Uma adaptaçãozinha de Planescape pra Apocalypse World, inspirada por esse tópico
aqui. Achei interessante e resolvi tentar levar um pouquinho mais adiante. Não precisa envolver o "crer é poder" e complicações. A idéia é ser simples. O que importa é ter estilo e capturar o flavour do cenário. Se quiserem contribuir com idéias, serão bem vindos!
___
1. Classes Os tipos de personagens citados no suplemento Planewalker Handbook dariam conceitos de personagens interessantes para o cenário..
Berk Without A Past
Cager
Chant Broker
Clueless
Dimensional Explorer
Disinterested
Faction Slave
Knight Of The Post
Planar Elitist
Planar Hunter
Planar Trader
Proxy-in-Training
Refugee from Darkness
Spiv
2. HabilidadesA idéia é criar pelo menos 3 habilidades pra cada classe. Mas vamos com calma. Segue 1 habilidade de exemplo.
The Dimensional Explorer
Portal Expert: Quando se deparar com um portal, e tiver consigo seus instrumentos de análise de portais, role 2d6. Se resultar 10+, pergunte 3; se resultar 7-9, pergunte 1.
- aonde leva esse portal ?
- o que há do outro lado, neste exato momento ?
- qual é a chave para abrir esse portal ?
- esse portal é estável e de "mão-dupla" ?
- quando ele foi usado pela ultima vez ?
The Berk without a Past
Flashbacks: toda vez que se deparar com um lugar ou objeto desconhecido, role 2d6. Se resultar 10+ pergunte 3; se resultar 7-9 pergunte 1.
- qual o nome desse lugar/objeto ?
- isso é perigoso ?
- qual sua origem/história ?
- que individuo ou grupo estaria interessado nisso ?
(essa habilidade pode representar lembranças que vêm à tona para o personagem, ou uma intuição forte/quase divinatória. O jogador decide qual se aplica melhor ao seu contexto)
3. ExperiênciaNão se ganha Xp por matar monstros ou vencer quests. Ganha-se xp por explorar os planos. Como isso ? Bem, vamos lá..
Os inner planes são "sobrevivência".
Os outer planes são "crença".
O astral e ethereal são "exploração".
Assim, ganha-se xp toda vez que, nestes lugares, se passar por alguma situação relacionada a esses aspectos. Ou seja, uma fuga desesperada pela vida no plano elemental do fogo vale 1 pt de xp, bem como um combate desesperado com um golem de pedra no plano elemental da terra; mas se estiver em Mt. Celestia você ganha xp quando poupar a vida de um inimigo; se estiver em Ysgard você ganha xp por não fugir de combates e ser honrado; se estiver em Carceri você ganha xp por trair as pessoas; se estiver no Limbo você ganha xp por agir caóticamente, etc.
Só o Astral e Ethereal é que tá meio esquisito. Como premiar xp por "exploração" ? O que valeria uma recompensa nesses planos ?
Além disso, cada xp que se ganhe são anotados num lugar da ficha ao lado do nome do plano onde ganhou. Isso retrata uma "ligação" com os planos. E a cada qtde de Xp ganhos num mesmo plano (5 talvez ?) você ganha uma habilidade relacionada ao plano, que pode ser desde ignorar os efeitos negativos do plano, à usar a natureza do plano a seu favor quando lá estiver.
4. FacçõesAs facções funcionariam como "mini-classes", que você acopla à sua classe original. Ex: "Sensate Dimensional Explorer", "Athar Berk without a Past"; "Anarchist Knight-of-the-Post".
Cada mini-classe de facção também confere habilidades, da mesma forma que as classes. E essas habilidades são liberadas na medida que você vai agindo de acordo com a crença de cada facção, ou seja: um mercykiller ganha xp por fazer vingança sem misericórdia; um dustman ganha xp por ser indiferente à morte; um sensate ganha xp por ser incauto na busca por emoções novas, etc.
A cada 5 (?) xp acumulados dessa forma, você abre uma habilidade de facção. Ex:
The Anarchist
Semear a Discórdia: se quiser semear a discórdia entre dois ou mais jogadores, descreva o que propõe a um deles e role 2D6. Se resultar 10+, pegue as duas opções. Se resultar 7-9, pegue uma..
- se o jogador concordar em fazer o que o anarchista propõe, ganha 1 xp;
- se recusar, é obrigado a fazer um teste de resistência (se falhar, faz o proposta pelo anarchista do mesmo jeito, porém sem ganhar xp);