Autor Tópico: Itens Mágicos são toscos  (Lida 8245 vezes)

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Itens Mágicos são toscos
« Online: Dezembro 23, 2013, 01:03:50 am »
Após jogar uma sequencia de Baldurs Gate 1 > Baldurs Gate 2 > Planescape Torment (todos games baseados em D&D) no ultimo mês, eu descobri algo que me incomoda: Itens mágicos. Não sei se to usando o termo correto aqui. Na verdade existem itens mágicos muito interessantes nesses jogos, mas em contrapartida existem outros que dão uma verdadeira brochada na coisa toda. Alguns exemplos pra ilustrar o ponto:

Ítens mágicos LEGAIS:

(click to show/hide)

Ítens mágicos TOSCOS:

(click to show/hide)


Perceberam a diferença ? Os primeiros ítens ajudam a colorir o mundo, seja trazendo uma história de seu passado, ou ilustrando algum aspecto interessante que retrata a natureza ou costumes deste, etc. Já o segundo tipo de ítem mágico é desprovido de cor ou algo além de mera utilidade. É um "ítem mágico genérico". :eca:

E o pior é que a tendência nesses jogos é você começar a esbarrar com o segundo tipo de itens mágicos aos montes conforme vai ficando mais forte. Chega uma hora que você abre um baú e.. ítem mágico genérico. Mata um monstro e... ítem mágico genérico. Chega numa loja e.. ítens mágicos genéricos. Sério, chega a um ponto em que TODOS os vendedores têm itens mágicos disponíveis em seu inventário. Como se o sujeito chegasse num estabelecimento e..

"MANUEL! AINDA TEM ESPADA MÁGICA AÍ ?", e o Manuel grita.. "ACABOU! MAS EU ENCANTO OUTRA AQUI RAPIDINHO!!!!".

ou então..

"MANUEL! ESSA ESPADA MÁGICA PIFOU!", e o Manuel grita.. "DEIXA COMIGO! DOU UMA SEGUNDA MÃO NO GLIFO E UMA ROSQUEADA NO RUBI QUE VOLTA A FUNCIONAR RAPIDINHO!"

ou ainda..

"MANUEL! ENCANTA ESSA FACA PRA MIM???", e lá vai o Manuel... "NÃO DÁ! TO COM 15 ENCOMENDAS PRA LIBERAR HOJE AINDA! PASSA AMANHÃ!"

Porra, não tem nada mais anti-mágico do que a banalização da magia. Mas é exatamente isso que esses itens fazem, ao menos na minha opinião. Concordam ? Discordam ? Como vocês lidam com isso nas mesas de vocês ?  :sobrancelha:
« Última modificação: Dezembro 23, 2013, 01:27:22 am por silva »
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Re:Itens Mágicos são toscos
« Resposta #1 Online: Dezembro 23, 2013, 01:27:59 am »
Tanto ódio foi criado no meu coração puro e inocente ao ler esse tópico.

Cara na boa a merda dos itens que vc considera legais só enrolaram de maneira maior o fluff, ou por que eles tem um papael interessante na história que está sendo contada. Os seus itens toscos conseguem ser mais atraentes por que mostram que as pessoas tem interesses mundanos. O mago que tem que fazer uns anéis para conseguir dinheiro é uma forma de criar vida num cenário bem interessante.

Sobre banalização de magia qual é o problema?  :furioso: :frenzied: :furioso:

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Re:Itens Mágicos são toscos
« Resposta #2 Online: Dezembro 23, 2013, 01:31:00 am »
Sobre banalização de magia qual é o problema?  :furioso: :frenzied: :furioso:

Num cenário tecno-mágico tipo Eberron ou Shadowrun ou Arcanum ? Nenhum problema.

Num cenário de fantasia tradicional onde a magia deveria.. you know.. ser algo "mágico" ou "fantástico" ?  :frenzied:
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Re:Itens Mágicos são toscos
« Resposta #3 Online: Dezembro 23, 2013, 01:31:40 am »
Não bastasse ser mágico tem de ser raro senão perde a mágica...

Acho isso bobo. Mas se te agrada, concordemos em discordar. Há mundos fantásticos onde a magia é corriqueira mas não banalizada, apenas útil.

Itens feitos em massa tendem a perder valor, mas não utilidade.

Alguém precisa acender as lanternas da rua, porque não um mago auxiliar com uma varinha própria pra isso, por exemplo?

Afinal, se todo reino mágico tivesse só um punhado de badulaques antiquíssimos com anos de história seria um museu, não um lugar onde se exerce poder.
deve ser muito estranho ser normal

Re:Itens Mágicos são toscos
« Resposta #4 Online: Dezembro 23, 2013, 01:33:06 am »
Incrível, Silva, Incrível. Eu sei que você tem algum problema considerável com D&D, mas criar dois tópicos em consecutivos, um deles onde você reclama que D&D não trata sua magia de forma "industrializável" e agora você criar um onde reclama que D&D faz exatamente isso, é no mínimo, engraçado.

Do seu tópico anterior (porque agora eu nem sequer preciso me citar para responder isso, você se superou dessa vez, Silva):

Outro ponto sao as magias: sera que essa proliferacao de itens magicos pra todo lado nao abre espaco pra uma industria magica se desenvolver ? Nao poderiamos ter uma casa do futuro, onde os recursos tecnologicos na verdade sao magicos? Lampadas magicas, TVs magicas, Internet magica, robos domesticos magicos, ar-condicionado magico, automovel magico, etc? Sera que isso nao traria uma revolucao magica a sociedade ou algo do tipo ?

E antes que reclame - mas esses ítens são de uso belicista, lembre-se qual é o tipo de complexo industrial que costuma a investir mais em certas formas de novas tecnologias e colocá-las na prática.  :)

Citar
Num cenário de fantasia tradicional onde a magia deveria.. you know.. ser algo "mágico" ou "fantástico" ? 

D&D não é exatamente "Fantasia Tradicional". Ele é inspirado por ela, mas cresceu para se tornar algo a parte.
« Última modificação: Dezembro 23, 2013, 01:38:05 am por Heilel »

Re:Itens Mágicos são toscos
« Resposta #5 Online: Dezembro 23, 2013, 01:34:05 am »
Mas que D&D é um tipo de fantasia a parte onde cada aventureiro foda usa uma porrada de itens mágicos comparado com as obras de ficção de outras mídias ou mesmo sistemas de RPG bem diferente que chegam só a 1 a 3 itens mágicos, realmente é bem discrepante. Não que eu veja como algo ruim, só é um tipo diferente de paradigma.

E D&D já nem deveria se considerar um cenário low magic ou afins...

Re:Itens Mágicos são toscos
« Resposta #6 Online: Dezembro 23, 2013, 01:37:25 am »
Afinal, se todo reino mágico tivesse só um punhado de badulaques antiquíssimos com anos de história seria um museu, não um lugar onde se exerce poder.

Mas a idéia da magia arcana (hermética ?) não está ligada, geralmente, a conhecimentos antigos (e muitas vezes proibidos/perigosos, e consequentmente raros) ? Não é isso que dá um "gostinho" pra coisa toda, ao menos no que se entende pelo cenário médio do gênero de fantasia ? Quando você tem a magia difundida como mais uma tecnologia, a coisa já não muda de.. gênero ?

Você realmente acham interessante uma magia sem mistério/perigo/imprevisibilidade ? Uma magia sem "mágica" ? Ao menos no tipo de gênero que estamos tratando aqui ?

Ou ainda: existe um jogo/cenário onde o texto deixe claro que a magia não é pra ser considerada "magica", mas sim uma mera "tecnologia", e que o sistema/jogo em si compactue com isso ? A impressão que tenho é que a parte textual sempre trata a magia como mágica! Fnatástica! OHHH MEU DEUS!!!... e então chega a parte mecânica e a banaliza como uma tecnologia.

(podemos chamar isso de Dissonância Ludo-Ficcional ou algo assim?  :sobrancelha:)
« Última modificação: Dezembro 23, 2013, 01:41:38 am por silva »
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Offline Skar

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Re:Itens Mágicos são toscos
« Resposta #7 Online: Dezembro 23, 2013, 01:41:44 am »
Sério mesmo que vc está dizendo que Planescape com suas viagens planares é um cenário low magic e tradicional?  :sobrancelha:

Sigil é uma metropole mágica e que deve ter pedaços do vencna em seus becos sujos. Item mágico lá a venda é a regra.

Agora Fr é um pouco mais tradicional dependendo da parte onde a hisyória é contada. Todavia temos uma nação de magos que tem como principal produto de exportação itens mágicos. Logo seu argumento vai pra vala again
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Re:Itens Mágicos são toscos
« Resposta #8 Online: Dezembro 23, 2013, 01:49:00 am »
Afinal, se todo reino mágico tivesse só um punhado de badulaques antiquíssimos com anos de história seria um museu, não um lugar onde se exerce poder.

Mas a idéia da magia arcana (hermética ?) não está ligada, geralmente, a conhecimentos antigos (e muitas vezes proibidos/perigosos, e consequentmente raros) ? Não é isso que dá um "gostinho" pra coisa toda, ao menos no que se entende pelo cenário médio do gênero de fantasia ? Quando você tem a magia difundida como mais uma tecnologia, a coisa já não muda de.. gênero ?

Você realmente acham interessante uma magia sem mistério/perigo/imprevisibilidade ? Uma magia sem "mágica" ? Ao menos no tipo de gênero que estamos tratando aqui ?

Ou ainda: existe um jogo/cenário onde o texto deixe claro que a magia não é pra ser considerada "magica", mas sim uma mera "tecnologia", e que o sistema/jogo em si compactue com isso ? A impressão que tenho é que a parte textual sempre trata a magia como mágica! Fnatástica! OHHH MEU DEUS!!!... e então chega a parte mecânica e a banaliza como uma tecnologia.

(podemos chamar isso de Dissonância Ludo-Ficcional ou algo assim?  :sobrancelha:)

Tem quem faça esse tipo de mistério com tecnologia, é do mesmo paladar. Como Xenogears, em que não construíam mas só resgatavam os mechas relíquias da guerra, enfim.

Há escolhas pra todos os gostos e ficar brandindo lanças e estandartes a favor desta ou daquela visão é cousa de grognard, e eu não gosto de grognards.
deve ser muito estranho ser normal

Re:Itens Mágicos são toscos
« Resposta #9 Online: Dezembro 23, 2013, 01:52:13 am »
Em Greyhawk, a magia é elitizada, apesar de terem havido na história impérios que tinham acesso a magia (e magia verdadeira). Eles explodiram.

Mas a magia está morrendo (e nem Boccob sabe bem ao certo por que, embora suspeite que seja Tharizdun comendo ela para escapar de sua prisão), então o setting tem bastante partes low magic.

Re:Itens Mágicos são toscos
« Resposta #10 Online: Dezembro 23, 2013, 01:53:21 am »
Tem quem faça esse tipo de mistério com tecnologia, é do mesmo paladar. Como Xenogears, em que não construíam mas só resgatavam os mechas relíquias da guerra, enfim.

Há escolhas pra todos os gostos e ficar brandindo lanças e estandartes a favor desta ou daquela visão é cousa de grognard, e eu não gosto de grognards.
Mas há uma grande diferença aí, meu caro Crude: nos cenários Sci-Fi que conheço onde isso ocorre, o texto é compatível com a mecânica. Exemplo: Battletech. Tecnologia é uma raridade, e vista por muitos com o respeito que se tem por questões de nobreza/elites ou mesmo religioões. Mas essa premissa é suportada tanto pelo texto quanto pela mecânica de jogo em si.

Já em Forgotten Realms (e outros cenários de fantasia que conheço) o texto diz uma coisa mas o jogo em si diz outra:

Texto: "magia é algo raro e misterioso!"

Jogo em si: "magos e itens mágicos pra todos os lados".

Me corrija se eu estiver errado, please.

EDIT: a questão já não é mais de gosto, mas de "dissonância ludoficcional" (que palavra bonita que eu achei heim :wub: ).
« Última modificação: Dezembro 23, 2013, 02:00:25 am por silva »
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Re:Itens Mágicos são toscos
« Resposta #11 Online: Dezembro 23, 2013, 01:59:59 am »
Pelo menos o cenário genérico padrão de D&D 4e não fala nada sobre itens mágicos serem extretamente raros ou papagaiadas low magic do tipo, mas nunca aprofundaram muito sobre como seria a economia afetada por itens mágicos. Eu até queria ver ou fazer algum texto sobre isso pra aprofundar, com base no fluff e mecânica dos livros iniciais, mas como a 4e morreu praticamente, nem faz sentido. Em outras edições aí é ver com os especialistas delas.


Mas na minha visão os itens mágicos na 4e são produzidos em escala não industrial moderna, mas sim de manufatura (e sim, saindo em razoável quantidade por artífices com acesso a magia e conhecimentos especiais) de reinos mais desenvolvidos magicamente. A maioria dos itens descritos são para usos combativos diretos, mas surgiram em suplementos itens mais utilitários e alguns sendo parte da mobilia de aventureiros especiais ou nobres e burgueses com muito dinheiro disponível pra esses luxos. Se for entre as raças e povos que viajam entre os planos, mais mágico ainda e com mais badulaques mágicos diversos.

Re:Itens Mágicos são toscos
« Resposta #12 Online: Dezembro 23, 2013, 02:00:10 am »
Apenas lembre-se que personagens de jogadores costumam a ser o tipo de exceção que confirma a regra. Para um habitante normal de um cenário de D&D, ítens mágicos são coisas raras e caras, de acesso apenas aqueles  muito ricos e poderosos - e as regras mantém isso. Conseguir algo simples como uma Poção de Curar Ferimentos (Leves) é algo que custa uma fortuna para um aldeão ou citadino comum.

Agora, para um Guerreiro de nível 10, isso é algo trivial - porque ele é parte dessa elite rica e poderosa (literalmente).
« Última modificação: Dezembro 23, 2013, 02:01:42 am por Heilel »

Offline crudebuster

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Re:Itens Mágicos são toscos
« Resposta #13 Online: Dezembro 23, 2013, 02:00:27 am »
Tem quem faça esse tipo de mistério com tecnologia, é do mesmo paladar. Como Xenogears, em que não construíam mas só resgatavam os mechas relíquias da guerra, enfim.

Há escolhas pra todos os gostos e ficar brandindo lanças e estandartes a favor desta ou daquela visão é cousa de grognard, e eu não gosto de grognards.
Mas há uma grande diferença aí, meu caro Crude: nos cenários Sci-Fi que conheço onde isso ocorre, o texto é compatível com a mecânica. Exemplo: Battletech. Tecnologia é uma raridade, e vista por muitos com o respeito e temor que se tem pelo sobrenatural. Mas essa premissa é suportada tanto pelo texto quanto pela mecânica de jogo em si.

Já em Forgotten Realms (e grande parte dos cenários de fantasia) o texto diz uma coisa mas o jogo em si diz outra. Me corrija se eu estiver errado, please.

Em Battletech há indústrias a pleno vapor copiando designs centenários porque a humanidade se tornou completamente retardada e não consegue inovar, não porque a tecnologia é misteriosa e glorificada.

Não tem porra nenhuma de sobrenatural, foi um recurso imbecil de balanço da mecânica que usaram pra justificar porque duas fábricas separadas por anos-luz de distância fabricam uma mema merda de um laser que dá dois pontos de dano e pesa cinco toneladas sempre.

E se o que lhe desagrada em forgotten realms é isso de que a magia é banal, mude na sua mesa, seu jogadores vão adorar.

deve ser muito estranho ser normal

Re:Itens Mágicos são toscos
« Resposta #14 Online: Dezembro 23, 2013, 02:02:21 am »
Ou mude de cenário pra algum low magic que não é de D&D, mas sei que você já faz isso XD

Offline Aquela Sem Nick

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Re:Itens Mágicos são toscos
« Resposta #15 Online: Dezembro 23, 2013, 02:09:52 am »
"MANUEL! ENCANTA ESSA FACA PRA MIM???", e lá vai o Manuel... "NÃO DÁ! TO COM 15 ENCOMENDAS PRA LIBERAR HOJE AINDA! PASSA AMANHÃ!"
Hahahahahahaha, isso me lembrou uma campanha presencial que tive certa vez.
Eu era uma guerreira e estava com uma espada de duas mãos que era encantada. Eu tinha como dar um ''up'' na potência do ataque e do encantamento. Aí o ''manuel'' deu a MESMA desculpa: ''eu to lotado de serviço, só posso atender a partir de amanhã no final da tarde''.

Eu quis matar tanto o narrador com isso.  :rolando:

Mas é só isso meu parecer nesse tópico.  :P
Desculpem não colaborar mais.  XD :bwaha:
Ruiva da Spell



Raposas Selvagens do Condado de Fox.
Todos nós usamos máscaras. Algumas tão fixadas na alma que se confundem com a face.
O importante é não esquecer da pessoa que a usa.

Re:Itens Mágicos são toscos
« Resposta #16 Online: Dezembro 23, 2013, 02:12:36 am »
Crude, eu reescrevi o trecho sobre o Battletech pra ilustrar melhor minha ideia. E atenção à parte da dissonância ludoficcional (  :wub: ).
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Offline crudebuster

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Re:Itens Mágicos são toscos
« Resposta #17 Online: Dezembro 23, 2013, 02:20:39 am »
Crude, eu reescrevi o trecho sobre o Battletech pra ilustrar melhor minha ideia. E atenção à parte da dissonância ludoficcional (  :wub: ).

Silva, você quer me convencer de quê, que deveríamos arrumar umas tochas e forcados e fazer esses vagabundos cumprirem o que prometeram?

Eu gostava de Battletech até descobrir que por séculos a humanidade só copiava projetos e não conseguia mais inovar porque SIM.

Isso pra mim num cenário de ficção científica é um pecado mas não impediu de arrastarem o jogo até hoje e tentar por diversas vezes o tornar popular porque robôs gigantes armados até os dentes são legais.

Você tem de ser a mudança que você quer. O resto é grognardice.

Dissonância ludoficcional deve ser uma doença horrível que só causa dores lancinantes em grognards.
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Offline Smaug

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Re:Itens Mágicos são toscos
« Resposta #18 Online: Dezembro 23, 2013, 10:13:32 am »
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Ou ainda: existe um jogo/cenário onde o texto deixe claro que a magia não é pra ser considerada "magica", mas sim uma mera "tecnologia", e que o sistema/jogo em si compactue com isso ?
This happens all the time. No matter how epic the battle, once begun, the thing sounds more or less like a bingo game: People shout out numbers and other people get excited about them.

Offline Lucita

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Re:Itens Mágicos são toscos
« Resposta #19 Online: Dezembro 23, 2013, 10:56:48 am »
Citação de: Silva
Mas a idéia da magia arcana (hermética ?) não está ligada, geralmente, a conhecimentos antigos (e muitas vezes proibidos/perigosos, e consequentmente raros) ? Não é isso que dá um "gostinho" pra coisa toda, ao menos no que se entende pelo cenário médio do gênero de fantasia ? Quando você tem a magia difundida como mais uma tecnologia, a coisa já não muda de.. gênero ?
Você procura "realismo", certo? Então troque magia por tecnologia e troque cenário de RPG por mundo real. Nosso mundo é lowtech, perto do que podemos imaginar que seja possível ser um mundo hightech. Cada Zé de esquina tem um celular basicão, é muito fácil ter um smartphone, dá pra fazer um raio-x agora mesmo ali no PS da Santa Casa se você precisar, marca com antecedência que dá pra fazer ressonância e uns exames malucos que usam antimatéria, já teve nego andando na Lua, equipamento bélico "fantástico" pros países que podem pagar, prédios altíssimos com sistemas de autosuficiência, carros, LED, próteses, medicação e eu poderia ficar aqui a tarde toda citando coisas.

Tudo isso que eu falei depende de um conhecimento "obscuro" disponível para poucos para ser fabricado, que o cidadão comum não faz ideia de como é feito, como é possível existir, como se conserta (a não ser que você seja o Crude), mas quase todo mundo tem conhecimento suficiente pra ter um (telefone, remédio, veículo) ou pra aceitar que alguém use isso em você (raio-x, ressonância, cirurgia). Não temos teletransporte, controle antigravidade, viagem tempo-espacial, e um monte de outras coisas que qualquer cyber-coisa-hightech (cenário, filme, quadrinhos) possa nos mostrar a "possibilidade" e nem coisas que a nossa humilde mente ainda sequer consegue imaginar que seja possível tecnologicamente.

Então eu, euzinha aqui, não me incomodo com o Manuel saber colocar um +1 ali numa faquinha de cortar salame e vender em grande escala porque, hey! As pessoas vão aprendendo coisas conforme o conhecimento da civilização vai avançando, e se eu consigo comprar um óculos com lentes transitions antirreflexo que corrige quase 100% a minha visão ali no centro da minha cidade de 30 mil habitantes, o guerreiro level 6 também consegue a faca pra fatiar o salame dele bem fininho na vila que ele mora.

« Última modificação: Dezembro 23, 2013, 10:58:48 am por Lucita »

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Offline taverneiro

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Re:Itens Mágicos são toscos
« Resposta #20 Online: Dezembro 23, 2013, 12:47:23 pm »
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Mas a idéia da magia arcana (hermética ?) não está ligada, geralmente, a conhecimentos antigos (e muitas vezes proibidos/perigosos, e consequentmente raros) ?
Depende do cenário, não? Supondo que você queira algo assim em suas campanhas é só limar a disponibilidade de itens mágicos. Já joguei campanhas em que certas regiões simplesmente não tinham poção de cura, enquanto que em outras regiões toda capital tinha a famigerada "lojinha de itens mágicos".

Você pode jogar Faerun, com suas magias espalhafatosas e facilmente acessíveis em Waterdeep ou pode jogar uma parada mais Era Hiboriana de Conan, onde a magia é vista como arte obscura e seus produtos, mesmo que benéficos são vistas com assombro e usualmente são usados como instrumento de poder.

Em D&D, no primeiro caso, itens mágicos abundantes são formas de tornar os combates mais duradouros e permitirem que os heróis de nível baixo tenham alguma emoção em peitar um monstro mais poderoso de vez em quando. Da mesma forma, em edições antigas, ajudam os personagens não-magos a servirem pra alguma coisa em níveis altos. Felizmente, esse problema foi resolvido(?) no D&D 4e.

Em D&D, no segundo caso, o mago do grupo é um cara que vai sofrer muito preconceito toda vez que lançar uma magia. Os ferimentos vão ser pra valer e cada HP é precioso. Combates serão menos numerosos e o DM terá de usar alguma maneira de compensar a falta de ritmo no avanço de nível consequente disso (e existem instruções no DMG para estas alternativas).

Citar
Tudo isso que eu falei depende de um conhecimento "obscuro" disponível para poucos para ser fabricado, que o cidadão comum não faz ideia de como é feito, como é possível existir, como se conserta (a não ser que você seja o Crude), mas quase todo mundo tem conhecimento suficiente pra ter um (telefone, remédio, veículo) ou pra aceitar que alguém use isso em você (raio-x, ressonância, cirurgia).
Particularmente esta alta disponibilidade é relativa. Da mesma forma que todas estas tecnologias estão ali na esquina, poucos realmente tem acesso a ela. Voce pode ir ali no PS tirar um raio-x, mas isso pq a pessoa que usa esse serviço é normalmente de classe média na quinta maior economia do mundo. Extenda isso para o resto do mundo (ou para alguma região mais pobre e/ou isolada do Brasil) e você verá que até a energia elétrica é um luxo. Dae a pergunta do Silva: O mesmo não deveria acontecer com a magia em um cenário de fantasia?

Acho que neste caso, o uso abusivo de itens mágicos vem do grupo. A lista de itens mágicos é enorme no DMG para dar opções ao grupo. O problema é quando o grupo pensa que TODO o inventário está em CADA canto de uma cidade grande.

Para mim, magia (assim como tecnologia) é sinônimo de poder. E poucos são aqueles dispostos a dividi-lo. Mas em termos de jogo é tudo uma questão de preferência. O tom é definido pelo grupo. Se eles aceitam a magia em todo o canto, ótimo. Existem sub-gêneros de fantasia que partem justamente desta premissa.
« Última modificação: Dezembro 23, 2013, 01:15:22 pm por taverneiro »
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Re:Itens Mágicos são toscos
« Resposta #21 Online: Dezembro 23, 2013, 01:40:03 pm »
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Ou ainda: existe um jogo/cenário onde o texto deixe claro que a magia não é pra ser considerada "magica", mas sim uma mera "tecnologia", e que o sistema/jogo em si compactue com isso ?

1. Tecnocratas de Mago: Ascensão - Eles são um pouco distintos, eles insistem que Magia é Hipertecnologia ainda não compreendida pelas Massas. A mecânica é a mesma de um Mago, contudo. Leia o que eu escrevi deles.

2. Artífices e sua versão popular, Magewrights de Eberron - Magia é Tecnologia. Relativamente distinto de Magos, seu efeitos mágicos tem que ser utilizados para "simular ítens mágicos", geralmente duram mais e tem maior tempo de conjuração. E sua melhor forma de expressão mágica é criando ítens mágicos de qualquer tipo. Eu tenho uns 3 tópicos só sobre isso.

3. Arcane Mechanik de Reinos de Ferro - Magia funciona melhor com Tecnologia e tem menos
chances de foder teu corpo e alma. Não funciona mecanicamente falando, mas essa é a intenção.

4. Nanos de Numenera - Magia é Plebótino Aplicado. É a única classe que você pode jogar em Numenera, todo o resto é Lacaio Invocável.
« Última modificação: Dezembro 23, 2013, 01:42:28 pm por Heilel »

Offline Lucita

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Re:Itens Mágicos são toscos
« Resposta #22 Online: Dezembro 23, 2013, 01:44:57 pm »
Citação de: taverneiro
Particularmente esta alta disponibilidade é relativa. Da mesma forma que todas estas tecnologias estão ali na esquina, poucos realmente tem acesso a ela. Voce pode ir ali no PS tirar um raio-x, mas isso pq a pessoa que usa esse serviço é normalmente de classe média na quinta maior economia do mundo. Extenda isso para o resto do mundo (ou para alguma região mais pobre e/ou isolada do Brasil) e você verá que até a energia elétrica é um luxo. Dae a pergunta do Silva: O mesmo não deveria acontecer com a magia em um cenário de fantasia?
Na verdade, qualquer pessoa pode ter acesso a um raio-x, já que o SUS existe desde 1989 e garante esse serviço. Nessa época o Brasil não era grande coisa em rankings mundiais econômicos - e eu estou falando de forma generalizada, claro que existem lugares onde isso não funciona tão lindo quanto na teoria e que o acesso é realmente difícil. Mas a questão é que dá pra dizer que de uma forma geral é sim muito fácil ter acesso a esse tipo de coisa se você está em um centro influente/movientado e/ou não está em um lugar realmente prejudicado por alguma coisa (extrema pobreza, por exemplo). A questão é ter noção de entender que as coisas não são extremas, no nosso cenário lowtech existe Tóquio e existe uma vila em algum lugar da África. E existe vários níveis de meio-termo.

Seria legal ver o grupo dos "Arcanos sem fronteiras" levando suprimentos mágicos básicos para aquela parte remota do mapa onde as pessoas ainda morrem por falta de acesso a magias do segundo círculo.  :linguinha:

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Re:Itens Mágicos são toscos
« Resposta #23 Online: Dezembro 23, 2013, 01:53:35 pm »
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Seria legal ver o grupo dos "Arcanos sem fronteiras"...

Já pensei nisso, mas minha organização ainda está apenas se iniciando e temos poucos itens mágicos disponíveis para algo mais amplo.
Somos todos bots!

Re:Itens Mágicos são toscos
« Resposta #24 Online: Dezembro 23, 2013, 01:55:35 pm »
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Seria legal ver o grupo dos "Arcanos sem fronteiras" levando suprimentos mágicos básicos para aquela parte remota do mapa onde as pessoas ainda morrem por falta de acesso a magias do segundo círculo.  :linguinha:

Existe algo equivalente no Mundo Real, os Homeopatas Sem Fronteiras:b

Offline Arcane

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Re:Itens Mágicos são toscos
« Resposta #25 Online: Dezembro 23, 2013, 02:07:47 pm »
Tem momentos que essa sua interface cerebral conectada diretamente ao google irrita.  :linguinha:
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Offline taverneiro

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Re:Itens Mágicos são toscos
« Resposta #26 Online: Dezembro 23, 2013, 04:47:23 pm »
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A questão é ter noção de entender que as coisas não são extremas, no nosso cenário lowtech existe Tóquio e existe uma vila em algum lugar da África. E existe vários níveis de meio-termo.
Concordo plenamente. E os dois extremos e meio termos são facilmente administraveis em jogo. Eventualmente um cenário vai pender para um lado ou outro da balança. Mas quanto a isso acho que é uma questão de estilo.

Então quem acha que, em jogos de fantasia, a magia é um elemento obscuro e deve ser visto com desconfiança, ele não vai curtir jogos em que personagens são "árvores de natal", com itens mágicos guardados em cada bolso e orifício.

Da mesma forma, os que enxergam a necessidade de se ter itens mágicos em cada bolso ou orifício vão ver pouco respaldo em jogos mais low-fantasy.

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Seria legal ver o grupo dos "Arcanos sem fronteiras" levando suprimentos mágicos básicos para aquela parte remota do mapa onde as pessoas ainda morrem por falta de acesso a magias do segundo círculo.
D'oh, nem zoa pq já mestrei uma aventura com esse plot.
« Última modificação: Dezembro 23, 2013, 05:21:40 pm por taverneiro »
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Re:Itens Mágicos são toscos
« Resposta #27 Online: Dezembro 23, 2013, 08:32:16 pm »
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Seria legal ver o grupo dos "Arcanos sem fronteiras" levando suprimentos mágicos básicos para aquela parte remota do mapa onde as pessoas ainda morrem por falta de acesso a magias do segundo círculo.  :linguinha:

Existe algo equivalente no Mundo Real, os Homeopatas Sem Fronteiras:b
Quando eu falei isso eu tava mais pensando no "Médicos sem fronteiras", que realmente levam ajuda pros lugares zoados e tal, mas cara... pensa bem, dependendo de onde esses homeopatas estiverem levando a ajuda deles, ela é sim muito útil! Ainda existe gente morrendo de sede precisando de água por aí e...

I feel pretty and witty and gaaaaay!

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Re:Itens Mágicos são toscos
« Resposta #28 Online: Dezembro 31, 2013, 05:49:54 pm »
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Quando eu falei isso eu tava mais pensando no "Médicos sem fronteiras", que realmente levam ajuda pros lugares zoados e tal, mas cara... pensa bem, dependendo de onde esses homeopatas estiverem levando a ajuda deles, ela é sim muito útil! Ainda existe gente morrendo de sede precisando de água por aí e...

Ah sim, é claro que eles podem ser muito úteis - qualquer acesso a infraestrutura básica faz pequenos milagres em locais onde não existe isso, muitas vezes, muito mais do que a maioria dos serviços médicos podem fazer por eles. Mas o que me impressiona nos Homeopatas sem Fronteiras (e também os Naturopatas sem Fronteiras e até Quiropratas sem Fronteiras) é o seguinte:

Esses sujeitos bem intencionados e corajosos começam suas viagens transcontinentais em aviões, cruzando um oceano em questão de horas, usam seus veículos off-road em contato constante com satélites geoestacionários que orientam sua ida aos confins da Terra e carregam diversos aparelhos eletrônicos, recarregáveis usando um gerador solar de eletricidade. Eles se utilizam de todos os frutos da ciência e tecnologia impessoal, materialista e reducionista que não apreciam (ao menos, não em discurso - mas eles sonham em ter o mesmo reconhecimento que elas tem).

E na hora de tratar quem realmente precisa, utilizam água com alguma coisa supa-dupa-diluída, que usa uma justificativa científica idêntica ao Princípio da Simpatia e associação do Macro-Microcosmo que são encontrados em quase qualquer sistema místico-religioso no mundo. Essas pessoas já tem seus xamãs e feiticeiros em suas terras, não precisam de mais tecnoxamanismo de outras terras.  :P
« Última modificação: Maio 05, 2015, 01:47:17 pm por Khalid al-Walid »