Autor Tópico: Itens Mágicos são toscos  (Lida 8233 vezes)

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Itens Mágicos são toscos
« Online: Dezembro 23, 2013, 01:03:50 am »
Após jogar uma sequencia de Baldurs Gate 1 > Baldurs Gate 2 > Planescape Torment (todos games baseados em D&D) no ultimo mês, eu descobri algo que me incomoda: Itens mágicos. Não sei se to usando o termo correto aqui. Na verdade existem itens mágicos muito interessantes nesses jogos, mas em contrapartida existem outros que dão uma verdadeira brochada na coisa toda. Alguns exemplos pra ilustrar o ponto:

Ítens mágicos LEGAIS:

(click to show/hide)

Ítens mágicos TOSCOS:

(click to show/hide)


Perceberam a diferença ? Os primeiros ítens ajudam a colorir o mundo, seja trazendo uma história de seu passado, ou ilustrando algum aspecto interessante que retrata a natureza ou costumes deste, etc. Já o segundo tipo de ítem mágico é desprovido de cor ou algo além de mera utilidade. É um "ítem mágico genérico". :eca:

E o pior é que a tendência nesses jogos é você começar a esbarrar com o segundo tipo de itens mágicos aos montes conforme vai ficando mais forte. Chega uma hora que você abre um baú e.. ítem mágico genérico. Mata um monstro e... ítem mágico genérico. Chega numa loja e.. ítens mágicos genéricos. Sério, chega a um ponto em que TODOS os vendedores têm itens mágicos disponíveis em seu inventário. Como se o sujeito chegasse num estabelecimento e..

"MANUEL! AINDA TEM ESPADA MÁGICA AÍ ?", e o Manuel grita.. "ACABOU! MAS EU ENCANTO OUTRA AQUI RAPIDINHO!!!!".

ou então..

"MANUEL! ESSA ESPADA MÁGICA PIFOU!", e o Manuel grita.. "DEIXA COMIGO! DOU UMA SEGUNDA MÃO NO GLIFO E UMA ROSQUEADA NO RUBI QUE VOLTA A FUNCIONAR RAPIDINHO!"

ou ainda..

"MANUEL! ENCANTA ESSA FACA PRA MIM???", e lá vai o Manuel... "NÃO DÁ! TO COM 15 ENCOMENDAS PRA LIBERAR HOJE AINDA! PASSA AMANHÃ!"

Porra, não tem nada mais anti-mágico do que a banalização da magia. Mas é exatamente isso que esses itens fazem, ao menos na minha opinião. Concordam ? Discordam ? Como vocês lidam com isso nas mesas de vocês ?  :sobrancelha:
« Última modificação: Dezembro 23, 2013, 01:27:22 am por silva »
The traditional playstyle is, above all else, the style of playing all games the same way, supported by the ambiguity and lack of procedure in the traditional game text. - Eero Tuovinen

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Re:Itens Mágicos são toscos
« Resposta #1 Online: Dezembro 23, 2013, 01:27:59 am »
Tanto ódio foi criado no meu coração puro e inocente ao ler esse tópico.

Cara na boa a merda dos itens que vc considera legais só enrolaram de maneira maior o fluff, ou por que eles tem um papael interessante na história que está sendo contada. Os seus itens toscos conseguem ser mais atraentes por que mostram que as pessoas tem interesses mundanos. O mago que tem que fazer uns anéis para conseguir dinheiro é uma forma de criar vida num cenário bem interessante.

Sobre banalização de magia qual é o problema?  :furioso: :frenzied: :furioso:

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Re:Itens Mágicos são toscos
« Resposta #2 Online: Dezembro 23, 2013, 01:31:00 am »
Sobre banalização de magia qual é o problema?  :furioso: :frenzied: :furioso:

Num cenário tecno-mágico tipo Eberron ou Shadowrun ou Arcanum ? Nenhum problema.

Num cenário de fantasia tradicional onde a magia deveria.. you know.. ser algo "mágico" ou "fantástico" ?  :frenzied:
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Re:Itens Mágicos são toscos
« Resposta #3 Online: Dezembro 23, 2013, 01:31:40 am »
Não bastasse ser mágico tem de ser raro senão perde a mágica...

Acho isso bobo. Mas se te agrada, concordemos em discordar. Há mundos fantásticos onde a magia é corriqueira mas não banalizada, apenas útil.

Itens feitos em massa tendem a perder valor, mas não utilidade.

Alguém precisa acender as lanternas da rua, porque não um mago auxiliar com uma varinha própria pra isso, por exemplo?

Afinal, se todo reino mágico tivesse só um punhado de badulaques antiquíssimos com anos de história seria um museu, não um lugar onde se exerce poder.
deve ser muito estranho ser normal

Re:Itens Mágicos são toscos
« Resposta #4 Online: Dezembro 23, 2013, 01:33:06 am »
Incrível, Silva, Incrível. Eu sei que você tem algum problema considerável com D&D, mas criar dois tópicos em consecutivos, um deles onde você reclama que D&D não trata sua magia de forma "industrializável" e agora você criar um onde reclama que D&D faz exatamente isso, é no mínimo, engraçado.

Do seu tópico anterior (porque agora eu nem sequer preciso me citar para responder isso, você se superou dessa vez, Silva):

Outro ponto sao as magias: sera que essa proliferacao de itens magicos pra todo lado nao abre espaco pra uma industria magica se desenvolver ? Nao poderiamos ter uma casa do futuro, onde os recursos tecnologicos na verdade sao magicos? Lampadas magicas, TVs magicas, Internet magica, robos domesticos magicos, ar-condicionado magico, automovel magico, etc? Sera que isso nao traria uma revolucao magica a sociedade ou algo do tipo ?

E antes que reclame - mas esses ítens são de uso belicista, lembre-se qual é o tipo de complexo industrial que costuma a investir mais em certas formas de novas tecnologias e colocá-las na prática.  :)

Citar
Num cenário de fantasia tradicional onde a magia deveria.. you know.. ser algo "mágico" ou "fantástico" ? 

D&D não é exatamente "Fantasia Tradicional". Ele é inspirado por ela, mas cresceu para se tornar algo a parte.
« Última modificação: Dezembro 23, 2013, 01:38:05 am por Heilel »

Re:Itens Mágicos são toscos
« Resposta #5 Online: Dezembro 23, 2013, 01:34:05 am »
Mas que D&D é um tipo de fantasia a parte onde cada aventureiro foda usa uma porrada de itens mágicos comparado com as obras de ficção de outras mídias ou mesmo sistemas de RPG bem diferente que chegam só a 1 a 3 itens mágicos, realmente é bem discrepante. Não que eu veja como algo ruim, só é um tipo diferente de paradigma.

E D&D já nem deveria se considerar um cenário low magic ou afins...

Re:Itens Mágicos são toscos
« Resposta #6 Online: Dezembro 23, 2013, 01:37:25 am »
Afinal, se todo reino mágico tivesse só um punhado de badulaques antiquíssimos com anos de história seria um museu, não um lugar onde se exerce poder.

Mas a idéia da magia arcana (hermética ?) não está ligada, geralmente, a conhecimentos antigos (e muitas vezes proibidos/perigosos, e consequentmente raros) ? Não é isso que dá um "gostinho" pra coisa toda, ao menos no que se entende pelo cenário médio do gênero de fantasia ? Quando você tem a magia difundida como mais uma tecnologia, a coisa já não muda de.. gênero ?

Você realmente acham interessante uma magia sem mistério/perigo/imprevisibilidade ? Uma magia sem "mágica" ? Ao menos no tipo de gênero que estamos tratando aqui ?

Ou ainda: existe um jogo/cenário onde o texto deixe claro que a magia não é pra ser considerada "magica", mas sim uma mera "tecnologia", e que o sistema/jogo em si compactue com isso ? A impressão que tenho é que a parte textual sempre trata a magia como mágica! Fnatástica! OHHH MEU DEUS!!!... e então chega a parte mecânica e a banaliza como uma tecnologia.

(podemos chamar isso de Dissonância Ludo-Ficcional ou algo assim?  :sobrancelha:)
« Última modificação: Dezembro 23, 2013, 01:41:38 am por silva »
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Offline Skar

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Re:Itens Mágicos são toscos
« Resposta #7 Online: Dezembro 23, 2013, 01:41:44 am »
Sério mesmo que vc está dizendo que Planescape com suas viagens planares é um cenário low magic e tradicional?  :sobrancelha:

Sigil é uma metropole mágica e que deve ter pedaços do vencna em seus becos sujos. Item mágico lá a venda é a regra.

Agora Fr é um pouco mais tradicional dependendo da parte onde a hisyória é contada. Todavia temos uma nação de magos que tem como principal produto de exportação itens mágicos. Logo seu argumento vai pra vala again
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Re:Itens Mágicos são toscos
« Resposta #8 Online: Dezembro 23, 2013, 01:49:00 am »
Afinal, se todo reino mágico tivesse só um punhado de badulaques antiquíssimos com anos de história seria um museu, não um lugar onde se exerce poder.

Mas a idéia da magia arcana (hermética ?) não está ligada, geralmente, a conhecimentos antigos (e muitas vezes proibidos/perigosos, e consequentmente raros) ? Não é isso que dá um "gostinho" pra coisa toda, ao menos no que se entende pelo cenário médio do gênero de fantasia ? Quando você tem a magia difundida como mais uma tecnologia, a coisa já não muda de.. gênero ?

Você realmente acham interessante uma magia sem mistério/perigo/imprevisibilidade ? Uma magia sem "mágica" ? Ao menos no tipo de gênero que estamos tratando aqui ?

Ou ainda: existe um jogo/cenário onde o texto deixe claro que a magia não é pra ser considerada "magica", mas sim uma mera "tecnologia", e que o sistema/jogo em si compactue com isso ? A impressão que tenho é que a parte textual sempre trata a magia como mágica! Fnatástica! OHHH MEU DEUS!!!... e então chega a parte mecânica e a banaliza como uma tecnologia.

(podemos chamar isso de Dissonância Ludo-Ficcional ou algo assim?  :sobrancelha:)

Tem quem faça esse tipo de mistério com tecnologia, é do mesmo paladar. Como Xenogears, em que não construíam mas só resgatavam os mechas relíquias da guerra, enfim.

Há escolhas pra todos os gostos e ficar brandindo lanças e estandartes a favor desta ou daquela visão é cousa de grognard, e eu não gosto de grognards.
deve ser muito estranho ser normal

Re:Itens Mágicos são toscos
« Resposta #9 Online: Dezembro 23, 2013, 01:52:13 am »
Em Greyhawk, a magia é elitizada, apesar de terem havido na história impérios que tinham acesso a magia (e magia verdadeira). Eles explodiram.

Mas a magia está morrendo (e nem Boccob sabe bem ao certo por que, embora suspeite que seja Tharizdun comendo ela para escapar de sua prisão), então o setting tem bastante partes low magic.

Re:Itens Mágicos são toscos
« Resposta #10 Online: Dezembro 23, 2013, 01:53:21 am »
Tem quem faça esse tipo de mistério com tecnologia, é do mesmo paladar. Como Xenogears, em que não construíam mas só resgatavam os mechas relíquias da guerra, enfim.

Há escolhas pra todos os gostos e ficar brandindo lanças e estandartes a favor desta ou daquela visão é cousa de grognard, e eu não gosto de grognards.
Mas há uma grande diferença aí, meu caro Crude: nos cenários Sci-Fi que conheço onde isso ocorre, o texto é compatível com a mecânica. Exemplo: Battletech. Tecnologia é uma raridade, e vista por muitos com o respeito que se tem por questões de nobreza/elites ou mesmo religioões. Mas essa premissa é suportada tanto pelo texto quanto pela mecânica de jogo em si.

Já em Forgotten Realms (e outros cenários de fantasia que conheço) o texto diz uma coisa mas o jogo em si diz outra:

Texto: "magia é algo raro e misterioso!"

Jogo em si: "magos e itens mágicos pra todos os lados".

Me corrija se eu estiver errado, please.

EDIT: a questão já não é mais de gosto, mas de "dissonância ludoficcional" (que palavra bonita que eu achei heim :wub: ).
« Última modificação: Dezembro 23, 2013, 02:00:25 am por silva »
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Re:Itens Mágicos são toscos
« Resposta #11 Online: Dezembro 23, 2013, 01:59:59 am »
Pelo menos o cenário genérico padrão de D&D 4e não fala nada sobre itens mágicos serem extretamente raros ou papagaiadas low magic do tipo, mas nunca aprofundaram muito sobre como seria a economia afetada por itens mágicos. Eu até queria ver ou fazer algum texto sobre isso pra aprofundar, com base no fluff e mecânica dos livros iniciais, mas como a 4e morreu praticamente, nem faz sentido. Em outras edições aí é ver com os especialistas delas.


Mas na minha visão os itens mágicos na 4e são produzidos em escala não industrial moderna, mas sim de manufatura (e sim, saindo em razoável quantidade por artífices com acesso a magia e conhecimentos especiais) de reinos mais desenvolvidos magicamente. A maioria dos itens descritos são para usos combativos diretos, mas surgiram em suplementos itens mais utilitários e alguns sendo parte da mobilia de aventureiros especiais ou nobres e burgueses com muito dinheiro disponível pra esses luxos. Se for entre as raças e povos que viajam entre os planos, mais mágico ainda e com mais badulaques mágicos diversos.

Re:Itens Mágicos são toscos
« Resposta #12 Online: Dezembro 23, 2013, 02:00:10 am »
Apenas lembre-se que personagens de jogadores costumam a ser o tipo de exceção que confirma a regra. Para um habitante normal de um cenário de D&D, ítens mágicos são coisas raras e caras, de acesso apenas aqueles  muito ricos e poderosos - e as regras mantém isso. Conseguir algo simples como uma Poção de Curar Ferimentos (Leves) é algo que custa uma fortuna para um aldeão ou citadino comum.

Agora, para um Guerreiro de nível 10, isso é algo trivial - porque ele é parte dessa elite rica e poderosa (literalmente).
« Última modificação: Dezembro 23, 2013, 02:01:42 am por Heilel »

Offline crudebuster

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Re:Itens Mágicos são toscos
« Resposta #13 Online: Dezembro 23, 2013, 02:00:27 am »
Tem quem faça esse tipo de mistério com tecnologia, é do mesmo paladar. Como Xenogears, em que não construíam mas só resgatavam os mechas relíquias da guerra, enfim.

Há escolhas pra todos os gostos e ficar brandindo lanças e estandartes a favor desta ou daquela visão é cousa de grognard, e eu não gosto de grognards.
Mas há uma grande diferença aí, meu caro Crude: nos cenários Sci-Fi que conheço onde isso ocorre, o texto é compatível com a mecânica. Exemplo: Battletech. Tecnologia é uma raridade, e vista por muitos com o respeito e temor que se tem pelo sobrenatural. Mas essa premissa é suportada tanto pelo texto quanto pela mecânica de jogo em si.

Já em Forgotten Realms (e grande parte dos cenários de fantasia) o texto diz uma coisa mas o jogo em si diz outra. Me corrija se eu estiver errado, please.

Em Battletech há indústrias a pleno vapor copiando designs centenários porque a humanidade se tornou completamente retardada e não consegue inovar, não porque a tecnologia é misteriosa e glorificada.

Não tem porra nenhuma de sobrenatural, foi um recurso imbecil de balanço da mecânica que usaram pra justificar porque duas fábricas separadas por anos-luz de distância fabricam uma mema merda de um laser que dá dois pontos de dano e pesa cinco toneladas sempre.

E se o que lhe desagrada em forgotten realms é isso de que a magia é banal, mude na sua mesa, seu jogadores vão adorar.

deve ser muito estranho ser normal

Re:Itens Mágicos são toscos
« Resposta #14 Online: Dezembro 23, 2013, 02:02:21 am »
Ou mude de cenário pra algum low magic que não é de D&D, mas sei que você já faz isso XD