RPG > Design & Desenvolvimento

[5e] Warrior: an improved Fighter

<< < (2/4) > >>

Bispo:
Valeu, Heitor! E sim, se quiser traduzir a classe, fique à vontade. Só se lembre que muito do material dela tem copyright (embora eu pense que os advogados ninjas da WotC não se importem com o público lusófono, vai quê, né?).

Sobre suas questões.


--- Citação de: Heitor® em Julho 03, 2016, 11:40:35 pm ---> o Guerreiro ganhar todos os estilos de luta no primeiro nível (afinal ele é o homem-de-armas);
> o Battlemaster ter acesso todas as manobras de combate. Se ficar muito exagerado, certas manobras poderiam ser usadas somente quando determinado estilo de combate estiver ativo;

--- Fim de citação ---

Então, a questão aí é mais a praticidade da coisa. São muitas habilidades para administrar/memorizar. Se nem conjuradores têm acesso a todas as magias... Mas a ideia de manobras vinculadas a estilos de luta é maneira. Vou pensar sobre o assunto.


--- Citação de: Heitor® em Julho 03, 2016, 11:40:35 pm ---> o Guerreiro recuperar seus usos por encontro de habilidades (dados de superioridade, second wind, action surge) assim que o encontro/combate termina.

--- Fim de citação ---

Hm... tem que ver o balanço com outras classes (principalmente as outras dependentes de short-rest, como Monge e Warlock). Porque se essa habilidade for exclusiva do Warrior-Fighter, tem-se um dos problemas da era 3.X, do meu ponto de vista: criação infinita de subsistemas (sendo as classes uma delas) que transformam o sistema em si num trambolho.

No fundo, é questão de testar e ir refinando as coisas.

Bispo:
Bom,

Tive oportunidade de testar a classe esse fds e alguns comentários.

Primeiro o build que usei

(click to show/hide)Race: Human (Variant)
Class: Warrior (Battle Master) 07
Background: Soldier
Alignment: LN

Proficient skills: Athletics (STR), History (INT), Insight (WIS), Intimidation (CHA), Perception (WIS).
Proficient tools: Gaming set (one type)
Saving Throws: STR e CON

Armor: Plate, Shield
Weapon: Longsword +1

Standard array: 15, 14, 13, 12, 10 e 8

Abilities scores and feats:
Lv. 01: STR 16, DEX 12, CON 14, INT 8, WIS 14, CHA 10, Sentinel
Lv. 04: STR 18, DEX 12, CON 14, INT 8, WIS 14, CHA 10, Sentinel

Fighting Styles (Lv. 1): Dueling e Protection
Maneuvers: Grim Intent, Precision Attack, Trip Attack

Magic Items: Longsword +1, Cloak of Protection (+1 AC, +1 STs)

Restante do grupo: Human Rogue Thief, Human Priest Battle Chaplain (homebrew meu do "Clérigo"), Half-Elf Sorcerer, Human Wizard Necromancer.

Setup da aventura: 5 encontros (1 interação, 1 exploração, 3 combativos), sem short-rests.
Encontros combativos: 1 de dificuldade mediana, 1 dificuldade difícil, 1 dificuldade mortal.


Comentários:

i) Fiz um build básico: sword'n'board com um quê de Defender (por conta de Sentinel, Protection fighting style e a manobra Grim Intent). Não quis abusar (Crossbow Expert/Sharpshooter, Archery Style, Bracers of Archery ou Greatsword, Great Weapon Fighting e Great Weapon Master) para não ter a percepção enviesada por estas habilidades.

ii) Duas manobras iniciais mais uma no nível 7 é pouco. Talvez seja o caso de retornar para número de manobras do Battle Master original (4 no nível 3, +2 nos níveis 7, 10 e 15) ou distribuir melhor isso (3 no nível 3, 3 no nível 7, 2 nível 10, 1 nível 15)   

iii) Second Wind permitir que o Warrior reganhe 10+nível de warrior de hit points. Ou em caso de rolagem, permitir o jogador escolher a média (6) da rolagem (d10 do Hit Dice do Warrior).

iv) Grim Intent é uma boa no arsenal do Warrior. Fez diferença quando foi utilizada.

Pontos positivos: a classe funcionou bem e o build foi bem efetivo no que se propôs.  Ponto negativo é que, tal como o Fighter original, ela ainda é dependente de short-rests. Mesmo que só tenha usado a maioria de suas habilidades nos encontros combativos (três), a classe ainda se  sentiu pressionada pela administração de recursos (leia-se Superiority Dice).

O warrior ainda deixa a desejar nos pilares exploração e interação, mas talvez melhore com os níveis (por conta de habilidades, tais como os Martial Exploits Glowering Threat ou Know Your Enemy) ou mesmo itens mágicos.

Bom, testar mais para ver.

Smaug:

--- Citar ---Pontos positivos: a classe funcionou bem e o build foi bem efetivo no que se propôs.  Ponto negativo é que, tal como o Fighter original, ela ainda é dependente de short-rests. Mesmo que só tenha usado a maioria de suas habilidades nos encontros combativos (três), a classe ainda se  sentiu pressionada pela administração de recursos (leia-se Superiority Dice).

--- Fim de citação ---
Vou dar um pitaco cobre o Superiority Dice. Lembra do Psich Warrior da 3.5 que recuperava o focus com uma swift action? O guerreiro no next não poderia fazer algo semelhante quando estivesse com menos da metade dos seus Superiority Dices?
Não joguei o next ainda, então não sei qual o impacto disso em jogo, mas do jeito que eu ando lendo todo mundo tem reclamado dos poucos Superiority Dices da classe.

Bispo:

--- Citação de: Smaug em Julho 18, 2016, 11:40:57 am ---Vou dar um pitaco cobre o Superiority Dice. Lembra do Psich Warrior da 3.5 que recuperava o focus com uma swift action? O guerreiro no next não poderia fazer algo semelhante quando estivesse com menos da metade dos seus Superiority Dices?
Não joguei o next ainda, então não sei qual o impacto disso em jogo, mas do jeito que eu ando lendo todo mundo tem reclamado dos poucos Superiority Dices da classe.

--- Fim de citação ---

Então, teria que ver o que realmente deu errado: a recarga ou o número de SDs. Porque optei por dar menos SD ao Warrior intencionalmente -- a ideia era manter o bookkeeping sob controle por conta das novas habilidades de classe e arquétipo. Só que, pelo que senti em jogo, isso não funcionou. Pelo menos no nível 7. Acabou ficando limitado demais.

Teria que testar em níveis mais altos para ver se isso se mantém. Se sim, talvez retornar ao número de SDs originais do Fighter padrão (embora eu tenda a considerar que seja um número alto, em razão das novas habilidades) ou fazer um ajuste mais refinado.

Agora a questão de recuperar os SDs esbarra em outros dois problemas: i) por ser uma habilidade recuperável por short-rest, ela é impactada diretamente por qualquer alteração na estrutura de aventura do DnD 5e  (que prevê 6 a 8 encontros e 2 short rests por adventuring day) -- até propus uma regra caseira quanto a isso; ii) há uma habilidade de classe que torna mais fácil a recuperação dos SDs (Relentless), só que talvez ela apareça tarde demais na progressão. Talvez pensar em alguma habilidade ao estilo de "Arcane Recovery" do Mago ou "Flexible Casting" do Feiticeiro em níveis anteriores.

Elven Paladin:

--- Citar ---Agora a questão de recuperar os SDs esbarra em outros dois problemas: i) por ser uma habilidade recuperável por short-rest, ela é impactada diretamente por qualquer alteração na estrutura de aventura do DnD 5e  (que prevê 6 a 8 encontros e 2 short rests por adventuring day) -- até propus uma regra caseira quanto a isso; ii) há uma habilidade de classe que torna mais fácil a recuperação dos SDs (Relentless), só que talvez ela apareça tarde demais na progressão. Talvez pensar em alguma habilidade ao estilo de "Arcane Recovery" do Mago ou "Flexible Casting" do Feiticeiro em níveis anteriores.
--- Fim de citação ---

Minha sugestão é roupar do passado, utilizar a recuperação de manobras do ToBa (eu nunca abandonarei essa sigla) ou de Grit/Panache de Pathfinder. Eu sugeriria uma lista de métodos (nem todos na mesma classe):

Métodos "Passivos"
1. Ao rolar a Iniciativa, recupera 1/2 Proficiência SDs.
2. Recupera um SD ao atingir um oponente com um 20 natural.
3. Recupera um SD ao reduzir um oponente a 0 PV (ou um oponente cujo CR seja de ao menos 1/2 do nível do Guerreiro).
4. Recupera 1 SDs como Ação Bônus A partir do nível 11, recupera 2 SDs. Essa habilidade é recuperada com um Descanso Curto ou Longo.

Trade-Offs/Risk-Reward:
5. Como uma Ação, realize um ataque com arma ou desarmado que não é beneficiada com Vantagem (ou que vem com Desvantagem). Caso atinja o oponente e cause dano a ele, recupera metade de seus SDs. Essa habilidade é recuperada com um Descanso Longo.

6. Ao ter a oportunidade de atingir um oponente com um AdO, o personagem pode não realizar
o AdO para recuperar 1 SD.

7. Ao atingir um oponente com um taque com arma ou desarmado, o personagem pode optar por gerar um AdO. Caso seja atingido pelo AdO, recupera 1 SD. Caso esse acerto seja um 20 natural, recupera 2 SDs.

Navegação

[0] Índice de mensagens

[#] Página seguinte

[*] Página anterior

Ir para versão completa