Isso acontece com quaisquer dados, não apenas d20 freakey. Acho que as histórias memoráveis com d20 são mais abundantes porque 1) d&d é muito, muito mais jogado 2) 5% de chance de falha/acerto crítico é maior que a maioria das alternativas (é bem mais difícil rolar 18 ou 3 em Gurps por exemplo).
Em compensação nesses outros jogos quando essas rolagens acontecem é ainda mais surpreendente.
Vampire, há muito tempo:
4d10, contra dificuldade 9 = 3 acertos.
Mestre:
"Ok, vc então sabe MUITA coisa sobre esse livro".
Acho que de parada de dados com d10 foi o mais legal que eu já vi.
Agora, com o d20, tem bem mais história sim. A última foi até engraçada. Não sei pelas regras se estávamos embasados, mas foi assim que se sucedeu:
1- Matamos um dragão que estava a 45m do chão sobre 2 dos aventureiros (eu e mais um). O dragão então caiu, ainda tentando mirar sobre nós. Digamos que um efeito narrativo do mestre pra dramatizar as coisas.
2- Começamos a batlaha diplomática sobre quanto de dano tomariamos e a dificuldade do cheque de relfexos.
- 45m = 9d6 de queda (eu não lembro a regra, mas era 1d6 a cada 5m não é? Eu sei que o cálculo final deu 9d6).
- Peso do dragão: 2 cavalos +\- ? 1 tonelada = 14d6 (não lembro bem como foi o cálculo porque esse é o tipo de regra que vc nunca precisa e é um saco para achar).
Chegamos então aos incríveis 23d6 de dano de um meteoro de fogo caindo sobre nossas cabeças.
3- Os dois pjs falham no reflexo 15.
4- "PERAÊ", brada o clérigo do Old Man (eu). Vou usar o poder garantido do domínio da força pra fazer uma ação extraordinária pra deslocar o dragão e não atingir meu companheiro (que tava bem ferrado, com uns 20pv, eu ainda tinha uns 90). Outra batalha diplomática pra decidir o cheque.
- Situação do clérigo: For 18 + Aumentar Pessoas + Bônus do poder garantido. Consideramos que se o bônus do poder garantido somava +5 numa ação de força, seria o equivalente a dar +10 de força naquele momento, para efeitos de comparação. Isso levava o clérigo a 30 de força. Capaz então de erguer o dragão do chão, pelo menos.
- Depois de muito (muito mesmo) discutir, acordamos que um teste de força CD 33 (10 + a quantidade de d6 no dano) seria justo. Sendo que para cada número eu removeria 1d6 do dano, como se conseguisse deslocá-lo o suficiente. Seria então impossível de reduzir tudo.
Então era AQUELA jogada. 1d20 +10, contra 33. Cada número que eu não conseguisse era um pouco mais perto da cova que eu botava o meu amigo.
Resultado: 12 + 10 = 22! 11d6 de dano, e ambos sobrevivemos. Foi muito irado. NESSA JOGADA, eu beijei o dado.