O objetivo dessa adaptação de Mago: a Ascensão para Mago: o Despertar é não só permitir a tradução de elementos de jogo do antigo sistema ao novo, como também expressar a minha interpretação de como a União Tecnocrática opera. A fidelidade não é algo que necessariamente será atingida. Como o Mundo das Trevas recentemente passou por algumas mudanças mecânicas através da God Machine Chronicle, ocasionalmente eu mencionarei ela – embora não a usarei como base – o motivo disso é simples, eu comecei a escrever essa adaptação antes da GMC sair. O mesmo vale para o Mage Translation Guide.
O Modelo Tecnocrático
Habilidades
Todo Agente Tecnocrata começa com 1 ponto em Ciência e Informática.
Há duas distribuições de pontos de habilidade:
Especialista: A clássica 11/7/4. As perícias profissionais do personagem são limitadas a até 3 pontos durante a criação do personagem, enquanto todas outras são limitadas a 2 pontos.
Diletante: O personagem possui 23 pontos para distribuir em todas suas habilidades, mas todas elas são limitadas a 2 pontos.
A intenção da limitação é dupla – controle do nível de poder inicial do personagem quanto demonstrar a importância das perícias profissionais. A distribuição diletante possui um ponto a mais que sua contraparte especialista para compensar a economia de experiência dessa distribuição (eu assumo que quem usa a distribuição especialista terá ao menos uma perícia profissional com 3 pontos).
Profissão e Táticas
Primeiramente, todo agente da União Tecnocrática tem uma Profissão. Essa mecânica apareceu inicialmente no Hunter: the Vigil, no Danse Macabre (como Masquerade) e aparece também no God Machine Chronicle, praticamente não modificada.
Não só a Profissão determina duas Perícias Profissionais (Asset Skills) e a possibilidade de comprar a vantagem Treinamento Profissional (Professional Training), mas ela também concede um Arcana Superior que seja tematicamente ligado a essa atividade, a escolha do personagem.
O motivo do uso dessa mecânica e a associação de um Arcana com a profissão é simples – Agentes Tecnocratas costumam a possuir uma boa educação formal e empregos diários, além de usarem extensivamente o seu treinamento em habilidades mundanas – abordagem essa que é extendida à prática mágica do personagem.
Tática é uma mecânica do Hunter: the Vigil, basicamente uma forma de Desafio de Perícia para aqueles que conhecem D&D 4e. Eu faço o uso delas (e do Practical Experience, mas de forma modificada e explanada posteriormente), com a seguinte modificação: Remova todos os pé-requisitos que envolvam Atributos. O grupo começa com uma Tática, sem custo de experiência.