28:56 am »
Em D&D 3, se não me engano, a tabela de XP se autoajusta até um ponto onde personagens de nível baixo buscam os de nível alto, eventualmente - se não me engano a matemática dela foi feita assim para que Crafting de itens mágicos, custo de XP em magias e dreno de nível fosse viável a longo termo. Ou talvez seja acidental.

Re:Mesas de níveis desiguais: algo bom, ruim ou feio?
« Resposta #9 Online: Dezembro 18, 2013, 12:32:16 am »
GG, obrigado por me lembrar de algumas das idéias mais desagradáveis da 3.5 (dreno de níveis e XP sendo gasto pra itens mágicos)

Re:Mesas de níveis desiguais: algo bom, ruim ou feio?
« Resposta #10 Online: Dezembro 18, 2013, 02:32:42 am »
He, isso é o de menos, por que pelo menos tu pode ganhar mais XP até se equiparar ao resto do grupo ou usar Greater Restoration (que por sinal também custa XP) para se livrar do dreno de níveis.

Agora... lê o ataque especial Blazefire do Lavawight (link: http://www.d20srd.org/srd/epic/monsters/lavawight.htm ) :diabanjo:

Offline Arcane

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Re:Mesas de níveis desiguais: algo bom, ruim ou feio?
« Resposta #11 Online: Dezembro 18, 2013, 08:00:41 am »
Salvo engano existe uma recomendação na 4e de que o DM distribuia experiência e afins de forma igualitária, mesmo para os jogadores que faltarem alguma sessão. Perder uma sessão de jogo já se traduzia em penalidade suficiente para o jogador faltoso. Aplicar as demais penalidades ao personagem (perda da divisão de XP e tesouro) só faria com que o jogador, em algum momento, se sentisse frustrado e parasse de jogar.

A ideia é manter todos no mesmo patamar.
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Offline MaNdRaK

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Re:Mesas de níveis desiguais: algo bom, ruim ou feio?
« Resposta #12 Online: Dezembro 18, 2013, 09:06:15 am »
Agora... lê o ataque especial Blazefire do Lavawight (link: http://www.d20srd.org/srd/epic/monsters/lavawight.htm ) :diabanjo:

Cô-ruzes credo  :putz:

A regra na minha mesa de D&D é:

Citar
Jogador novo ou personagem novo entra no nível do nível mais baixo do grupo

Como normalmente o nível mais baixo é 2 a menos que o mais alto (sempre tem o cara que joga TODAS as sessões e ganha muita xp) isso fica mais ou menos equilibrado.

Na filosofia do copo meio cheio ou meio vazio, eu acho que vc estão vendo pelo lado negativo. O cara que faz o PJ no meio da campanha poderia se beneficiar tremendamente se começasse no nível do mais alto, por exemplo.

O pessoal que manteve o personagem vivo merece ter vantagem sobre os recém-chegados, no meu pontode vista.

Offline Lumine Miyavi

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Re:Mesas de níveis desiguais: algo bom, ruim ou feio?
« Resposta #13 Online: Dezembro 18, 2013, 09:08:00 am »
Mandrak, isso significa que nas suas mesas, se alguém morrer vai voltar de nível mais baixo se fizer um novo personagem?

Isso é, como não manteve o personagem vivo, não merece estar no mesmo nível. Aguardo resposta. <3

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Re:Mesas de níveis desiguais: algo bom, ruim ou feio?
« Resposta #14 Online: Dezembro 18, 2013, 10:42:35 am »
Um dos personagens mais memoraveis em nossas mesas foi um pivete de 15 anos de Shadowrun. O jogador fez o personagem propositalmente inexperiente, inclusive com skills do tipo Liderança: 1, Negociacao: 1, etc. representando habilidades em desenvolvimento que o jogador evoluiria na medida que o personagem crescesse. Alem disso, ele nao tinha nenhuma skill realmente alta (a maior era Etiqueta de Rua: 4, se nao me engano). E, ironicamente, a obsessão do jogador por esse personagem mais "organico" acabou alimentando nossa mesa com situacoes muito interessantes, que a media dos outros personagens mais tradicionais nao conseguia.

Outro personagem memoravel comecou como o min-maxer estereotipico tipico (o Street Samurai fodao), e acabou ficando interessante justamente quando envelheceu e ficou "velho demais pra isso", se aposentando e abrindo um bar ponto de encontro pra runners e elementos do submundo. Dai ele passou a ser o agenciador e patrocinador de corridas que outrora ele proprio fazia, e isso abriu uma dimensao muito foda no jogo.

Enfim, acho que essa questão, como a maior parte das outras, depende mais do material humano do que de qualquer sistema. Porem, vale uma observação: em nossas mesas tínhamos o cuidado de evitar que nichos de atuação se sobrepusessem, evitando ao máximo que, por ex, um decker novato entrasse num grupo que já tinha um decker experiente. Dessa forma, por mais novato que seja um personagem, ele será o único a contribuir em seu campo de atuação. Isso ajuda um pouco, acho.
« Última modificação: Dezembro 18, 2013, 10:48:45 am por silva »
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Offline taverneiro

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Re:Mesas de níveis desiguais: algo bom, ruim ou feio?
« Resposta #15 Online: Dezembro 18, 2013, 11:06:27 am »
Citar
Enfim, acho que essa questão, como a maior parte das outras, depende mais do material humano do que de qualquer sistema.
Silva, normalmente eu concordo com essa afirmação em diversos aspectos, e talvez ela até possa valer para a maioria dos sistemas. Entretanto, da minha experiência com D&D, isso é complicado, uma vez que a premiação e evolução do personagem depende da participação conjunta em conflitos previamente planejados e equilibrados para um (único?) tipo de nível de poder.

Numa dinâmica deste tipo de sistema pense quantos empecilhos a Viúva Negra teria de se destacar na história do filme dos Vingadores. Lá, ela enganou uma divindade, ajudou a colocar a pessoa certa no momento certo para evitar o fim do mundo. E ela é uma humana relativamente comum, se a compararmos com Thor, Hulk, Loki e outros.

Ela não foi um incoveniente para o grupo, muito pelo contrário, ela desempenhou um papel fundamental mesmo tendo um poder relativamente limitado.

Se o sistema não dá espaço para isso, o GM acaba tendo que se desdobrar para adaptar situações e o resultado disso eu sei qual é: duas aventuras em paralelo na mesma mesa, com critérios de premiação diferentes e até mecanicas absurdas para absorver a limitação* do sistema.

Citar
Porem, vale uma observação: em nossas mesas tínhamos o cuidado de evitar que nichos de atuação se sobrepusessem, evitando ao máximo que, por ex, um decker novato entrasse num grupo que já tinha um decker experiente. Dessa forma, por mais novato que seja um personagem, ele será o único a contribuir em seu campo de atuação. Isso ajuda um pouco, acho.
Exatamente. Os papeis bem definidos funcionam em Shadowrun para diferentes "níveis de poder" de cada personagem. Você pode mesclar um hacker mediano com um exímio samurai das ruas e a coisa vai fluir de boa. Esssa é a premissa do exemplo da Viúva Negra no meio de seres com poderes e status de divindades.

Mas eu truco a eficiencia de certos sistemas neste ponto.

* quando eu digo "limitação" me refiro à limitação da proposta de jogo. Não deve ser encarado como algo pejorativo aqui.
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Re:Mesas de níveis desiguais: algo bom, ruim ou feio?
« Resposta #16 Online: Dezembro 18, 2013, 11:38:58 am »
Eu passei por uma situação parecida a alguns anos atrás, entrei na mesa do irmão de um broder que tinha uns 8 players, D&D 3°, todos estavam no nível variante entre o 8° e o 11° nível.

O que já era discrepante entre eles, quando eu entrei tive que me virar com um personagem de nível 5°  :blink:

Era muito ruim, o pior era ter que aturar players muito inexperientes em vários sentidos com personagens com 4 ou 5 níveis acima do seu.

Aturei a insanidade por alguns meses e depois desisti de vez, foi um periodo muito ruim para tentar jogar.

Quando eu mestro eu me esforço para não deixar a diferença de nível superior a 1, compenso o XP com um bônus para os que são de nível menor (para que eles possam alcançar os de nível superior a médio prazo).

Mas se algum jogar morrer com o personagem ou desistir do personagem ele perde 1 nível.

Já teve casos de personagens ficarem com 2 níveis de diferença por algum tempo (2 a 3 sessões, ganhando XP extra para diminuir a diferença), mas esses casos eram um pouco mais raros.

O que acontecia com muito na epoca da 3 edição do D&D era a quantidade absurda de itens mágicos, principalmente depois do 10° nível (minhas campanhas chegaram em média no 15° nível), quando um personagem morria com 6 ou 7 itens mágicos e o grupo não o revivia e o jogador queria fazer um novo personagem.

Ai o personagem que entrava tinha que possuir pelos menos uns 4 ou 5 itens mágicos para compensar o nível alto, e o grupo tinha acesso aos itens do personagem morto, depois de algum tempo decidi "destruir" os itens mágicos com a morte dos personagem para evitar a ganância dos personagens sobreviventes em relação aos itens, sempre que um personagem morria eu tentava descrever a morte de maneira que a maioria (ou todos) os itens magicos eram destruidos no processo (com fogo, explosões, golpes esmagadores de gigantes ou dilacerações de monstros e assim por diante).

Re:Mesas de níveis desiguais: algo bom, ruim ou feio?
« Resposta #17 Online: Dezembro 18, 2013, 12:13:34 pm »
Taverna, concordo contigo. E acho que o cerne da questão é esse:

Citação de: Taverneiro
Se o sistema não dá espaço para isso, o GM acaba tendo que se desdobrar para adaptar situações

Acho que D&D 4/3.x é o rpg com a maior obsessção anal por levels e power-balancing que existe, por ser ultra-focado em um mini-game de combate minucioso e bem amarrado. Mal comparando, é como um wargame de tabuleiro. De um lado você tem exército russo, do outro o exército norte-americano, e do outro o chinês. Daí vem um jogador trazendo o "exército do Movimento Sem-Terra Brasileiro". Não dá, bicho, pois a diferença de poder pra esse tipo de jogo é algo muito importante. Existe um pressuposto de equilíbrio entre os participantes que deve ser preservado, caso contrário a diversão vai pro brejo.

Em contrapartida, existe também os Europa Universalis e Crusader Kings do rpg. Ou seja, jogos que não dão muita bola pra equilíbrio de poder, e estão mais preocupados em criar boas histórias. Castle Falkesntein me vem a mente (onde um persongem pode ser um dragão e outro um humano normal). Edições antigas de Warhammer também (onde um podia começar como um Berserker Nórdico, e outro como um "Caça-rato" XD).

« Última modificação: Dezembro 18, 2013, 12:36:35 pm por silva »
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Offline Lumine Miyavi

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Re:Mesas de níveis desiguais: algo bom, ruim ou feio?
« Resposta #18 Online: Dezembro 18, 2013, 12:52:17 pm »
Ter papéis definidos funcionam pra evitar disparidades entre pontuações e quantidades desde que aquele nicho seja apenas do personagem; sistemas onde níveis são a única forma de equiparar poderes simplesmente não funcionam com diferenças de poder abstrato.

...só que isso também dá ruim da mesma forma (ou seja, não funciona) em sistemas até mesmo mais livres quando temos ao mesmo tempo personagens que pegam o mesmo nicho e um é muito mais eficaz que o outro. Um personagem (Gurps, aqui) por exemplo com Physician (Medicina) 15 vai sobrepujar o colega de grupo com First Aid (Primeiro Socorros) 8.
É sempre bom ter uma "redundância" no grupo - vai que o próprio médico precisa de ajuda! - mas geralmente isso é frustrante no aspecto de "tudo que eu faço, alguém faz melhor".

E isso, amigo, não é exclusividade do bicho feio que é D&D como você faz questão de frisar e insistir.
Citar
Acho que D&D 4/3.x é o rpg com a maior obsessção anal por levels e power-balancing que existe, por ser ultra-focado em um mini-game de combate minucioso e bem amarrado. Mal comparando, é como um wargame de tabuleiro.


Also, sério 3.x. Power Balancing? Você nem tenta mais, cara. Sua trollagem já foi mais sutil. XD

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Offline MaNdRaK

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Re:Mesas de níveis desiguais: algo bom, ruim ou feio?
« Resposta #19 Online: Dezembro 18, 2013, 01:18:21 pm »
Mandrak, isso significa que nas suas mesas, se alguém morrer vai voltar de nível mais baixo se fizer um novo personagem?

Isso é, como não manteve o personagem vivo, não merece estar no mesmo nível. Aguardo resposta. <3

Cara, eu acho que não tem muito a ver com 'não merecer' e sim com 'não ser injusto'. Nunca tivemos problemas, porque como metade do grupo mora em outra cidade, aqueles que sempre estão na mesa (que alcançaram níveis mais altos) acabam ganhando mais a xp de participação. E não teria muito sentido alguém chegar, jogar 1/3 dos caras e manter a mesma evolução.

A questão é, se um desses top morrer, ele começa de baixo sabendo que rapidamente vai ultrapassar. Dessa forma ele se submete a mesma regra que os novatos, mas com presença e perseverança volta rapidamente ao topo do grupo. De uma forma natural e indolor. Se ele (ou outro personagem novo) começasse no topo, poderia rapidamente descaracterizar um grupo que em teoria já vem se aventurando há um tempo. Pode penar e passar umas 4 ou 5 aventuras abaixo, mas aí é só mais motivo pra se empenhar no personagem novo.

Vou dar um exemplo. Atualmente temos se não me engano :
Nível 11: Arcano (Mago + alguma coisa que eu não sei) que praticamente sustenta o grupo nos combates. É o cara de dano alto e dano em área.
Nível 10: Ladino (Ladino + não sei o quê também, acho que feiticeiro/mago) Ele não serviu pra muito até agora porque entrou há pouco tempo pra segurar a gente numa masmorra lá (Citadela do Sol, se não me engano).
Nível 10: Guerreiro (PdM - jogador abandonou). Não fede nem cheira. Podia morrer tranquilo, o mestre é que não conseguiu matar ainda porque meu clérigo nunca deixa.
Nível 9: Clérigo Guerreiro (Eu) Sou 2 níveis mais baixo, o personagem não tem full spellcaster e mesmo assim eu sempre faço grande diferença no combate, porque seguro os caras.
Nível 9: Clérigo full - entrou agora. Com full spellcaster, desequilibrou um pouco o grupo, mas nem tanto. Mais se adaptou ao papel de sacerdote curador que eu não fazia do que mudou o grupo.

Agora imagina uma coisa. Se esse clérigo tivesse entrado 11, teria acesso ao 6o círculo, eu tenho acesso ao 3o só. Se 2 círculos já mudaram, esses 3 círculos iam alterar completamente a dinâmica do grupo, por causa de um cara que acabou de entrar. Me parece estranho isso. Mantendo ele no nível mais baixo, ele só pode desbalancear até o que qualquer um (no sentido de todos os outros jogadores) poderia estar fazendo já.

Enfim, eu acho uma boa ideia e tem dado certo há anos, até para um sistema com falhas como D&D. Pode ser que funcione porque o meu grupo faz funcionar, mas não sei como são as suas mesas. Pelo tom que vc usou, acho que isso não deve ter dado certo pra vc.

Offline taverneiro

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Re:Mesas de níveis desiguais: algo bom, ruim ou feio?
« Resposta #20 Online: Dezembro 18, 2013, 01:28:58 pm »
Citar
Ter papéis definidos funcionam pra evitar disparidades entre pontuações e quantidades desde que aquele nicho seja apenas do personagem; sistemas onde níveis são a única forma de equiparar poderes simplesmente não funcionam com diferenças de poder abstrato.
Isso é fundamental e acho que todos concordamos neste ponto. Até aí é um problema da maioria dos GMs que enfrentou esse tipo de proposta (níveis diferentes de algo que é complicado medir).
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...só que isso também dá ruim da mesma forma (ou seja, não funciona) em sistemas até mesmo mais livres quando temos ao mesmo tempo personagens que pegam o mesmo nicho e um é muito mais eficaz que o outro.
Sim. A famosa sobreposição acaba por criar uma disputa por um foco na cena. Claro, que aquele que tiver mais pontos vai ser a escolha óbvia e o lado mais fraco vai ficar vendo tudo acontecer ao redor.

Mas o que eu quis dizer  (e desculpe por não ter sido claro) é: Como colocar um personagem, digamos um ladrão, com nível X em uma aventura com outros personagens com outras profissões (sem sobreposição, portanto) mas com um nível muito maior? Para mim, essa questão é difícil de lidar no D&D. Só que eu não quis dizer que isso o torna um sistema ruim.

A proposta do D&D é bem clara e das vezes que tentei algo nesse sentido eu quebrei a cara (ou o jogo). GURPS é quase a mesma coisa, afinal ele é um sistema que simula a física das coisas.

Mas, pensem um pouco: como Mestre, qual dos sistemas você vai conseguir criar uma campanha (one-shot, não vale) que contemplem cenas para os dois níveis de poder sem entrar em conflito com o próprio sistema de evolução do jogo. Eu consegui em alguns sistemas e em outros não.

Quem realmente quer lidar com personagens de escalas de poder diferentes, eu digo: procure um sistema que permite a criação de cenas de diversos tipos para que cada personagem tenha seu momento na história. É o sistema que irá permitir que Thor tenha sua evolução dentro daquilo que se espera dele e isso não irá interferir na evolução da Viúva Negra ou de um agnete de campo da SHIELD.
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Offline ferdineidos

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Re:Mesas de níveis desiguais: algo bom, ruim ou feio?
« Resposta #21 Online: Dezembro 18, 2013, 01:41:16 pm »
Li só os primeiros posts, mas vou responder como se tivesse lido tudo  XD

Nas mesas da minha galera quem entra depois sempre tem menos ponto/ menos nível de quem tá jogando. Quem desiste de personagem ou morre volta de nível mais baixo, normalmente um a dois níveis a menos e outros jogos refaz com a pontuação de início do jogo.

O fato de eu ter menos nível que outro não afeta minha diversão em nada e pode render ótimas situações.

Realmente nunca vi problema nenhum nessa forma de abordar o jogo, seja em Gurps, seja em AD&D.
"Entre todas as tiranias, a tirania exercida para o bem de suas vítimas é a mais opressiva.Talvez seja melhor viver sob o olhar de nobres usurpadores do que de intrometidos moralistas onipotentes."

Re:Mesas de níveis desiguais: algo bom, ruim ou feio?
« Resposta #22 Online: Dezembro 18, 2013, 02:18:42 pm »
Mas Lu, eu não to criticando D&D. Só to concordando com o Taverneiro que dependendo do jogo (e do grupo) esse fator equilíbrio entre personagens se torna mais ou menos importante, e mais ou menos circumventável (essa palavra não existe, eu sei) pelo mestre. E D&D calha de ser o jogo que dá mais importância pra isso EVER. Então calma, Beth. :b

Inclusive acho que nem D&D de modo geral adota isso, mas apenas da 3ª edição em diante. Pelo que ouço do papo de grognards por aí afora, isso não existia tanto en OD&D e nem no AD&D.

« Última modificação: Dezembro 18, 2013, 02:21:12 pm por silva »
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Offline Smaug

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Re:Mesas de níveis desiguais: algo bom, ruim ou feio?
« Resposta #23 Online: Dezembro 18, 2013, 02:24:58 pm »
Citar
Inclusive acho que nem D&D de modo geral adota isso, mas apenas da 3ª edição em diante. Pelo que ouço do papo de grognards por aí afora, isso não existia tanto en OD&D e nem no AD&D.
É porque nesses sistemas ficha de personagem não fazia a menor diferença, você ia morrer porque não verificou cada ladrilho do corredor e o rejunte das paredes ou porque a sala que você entrou na verdade era um monstro...
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Offline Lumine Miyavi

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Re:Mesas de níveis desiguais: algo bom, ruim ou feio?
« Resposta #24 Online: Dezembro 18, 2013, 02:53:58 pm »
Isso aí que o Smaug falou. Considerando a limitação de habilidades e aquisição de poderes, as coisas realmente impressionantes eram nos níveis mais altos (cerca de 16-20 de progressão). Qualquer coisa antes disso é brincadeira e suicidio assistido.

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Re:Mesas de níveis desiguais: algo bom, ruim ou feio?
« Resposta #25 Online: Dezembro 18, 2013, 03:18:28 pm »
Se eu me lembro da época de ad&d, que foi quando comece a jogar.
até tinha disparidade de niveis por que as tabelas de exp nao eram iguais e tal.

Fora isso, há temáticas em que entrar em um nível de poder abaixo do usual não é problema, mas isso depende muito mais do mestre do que sistema.

Sejamos francos, não há sistema mágico que resolve esse problema.

Pessoalmente eu jogo d&d faz um tempão, mas odeio a prática de grupo 4-square de cada papel precisa estar presente ou tudo vai por água abaixo. Mas eu sei, erro meu em querer algo que não é o foco do sistema. Mas isso está virando moda ultimamente.
Há matemáticas voltadas para o grupo quintessencial ao invés de algo mais abrangente ou mais ferramentas de como lidar com outros tipos de grupos.
Um deles é o grupo de niveis diferentes.

Cavaleiros e Escudeiros, Heróis e Ajudantes.
Hell, vejam star wars uma nova esperança.
o grupo inicial é basicamente Ben (Jedi veljo), Luke (virgem de tudo), Han (dono de uma nave espacial) e Cheweie (aleien q não fala) e, embora mesmo esse filme tenha seus problemas, consegue-se contar uma história sem nenhum problema.

O foco deveria ser esse. mas novamente, ainda não existe o sistema mágico.

Re:Mesas de níveis desiguais: algo bom, ruim ou feio?
« Resposta #26 Online: Dezembro 18, 2013, 03:32:46 pm »
 O Este Corpo Mortal é um jogo voltado para personagens com níveis de poder diferentes, tendo recursos de equilíbrio para a "influência narrativa".

 o Wushu é um jogo voltado quase que exclusivamente para "Influência narrativa" e é a melhor coisa que eu já usei para Supers, comportando desde uma criança paranormal à um Deus interdimensional no mesmo grupo sem muito problema.

 O importante para mim é esse conceito de "influência narrativa"... Mas é o que andei conversando por aí, meu lance com RPG é menos jogo e mais "orgia de imaginação".

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Re:Mesas de níveis desiguais: algo bom, ruim ou feio?
« Resposta #27 Online: Dezembro 18, 2013, 03:37:09 pm »
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Hell, vejam star wars uma nova esperança.
o grupo inicial é basicamente Ben (Jedi veljo), Luke (virgem de tudo), Han (dono de uma nave espacial) e Cheweie (aleien q não fala) e, embora mesmo esse filme tenha seus problemas, consegue-se contar uma história sem nenhum problema.
RPG é um jogo, star wars é um filme. Eles são similares até certo ponto, mas seus objetivos são diferentes, assim como eles trabalham com esses objetivos. Dentro de um filme o roteirista e o diretor discutem o roteiro por semanas e decidem o que será melhor para a história, eles podem se dar ao luxo de colocar um personagem sem treino nenhum diante de um dragão e dizer que sim, ele conseguiu vencer o dragão porque ele é o escolhido/herói, eles podem forçar a barra para o lado do personagem, usar plot armor e ninguém vai se sentir excluido, porque, diferente de um jogo de rpg, os atores estão sendo pagos para gastar seu tempo interpretando seus papéis. No RPG, além das decisões serem tomadas de imediato e ninguém esta recebendo nada por isso, muito pelo contrário, as vezes, uma sessão com dados ruim acaba com um grupo super experiente. RPG não é apenas contar uma história, ou não precisaria de regras, apenas boa vontade do grupo de organizar os personagens e os eventos e dar continuidade a história. RPG envolve jogar para vencer desafios, por isso você tem um sistema de dados/cartas que mede sucessos e derrotas e para isso os personagens devem ter um equilíbrio mínimo.
This happens all the time. No matter how epic the battle, once begun, the thing sounds more or less like a bingo game: People shout out numbers and other people get excited about them.

Re:Mesas de níveis desiguais: algo bom, ruim ou feio?
« Resposta #28 Online: Dezembro 18, 2013, 03:48:17 pm »
O Este Corpo Mortal é um jogo voltado para personagens com níveis de poder diferentes, tendo recursos de equilíbrio para a "influência narrativa".

 o Wushu é um jogo voltado quase que exclusivamente para "Influência narrativa" e é a melhor coisa que eu já usei para Supers, comportando desde uma criança paranormal à um Deus interdimensional no mesmo grupo sem muito problema.

 O importante para mim é esse conceito de "influência narrativa"... Mas é o que andei conversando por aí, meu lance com RPG é menos jogo e mais "orgia de imaginação".

Isso! Muito bem colocado meu caro Korko!

Eu até tenho certa tara por belicismo tático, confesso, mas eu gosto muuuuito mais da "orgia da imaginação".
« Última modificação: Dezembro 18, 2013, 03:50:48 pm por silva »
The traditional playstyle is, above all else, the style of playing all games the same way, supported by the ambiguity and lack of procedure in the traditional game text. - Eero Tuovinen

Re:Mesas de níveis desiguais: algo bom, ruim ou feio?
« Resposta #29 Online: Dezembro 18, 2013, 04:03:38 pm »
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Eu até tenho certa tara por belicismo tático, confesso, mas eu gosto muuuuito mais da "orgia da imaginação".

Claro, porque ambos são mutuamente excludentes e você não pode ter ambos ao mesmo tempo. Oh, Olá Anos 90. Eu achei que você já tinham acabado há uns 13 anos.  :P

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obsessção

AHHHHHHHHHHHHHHHHHHH, Meus Olhos, Meus Pobres Olhos!

Silva, sinta-se livre para abusar de termos facilmente traduzíveis e de considerar D&D um Wargame onde tudo o que importa é Poder, mas por favor, não escreva desse jeito.  :b

Re:Mesas de níveis desiguais: algo bom, ruim ou feio?
« Resposta #30 Online: Dezembro 18, 2013, 04:08:43 pm »
 Nem tenho essa viagem com o jogo, Smaug. Pra mim a mecânica pode ser uma forma de controlar o andamento da história e a diversão esta na interpretação e na possibilidade de construir uma boa história em conjunto... A parte de "jogo" da parada eu encaro na configuração não "exclusivamente" arbitraria dos "plot armors". O plot armor existe mas fica no controle de todo mundo da forma mais democrática possível, organizada pelo cenário e pela vontade de criar uma história legal.

 Citando o Wushu vou colocar aqui dois personagens exemplo com níveis de Poder dentro do mundo do jogo infinitamente distantes e mesmo assim funcionais dentro da narrativa.

Digamos que Batman e Superman enfrentam um grupo de soldados assassinos de Apokolips. Digamos que para esse combate os atributos usados sejam "Kriptoniano 5 pnts" e no caso do Batman "Mestre ninja 5 pnts".

 Na narrativa o cara que interpreta o Super encara os vilões diretamente na porrada, voando e socando os inimigos enquanto o Batman se esgueira, não deixa ser notado e atinge os vilões com explosivos. Os dois superaram o desafio, cada um de sua forma dentro do cenário.

 E se o Batman for atingido ele morre, certo? Certo... Mas enquanto ele tiver Chi isso não acontece... Justamente pq Chi representa o "Plot Armor."

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Re:Mesas de níveis desiguais: algo bom, ruim ou feio?
« Resposta #31 Online: Dezembro 18, 2013, 04:11:40 pm »
É que D&D é em sua essência, um wargame e não um RPG de verdade, pois não equipara-se a profundidade interpretativa de Vampiro ou Lobisomem. Fui no fundo do baú?



Nem tenho essa viagem com o jogo, Smaug. Pra mim a mecânica pode ser uma forma de controlar o andamento da história e a diversão esta na interpretação e na possibilidade de construir uma boa história em conjunto... A parte de "jogo" da parada eu encaro na configuração não "exclusivamente" arbitraria dos "plot armors". O plot armor existe mas fica no controle de todo mundo da forma mais democrática possível, organizada pelo cenário e pela vontade de criar uma história legal.

 Citando o Wushu vou colocar aqui dois personagens exemplo com níveis de Poder dentro do mundo do jogo infinitamente distantes e mesmo assim funcionais dentro da narrativa.

Digamos que Batman e Superman enfrentam um grupo de soldados assassinos de Apokolips. Digamos que para esse combate os atributos usados sejam "Kriptoniano 5 pnts" e no caso do Batman "Mestre ninja 5 pnts".

 Na narrativa o cara que interpreta o Super encara os vilões diretamente na porrada, voando e socando os inimigos enquanto o Batman se esgueira, não deixa ser notado e atinge os vilões com explosivos. Os dois superaram o desafio, cada um de sua forma dentro do cenário.

 E se o Batman for atingido ele morre, certo? Certo... Mas enquanto ele tiver Chi isso não acontece... Justamente pq Chi representa o "Plot Armor."
Tipo M&M?

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Re:Mesas de níveis desiguais: algo bom, ruim ou feio?
« Resposta #32 Online: Dezembro 18, 2013, 04:18:21 pm »
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É que D&D é em sua essência, um wargame e não um RPG de verdade, pois não equipara-se a profundidade interpretativa de Vampiro ou Lobisomem. Fui no fundo do baú?

Quase. Infelizmente seus longos anos jogando Wargames Tático-Belicistas tornaram-no incapaz de reconhecer um RPG de Verdade quando vê um - especulo que nem reconheceria um se ele dançasse tango à sua frente. Vampiro é um RPG de Verdade, Lobisomem, embora tente, ainda é infestado de elementos de Wargames - uma versão de transição para aqueles que querem sair das suas poças de lama de D&D e atingir o Pináculo da Interpretação.

Mas, foi uma boa tentativa. Quem sabe um dia você possa jogar Vampiro como se deve. Quem sabe.
« Última modificação: Dezembro 18, 2013, 04:24:28 pm por Heilel »

Re:Mesas de níveis desiguais: algo bom, ruim ou feio?
« Resposta #33 Online: Dezembro 18, 2013, 04:19:25 pm »
 Quase um M&M... O M&M é um sistema mais robusto e justamente por isso acho que ele trava as possibilidades da elasticidade dos super poderes se elas não estiverem previamente organizada em pontos... No Wushu, se um jogador conseguir fazer um malabarismo narrativo com seu atributo (Q é um conceito) e ter sentido dentro do mundo de jogo, tah valendo.

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Re:Mesas de níveis desiguais: algo bom, ruim ou feio?
« Resposta #34 Online: Dezembro 18, 2013, 04:21:07 pm »
... 90's feelings ...
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Re:Mesas de níveis desiguais: algo bom, ruim ou feio?
« Resposta #35 Online: Dezembro 18, 2013, 04:27:08 pm »
Quase um M&M... O M&M é um sistema mais robusto e justamente por isso acho que ele trava as possibilidades da elasticidade dos super poderes se elas não estiverem previamente organizada em pontos... No Wushu, se um jogador conseguir fazer um malabarismo narrativo com seu atributo (Q é um conceito) e ter sentido dentro do mundo de jogo, tah valendo.
Malabarismo narrativo no sentido descritivo?

Do tipo "Não, eu juro que pode justificar que eu sei reconhecer venenos por ser um chef, afinal eu devo ser capaz de identificar os melhores e os piores ingredientes, certo?" e convencer o mestre?

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Re:Mesas de níveis desiguais: algo bom, ruim ou feio?
« Resposta #36 Online: Dezembro 18, 2013, 04:31:54 pm »
 É, no sentido descritivo... Se for um cenário mais fanfarrão essa explicação valeria, o que manda é o TOM do cenário. Normalmente essa explicação, a do Veneno, receberia um VETO (regra do jogo) que pode ser aplicada tanto pelo narrador quanto por outro jogador da mesa... Normalmente o pessoal tem noção e não vem com essas coisas, todo mundo quer construir uma história legal... Se insistir nessas paradas de avacalhação daí eu perco o tesão de jogar pq num toh no grupo certo, nunca entendi o "Vencer" em um jogo de RPG, na minha concepção eu venço quanto tenho uma história memorável, interessante e emocionante construída.
« Última modificação: Dezembro 18, 2013, 04:33:46 pm por Korko »

Re:Mesas de níveis desiguais: algo bom, ruim ou feio?
« Resposta #37 Online: Dezembro 18, 2013, 04:47:02 pm »
vencer no rpg é fácil. Como diria Nash, é quando sua decisão trás o melhor resultado pra si mesmo e para todos os outros participantes. (ok totalmente fora de contexto, mas até se equipara)


Vou dar uma olhada nesse wushu Korko
mas ao que parece, é um monte de guidelines e pouca substância.
você mesmo falou lá superman usa kriptoniano 5 pontos. o que é isso? é algo de 5 pontos que o permite voar, ter super força, invulnerabilidade, visao de calor etc.
Enquanto batman usa mestre ninja 5 pontos, que embora serve pra muita coisa nem de longe chega a descrever super vantagens assim.

Meu ponto é, quando você deixa pra um conceito ser escrito a vontade, essa total liberdade de não haver limites para o quanto um conceito possa ser invocado é que vejo gerar problemas.

Vou ler, mas mantenho, não há sistema mágico que resolve isso, contudo há grpos (ou mestres) mágicos que sabem fazer funcionar com/sem sistema X

Re:Mesas de níveis desiguais: algo bom, ruim ou feio?
« Resposta #38 Online: Dezembro 18, 2013, 05:03:05 pm »
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Eu até tenho certa tara por belicismo tático, confesso, mas eu gosto muuuuito mais da "orgia da imaginação".

Claro, porque ambos são mutuamente excludentes e você não pode ter ambos ao mesmo tempo. Oh, Olá Anos 90. Eu achei que você já tinham acabado há uns 13 anos.

Claro que podemos ter ambos. Mas a partir do momento que se descarta a possibilidade de termos personagens de níveis muito divergentes do grupo (como o pivete de 15 anos ou o veterano de guerra de 50) em prol do "equilíbrio mecânico-funcional", você já está tomando uma posição clara entre esses dois campos, ao invés de mesclá-los como seu post parece propor.
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Re:Mesas de níveis desiguais: algo bom, ruim ou feio?
« Resposta #39 Online: Dezembro 18, 2013, 05:05:36 pm »
Claro que podemos ter ambos. Mas a partir do momento que se descarta a possibilidade de termos personagens de níveis muito divergentes do grupo (como o pivete de 15 anos ou o veterano de guerra de 50) em prol do "equilíbrio mecânico-funcional", você já está tomando uma posição clara entre esses dois campos, ao invés de mesclá-los como seu post parece propor.
Ou é quem você assume que o personagem veterano de guerra e o pivete de 15 anos não podem ser do mesmo 'nível'?

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Re:Mesas de níveis desiguais: algo bom, ruim ou feio?
« Resposta #40 Online: Dezembro 18, 2013, 05:13:08 pm »
Claro que podemos ter ambos. Mas a partir do momento que se descarta a possibilidade de termos personagens de níveis muito divergentes do grupo (como o pivete de 15 anos ou o veterano de guerra de 50) em prol do "equilíbrio mecânico-funcional", você já está tomando uma posição clara entre esses dois campos, ao invés de mesclá-los como seu post parece propor.
Ou é quem você assume que o personagem veterano de guerra e o pivete de 15 anos não podem ser do mesmo 'nível'?

Garanto que os dois podem. Uma bala na cabeça de cada um.
Pronto, os dois no nível cadáver-peso-de-papel.

Final alternativo: os dois em coma ligados numa matrix com avatares mentais, onde o pivete usa sua irracionalidade adolescente + criatividade enquanto o veterano usa sua experiencia + maturidade para combater crimes virtuais.

aliás, li o Wushu.
Tem idéias muito boas, e não uso a palavra muito a toa.
Porém, não. É incompleto, mal executado até. "Volte pra bancada e dê mais polimento, depois volte aqui pra me mostrar"-material.

Em especial a parte de comprar positivamente como "ok, se parece com policia e ladrão e pode surgir o dilema do cara que trás o campo de força portátil pra brincadeira. então todo mundo precisa estar no mesmo clima pra jogar o jogo e passar o tempo bem".
Amigos... amigos... isso é a base para qualquer rpg funcionar e todo mundo se divertir.

Re:Mesas de níveis desiguais: algo bom, ruim ou feio?
« Resposta #41 Online: Dezembro 18, 2013, 05:16:12 pm »
Firejay,

Sobre o Wushu, ele pode ser encontrado aqui.

Segue o básico do básico, tirado do próprio manual:

Citação de: Wushu
Descrição
Wushu funciona com uma mecânica de pilha de dados em que o tamanho de sua pilha depende de quão elaborada é a descrição de suas ações. Cada Detalhe que você acrescenta à sua descrição lhe dá um dado para a pilha. (Sempre se ganha pelo menos 1 dado, só por fazer qualquer coisa.) Podem ser descrições de manobras separadas, frases inteligentes, detalhes cinematográficos, quase qualquer coisa que aumente sua experiência "Wire-Fu". Nota: Wire-Fu se refere aos filmes de kung fu em que os atores fazem malabarismos presos por cabos (wire).

Por exemplo, alguém que diga "eu me esquivo para o lado" ganha 1 dado. Alguém que diga "eu me esquivo para o lado / e pego a espada dele com meus hashis / antes de socá-lo na cara" ganha 3 dados. Alguém que diga "eu pego a espada dele com meus hashis / quando a ponta está a milímetros da minha cara, / então viro a espada na direção contrária / enfio na goela do desgraçado / e sussurro: 'não pode ver que estou querendo comer aqui?'" ganha 5 dados. Assim, tudo que contribua para a atmosfera do jogo se torna uma boa tática.
Obviamente, nem todo detalhe é apropriado para um jogo. Por isso, o GM e os jogadores têm o direito de vetar qualquer Detalhe que não esteja no clima do jogo. Para que isso funcione, é importante entrar em acordo sobre o clima e o tom do jogo antes de começar a jogar. (Pode-se usar de referência alguns filmes com o clima desejado, garantindo que os jogadores também tenham assistido.)

Para controlar o compasso e o tom do jogo, o GM pode definir um limite de pilha no número de dados que o jogador pode rolar de uma só vez. 3-4 dados por jogada resulta num combate muito mais violento, mais brutal; é um bom limite para cenas menos importantes ou para aquecer, no começo do jogo. Quando as coisas ficam mais dramáticas, provavelmente vão ser necessários 6-8 dados por jogada. Isto é especialmente verdade quando lutando com vilões principais; você vai querer um limite alto de dados, para que seja possível atacar e contra-atacar várias vezes antes de parar para rolar os dados. Entretanto, isso não significa que se tenha de ganhar o máximo de dados por turno. Tentar encaixar umas manobras a mais no fim do turno pode tirar todo o fôlego da sua descrição!

Resolução
Personagens em Wushu são definidos pelos seus Atributos (“Traits”), que variam de 1 a 5. Quando for para rolar os dados, escolha um Atributo que for relevante para a ação que foi descrita. (Se você não tem um Atributo relevante, o valor padrão é 2.) Todo dado que rolar acima do valor do Atributo é uma falha; os que rolarem iguais ou menores são sucessos. Se ninguém está se opondo ou resistindo à ação, basta um sucesso. Se alguém está resistindo, ele vai rolar alguns dados também. Quem tiver mais sucessos ganha. (Empates vão para os jogadores, já que são os heróis, e coisa e tal...)
O principal para jogar Wushu é entender que tudo acontece exatamente como o jogador descreve, e quando ele descreve. Isto é chamado de O Princípio da Verdade Narrativa. Rolar os dados só diz o quanto as ações narradas colaboraram com o avanço da cena. De certo modo, os dados existem para saber quando parar de lutar (ou perseguir, ou falar, ou qualquer outra coisa).
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Re:Mesas de níveis desiguais: algo bom, ruim ou feio?
« Resposta #42 Online: Dezembro 18, 2013, 05:17:09 pm »
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Mas a partir do momento que se descarta a possibilidade de termos personagens de níveis muito divergentes do grupo (como o pivete de 15 anos ou o veterano de guerra de 50) em prol do "equilíbrio mecânico-funcional", você já está tomando uma posição clara entre esses dois campos, ao invés de mesclá-los como seu post parece propor.

Silvinha, uma recomendação que eu já te dei algumas vezes - Leia os meu posts. Responda a eles, não a alguma projeção exótica que você tem em sua mente.

Quando encontrar o trecho onde eu "descarto a possibilidade de termos personagens de níveis muito divergentes do grupo", você pode tomar a liberdade de assumir que eu tomei essa posição. Caso contrário, só criou um "espantalho".  :)

Re:Mesas de níveis desiguais: algo bom, ruim ou feio?
« Resposta #43 Online: Dezembro 18, 2013, 05:29:46 pm »
Oops, tem razão Elfo. Malz.  :ops:
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Offline Lumine Miyavi

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Re:Mesas de níveis desiguais: algo bom, ruim ou feio?
« Resposta #44 Online: Dezembro 18, 2013, 05:31:57 pm »
Final alternativo: os dois em coma ligados numa matrix com avatares mentais, onde o pivete usa sua irracionalidade adolescente + criatividade enquanto o veterano usa sua experiencia + maturidade para combater crimes virtuais.
Bingo. E se você pensar, não é o que essencialmente são rpgs de mesa?

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Re:Mesas de níveis desiguais: algo bom, ruim ou feio?
« Resposta #45 Online: Dezembro 18, 2013, 05:32:36 pm »
 O wushu é lindo assim, aberto e "mal acabado", colocar Crunch é "Matar a fada"... O que seria bem poético se pensar em regras como um estrangulamento de imaginação e possibilidades por mais coerentes que elas sejam com a ficção.

Não existe diferença mecânica entre Kriptoniano ou Mestre Ninja ou Pistoleiro a não ser no nível de sua abrangência enquanto possibilidade narrativa, mecanicamente falando funcionam da mesma maneira.

 Claro que alguém com um poder do tipo "Eu faço acontece" teria vantagens enormes, mas imagino que essa não ser a premissa do jogo então não xistira um atributo assim.
« Última modificação: Dezembro 18, 2013, 05:40:47 pm por Korko »

Offline Smaug

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Re:Mesas de níveis desiguais: algo bom, ruim ou feio?
« Resposta #46 Online: Dezembro 18, 2013, 05:40:13 pm »
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Nem tenho essa viagem com o jogo, Smaug. Pra mim a mecânica pode ser uma forma de controlar o andamento da história e a diversão esta na interpretação e na possibilidade de construir uma boa história em conjunto... A parte de "jogo" da parada eu encaro na configuração não "exclusivamente" arbitraria dos "plot armors". O plot armor existe mas fica no controle de todo mundo da forma mais democrática possível, organizada pelo cenário e pela vontade de criar uma história legal.
A mecânica no rpg é uma forma de controlar o andamento da história. Ela é um jeito de controlar o andamento da história até em wargames. É justamente esse o ponto. O que controla a história em um filme não é a mecânica dele, mas elementos de narração cinematográfica (que vão desde o roteiro até a edição), e é por isso que uma história como star wars com um único protagonista prodígio e outros personagens coadjuvantes em diferentes níveis de poder funciona no cinema, mas tem grandes chances de fracassar em uma mesa, porque enquanto você pode eleger Luke como o prodígio que sempre vai se dar bem e sobreviver, em uma mesa de rpg ele pode simplesmente morrer sem fazer nada útil enquanto o Han rouba toda a cena por ter mais habilidades.
Existem atualmente sistemas que permitem um maior controle de todos na mesa sobre o que acontece com os personagens, mas duvido que esse controle não é (alias como você disse) minimamente distribuído de modo equilibrado entre os jogadores, do contrário, alguém vai sentir que não tem tanto controle quanto fulano. Porque no fim, a parte do grupo ser bem ou mal sucedido ainda vai estar presente e dependendo de como eles utilizam esse recurso.
Uso como exemplo o CODA que tem de implorar pro mestre não levar todas as lutas sério e só fingir jogar os dados na maioria delas se quiser manter um tom de campanha dos livros do Senhor dos Anéis, permitindo personagens pouco equipados e no nível de Frodo e cia, ou logo ele vai ter um grupo de D&D nas mãos. Claramente um erro de designer do jogo, porque se eles queriam fazer um jogo com personagens pouco equipados e dando chance de personagens pouco experientes sobreviverem deveriam ter pensado em outros meios de resolução de problemas (especialmente combate).
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Re:Mesas de níveis desiguais: algo bom, ruim ou feio?
« Resposta #47 Online: Dezembro 18, 2013, 05:49:26 pm »
 Mas o interessante é justamente não haver possibilidade de railroading pq não tem como eu eleger um caminho definitivo para história jah que as ações dos meus jogadores são múltiplas.

 Eu começo um jogo com a ideia "Star Wars"... mas daí pra frente estamos "jogando" justamente a parte criando limitados por um "compasso narrativo".

 O que eu prefiro em sistemas com uma pegada mais "linguística" (Difícil descrever epistemologia do RPG hahaha) é que o tom é imposto e controlado pelo fato das regras focarem em como você descreve e conjunto a resolução da cena e não em como ela aleatoriamente por força dos números pode acontecer.

 Estou achando bem difícil descrever minha percepção de forma clara, mas toh tentando hahaha

Re:Mesas de níveis desiguais: algo bom, ruim ou feio?
« Resposta #48 Online: Dezembro 18, 2013, 05:56:37 pm »
calma lá, nao disse em nenhum momento colocar crunch.
polir é beeeem diferente disso.
os caras competentes do design ganham pra fazer isso.
moldar/completar idéias sem mudá-las. Aumentar e não limitar.

desvantagens não são vantagens, assim como perdedores não são vencedores.

btw li a versão reloaded
http://www.story-games.at/wushu/open_reloaded.pdf

mas não sei se aqui é lugar pra discutir ele, no problem.

apenas respondendo o tópico também:
não há problema em diferentes níveis por si só, basicamente pq o sistema não é equilibrado (ou perfeitamente desequilibrado). Então você só tem o trabalho de ter q jogar com uma classe de tier acima para compensar sua falta de niveis e conversar sobre como ganhar xp extra.

e no exemplo dos dois (no final alternativo)
o que eu fiz (função do sistema) é nivelar dois caras em níveis fisicos incompatíveis (o pivete e o pirralho) em um patamar que eles possam ser compatíveis com a mesma história/narrativa

Re:Mesas de níveis desiguais: algo bom, ruim ou feio?
« Resposta #49 Online: Dezembro 18, 2013, 06:07:08 pm »
"desvantagens não são vantagens, assim como perdedores não são vencedores."

 Na minha concepção de boa história essa distinção não funciona de uma forma "qualitativa", saca? Aí que tah, não precisa de polimento pq ele é definido à gosto dos jogadores. Então, se pá eu abro um tópico falando do Wushu aqui... Mas a questão é que existe uma crise epistemológica na percepção do próprio RPG... Estamos falando de coisas diferentes se for analisar o que esperamos enquanto o próprio JOGO.

 Tem bastante discussão sobre o design nuns fórum gringos BTW.
 Além da versão Reloaded vale a pena dar uma olhada nos suplementos, que não acrescentam nenhuma regra mas ajudam a ter um senso de percepção narrativa que o sistema comporta.
« Última modificação: Dezembro 18, 2013, 06:09:46 pm por Korko »

Re:Mesas de níveis desiguais: algo bom, ruim ou feio?
« Resposta #50 Online: Dezembro 18, 2013, 06:25:47 pm »
estava me referindo a sistemas. nada haver com histórias. histórias são subjetivas.
há um grande revés devido a tentativa de vender desvantagens e bugs como vantagens e "features". As pessoas (e os designers) deveriam se esforçar mais, deveriam admitir os próprios erros, corrigi-los. A não aplicar maquiagem e vender como se tudo fosse planejado deste jeito.

mas você resumiu, não tá falando do rpg (e pra quem quiser saber, epistomologia tem haver com o termo e seu significado) e sim de algo diferente.

Offline Lumine Miyavi

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Re:Mesas de níveis desiguais: algo bom, ruim ou feio?
« Resposta #51 Online: Dezembro 18, 2013, 06:28:24 pm »
O mérito de "boa história" não tem nada a ver com um "sistema bem feito". São coisas que podem andar juntas ou não.

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Re:Mesas de níveis desiguais: algo bom, ruim ou feio?
« Resposta #52 Online: Dezembro 18, 2013, 06:29:24 pm »
 Parabéns em ser categórico com a Verdade na expressão "Roleplaying Game", daria uma boa tese Filosófica.

Offline Lumine Miyavi

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Re:Mesas de níveis desiguais: algo bom, ruim ou feio?
« Resposta #53 Online: Dezembro 18, 2013, 06:53:35 pm »
O wushu é lindo assim, aberto e "mal acabado", colocar Crunch é "Matar a fada"... O que seria bem poético se pensar em regras como um estrangulamento de imaginação e possibilidades por mais coerentes que elas sejam com a ficção.

Não existe diferença mecânica entre Kriptoniano ou Mestre Ninja ou Pistoleiro a não ser no nível de sua abrangência enquanto possibilidade narrativa, mecanicamente falando funcionam da mesma maneira.

 Claro que alguém com um poder do tipo "Eu faço acontece" teria vantagens enormes, mas imagino que essa não ser a premissa do jogo então não xistira um atributo assim.
Mas cara, se as regras que são feitas pra cobrir situações colocam as mãos pro ar* e falam "isso é narrativo e problema de vocês!" não é bem feito; é dependente da boa vontade dos jogadores em fazer um acordo de cavalheiros / dama "ok, não vamos ser babacas, tá?".

*assim:  ¯\(º_º)/¯

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Re:Mesas de níveis desiguais: algo bom, ruim ou feio?
« Resposta #54 Online: Dezembro 18, 2013, 06:58:24 pm »
Só vim aqui basicamente que concordei com tudo que o Smaug disse. Eu não sei vocês, mas sou muito competitivo e odeio estar na posição de personagem mais fraco da mesa, então como narrador, prefiro deixar todos em um patamar semelhante de poder, sem desníveis, com todos os personagens evoluindo juntos (se um jogador faltar demais, ele simplesmente não é mais chamado e pronto, sem jogo e diversão pra ele... Embora pra alguns realmente a vontade é de fazer ele entrar com um personagem mais fraco, mas seria babaquice demais).

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Re:Mesas de níveis desiguais: algo bom, ruim ou feio?
« Resposta #55 Online: Dezembro 18, 2013, 07:04:45 pm »
Fab, eu acho que a recompensa do jogador vir muitas sessões é... comparecer várias vezes e jogar mais, ué.

Especialmente se for um jogo cooperativo como RPG, não vejo essa necessidade de querer dar um cartãozinho de cliente frequente. Mas esse sou eu.

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Re:Mesas de níveis desiguais: algo bom, ruim ou feio?
« Resposta #56 Online: Dezembro 18, 2013, 07:13:33 pm »
Foi exatamente o que eu disse. O fato de não jogar já será penalidade o suficiente para o faltoso. Mais que isso, especialmente desnivelamento, beira a  babaquice e fruto de uma mentalidade que já poderia ter se extinguido junto a certos RPGs mais antigos.
« Última modificação: Dezembro 18, 2013, 07:15:24 pm por Youkai X »

Re:Mesas de níveis desiguais: algo bom, ruim ou feio?
« Resposta #57 Online: Dezembro 18, 2013, 07:26:38 pm »
 O acordo existe em qualquer mesa de qualquer sistema... A questão é que as aspas do "mal acabado"  deveria ter sido mais clara. Acontece que inserido sobre um "compasso narrativo" (Que é justamente usar o Ying e o Yang, precisei usar termo do jogo, desculpe) e livre enquanto organização dos "detalhes"(termo de jogo) as coisas estão acentadas e multiplas possibilidades abarcadas... Não é mágico justamente pq precisa sim de "um acordo de cavalheiros" (Q acredito, exista em toda mesa) que quanto mais sintonizado e profundo melhor... Mas é isso q eu gosto no RPG, a sintonia de um espaço narrativo compatilhado, por isso que eu falo que o lance é Epistemológico.

 O ponto é que dependendo da história, eu gostaria de ser o mais frágil enquanto hierarquia de "poder" dentro de jogo... Maaaas jamais o mais frágil enquanto potencial interpretativo. Repito que o problema é o que esperados do RPG.

Re:Mesas de níveis desiguais: algo bom, ruim ou feio?
« Resposta #58 Online: Dezembro 18, 2013, 07:35:16 pm »
Apenas um interlúdio, algo de Um Outro Fórum Na Qual Muitos Aqui Já Estiveram, preservando a grafia original. O tópico é sobre jogadores ausentes e conhecimento de regras (Eu não dou o link porque é preciso logar para ler isso):

Neste fim de semana jogamos Pathfinder com 4 novos caras.
Três jamais haviam oldo as regras. O mestre se recusou a manter a aventura e fizemos duas horas e meia de leitura sobre as regras.

Uma espécie de "penalidade" pelo descaso dos caras, que mesmo avisados com 20 dias de antescedência não se coçaram para ler nada.
Um desrepeito ao mestre que se prepara e deica para criar um bom gancho e enredo sedutor. Uma lição e tanto para os neds descompromissados.

Re:Mesas de níveis desiguais: algo bom, ruim ou feio?
« Resposta #59 Online: Dezembro 18, 2013, 08:01:41 pm »
Citação de: Korko
O ponto é que dependendo da história, eu gostaria de ser o mais frágil enquanto hierarquia de "poder" dentro de jogo... Maaaas jamais o mais frágil enquanto potencial interpretativo. Repito que o problema é o que esperamos do RPG.
Isso.

Apenas um interlúdio, algo de Um Outro Fórum Na Qual Muitos Aqui Já Estiveram, preservando a grafia original. O tópico é sobre jogadores ausentes e conhecimento de regras (Eu não dou o link porque é preciso logar para ler isso):

Neste fim de semana jogamos Pathfinder com 4 novos caras.
Três jamais haviam oldo as regras. O mestre se recusou a manter a aventura e fizemos duas horas e meia de leitura sobre as regras.

Uma espécie de "penalidade" pelo descaso dos caras, que mesmo avisados com 20 dias de antescedência não se coçaram para ler nada.
Um desrepeito ao mestre que se prepara e deica para criar um bom gancho e enredo sedutor. Uma lição e tanto para os neds descompromissados.

Se 3 dos 4 nao se interessaram em ler as regras, eh possivel que esse grupo seja do tipo que não da muita bola pra regras em primeiro lugar. Nesse caso, seria mais sensato ao grupo:

a) simplesmente jogar algo mais light em termos de regras;

b) deixar que o mestre cuide das regras sozinho;

c) repensar sobre o que realmente o grupo quer jogar. Me parece haver uma discrepância de preferencias e/ou expectativas no grupo, que uma boa conversa de bar resolveria.
« Última modificação: Dezembro 18, 2013, 08:08:34 pm por silva »
The traditional playstyle is, above all else, the style of playing all games the same way, supported by the ambiguity and lack of procedure in the traditional game text. - Eero Tuovinen

Re:Mesas de níveis desiguais: algo bom, ruim ou feio?
« Resposta #60 Online: Dezembro 18, 2013, 08:07:51 pm »
Silva, você está levando a sério algo que veio da Velha Spell.  XD

Re:Mesas de níveis desiguais: algo bom, ruim ou feio?
« Resposta #61 Online: Dezembro 18, 2013, 08:18:38 pm »
Deu vontade de fazer um pêndulo Dionísiaco X Apolínico do RPG, vai ficar só na vontade mas acho que deixando o dogmatismo pétreo do que é um jogo, indo pro lado da interpretação do "Lúdico" dê para entender.

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Re:Mesas de níveis desiguais: algo bom, ruim ou feio?
« Resposta #62 Online: Dezembro 18, 2013, 08:24:39 pm »
Parabéns cara, você tem um vocabulário legal.

Mas no final das contas...
(click to show/hide)

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Re:Mesas de níveis desiguais: algo bom, ruim ou feio?
« Resposta #63 Online: Dezembro 18, 2013, 08:32:33 pm »
Deu vontade de fazer um pêndulo Dionísiaco X Apolínico do RPG, vai ficar só na vontade mas acho que deixando o dogmatismo pétreo do que é um jogo, indo pro lado da interpretação do "Lúdico" dê para entender.
Agora traduz.  XD
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Re:Mesas de níveis desiguais: algo bom, ruim ou feio?
« Resposta #64 Online: Dezembro 18, 2013, 08:33:39 pm »
Ao invés de um pêndulo nietzscheano, eu me sinto em um pêndulo da típica expressão atribuída a Schopenhauer, oscilando entre sofrimento de ver abuso terminológico no contexto não apropriado e o tédio de imaginar qual o impacto que isso teria em gerar novos RPGs.

 :)
« Última modificação: Dezembro 18, 2013, 08:35:56 pm por Heilel »

Re:Mesas de níveis desiguais: algo bom, ruim ou feio?
« Resposta #65 Online: Dezembro 18, 2013, 09:08:27 pm »
Respondendo sem ler tudo.

Eu só acho curioso que 90% das pessoas que defendem "desequilíbrio de níveis pros menos participativos" são exatamente as pessoas que, por ter mais tempo livre/organização, não faltam com frequência. Assim como todo eles tem uma história em terceira pessoa que fala que alguém gosta de entrar em nível inferior de propósito ("Eu tenho um amigo que entrou com um bardo nível 1 numa campanha épica e foi o que mais se divertiu na mesa").

Até hoje eu não testemunhei nenhuma narrativa deste naipe em primeira pessoa. Então até prova em contrário, isso cai na mesma categoria pra mim das pessoas que são contra algum programa governamental porque nunca precisaram dele.
Vendo meus mangás
"O problema da internet é que nenhuma frase é creditada corretamente."
-Dom Pedro I

Re:Mesas de níveis desiguais: algo bom, ruim ou feio?
« Resposta #66 Online: Dezembro 18, 2013, 09:34:22 pm »
Eu não me incomodava quando um jogador novo entrava no mesmo nível do resto do grupo. afinal de contas um pc a mais aumenta a chance de sobrevivência do grupo, e se ele entrar com níveis a menos não vai ajudar muito  :b
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Re:Mesas de níveis desiguais: algo bom, ruim ou feio?
« Resposta #67 Online: Dezembro 18, 2013, 09:59:26 pm »
Citar
Garanto que os dois podem. Uma bala na cabeça de cada um.
Pronto, os dois no nível cadáver-peso-de-papel.

Final alternativo: os dois em coma ligados numa matrix com avatares mentais, onde o pivete usa sua irracionalidade adolescente + criatividade enquanto o veterano usa sua experiencia + maturidade para combater crimes virtuais.
Nah, o grupo já tinha um decker.  :nao:
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Re:Mesas de níveis desiguais: algo bom, ruim ou feio?
« Resposta #68 Online: Dezembro 18, 2013, 10:01:06 pm »
Nibelung

É uma memória vaga e de jogos da época em que eu comecei a jogar RPG há mais de 15 anos atrás (deve ser de 1996-1999), mas eu entrei tanto em um jogo de GURPS (Era Cyberpunk e Pós-Apocalíptico) de uns 200 pontos onde eu comecei com o escore inicial daquele jogo (creio que 150) e posteriormente um de Lobisomem onde eu era de Rank 1 em um grupo que tinha ao menos um Rank 3.

E até onde vai minha memória da época, eu me diverti em ambos jogos e joguei até o fim de ambas campanhas. Contudo, existe a razoável possibilidade que essas foram situações do tipo "Em um sistema com compra de pontos, um personagem especializado em uma certa área pode ser o melhor dela mesmo se tiver menos pontos que outros " ou que eu me esqueci de ter reclamado disso na época.

Re:Mesas de níveis desiguais: algo bom, ruim ou feio?
« Resposta #69 Online: Dezembro 18, 2013, 10:48:09 pm »
Ou você era tão cru no jogo, que não entendia isso como uma desvantagem.

Meio como quem começa a jogar um jogo de luta novo, e fica feliz de "ganhar um round" ou "não perder de perfect".
Vendo meus mangás
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-Dom Pedro I

Re:Mesas de níveis desiguais: algo bom, ruim ou feio?
« Resposta #70 Online: Dezembro 18, 2013, 11:07:29 pm »
Citar
Ou você era tão cru no jogo, que não entendia isso como uma desvantagem.

Meio como quem começa a jogar um jogo de luta novo, e fica feliz de "ganhar um round" ou "não perder de perfect"

Bastante possível, mas eu creio que já tinha uns 2 anos de jogo antes de entrar nessas mesas.

Re:Mesas de níveis desiguais: algo bom, ruim ou feio?
« Resposta #71 Online: Dezembro 18, 2013, 11:18:48 pm »
News flash:

Meu personagem atual de uma mesa de Tenra Bansho é claramente o mais fraco do grupo. temos um "cyberninja" super min-maxer, um super-golem de porra (chamado "Bukake"), e um samurai durão. E eu sou um mero representante da corte imperial, munido apenas com habilidades políticas - ZERO de combate.

E acredite, o jogo está o maior barato.  ^_^
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Re:Mesas de níveis desiguais: algo bom, ruim ou feio?
« Resposta #72 Online: Dezembro 18, 2013, 11:24:45 pm »
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Meu personagem atual de uma mesa de Tenra Bansho é claramente o mais fraco do grupo. temos um "cyberninja" super min-maxer, um super-golem de porra (chamado "Bukake"), e um samurai durão. E eu sou um mero representante da corte imperial, munido apenas com habilidades políticas - ZERO de combate.

E isso não tem a menor relação com o que o Youkai e Lumine reclamam. Construir um personagem sem habilidades combativas não indica que ele é fraco, inútil ou sem uso em um jogo.

A reclamação deles não é "Todos devem ter habilidades em combate", mas sim "Todo o grupo deve possuir a mesma quantidade de pontos, níveis, seja lá qual a medida básica de poder do sistema".
« Última modificação: Dezembro 18, 2013, 11:27:07 pm por Heilel »

Re:Mesas de níveis desiguais: algo bom, ruim ou feio?
« Resposta #73 Online: Dezembro 18, 2013, 11:28:54 pm »
Mas todos os personagens dessa mesa de Tenra Bansho (eu adoraria ler e talvez jogar isso) são de pontuações discrepantes ou feitos com os mesmos pontos?

Offline Lumine Miyavi

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Re:Mesas de níveis desiguais: algo bom, ruim ou feio?
« Resposta #74 Online: Dezembro 18, 2013, 11:36:13 pm »
News flash:

Meu personagem atual de uma mesa de Tenra Bansho é claramente o mais fraco do grupo. temos um "cyberninja" super min-maxer, um super-golem de porra (chamado "Bukake"), e um samurai durão. E eu sou um mero representante da corte imperial, munido apenas com habilidades políticas - ZERO de combate.

E acredite, o jogo está o maior barato.  ^_^
Bom pra você, cara. Pena que o tópico não está sendo sobre "habilidades de combate" e sim discrepância de níveis / pontos / posto / geração / etc.

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Re:Mesas de níveis desiguais: algo bom, ruim ou feio?
« Resposta #75 Online: Dezembro 18, 2013, 11:56:55 pm »
Mas todos os personagens dessa mesa de Tenra Bansho (eu adoraria ler e talvez jogar isso) são de pontuações discrepantes ou feitos com os mesmos pontos?
Pontuações discrepantes. No início do jogo você escolhe alguns pacotes de arquétipos e vai fundo. Por exemplo, o Cyberninja ali escolheu um porrão de coisas (Assassino, Ninja, ladrão, sei lá o quê), enquanto eu escolhe só um ( o agente do governo lá), o que resultou numa discrepância de pontos entre os personagens fudida. Quer dizer, pelo menos entre o meu (o mais "fraco") e o dele (o mais apelão).

Citar
Bom pra você, cara. Pena que o tópico não está sendo sobre "habilidades de combate" e sim discrepância de níveis / pontos / posto / geração / etc.
Sim, mas qual a consequencia mais relevante dessa discrepância de níveis no caso de um jogo como D&D ? 
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Re:Mesas de níveis desiguais: algo bom, ruim ou feio?
« Resposta #76 Online: Dezembro 19, 2013, 12:08:55 am »
A conseqüência mais discrepante da diferença de níveis num jogo como D&D é o cara de nivel mais baixo mal conseguir acertar a CA dos monstros de nivel mais alto, poder morrer por qualquer tabefe desse monstro, não aguentar os saves ou defesas alternativas contra esses monstros de nivel mais alto. Enfim, poder fazer bem pouca coisa enquanto os heróis fodas de nivel mais alto fazem o serviço. Ou o oposto. Monstros de nivel baixo que são vencidos facilmente demais pelos heróis de nivel alto.

Offline Cebolituz

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Re:Mesas de níveis desiguais: algo bom, ruim ou feio?
« Resposta #77 Online: Dezembro 19, 2013, 12:58:36 am »
Nunca vi tanto problema com desnível em minhas mesas porque normalmente nós combinávamos que o jogador de nível mais baixo ganhava XP extra (cerca de uns 30% a mais) até chegar ao nível do restante. Isso quando era coisa de 1 a 3 níveis, principalmente em D&D4.

O mestre sempre diminuía o nível dos encontros para ficar em um patamar aceitável. Normalmente combinávamos do jogador com o personagem mais fraco cuidava dos minions e dos monstros mais fracos enquanto o restante cuidava do chefão. Além disso, o grupo passava alguns itens mágicos a esse jogador e o healer costumava ficar sempre de olho nele. Em 1 ou 2 sessões, o jogador já estava no mesmo patamar dos outros (costumávamos ter muitos encontros por sessão). Até porque, nos primeiros encontros que enfrentávamos, o mestre sempre jogava alguns monstros muito mais fracos apenas para o grupo "aquecer" (e isso já diminuía bastante o desnível).

Claro que isso não ocorria se o jogador estivesse uns 5 níveis mais fraco para os demais.
« Última modificação: Dezembro 19, 2013, 01:00:08 am por Cebolituz »


GLADIUS - pergunta Gladius

Pergunta o Gladius joga máfia mas o RPG e Spell sendo que Gladius??

Offline Lumine Miyavi

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Re:Mesas de níveis desiguais: algo bom, ruim ou feio?
« Resposta #78 Online: Dezembro 19, 2013, 01:46:04 am »
Pontuações discrepantes. No início do jogo você escolhe alguns pacotes de arquétipos e vai fundo. Por exemplo, o Cyberninja ali escolheu um porrão de coisas (Assassino, Ninja, ladrão, sei lá o quê), enquanto eu escolhe só um ( o agente do governo lá), o que resultou numa discrepância de pontos entre os personagens fudida. Quer dizer, pelo menos entre o meu (o mais "fraco") e o dele (o mais apelão).
Então você deliberadamente "nerfou" seu personagem? Qual é o recomendado?

Sim, mas qual a consequencia mais relevante dessa discrepância de níveis no caso de um jogo como D&D ? 
Depende do jogo, do nicho, das classes, do patamar delas. Isso é variável, tanto quanto em outros jogos.

Partindo do pressupostos de que D&D pra você é sempre dungeon crawler, NESSE estilo de jogo um jogador estaria defasado em ataques / defesas / efeitos / perícias. Porém, não é tão simples assim.

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Offline Skar

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Re:Mesas de níveis desiguais: algo bom, ruim ou feio?
« Resposta #79 Online: Dezembro 19, 2013, 01:59:22 am »
Bem depois de uma leitura salutar;

Eu sou uma das pessoas que mais odeia o desequilíbrio in game por que é perceptível como isso prejudica o andamento de jogo. Um jogador acaba indo cada vez para o canto por que ele não consegue fazer nada de útil no jogo e sai do jogo e pessoas perguntam pq saiu?

Detalhe que posso dizer isso por efeito pessoal. Numa campanha de vampiro só existia um jogador que ia com regularidade ímpar a todas as sessões. Esse ser ganhou um artefato de um demônio e ainda tinha tempuris 8 . Isso quando a média das disciplinas da mesa era 6. O jogo simplesmente se implodiu por que ninguém fazia nada que o outro não pudesse resolver sem problemas. Algo que eu acho maçante.

Acho que os jogos mesmo de compra de pontos precisam ter ao menos um limiar razoável de equilibrio para que o abismo entre a utilidade dos players não se torne tamanho que prejudique a diversão do jogo.
The essentials for a productive discussion:
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••    Candor: Be frank and sincere.
•••    Intelligence: Think before you speak.
••••    Goodwill: Reasonable people can disagree.
•••••   Reception: Listen to what others are saying, not to what you think they're saying.

Re:Mesas de níveis desiguais: algo bom, ruim ou feio?
« Resposta #80 Online: Dezembro 19, 2013, 02:26:17 am »
Por curiosidade intelectual, qual a diferença entre jogar com níveis desiguais/menos pontos do que jogar com uma opção reconhecidamente ruim de um sistema, como um Não-Conjurador em D&D 3.5 ou um Não-Tremere em Vampiro: a Máscara?

Re:Mesas de níveis desiguais: algo bom, ruim ou feio?
« Resposta #81 Online: Dezembro 19, 2013, 02:42:09 am »
Nenhuma, Elven. Por isso não gosto de sistemas desequilibrados ou se tiver que jogar num desses, escolher as opções melhores.

Offline MaNdRaK

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Re:Mesas de níveis desiguais: algo bom, ruim ou feio?
« Resposta #82 Online: Dezembro 19, 2013, 09:40:50 am »
Respondendo sem ler tudo.

Eu só acho curioso que 90% das pessoas que defendem "desequilíbrio de níveis pros menos participativos" são exatamente as pessoas que, por ter mais tempo livre/organização, não faltam com frequência. Assim como todo eles tem uma história em terceira pessoa que fala que alguém gosta de entrar em nível inferior de propósito ("Eu tenho um amigo que entrou com um bardo nível 1 numa campanha épica e foi o que mais se divertiu na mesa").

Até hoje eu não testemunhei nenhuma narrativa deste naipe em primeira pessoa. Então até prova em contrário, isso cai na mesma categoria pra mim das pessoas que são contra algum programa governamental porque nunca precisaram dele.

Concordo que isso existe sim. Mas láááá no meu post eu falei exatamente sobre o ponto de vista do cara que joga 1/2 sessões e que tá 2 níveis atrás do maior do grupo (e com um personagem não otimizado).

Pelo que todo mundo tá falando aqui, isso é um absurdo, ridículo e tira todo o tesão do jogo. Mas não é bem assim que acontece na nossa mesa. Cada vez mais eu acho que é mérito nosso isso.

Lá as coisas rolam normalmente. Eu tenho que ter preocupação dobrada nos combates, porque sou mais fraco e mais limitado, mas não sou inútil. Aliás, muitas vezes fui o disruptor no negócio.

Eu acho que as pessoas envolvidas tem que ter um feeling muito bom pra fazer algo assim dar certo. Como o Silva falou, ele propositalmente escolheu um PJ mais "fraco" (depende do sentido aqui) mas isso não impediu de ele cumprir o que queria quando imaginou esse PJ.

O grupo tem que aceitar isso e o mestre tem que ter muito dedo pra levar as aventuras bem. O meu grupo tem alguns bons 10 anos juntos, então as coisas são mais simples pra nós. Assim como o Silva, eu aceito que meu PJ fique 2 níveis abaixo porque eu sei que essa é uma forma de eu conseguir me divertir com eles sem penalizá-los pela minha falta de disponibilidade, atrasando o avanço dos outros.

Offline Lumine Miyavi

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Re:Mesas de níveis desiguais: algo bom, ruim ou feio?
« Resposta #83 Online: Dezembro 19, 2013, 09:58:46 am »
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Assim como o Silva, eu aceito que meu PJ fique 2 níveis abaixo porque eu sei que essa é uma forma de eu conseguir me divertir com eles sem penalizá-los pela minha falta de disponibilidade, atrasando o avanço dos outros.
Tudo bem, você pode aceitar. Pelo que parece, o Silva não tem essa situação e sim joga deliberadamente com um personagem mais fraco, por preferência - poderíamos saber direito se ele não fosse tão evasivo e só respondesse seletivamente o que deixa ele "certo".

Enfim, vamos aos meus 2 cents.

RPG é (ou deveria ser) um hobby, cara. Falta de responsabilidade é deixar de pagar contas e disponibilidade não é algo que deveria ser sempre devotado a um hobby se você tem outras coisas plausíveis pra fazer porque até onde sei, exceto raríssimas exceções, "não-adolescentes" costumam ter uma renca de responsabilidades irreconciliáveis com RPG.  :roll:

Discordo do método que teu grupo usa, porque acho que se a pessoa se importa o suficiente pra aparecer no RPG, ela não deveria ser punida por isso.  Se você, ao aparecer no RPG sempre vai estar "abaixo" daqueles que vem sempre, é um motivo pra não participar de um grupo que ativamente me pune por não poder estar sempre presente. Perceba que a minha visão não é que você está dentro de um grupo de amigos, e com isso vão pegar leve - isso é irrelevante no momento - e sim um grupo genérico de RPG, onde você vai entrar de nível mais baixo "porque sim".

É na minha cabeça uma coisa equivalente ao "vamos jogar uma raid em WoW, mas fulano fica de fora porque ele não tá no nível máximo e não tem equipamento pra. Desculpa fulano, mas você não serve pra andar com a gente até estar desse nível. Não importa que você tem filho pequeno, o importante é o acompanhar o grupo!"

Meu ponto é: Punir a ausência de jogadores ausentes é criar uma forma certa de fazer com que eles não queiram voltar ao jogo.

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Re:Mesas de níveis desiguais: algo bom, ruim ou feio?
« Resposta #84 Online: Dezembro 19, 2013, 10:31:17 am »
So pra esclarecer pro Lu:

Eu nao nerfei meu persona deliberadamente ali. Eu simplesmente peguei um conceito que julguei interessante e investi nele, ignorando questoes do tipo "level de poder" ou "eficiencia em combate", etc. Eu gastei mais neuronio pensando ele conceitualmente do que matematicamente, se isso faz sentido. O fato de, no final, ele ter ficado o mais fraco do grupo, foi mero acaso.
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Offline MaNdRaK

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Re:Mesas de níveis desiguais: algo bom, ruim ou feio?
« Resposta #85 Online: Dezembro 19, 2013, 10:34:49 am »
É na minha cabeça uma coisa equivalente ao "vamos jogar uma raid em WoW, mas fulano fica de fora porque ele não tá no nível máximo e não tem equipamento pra. Desculpa fulano, mas você não serve pra andar com a gente até estar desse nível. Não importa que você tem filho pequeno, o importante é o acompanhar o grupo!"

Meu ponto é: Punir a ausência de jogadores ausentes é criar uma forma certa de fazer com que eles não queiram voltar ao jogo.

Assumindo as suas premissas de "grupo de rpg", isso faz sentido. Como eu disse desde o início, é difícil pra mim debater algumas situações que vcs colocam porque esse não é 'o' rpg que eu estou acostumado. Pra mim realmente sempre foi um hobby entre amigos com liberdades bem tranquilas.

Mas eu continuo defendendo que eu vejo esse copo meio cheio, nesse caso. É um incentivo aos caras que estão lá sempre, e não uma punição pra mim que não compareço tanto. Eu tenho o meu ritmo e o meu pj segue ele. É mais lento e mais coadjuvante? Não necessariamente. Nas aventuras onde o mestre é obrigado a assumí-lo como pdm sim, ele fica como coadjuvante, mas quando estou lá, ele tem papel ativo e importância muito similar aos outros.

Nesse seu exemplo do WoW, eu consegui entender de fato o que vc quis dizer. Admito que aí sim parece uma punição. O caso é, que se fosse minha mesa, faríamos provavelmente uma raid mais fácil ou intermediária OU os personagens mais fracos assumiriam o risco (o que acontece normalmente).

Offline Lumine Miyavi

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Re:Mesas de níveis desiguais: algo bom, ruim ou feio?
« Resposta #86 Online: Dezembro 19, 2013, 10:58:34 am »
Assumindo as suas premissas de "grupo de rpg", isso faz sentido. Como eu disse desde o início, é difícil pra mim debater algumas situações que vcs colocam porque esse não é 'o' rpg que eu estou acostumado. Pra mim realmente sempre foi um hobby entre amigos com liberdades bem tranquilas.

Mas eu continuo defendendo que eu vejo esse copo meio cheio, nesse caso. É um incentivo aos caras que estão lá sempre, e não uma punição pra mim que não compareço tanto. Eu tenho o meu ritmo e o meu pj segue ele. É mais lento e mais coadjuvante? Não necessariamente. Nas aventuras onde o mestre é obrigado a assumí-lo como pdm sim, ele fica como coadjuvante, mas quando estou lá, ele tem papel ativo e importância muito similar aos outros.

Nesse seu exemplo do WoW, eu consegui entender de fato o que vc quis dizer. Admito que aí sim parece uma punição. O caso é, que se fosse minha mesa, faríamos provavelmente uma raid mais fácil ou intermediária OU os personagens mais fracos assumiriam o risco (o que acontece normalmente).
Mas existe essa distinção: "grupo de rpg" é diferente "grupo de amigos", mesmo que na maior parte dos casos, exista uma intersecção. 

Cara, acho que esse tipo de situação com amigos rola fácil justamente porque rola um entendimento maior, o que não quer dizer que toda essas situações vão ser resolvidas entre amigos. Mesmo porque, dependendo, podem ter pessoas de um grupo que não se batem ou não tem uma amizade tão longa quanto o resto.

Mas ficou claro o que eu quero passar?

So pra esclarecer pro Lu:

Eu nao nerfei meu persona deliberadamente ali. Eu simplesmente peguei um conceito que julguei interessante e investi nele, ignorando questoes do tipo "level de poder" ou "eficiencia em combate", etc. Eu gastei mais neuronio pensando ele conceitualmente do que matematicamente, se isso faz sentido. O fato de, no final, ele ter ficado o mais fraco do grupo, foi mero acaso.
Nerfou incidentalmente com conceito, isso acho que todo mundo já fez. Eu mesmo lembro de ter tentando um personagem estilo Doctor Strange com N poderes diferentes pra várias situações quando joguei M&M com o Tabris (ex-spelliano, ninguém deve lembrar XD) e acabei com um personagem underpower no grupo. Ainda fui útil em várias situações justamente por os poderes que eu tinha que ninguém mais tinha (criação de objetos, cura) acabaram sendo usados de forma criativa - mas ainda inferior ao resto do grupo.

Mas é frustrante você ficar olhando o velocista socar todos oponentes numa só rodada, o tijolo voador causando dano de 1 inimigo/rodada e você não consegue superar o TR do inimigo porque seu poder não é focado só pra isso. Acabou que o mago-garçom de Las Vegas foi um fracasso em combate mas um sucesso passável fora ele. Infelizmente, um jogo de supers no universo Marvel Ultimate, o aspecto fora de combate era o menor.

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Re:Mesas de níveis desiguais: algo bom, ruim ou feio?
« Resposta #87 Online: Dezembro 19, 2013, 01:21:40 pm »
 A brisa do pêndulo ta dentro de uma diferença de proposta do q é esperado do próprio jogo, na percepção dele... Nem usei termos fora de contexto porque não sei outras palavras para determinar a questão conceitual da minha argumentação.

 Entendo o lance da estrutura do D&D com sua evolução vertical e tudo mais.

 Outro ponto é que a elasticidade do Wushu não funciona bem para quem gosta de equiparar forças e supera-las mecanicamente.

  Mas de qualquer forma, tah claro... eu só toh tentando expressar o que já é perceptível. A questão de níveis de poder para mim e para o Silva é diferente pelo que nós esperamos do Jogo. A discrepância fica explícita pela argumentação usando o clã Tremere como exemplo.

 Mas é osso, eu sou o tipo de cara que suicida meu personagem se isso for interessante, por exemplo. Minha medida de efetividade é o potencial narrativo da personagem para que construa uma boa trama.
« Última modificação: Dezembro 19, 2013, 01:42:55 pm por Korko »

Re:Mesas de níveis desiguais: algo bom, ruim ou feio?
« Resposta #88 Online: Dezembro 19, 2013, 01:43:34 pm »
O pior que é que a discussão de níveis diferentes é interessante. vai além da diferença de níveis dos personagens numa mesma mesa de d&d em números, as como já falaram, a diferença entre "capacidade de contribuir para a história" ou "a eficiência de ter habilidades úteis".

Me dei por vencido novamente, não adianta tentar formular argumentos quando as respostas começam a ter menos e menos sentido.

Peace

Offline Lumine Miyavi

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Re:Mesas de níveis desiguais: algo bom, ruim ou feio?
« Resposta #89 Online: Dezembro 19, 2013, 02:04:21 pm »
A brisa do pêndulo ta dentro de uma diferença de proposta do q é esperado do próprio jogo, na percepção dele... Nem usei termos fora de contexto porque não sei outras palavras para determinar a questão conceitual da minha argumentação.

 Entendo o lance da estrutura do D&D com sua evolução vertical e tudo mais.
Eu não entendi NADA do que você quis dizer aí em cima.

Outro ponto é que a elasticidade do Wushu não funciona bem para quem gosta de equiparar forças e supera-las mecanicamente.
Essa frase não fez muito sentido, mas eu ACHO que entendi. Tá, Wushu não é um jogo normal, e não funciona porque depende muito da boa vontade dos jogadores ao invés de ter uma mecânica funcional.

Ok até aí. Mas isso de "elasticidade" é fornecido pelo sistema ou... pela boa vontade das pessoas que querem fazer ele funcionar?

Mas de qualquer forma, tah claro... eu só toh tentando expressar o que já é perceptível. A questão de níveis de poder para mim e para o Silva é diferente pelo que nós esperamos do Jogo. A discrepância fica explícita pela argumentação usando o clã Tremere como exemplo.

 Mas é osso, eu sou o tipo de cara que suicida meu personagem se isso for interessante, por exemplo. Minha medida de efetividade é o potencial narrativo da personagem para que construa uma boa trama.
Acho que você e o Silva estão confundindo "interpretar o personagem de forma apropriada pro meu conceito" com "o que o sistema me oferece pra isso".

E suicidar seu personagem é... irrelevante pra esse tópico. Muito legal da sua parte, mas ainda irrelevante.

O pior que é que a discussão de níveis diferentes é interessante. vai além da diferença de níveis dos personagens numa mesma mesa de d&d em números, as como já falaram, a diferença entre "capacidade de contribuir para a história" ou "a eficiência de ter habilidades úteis".

Me dei por vencido novamente, não adianta tentar formular argumentos quando as respostas começam a ter menos e menos sentido.

Peace
Acho que parte dos defensores dessa diferença de níveis não consegue entender que "contribuir para a história" é algo feito pelo jogador em cooperação com os outros, e que "eficiência de ter habilidades úteis" é algo fornecido pelo sistema. Temos muita evidência anedótica do tipo "Mas no meu grupo era assim e todo mundo se divertia!".

Sim, porque era no ~grupo de amigos~. Se o mesmo fosse convidado pra uma mesa por um conhecido e pegasse um personagem inferior mecanicamente e relegado a segundo plano porque "ele não é um jogador frequente / costumeiro / do grupo", acho que a visão iria mudar completamente.

Ou não, né. Silva é estranho assim.
« Última modificação: Dezembro 19, 2013, 02:07:35 pm por Lumine TeruMiyavi »

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Re:Mesas de níveis desiguais: algo bom, ruim ou feio?
« Resposta #90 Online: Dezembro 19, 2013, 02:25:32 pm »
"Outro ponto é que a elasticidade do Wushu não funciona bem para quem gosta de equiparar forças e supera-las mecanicamente." - Essa frase não esta clara? Escrever mais só complicaria.


 Na verdade você não entendeu mesmo, mas acho que não tah tão difícil assim...  Mas o lance é sobre uma percepção da maneira de que nós brincamos de "teatro coletivo"

 Em relação ao Wushu, ele da a elasticidade, é um elemento básico do jogo...  Quanto a não funcionar eu discordo porque uso de boa, assim como muita gente o faz.

 Evolução vertical: Melhorar o personagem, subir níveis, ficar mais efetivo e poderoso
 Evolução Horizontal: Não tem a ver com efetividade mecânica, mas com um desenvolvimento orgânico que pode "melhorar" ou não a personagem.

 E eu toh entendendo sim a necessidade do equilíbrio, tudo mais e quanto isso é importante para a mecânica do jogo, por isso que toh falando do Wushu e não falando que dah certo em todos os sistemas do mundo... Mas não adianta eu tentar explicar porque o que eu toh tentando expressar aqui é uma visão pelo visto não muito ortodoxa e acho que não estou conseguindo.

 A parada do suicídio é inteligível nas entrelinhas do tópico, o lance do exemplo é que não ligo muito para a questão "desafio". Na verdade, eu coloco o desafio em outra questão.
« Última modificação: Dezembro 19, 2013, 03:25:17 pm por Korko »

Offline Skar

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Re:Mesas de níveis desiguais: algo bom, ruim ou feio?
« Resposta #91 Online: Dezembro 19, 2013, 02:33:07 pm »
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Por curiosidade intelectual, qual a diferença entre jogar com níveis desiguais/menos pontos do que jogar com uma opção reconhecidamente ruim de um sistema, como um Não-Conjurador em D&D 3.5 ou um Não-Tremere em Vampiro: a Máscara?

Depende do nível de otimização e de quão longa será a campanha, ora. No caso de 3,x se os conjuradores não souberem, e quiserem, ser o centro das tenções os outros players conseguem ter seus momentos. Só é bem corner case para ser considerado algo digno.

Em vampiro magia de sangue é uma das coisas mais abertas que tem naquilo, os tremere só tem a desvantagem racial mais branda. Embora ache que o ravnos nesse quesito são bem melhores.
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Offline taverneiro

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Re:Mesas de níveis desiguais: algo bom, ruim ou feio?
« Resposta #92 Online: Dezembro 19, 2013, 04:49:52 pm »
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acho que parte dos defensores dessa diferença de níveis não consegue entender que "contribuir para a história" é algo feito pelo jogador em cooperação com os outros, e que "eficiência de ter habilidades úteis" é algo fornecido pelo sistema.
Eu gostei dessa frase. Ela diferencia algo importante para a discussão. Entretanto Lumine, existem jogos em que o "poder" (ou 'moeda de troca' do jogo) é justamente a influência que o personagem tem sobre uma cena e existem sistemas inteiros calcados nessa premissa.

Então temos sistemas que emulam a física de um universo fantástico (como o D&D por meio de classes, saves, HPs, armas e spells), sistemas que simulam elementos fantásticos em nosso universo (GURPS com skills, stats, armas, RD, etc) e sistemas que emulam a ficção de um gênero (como Fate por meio de Aspectos).

Os dois primeiros, da minha experiência não funcionam com personagens discrepantes, pois a mecânica do jogo (sejam os stats dos personagens, sejam as jogadas de dados) são direcionadas para um efeito direto como danos, absorções, critical hits e assim vai. Por isso, quando vc lida com personagens de níveis discrepantes os valores de HP, CA, Saves e todo o mais tornam as cenas muito difíceis de lidar com personagens tão diferentes.

Gostaria de saber neste ponto se concordamos ou não...

O ultimo preve que a história é dividida em cenas e os aspectos, descrições e jogadas de dado servem para determinar o efeito na trama e ao invés de causar danos e números as jogadas determinam o desfecho de uma cena, ação ou drama. Se você olhar o Fate Core, por exemplo, vai encontrar pouquíssimas referencias à palavra "damage". Ao invés disso você irá encontrar Stress e Consequences. Vou mais longe: em Fate Accelerated não há distinção entre um debate político e um duelo entre os deuses. Se o "alvo" não suportar as consequencias da ação do adversário ele está fora de cena . O destino dele é decidido pelo adversário e isso pode implicar em ferimentos, traumas, simples humilhação pública ou a morte do personagem. Tudo depende do tipo de ação tomada. Mas é aí que a contribuição de personagens de poderes discrepantes podem ser balanceadas pelo sistema.

Posso estar errado, mas Wushu estaria mais no ultimo grupo também. Não conheço o sistema para classificá-lo, mas isso pode ajudar a explicar alguns pontos expostos pelo Korko (espero nao ter dito bobagem aqui, Korko).
« Última modificação: Dezembro 19, 2013, 04:51:44 pm por taverneiro »
"The secret we should never let the gamemasters know is that they don't need any rules." - Gary Gygax

"RPG é pra jogar, c@r#$ho!!! Abandone o ódio e vai jogar alguma coisa" - Eu

Re:Mesas de níveis desiguais: algo bom, ruim ou feio?
« Resposta #93 Online: Dezembro 19, 2013, 05:08:10 pm »
 Ótima explanação. O "Este Corpo Mortal" é assim também, não diferencia mecanicamente um combate físico de um debate ou de uma perseguição.

 O Wushu foi desenvolvido com ação cinematográfica em mente, mas na pratica a resolução de conflitos com sua lógica de "princípio da verdade narrativa" e foco em detalhes serve para qualquer situação... O Wushu não é um sistema tradicional a medida que ele funciona muito mais como um controlador de cadência, de compasso narrativo. O "princípio da verdade narrativa" já o difere de tudo quanto é sistema já que o jogador é também um Narrador em suas jogadas.

 O  "acordo de gentlemans" e a influência narrativa eu acho essencial em qualquer Jogo mas é parte integrante da regra de alguns onde o jogador faz pontas de narrador (Ou mesmo assume a narração)... como o Wushu, o Este Corpo Mortal e o Dogs in The Vineyard por exemplo.
« Última modificação: Dezembro 19, 2013, 06:31:50 pm por Korko »

Offline Heitor

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Re:Mesas de níveis desiguais: algo bom, ruim ou feio?
« Resposta #94 Online: Dezembro 20, 2013, 12:50:54 am »
Pessoas, infelizmente esse tópico cresceu rápido e com uma boa quantidade de walltexts, então posso estar sendo redundante com algo que já tenha sido levantado.

Estava com essa ideia na cabeça, e o tema do tópico veio a calhar. Se for o caso, pode render até outro tópico:

*****

Quanto aos métodos de evolução de personagem aka ganhar XP, geralmente se identificam:

> Ênfase no "combate", resolvendo tudo na porrada em honra à herança wargamer e a glória de Grognárdia (eficiência no domínio das mecânicas de sistema  na otimização do personagem pelo jogador). Ex.: D&D;

> Ênfase na"interpretação", muito mal-definida entre atuação teatral e narrativa dramática afrescalhada, que não aguentava até o primeiro combo-bate pirotécnico do sistema quebrado (eficiência na capacidade de representação do jogador in-character). Ex.: Velho Mundo das Trevas;

> Ênfase na " narrativa", evoluindo o personagem por cumprir objetivos contextuais e construção coletiva da narrativa, DM-less e indie-shits (eficiência baseada na capacidade do jogador tomar decisões condizentes com o personagem e tema da história). Ex.: Marvel Heroic Roleplaying.


Estas três vertentes se enquadram normalmente em jogos com propostas diferentes. A maioria põe ênfase em uma e usa outras, variando do nível porco e grosseiro ao criativo (13th Age, por exemplo). Alguns adotam as três ênfases, dedicando cada uma a um aspecto básico do jogo, mas ao mesmo tempo pareado, de forma relativamente equilibrada (Dungeon World e suas classes que evoluem com realizando objetivos distintos).

O ponto é: ter problemas que são resolvidos de formas diferentes é uma boa saída. Tem coisas que só se resolve no poder bruto, outras na negociação, e outras no planejamento. Tarefas diferentes podem render mais XP de maneira mais justificada do que dar uma colher de chá simplesmente para nivelar o grupo.  Ou como no caso dos supers e Terra-Média-likes, onde os buchas quase nunca se igualam aos pesos-pesados, isso mantém interessante jogar com ambos.

E como última medida, colocar sempre desafios nivelados para cada um dos personagens discrepantes. Quando não der para justificar perigos menores, os mais fracos passarem uns apuros que necessitem que os amigos grandões venham ajudar é uma boa, até porque reforça o espírito de jogos onde a cooperação é vital.

Re:Mesas de níveis desiguais: algo bom, ruim ou feio?
« Resposta #95 Online: Dezembro 20, 2013, 01:37:42 am »
Citação de: Heitor
> Ênfase na " narrativa", evoluindo o personagem por cumprir objetivos contextuais e construção coletiva da narrativa, DM-less e indie-shits (eficiência baseada na capacidade do jogador tomar decisões condizentes com o personagem e tema da história). Ex.: Marvel Heroic Roleplaying.


_ _ _

Ótimo post Heltor. Eu questiono se o conceito de progressão de poder sequer deveria ser tão disseminado assim. Eu vejo gêneros e premissas por aí que não pedem tal recurso, como Supers por exemplo, onde não ha progressão de poder nítida/óbvia entre os protagonistas, mas todo RPG baseado nessa premissa (ou a maioria, pelo menos) adota o conceito.
« Última modificação: Dezembro 20, 2013, 12:03:22 pm por silva »
The traditional playstyle is, above all else, the style of playing all games the same way, supported by the ambiguity and lack of procedure in the traditional game text. - Eero Tuovinen