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[5e] Warrior: an improved Fighter

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Bispo:
Antes de tudo, desculpem pelo título em inglês. A intenção passa longe do pedantismo, e tem mais a ver com interpretações conceituais dos termos "Warrior" e "Fighter", bem como a tradição de suas traduções no contexto lusófono. Se tivesse a liberdade de redefinir do zero essa tradição, o título do tópico seria algo como "Guerreiro: uma versão aprimorada do Combatente".

Bom, após cerca de dois anos do lançamento da Quinta edição do DnD, milhares de discussões internet afora sobre o assunto (na Spell inclusive), diversas tentativas de se concertar a classe, e horas de jogo, apresento para apreciação crítica da comunidade minha versão do Fighter. Ele ainda não foi testado em mesa, mas pretendo fazê-lo em breve. Sintam-se livres para utilizá-lo também.

Antes de postar o link do arquivo, algumas outras observações: eu o redigi em inglês porque como não há uma tradução oficial da Quinta edição para o português, preferi me ater aos termos oficiais e originais. Daí para não fazer uma salada de línguas, preferi escrever o material todo em inglês. E não liguem pro layout "chapado", é uma versão de trabalho ainda. Quando tiver polido a classe o suficiente, faço (ou peço para alguém mais capacitado porque sou uma negação nisso) algo visualmente mais agradável. E, por fim, desculpem se houver erros de digitação. Estou num computador bem meia-boca -- a tecla de "Espaço" e o "E" não funcionam direito. :P

Sem mais delongas, segue o link: https://docs.google.com/document/d/1dkSHwUg18BEJgZWCT3UXfag80FlwlriJBF1QIoQB0nA/edit?usp=sharing.

Críticas, sugestões e comentários são bem-vindos ;)

PS: Podem comentar diretamente no arquivo ou aqui, acompanharei os dois canais.

Elven Paladin:
Tenho que admitir que eu gostei de diversos pontos do que fez e de como implementou algumas ideias que eu tinha em mente de maneira mais elegante (Second Wind e Fighting Style), introduziu Weapon Aptitude que é uma "Maestria em Armas sem ficar restrito a uma só".

Contudo, certamente você não postou isso esperando um Asinus Asinum Fricat, então vamos aos detalhes:

1. Em que ordem do turno ocorre a Ação Extra devido a Ferocious Reaction? Eu assumo que basicamente esse poder "transforma" a Reação gasta em uma Ação e ocorre imediatamente após ser gasto, algo como um "Immediate Interruption" na 4e. Estou certo?

2. O bônus em 2 em Força de Unending Strength pode superar o limite de 20? Assumo que sim, porque nesse nível um Guerreiro certamente já atingiu 20 em Força ao menos 7 níveis antes.

Also, porque não permitir que essa habilidade tenha um equivalente para Dex? O Slayer não é necessariamente o "Bárbaro Mal-Camuflado", mas sim o Pináculo da Habilidade Física.

3. Não há nenhuma mecânica de Recuperação de Superiority Dices? Um problema que me incomoda é justamente esse, o número de SDs é relativamente baixo e devido a ao Design "Tô Pouco me Fodendo, o DM Decide" de Next, um Short Rest pode ocorrer "Entre Encontros" ou "Praticamente um Dia de Aventura", cuja imprevisibilidade pode limitar severamente o Battle Master.


--- Citar --- Quando tiver polido a classe o suficiente, faço (ou peço para alguém mais capacitado porque sou uma negação nisso) algo visualmente mais agradável
--- Fim de citação ---

Felizmente, a Comunidade Homebrewer de D&D Next já tem uma pequena solução para isso, o Homebrewery.  :)

Bispo:

--- Citação de: Lúcio Quíncio Cincinato em Junho 20, 2016, 07:21:53 pm ---1. Em que ordem do turno ocorre a Ação Extra devido a Ferocious Reaction? Eu assumo que basicamente esse poder "transforma" a Reação gasta em uma Ação e ocorre imediatamente após ser gasto, algo como um "Immediate Interruption" na 4e. Estou certo?

--- Fim de citação ---

Sim, foi dessa maneira que imaginei. A ideia é dar ao Warrior a chance dele agir antes de cair, inclusive gastando recursos para negar isso (como usar Second Wind). O que reforça sua natureza resiliente.

Mas parece que o texto não está muito claro quanto a isso. Sugestões para melhorá-lo sem quebrar a economia de ações?


--- Citação de: Lúcio Quíncio Cincinato em Junho 20, 2016, 07:21:53 pm ---2. O bônus em 2 em Força de Unending Strength pode superar o limite de 20? Assumo que sim, porque nesse nível um Guerreiro certamente já atingiu 20 em Força ao menos 7 níveis antes.

Also, porque não permitir que essa habilidade tenha um equivalente para Dex? O Slayer não é necessariamente o "Bárbaro Mal-Camuflado", mas sim o Pináculo da Habilidade Física.

--- Fim de citação ---

Verdade! Esqueci totalmente dos Dex-Warrior quando elaborei essa característica. Vou revisá-la e aproveitar para deixar claro essa questão dos limites de Ability score.


--- Citação de: Lúcio Quíncio Cincinato em Junho 20, 2016, 07:21:53 pm ---3. Não há nenhuma mecânica de Recuperação de Superiority Dices? Um problema que me incomoda é justamente esse, o número de SDs é relativamente baixo e devido a ao Design "Tô Pouco me Fodendo, o DM Decide" de Next, um Short Rest pode ocorrer "Entre Encontros" ou "Praticamente um Dia de Aventura", cuja imprevisibilidade pode limitar severamente o Battle Master.

--- Fim de citação ---

Então, eu entendo e concordo contigo sobre essa situação. Até desenvolvi alguma coisa ao remodelar o Relentless. Mas a habilidade vem bem tarde na "vida útil" da classe.

No entanto, penso que esse problema não é exclusivo do Battle Master, seja do Warrior ou do Fighter. Ele afeta outras classes também, principalmente Monge (mas também quem liga? :P ) e Warlock. A expectativa do sistema é que os jogadores tenham 2 short rests por long rest. Se o DM muquirana-desvairado não respeita isso, sugiro a seguinte regra-caseira pro jogo (inspiroubada daqui): "Twice per day, anyone in the group can use an take 1 minute to take a short rest, spending their hit dice and recharging short rest features".


--- Citação de: Lúcio Quíncio Cincinato em Junho 20, 2016, 07:21:53 pm ---Felizmente, a Comunidade Homebrewer de D&D Next já tem uma pequena solução para isso, o Homebrewery.  :)

--- Fim de citação ---

Wow! Aí sim. :victory:
Obrigado pelo link (e pelos comentários também).

Bispo:
Post-duplo só para dizer que versão "rip out your PHB" está pronta. Até conseguir testá-la mais, principalmente em níveis altos, não a modificarei mais.

Heitor:
Gostei muito dessa versão da classe Bispo. Assim como o Elfo disse, você implementou bem umas ideias que eu andava matutando. Já adianto o pedido de permissão pra traduzir, quando eu tiver um tempo :victory:

Eu acho que o Guerreiro sai prejudicado justamente pela tentativa de fazer dele a classe-simples-linear-de-iniciante, que ganha um monte de esmola só pra não ficar com níveis mortos, e você conseguiu justamente encorpar a classe com opções simples e úteis.

Ficaram joia os "talentos exclusivos" que o Guerreiro ganha (Weapon Aptitude, Battle Mastery, War Tempered e Force the Battle), especialmente o primeiro, pois eu pensava em fazer algo semelhante ao dado de Artes Marciais do Monge, mas do seu jeito ficou bem mais coeso e sem jeito de "habilidade repintada".

Mas se a especialidade do Guerreiro é lutar melhor que as outras classes, porque não desatar logo o resto das amarras? Como:

> o Guerreiro ganhar todos os estilos de luta no primeiro nível (afinal ele é o homem-de-armas);
> o Battlemaster ter acesso todas as manobras de combate. Se ficar muito exagerado, certas manobras poderiam ser usadas somente quando determinado estilo de combate estiver ativo;
> o Guerreiro recuperar seus usos por encontro de habilidades (dados de superioridade, second wind, action surge) assim que o encontro/combate termina.



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