RPG > Design & Desenvolvimento

Black & White

<< < (2/3) > >>

Ciggi:
Religiões e Magia


A magia não é boa nem má, muito menos é arcana ou divina, ela apenas é!

Infelizmente o uso dela pode ser usado pra todo tipo de fim. Para alguns a magia é a prova da existência divina, pra outros apenas uma ferramenta, mas é praticamente impossível ser um conjurador sem estar ligado a religião.

O Khroma


Durante a guerra muitas foram as lutas em nomes dos mais variados deuses, cada um representando sua causa maior. Um lado sempre ganhava, mas no dia seguinte um novo deus o desafiava e novamente era posto a prova a divindade (ou divindades) da vez.

O crescimento do culto branco veio apenas pavimentar algo que todos questionavam: Afinal, quem era o verdadeiro deus?

A magia era um fato claro e perceptivo no cotidiano das pessoas, mas os deuses vinham e iam, sempre com seus fieis provando sua existência, afinal, mesmo os derrotados possuíam o poder divino, a habilidade de canalizar a magia cromática. E apenas uma coisa era comum entre eles, a própria magia!

Com o tempo os sacerdotes brancos firmaram um único poder, não uma divindade, nem um panteão, mas sim uma força superior, um poder através do qual os incontáveis deuses, que lutavam entre si, podiam canalizar seus poderes aos homens. Essa força se chama Kroma!

Existem pelo menos uma duzia de panteões diferentes registrados na biblioteca da Cidadela Branca, e esse numero cresce cada vez mais, mas todos eles sem exceção em suas mitologias e dogmas fazem uso do Kroma, do contrário é heresia.


Os Espíritos


Os Bhars cultuam os espíritos de seus antepassados e dos animais. Eles possuem uma forte conexão com sua religião pagã e negam qualquer divindade humana, para um Bhars é preferível a morte a abdicar de seus crenças. Por muito tempo eles eram sacrificados como hereges por não se converterem mesmo diante da morte certa, mas isso mudou quando Khroma começou a ser difundido entre os humanos, por algum motivo os Bhars consideram, e temem, Khroma com uma força espiritual poderosa.


Os Três Caminhos fora do Espectro Cromático
Existem 7 caminhos cromáticos, mas com o tempo outros 3 caminhos fora do espectro foram encontrados. O caminho da luz branca, que é a união de todas as cores, o recém descoberto caminho da luz negra, que é a ausência das cores, e o caminho herege transparente.


Branco


Um grupo de sacerdotes durante a guerra cromática conseguiu dominar a arte de usar todas as cores em conjunto, gerando a magia branca. Ela tem como caminho principal a manipulação da própria energia cromática.

Como ela é um caminho que depende dos outros foi fácil converter os prisioneiros durante a guerra, e seu poder de controle sobre os outros caminhos lhe davam uma certa vantagem estratégica que ganhou algumas lutas.

Após o fim da guerra e com a ascensão dos sacerdotes brancos um templo com o objetivo de unir todas as religiões foi criado em Ruldaliam, a Cidadela Branca uma pequena cidade que se formou em volta do principal templo dos sacerdotes brancos, a Catedral da Luz.

Hoje eles são a principal força religiosa em Kroma e seu líder atual o Cardial Lirdunar, O Gracioso, comanda todas as atividades brancas em Ruldaliam e mantem seu primo, Gurdolf Latio o Arcebispo de Thandariar com um olho em todas terras alem do Mar Branco


Transparente


O caminho da transparência quase não é seguido, ele é considerado uma grande heresia e seus praticantes são mortos sem chance de redenção.

Para se usar a magia cromática deve haver um controle bem preciso dos chakras, e para alguns humanos isso é impossível, seus chakras são mortos ou simplesmente bloqueados. Isso no entanto abre caminho pra um tipo bem especifico de magia, a denominada magia transparente, ou incolor. Usando o bloqueio dos chakras uma pessoa pode "filtrar" a energia que passa por ela, criando todo um leque no possibilidades únicas.

Geralmente os efeitos mais comuns são a ilusão, necromancia, mas é possível se criar efeitos mais fantásticos ainda. Infelizmente poucos são os que estudam essas possibilidades, e os que fazem precisam se esconder muito bem.

Os Bhars tem uma facilidade muito grande em aprender esse caminho, mas se negam a estuda-lo, eles consideram a magia transparente algo não natural, e por tanto uma aberração. Eles não matariam um conjurador ao encontra-lo (não a principio pelo menos), mas certamente seriam arredios e tentariam se manter o mais longe possível deles.


Negro


A magia negra é nova e temida por todos. Pouco se sabe sobre ela, mas as lendas giram em torno de um único homem, conhecido como O Templário Negro. Alguns dizem que ele é um paladino de armadura negras montado em um dragão negro, outros que ele é um gigantesco ser demoníaco que busca sugar todas as cores pra si, alguns acreditam ser um Bhar que aprendeu a usar a magia cromática (o que não é impossível embora raro de se ver) e foi punido por seus deuses e agora busca vingança. E as lendas não parão, ele pode ser um cavaleiro morto vivo montado em seu corcel negro alado, ate uma criança que foi abandonada pelos pais e morta durante a guerra cromatica e busca vingança.

O fato é que ninguém sabe o que a magia negra é capaz, mas alguns boatos pelos corredores da Cidadela da Luz mencionam ser uma magia demoníaca invocada por uma força nefasta vindo de Khroma, que talvez, exista um outro lado de Khroma.

Bispo:

--- Citação de: JM, O Invisível em Junho 08, 2013, 11:09:32 pm ---Não desconsiderei, na verdade ela é requisito pra essa vantagem!

O que acontece é que ela é uma versão melhorada da vantagem Conexões. Ela faz praticamente a mesma coisa (inclusive os mesmo testes) mas oferece mais ajuda. A ideia dela é firmar a diferença entre um nobre com conexões (Ambas as vantagens Nobre e Conexões) e um Nobre de sangue real (Nobre e Linhagem Sanguínea). E como ela tem uma exigência a mais que conexões acaba sendo um tipo de upgrade pro mesmo conjunto de habilidades, mas que não pode ser adquirida durante o jogo (ate pode, mas convenhamos, descobrir do nada que é filho bastardo do Barão Rosteviller é meio cliché :P)

Mas sobre os testes achei muitos tbm, mas veja que ele pode pedir uma ajuda por jogo, e bem, sempre teremos o dado selvagem pra salvar os jogadores e como é uma rolagem de característica ele pode jogar um bené se precisar. XD

Sinceramente só testando pra ver se vai ser mais forte que o esperado ou ainda mais fraco, mas pensei em por a possibilidade do gasto de um bené pra garantir o sucesso automático do pedido, mas vamos ver como se porta.

Ah, e eu pelo menos considero que os testes são validos pra uma tentativa qualquer, mas se o cara ta na casa do pai, tem objetivos iguais ao do pai, considero o teste automático pô!

E confesso que ela não é muito aconselhada pelo livro de regras, mas queria algo bem próximo ao personagem, menos que um aliado e mais que conexões.

E vlw pelo elogio, ta sendo divertido fazer isso!

--- Fim de citação ---

Putz, eu juro que não tinha visto. Quando bati o olho, só vi o "Novato". My bad.

Sobre a vantagem em si: agora entendi sua proposta. Creio que se você colocar no texto que a utilização de um bene pelo jogador garante o sucesso automático nos testes (mas o mínimo, sem ampliações), fique equilibrado. E também que, embora seja uma Vantagem de Antecedente, não vejo problemas em pegar depois da criação de personagens. Se você gosta da série Uma Canção sobre Fogo e Gelo, do G. R. R. Martin, procure se informar sobre Roose Bolton e Ramsay.

Youkai X:
Off tópic total: Ramsay só me lembra o chef de cozinha milionário Gordon Ramsay, obrigado.

Ciggi:

--- Citação de: Bispo em Junho 09, 2013, 04:08:48 pm ---Putz, eu juro que não tinha visto. Quando bati o olho, só vi o "Novato". My bad.

Sobre a vantagem em si: agora entendi sua proposta. Creio que se você colocar no texto que a utilização de um bene pelo jogador garante o sucesso automático nos testes (mas o mínimo, sem ampliações), fique equilibrado. E também que, embora seja uma Vantagem de Antecedente, não vejo problemas em pegar depois da criação de personagens. Se você gosta da série Uma Canção sobre Fogo e Gelo, do G. R. R. Martin, procure se informar sobre Roose Bolton e Ramsay.

--- Fim de citação ---

Mas ai não seria derrepente jogar um bené fora? Na verdade eu nem tinha pensado nisso, mas se tu usa um bené e refaz a jogada tem mais chances de conseguir uma ampliação. Porque o jogador desperdiçaria um bené pra ter um sucesso normal podendo tentar uma ampliação?

E vou dar uma olhada melhor no caso desses dois, eu vi por cima na wiki. Eles são pai e filho bastardo né? Vou analisar o caso melhor, parece ser interessante. Vlw!

Bispo:

--- Citação de: JM, O Invisível em Junho 09, 2013, 07:39:21 pm ---Mas ai não seria derrepente jogar um bené fora? Na verdade eu nem tinha pensado nisso, mas se tu usa um bené e refaz a jogada tem mais chances de conseguir uma ampliação. Porque o jogador desperdiçaria um bené pra ter um sucesso normal podendo tentar uma ampliação?

E vou dar uma olhada melhor no caso desses dois, eu vi por cima na wiki. Eles são pai e filho bastardo né? Vou analisar o caso melhor, parece ser interessante. Vlw!

--- Fim de citação ---

Então, depende de como você interpretar, dentro do que você propôs, a utilização do bene: no seu raciocínio, o bene serve pra re-rolar os dois testes ou um só? Se for o último caso, aí eu creio que não vale a pena, pois a chance da tentativa falhar ainda existe. E nisso se foi a tentativa e o bene. Por isso propus o gasto do bene para ter um benefício mínimo, caso o jogador opte por não rolar as Perícias.

Veja que o meu ponto é: pra que gastar uma Vantagem, um recurso limitado, em algo que tem boas chances de falhar? Afinal, são dois testes separados, cuja falha individual arruína todo o processo. Pense que nem todo jogador terá Astúcia e Persuasão elevados (d6+), a menos que você dê a entender que só determinados tipos de sujeitos (ligados à magia e/ou faculdades mentais) fazem parte da linhagem - algo como uma "Magocracia".

Sobre ASoIaF: sim, são. Mas se você nem curte, nem esquenta em procurar. É mais pra apontar como mesmo clichês, no caso o relacionamento pai-bastardo, podem ter resoluções interessantes. E daí deixar o jogador pegar a Vantagem depois da criação de personagens.

Navegação

[0] Índice de mensagens

[#] Página seguinte

[*] Página anterior

Ir para versão completa