Autor Tópico: AW Planescape  (Lida 878 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

AW Planescape
« Online: Fevereiro 12, 2012, 12:30:46 pm »
Uma adaptaçãozinha de Planescape pra Apocalypse World, inspirada por esse tópico aqui. Achei interessante e resolvi tentar levar um pouquinho mais adiante. Não precisa envolver o "crer é poder" e complicações. A idéia é ser simples. O que importa é ter estilo e capturar o flavour do cenário. Se quiserem contribuir com idéias, serão bem vindos!

___

1. Classes

Os tipos de personagens citados no suplemento Planewalker Handbook dariam conceitos de personagens interessantes para o cenário..

Berk Without A Past
Cager
Chant Broker
Clueless
Dimensional Explorer
Disinterested
Faction Slave
Knight Of The Post
Planar Elitist
Planar Hunter
Planar Trader
Proxy-in-Training
Refugee from Darkness
Spiv


2. Habilidades

A idéia é criar pelo menos 3 habilidades pra cada classe. Mas vamos com calma. Segue 1 habilidade de exemplo.

The Dimensional Explorer

Portal Expert: Quando se deparar com um portal, e tiver consigo seus instrumentos de análise de portais, role 2d6. Se resultar 10+, pergunte 3; se resultar 7-9, pergunte 1.

- aonde leva esse portal ? 
- o que há do outro lado, neste exato momento ?
- qual é a chave para abrir esse portal ?
- esse portal é estável e de "mão-dupla" ?
- quando ele foi usado pela ultima vez ?


The Berk without a Past

Flashbacks: toda vez que se deparar com um lugar ou objeto desconhecido, role 2d6. Se resultar 10+ pergunte 3; se resultar 7-9 pergunte 1.

- qual o nome desse lugar/objeto  ?
- isso é perigoso ?
- qual sua origem/história ?
- que individuo ou grupo estaria interessado nisso ?

(essa habilidade pode representar lembranças que vêm à tona para o personagem, ou uma intuição forte/quase divinatória. O jogador decide qual se aplica melhor ao seu contexto)


3. Experiência

Não se ganha Xp por matar monstros ou vencer quests. Ganha-se xp por explorar os planos. Como isso ? Bem, vamos lá.. 

Os inner planes são "sobrevivência".
Os outer planes são "crença".
O astral e ethereal são "exploração".

Assim, ganha-se xp toda vez que, nestes lugares, se passar por alguma situação relacionada a esses aspectos. Ou seja, uma fuga desesperada pela vida no plano elemental do fogo vale 1 pt de xp, bem como um combate desesperado com um golem de pedra no plano elemental da terra; mas se estiver em Mt. Celestia você ganha xp quando poupar a vida de um inimigo; se estiver em Ysgard você ganha xp por não fugir de combates e ser honrado; se estiver em Carceri você ganha xp por trair as pessoas; se estiver no Limbo você ganha xp por agir caóticamente, etc.

Só o Astral e Ethereal é que tá meio esquisito. Como premiar xp por "exploração" ? O que valeria uma recompensa nesses planos ?  :hum:

Além disso, cada xp que se ganhe são anotados num lugar da ficha ao lado do nome do plano onde ganhou. Isso retrata uma "ligação" com os planos. E a cada qtde de Xp ganhos num mesmo plano (5 talvez ?) você ganha uma habilidade relacionada ao plano, que pode ser desde ignorar os efeitos negativos do plano, à usar a natureza do plano a seu favor quando lá estiver.


4. Facções

As facções funcionariam como "mini-classes", que você acopla à sua classe original. Ex: "Sensate Dimensional Explorer", "Athar Berk without a Past"; "Anarchist Knight-of-the-Post".

Cada mini-classe de facção também confere habilidades, da mesma forma que as classes. E essas habilidades são liberadas na medida que você vai agindo de acordo com a crença de cada facção, ou seja: um mercykiller ganha xp por fazer vingança sem misericórdia; um dustman ganha xp por ser indiferente à morte; um sensate ganha xp por ser incauto na busca por emoções novas, etc.

A cada 5 (?) xp acumulados dessa forma, você abre uma habilidade de facção. Ex:

The Anarchist

Semear a Discórdia: se quiser semear a discórdia entre dois ou mais jogadores, descreva o que propõe a um deles e role 2D6. Se resultar 10+, pegue as duas opções. Se resultar 7-9, pegue uma..

- se o jogador concordar em fazer o que o anarchista propõe, ganha 1 xp;
- se recusar, é obrigado a fazer um teste de resistência (se falhar, faz o proposta pelo anarchista do mesmo jeito, porém sem ganhar xp);

« Última modificação: Fevereiro 12, 2012, 01:44:29 pm por silva »
The traditional playstyle is, above all else, the style of playing all games the same way, supported by the ambiguity and lack of procedure in the traditional game text. - Eero Tuovinen

Offline Lumine Miyavi

  • "I am- you can call me... Red mage."
    • Ver perfil
    • Phieluminando
Re:AW Planescape
« Resposta #1 Online: Fevereiro 12, 2012, 01:31:41 pm »
Dood, não deu pra ir no tópico original que tu linkou!

"Some problems were encountered
The requested discussion could not be found."

Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar Atual: Red Mage, (Romancing Saga: Minstrel Song, ps2)

Offline Heitor

  • Demagogo
    • Ver perfil
Re:AW Planescape
« Resposta #2 Online: Fevereiro 12, 2012, 08:20:55 pm »
Agora eu vi a vantagem deste sistema: as perguntas. Em outros jogos, ter sucesso não implica que o mestre tenha que te explicar os pormenores. Aqui, é regra, e bem definida.

O lance de ganhar xp por tipo de ação ligada à natureza do cenário é uma boa evolução ao 'completar quest'. Não basta dar um fim à situação, e sim do jeito correto. Se quiser forçar alguém na porrada, pode. Mas não dá a mesma recompensa de torná-lo seu aliado na negociação.

'Exploração' poderia dar xp por traçar rotas, descobrir locais perdidos e solucionar mistérios.

Re:AW Planescape
« Resposta #3 Online: Fevereiro 13, 2012, 01:47:48 am »
Citar
Agora eu vi a vantagem deste sistema: as perguntas. Em outros jogos, ter sucesso não implica que o mestre tenha que te explicar os pormenores. Aqui, é regra, e bem definida.
Pois é. Uma coisa que ele tem de legal são "mecânicas que afetam a ficção" (ao invés de "mecânicas que só afetam números/outras mecânicas", como na maioria dos sistemas). Mas ele faz isso de uma forma bem estruturada, como você falou (ao invés de descambar pro lado storygame àla Houses of the Blooded). O resultado é que você tem uma camada "tática" de decisões, só que associada à ficção ao invés de números.

Citar
'Exploração' poderia dar xp por traçar rotas, descobrir locais perdidos e solucionar mistérios.
Os PCs ganhariam xp por desbravar o desconhecido/adquirir conhecimentos ? Faz sentido.
« Última modificação: Fevereiro 13, 2012, 01:57:25 am por silva »
The traditional playstyle is, above all else, the style of playing all games the same way, supported by the ambiguity and lack of procedure in the traditional game text. - Eero Tuovinen

Offline Heitor

  • Demagogo
    • Ver perfil
Re:AW Planescape
« Resposta #4 Online: Fevereiro 13, 2012, 12:14:35 pm »
Isso. Isso.