RPG > Design & Desenvolvimento

Black & White

(1/3) > >>

Ciggi:
Tópico com as ideias originais

To com alguns planos pra esse cenário, e com o sistema que quero usar, o Savage Worlds, em mãos e traduzido (Um copia lite do sistema pode ser encontrada aqui) acho que posso começar a trazer algumas coisas.

Vou por alguns pontos que acho importante conforme forem surgindo, e todo feedback é bem vindo.


Desde o continente de Thandariar ate as terras de Ruldaliam passando pelo mar branco, se encontram as terras cromáticas. Onde inescrupulosos senhores feudais e poderosos sacerdotes dominaram o povo por muitos e muitos anos, ate que a guerra cromática eclodiu.

A Guerra Cromática
Os templos cromáticos são bem diferentes entre si, seus dogmas costumam se chocar com regularidade e muitas disputas religiosas começaram, a maior parte das vezes ganhando o campo de batalha. Os lordes feudais apoiavam os templos cromáticos de acordo com seus próprios interesses, incentivando e ajudando todas as guerras sagradas que surgiam.

Foi quando os primeiros dragões cromáticos despertaram, eles eram muitos nessa época, e não era incomum ver uma ou duas cavalarias formadas por paladinos montando dragões cromáticos. E conforme suas habilidades cresciam os dragões passaram a ser forças temidas em campo de batalha, podendo lutar sem um cavaleiro para lhe guiar em raros casos.

Foram os sacerdotes brancos os que mais ganharam durante a guerra cromática, eles adotaram um sistema de conversão pouco prático mas funcional. Sempre que ganhavam uma batalha eles tornavam os prisioneiros em soldados, no inicio isso foi desastroso levando o caos as linhas de frente, mas eles perceberam depois de bastante tempo que seus soldados mais fieis tinham mais chances de sobrevivência já que os recém convertidos ficavam na linha de frente, eles notaram também que conforme iam ganhando território, a aceitação de sua fê passava a ser mais e mais fácil nas terras recém conquistadas.

Com o tempo os sacerdotes brancos eram dominantes e as necessidades de conflitos acabaram, já que eles agiam como mediadores. Com isso a primeira grande guerra cromática acabou.


A Magia Cromática
Com algum treinamento no uso de chakras uma pessoa pode controlar a incrivel energia cromática, e reproduzir espantosos efeitos.

São 7 os caminhos da magia cromática: Vermelho, amarelo, verde, ciano, azul, magenta, e branco. Cada um dos 6 chakras sendo responsável por um caminho especifico, alguns indivíduos conseguem manipular os 6 chakras juntos, dessa forma tomando o 7º caminho, o Branco.

Vermelho: O caminho primário da força
Amarelo: O caminho secundário da velocidade e controle
Verde: O caminho primário da vida
Ciano O caminho secundário dos sentidos e conhecimento
Azul: O caminho primário da mente
Magenta O caminho secundário da premonição e desejo

(click to show/hide)ANTECEDENTE ARCANO: MAGIA CROMÁTICA

* Perícia Arcana: Conjuração (Astúcia)
* Ponos de Poder Iniciais: 10
* Poderes Iniciais: 3     Choque de Retorno: Ao rolar 1 em seu dado de Conjuração (independente do Dado Selvagem), o conjurador é automaticamente Abalado, podendo causar um ferimento.

Dragões
São dois os tipos de dragões, os dragões normais e os cromáticos. Dragões possuem um sétimo chakra, e esse chakra estranho faz com que algumas vezes eles possam não só controlar mas acumular energia cromática em seus corpos, mudando desde suas escamas geralmente marrons ate uma das cores primárias, o mais comum, ou secundária.

Todos os dragões são criaturas voadoras de enorme longevidade, extremamente agressivos e possuem um intelecto baixo, próximo ao de um cão. Eles podem ser treinados para agirem como montarias, mas por conta de seu temperamento é algo bem difícil. Nos raros casos em que um dragão começa a se tornar um dragão cromático a sua inteligencia aumenta consideravelmente.

(click to show/hide)
* Atributos: Agilidade d6, Astucia d6 (A), Espírito d10, Força d12+6, Vigor d12
* Perícias: Lutar d10, Intimidar d12, Perceber d8
* Aparar: 7; Movimentação: 6; Resistência: 12 (2)
* Açoite de Cauda: Um dragão pode varrer uma area de 3 quadrados de comprimento por 6 quadrados de largura da sua traseira. Isso é um ataque de Lutar padrão com dano igual à Força -2
* Açoite de Cauda: Um dragão pode varrer uma area de 3 quadrados de comprimento por 6 quadrados de largura da sua traseira. Isso é um ataque de Lutar padrão com dano igual à Força -2
* Armadura +2: Pele de escamas
* Garra/Mordida: For+d8
* Medo: Dragões são criaturas selvagens e temidas
* Tamanho +2: Um dragão pode chegar ate 500 quilos e medir ate 3 metros
(click to show/hide)
* Atributos: Agilidade d8, Astucia d8, Espírito d10, Força d12+9, Vigor d12
* Perícias: Lutar d10, Intimidar d12, Perceber d12
* Aparar: 7; Movimentação: 6; Resistência: 16 (4)
* Vôo: Dragões tem uma Movimentação de vôo de 24 quadrados e Subida 0
* Armadura +4: Pele de escamas mágica
* Grande: Atacantes adicionam +2 as suas rolagens de ataque devido ao grande tamanho de um dragão cromático
* Focado: Age na melhor dentre duas cartas
* Garra/Mordida: For+d8
* Medo -2: Dragões cromáticos são mais assustadores ainda que um dragão comum
* Robusto: Ele não sofre um ferimento por ser abalado duas vezes
* Tamanho +4: Um dragão cromático pode chegar à 1000 quilos e medir ate 8 metros
* Vôo: Dragões tem uma Movimentação de vôo de 24 quadrados e Subida 0

Ciggi:
As Raças Civilizadas
Existem duas raças civilizadas dominando as terras de Khroma, os humanos é os Bhars, ou como os humanos os chamam, os Ferais.


Bhars


Os Bhars são criaturas selvagens, eles medem em média 1,80 metro podendo alcançar mais de 2 metros e chegam a pesar perto de 200 quilos. Seu corpo é coberto de pelos e seu rosto lembra o de uma fera, seus pelos podem variar do mais puro branco ao cinza ou marrom escuro, eles possuem bocas bem grandes e dentes afiados, assim como garras. Eles gostam de viver em lugares isolados, e pouco se sabe de sua origem alem que que desde sempre foram escravizados e usados como mão de obra dos humanos. Os Bhars raramente conseguem usar seus chakras e por isso quase sempre são subjugados pelos humanos.

(click to show/hide)
* Forte: Sua constituição bestial lhes concede uma força incrível. Bhars começam com d6 no Atributo Força
* Garras e Presas: Embora prefiram usar armas os Bhars possuem as suas próprias armas naturais e se preciso podem usa-las causando For+d6 e concedendo um bônus de +2 em escalada
* Forasteiro: Os Bhars, ou apenas Ferais para os humanos, são considerados pouco mais que animais e não dignos de confiança. Testes de Carisma sofrem um redutor de -2

Ciggi:
A Pirâmide Social


Um dos fatores mais importantes de Khroma é quem manda e quem obedece. No topo da pirâmide estão os Senhores Feudais e os Sacerdotes, já no extremo oposto, o pé da pirâmide, estão os escravos. É algo perfeitamente natural e incentivado.

Lista das hierarquias do Khroma

Títulos gerais humanos

Rei/Rainha: Governa parte ou todo um continente.
Duque/Duquesa: Governa um ducado dentro do reino
Príncipe/Princesa: Comanda um principado
Marquês/Marquesa: Comanda os territórios de fronteiras de cada reino
Conde/Condessa: Dono de um ou mais castelos e um condado
Barão/Baronesa: Senhor feudal
Cavaleiro/Dama: Guerreiros a serviço do rei.

Títulos Bhars

Kha-Bha: Líder dos Bhars
Illbha: Respondem diretamente ao Kha-Bha e comandam um dos 4 grandes territórios Bhar
Orbah: Título semelhante ao Barão
Khan: Líder de uma tribo Bhar

Títulos religiosos

Lux: Líder máximo de todas as religiões
Patriarca: Líder máximo de cada religião
Cardial: Líder territorial de cada religião
Arcebispo: Líder religioso de um ducado
Bispo: Líder religioso de um condado
Sacerdote/Clérigo: Líder de um templo


Linhagem Sanguínea


Durante a guerra cromática os senhores feudais ganharam muita riqueza e poder, e os mais bem sucedidos sempre eram os que mantinham fortes laços familiares. Algo que os senhores feudais logo perceberam, é que em uma guerra santa, onde a maré sempre muda e traições são corriqueiras, confiança é uma peça fundamental e tremendamente rara.

Algumas das famílias reais mais poderosas atualmente possuem fortes laços familiares. Ter riquezas e um nome nobre pode lhe dar muitas vantagens, mas ter o sangue nobre vai concerteza garantir sua sobrevivência por mais tempo.

(click to show/hide)Linhagem Sanguínea
    Requisito: Novato, Nobre
    O personagem pertence a uma família com influente e poder. Sempre que precisar ele pode contar com ela. Geralmente uma vez por jogo.
    Um teste de Manha pode ser feito para tentar uma comunicação com seus familiares, e um outro teste de persuasão deve ser feito para tenta-los convencer em enviar algum tipo de ajuda. Case falhe em um dos testes a comunicação não deu certo, ou eles não puderam ajudar em tempo hábil. Um sucesso garante alguma ajuda, que pode variar de informações sigilosas a ajuda com recursos desde que não os comprometa. Uma ampliação e ele poderá enviar reforços (de um especialista à cinco capangas) ou dinheiro, mas eles ainda não se colocaram em risco, embora possam se arriscar um pouco mais que o normal. Em caso de duas ampliações eles podem enviar um Carta Selvagem ou um pequeno exercito, e estarão dispostos a se comprometerem pessoalmente com o personagem.

Caso o pedido de ajuda esteja dentro do condado acrescente +2 ao teste de Manha, caso esteja fora do Ducado reduza o teste em -2. Os testes de Persuação podem receber modificadores de acordo com a interpretação do Mestre

Bispo:

--- Citação de: JM, O Invisível em Junho 08, 2013, 10:12:11 pm ---
Linhagem Sanguínea
    Requisito: Novato, Nobre
    O personagem pertence a uma família com influente e poder. Sempre que precisar ele pode contar com ela. Geralmente uma vez por jogo.
    Um teste de Manha pode ser feito para tentar uma comunicação com seus familiares, e um outro teste de persuasão deve ser feito para tenta-los convencer em enviar algum tipo de ajuda. Case falhe em um dos testes a comunicação não deu certo, ou eles não puderam ajudar em tempo hábil. Um sucesso garante alguma ajuda, que pode variar de informações sigilosas a ajuda com recursos desde que não os comprometa. Uma ampliação e ele poderá enviar reforços (de um especialista à cinco capangas) ou dinheiro, mas eles ainda não se colocaram em risco, embora possam se arriscar um pouco mais que o normal. Em caso de duas ampliações eles podem enviar um Carta Selvagem ou um pequeno exercito, e estarão dispostos a se comprometerem pessoalmente com o personagem.

--- Fim de citação ---

IMHO, acho que não compensa para um jogador pegar esta vantagem do jeito que está. Ela demanda dois testes em duas perícias diferentes e caso um destes seja insuficiente, a vantagem não tem uso. Eu sugeriria para você dar algo garantido (um apoio mínimo, em material humano ou benesses) e só para casos excepcionais (como a entrada de um Carta Selvagem em ação) fazer um teste - e aí, seria de Persuasão, mais ou menos como o exemplo da página 117 do Savage Worlds Edição Brasileira.

Mas antes disso, queria entender por que você desconsiderou a Vantagem Antecedente "Nobre" presente no sistema básico? Achou muito forte (afinal, ela engloba vários benefícios em uma vantagem só - como acesso gratuito a Rico)?


EDIT: Ah, e parabéns pela iniciativa!

Ciggi:

--- Citação de: Bispo em Junho 08, 2013, 10:50:48 pm ---
--- Citação de: JM, O Invisível em Junho 08, 2013, 10:12:11 pm ---
Linhagem Sanguínea
    Requisito: Novato, Nobre
    O personagem pertence a uma família com influente e poder. Sempre que precisar ele pode contar com ela. Geralmente uma vez por jogo.
    Um teste de Manha pode ser feito para tentar uma comunicação com seus familiares, e um outro teste de persuasão deve ser feito para tenta-los convencer em enviar algum tipo de ajuda. Case falhe em um dos testes a comunicação não deu certo, ou eles não puderam ajudar em tempo hábil. Um sucesso garante alguma ajuda, que pode variar de informações sigilosas a ajuda com recursos desde que não os comprometa. Uma ampliação e ele poderá enviar reforços (de um especialista à cinco capangas) ou dinheiro, mas eles ainda não se colocaram em risco, embora possam se arriscar um pouco mais que o normal. Em caso de duas ampliações eles podem enviar um Carta Selvagem ou um pequeno exercito, e estarão dispostos a se comprometerem pessoalmente com o personagem.

--- Fim de citação ---

IMHO, acho que não compensa para um jogador pegar esta vantagem do jeito que está. Ela demanda dois testes em duas perícias diferentes e caso um destes seja insuficiente, a vantagem não tem uso. Eu sugeriria para você dar algo garantido (um apoio mínimo, em material humano ou benesses) e só para casos excepcionais (como a entrada de um Carta Selvagem em ação) fazer um teste - e aí, seria de Persuasão, mais ou menos como o exemplo da página 117 do Savage Worlds Edição Brasileira.

Mas antes disso, queria entender por que você desconsiderou a Vantagem Antecedente "Nobre" presente no sistema básico? Achou muito forte (afinal, ela engloba vários benefícios em uma vantagem só - como acesso gratuito a Rico)?


EDIT: Ah, e parabéns pela iniciativa!

--- Fim de citação ---

Não desconsiderei, na verdade ela é requisito pra essa vantagem!

O que acontece é que ela é uma versão melhorada da vantagem Conexões. Ela faz praticamente a mesma coisa (inclusive os mesmo testes) mas oferece mais ajuda. A ideia dela é firmar a diferença entre um nobre com conexões (Ambas as vantagens Nobre e Conexões) e um Nobre de sangue real (Nobre e Linhagem Sanguínea). E como ela tem uma exigência a mais que conexões acaba sendo um tipo de upgrade pro mesmo conjunto de habilidades, mas que não pode ser adquirida durante o jogo (ate pode, mas convenhamos, descobrir do nada que é filho bastardo do Barão Rosteviller é meio cliché :P)

Mas sobre os testes achei muitos tbm, mas veja que ele pode pedir uma ajuda por jogo, e bem, sempre teremos o dado selvagem pra salvar os jogadores e como é uma rolagem de característica ele pode jogar um bené se precisar. XD

Sinceramente só testando pra ver se vai ser mais forte que o esperado ou ainda mais fraco, mas pensei em por a possibilidade do gasto de um bené pra garantir o sucesso automático do pedido, mas vamos ver como se porta.

Ah, e eu pelo menos considero que os testes são validos pra uma tentativa qualquer, mas se o cara ta na casa do pai, tem objetivos iguais ao do pai, considero o teste automático pô!

E confesso que ela não é muito aconselhada pelo livro de regras, mas queria algo bem próximo ao personagem, menos que um aliado e mais que conexões.

E vlw pelo elogio, ta sendo divertido fazer isso!

Navegação

[0] Índice de mensagens

[#] Página seguinte

Ir para versão completa