Por coincidência eu já lia BNHA desde o começo, já conhecendo o autor de seu manga anterior. Infelizmente não sei o quanto vou conseguir roubar da série, já que estou indo no caminho oposto em relação ao quão comuns são os super-heróis.
-------
O Extraordinário Estas são as forças sobrenaturais/pseudocientíficas que afetam o mundo e as fontes de poderes maneiros para personagens.
Luminosidade*:
Super-ciência e seus brinquedos maravilhosos"Descobri como e porque a vida é gerada. Mais impressionante ainda: tornei-me capaz de dar vida à matéria inanimada – de transformar a morte em vida."Uma espécie de evento onde cientistas se tornam capazes de criar máquinas impossíveis, com tecnologias além da época em que se encontra. É o que permite um inventor criar um raio da morte ou um exercito de aranhas robôs, mesmo se estiver limitado as tecnologias da renascença.
A influência da Luminosidade vem com uma limitação: Suas invenções e maravilhosas máquinas não podem ser reproduzidas pela ciência comum. Cientistas não só não irão entender a fórmula, como irão encontrar erros básicos nas fórmulas e medidas, e protótipos irão falhar terrivelmente. Invenções se tornam instáveis sem o cuidado de um Luminoso, se partindo em pedaços com o apertar de um botão ou então criando vida própria e se vingando de seus mestres.
Invenções extraordinárias são tratadas como relíquias sagradas por aqueles que as conseguiram, sempre sobre cuidado de um cientista Luminoso, ou então guardadas em cofres fechados para serem usadas apenas em emergências.
A origem da Luminosidade e suas características ainda é um mistério. Não existe uma espécie de energia ligando todas as super-invenções, nenhum rastro psíquico especial em máquinas ou cérebros Luminosos.
*Com desculpas antecipadas á Kyle Marquis
A Psicosfera:
Poderes mentais e ocultismo"O senhor é um Scanner, mas não se dá conta. E esta é a fonte de toda sua agonia. Mas vou lhe mostrar agora que pode ser a fonte de um grande poder"Uma dimensão da realidade que afeta e é afetada pela mente de seres pensantes. Descoberta* durante a onda dos estudos científico-espirituais na Europa, a Psicosfera é associada á mediunidade, telepatia, telecinésia (todos os tipos de cinésias, na verdade), previsão do futuro, ilusionismo e... Bem, todo os tipos de poderes que personagens precisarem.
Teoricamente todos os seres vivos sencientes têm potencial psíquico, podendo afetar a Psicosfera e através dela afetar o mundo material, bastando treinamento o bastante na área. Na prática, apenas alguns tem a mistura certa de potencial e treinamento para ter poderes úteis.
Atualmente, como a existência da Psicosfera é conhecimento público, muitos tentam a carreira como psíquicos comuns: prevendo sortes, recebendo sinais dos mortos ou encontrando objetos perdidos. Enganadores e trapaceiros são comuns nesta área, mas psíquicos reais têm acesso á certificados e diplomas para provar sua genuinidade.
Os psíquicos de poder considerável, aqueles que levitam casas e destroem cérebros, são empregados pelas maiores organizações e governos, especialmente na área de inteligência e espionagem. Nos tempos atuais é mais difícil um psíquico trabalhar para si próprio, já que as organizações já existentes são um tanto... Agressivas, em seu recrutamento.
A Psicosfera possui sua própria fauna de habitantes imateriais: Fantasmas, espíritos imateriais, panteões de deuses e demônios de inúmeras culturas, além de habitantes ainda mais estranhos que não foram identificados... Pelo menos não antes do psíquico perder a cabeça violentamente.
Uma das áreas de discussão mais comuns é a legitimidade destas entidades, se o Anubis contatado na Psicosfera seria o “deus real”, um fruto de um subconsciente coletivos, uma cria das crenças humanas, uma entidade pré-existente que adotou o manto de Anubis por algum motivo ou uma mistura de todas as opções.
Estas entidades existem em formas imateriais na Psicosfera, onde apenas especialistas psíquicos e alguns humanos especiais podem entrar em contato com elas. Entrar em contato com uma entidade específica é como enfiar a mão num pântano cheio em busca de uma moeda, sendo arriscado e imprevisível que as potências do mundo não investem muito nesta área, preferindo se concentrar em recursos psíquicos e Luminosos.
Ainda sim, as entidades conseguem afetar o mundo material em certas condições, e alguns conseguem usar de seu poder: Um médium na Venezuela conversa com espíritos dos mortos para resolver mistérios, um culto em Londres encarna espíritos vingativos em uma múmia Romana para eliminar seus inimigos, e uma espada contendo as impressões psíquicas de um deus da guerra apenas espera para dar seus poderes ao primeiro que achá-la.
Em 1980 foi teorizada a possibilidade de se abrir uma passagem direta entre o mundo material e a Psicosfera, permitindo a exploração física do local, mas ninguém se dispôs a explorar esta possibilidade seriamente (ou pelo menos admitiu em público).
*do ponto de vista da ciência moderna ocidental. Egípcios já mexiam com a Psicosfera eras atrás, apenas sob outros nomes e termos o mundo moderno não vê como científicos o bastante.
Efeito Chernobyl:
Radiação e Acidentes de Laboratório"Poucas coisas sobreviveram ao fogo purificador. Aqueles que conseguiram prosperaram... E mudaram"Um evento raro onde seres vivos são expostos a condições extremas e energias incomuns, mas ao invés de sofrerem uma morte horrenda eles se adaptam á estas condições, sofrendo mudanças físicas que os permitem sobreviver, os tornam mais fortes e possivelmente lhe dão controle direto sobre os elementos que geraram o efeito.
Em 1985, o cosmonauta [REDATADO] foi separado de sua nave e foi dado como morto pela Rússia por três dias, antes de retornar á terra como um ser humano de pura radiação Solar. Em 1990, um montanhista pego de surpresa por uma tempestade elétrica, do qual saiu capaz de gerar eletricidade de seu corpo. Em 1991, lixo nuclear descartado inapropriadamente foi descoberto na China, junto com uma colônia de formigas gigantes capazes de gerar raios atômicos pelos olhos. Estes são apenas alguns casos de como a reação se manifesta.
O efeito Chernobil foi documentado pela primeira vez no acidente usina titular, onde as quantidades de radiação geraram uma reação em massa em cientistas envolvidos, habitantes da região próxima e a fauna local. Eles sofreram deformações, desenvolveram poderes extraordinários que usaram para fundar a atual micro-nação.
Sabe-se pelo menos que o Efeito Chernobil é mais comum em casos onde a vítima é exposta a formas de energia e substâncias incomuns que um ser humano dificilmente encontraria na vida cotidiana, especialmente radiação. O Efeito tem se tornado mais comum nas últimas décadas, com energia e armas nucleares se tornando mais comuns, assim como estudos de substâncias
”exóticas”.
O que exatamente causa o Efeito Chernobil é uma das grandes dúvidas da ciência moderna, sendo uma ração extremamente rara e que acontece em condições extremas, dificultando relatos precisos de testemunhas. Tentativas de recriar o Efeito em laboratório resultam em falha na maioria absoluta das vezes, isto quando a cobaia não escapa e usa de seus poderes para se vingar de seus mestres.
--------
Mais uma vez, demorei demais e vou postar sobre a cosmologia amanhã.