RPG > Design & Desenvolvimento

[5e] Warrior: an improved Fighter

<< < (3/4) > >>

Bispo:

--- Citação de: Lúcio Quíncio Cincinato em Julho 24, 2016, 10:38:06 pm ---Minha sugestão é roupar do passado, utilizar a recuperação de manobras do ToBa (eu nunca abandonarei essa sigla) ou de Grit/Panache de Pathfinder. Eu sugeriria uma lista de métodos (nem todos na mesma classe):

Métodos "Passivos"
1. Ao rolar a Iniciativa, recupera 1/2 Proficiência SDs.
2. Recupera um SD ao atingir um oponente com um 20 natural.
3. Recupera um SD ao reduzir um oponente a 0 PV (ou um oponente cujo CR seja de ao menos 1/2 do nível do Guerreiro).
4. Recupera 1 SDs como Ação Bônus A partir do nível 11, recupera 2 SDs. Essa habilidade é recuperada com um Descanso Curto ou Longo.

Trade-Offs/Risk-Reward:
5. Como uma Ação, realize um ataque com arma ou desarmado que não é beneficiada com Vantagem (ou que vem com Desvantagem). Caso atinja o oponente e cause dano a ele, recupera metade de seus SDs. Essa habilidade é recuperada com um Descanso Longo.

6. Ao ter a oportunidade de atingir um oponente com um AdO, o personagem pode não realizar
o AdO para recuperar 1 SD.

7. Ao atingir um oponente com um taque com arma ou desarmado, o personagem pode optar por gerar um AdO. Caso seja atingido pelo AdO, recupera 1 SD. Caso esse acerto seja um 20 natural, recupera 2 SDs.

--- Fim de citação ---

São ideias interessantes -- embora, pro meu gosto, prefira maneiras passivas.

Até pensei em fazer manobras e martial exploits que gerem esse efeito (a questão é não as transformar em "feature taxes"). O que me levou a pensar num conceito de "Warlord" aqui...

Elven Paladin:

--- Citar ---Até pensei em fazer manobras e martial exploits que gerem esse efeito (a questão é não as transformar em "feature taxes").
--- Fim de citação ---

Parte desses modos de recuperação são ideias que pretendo implementar nas subclasses do Warlord. A 5 e 7 seriam do equivalente ao Bravura Warlord (Risk-Reward é a forma que se joga um - No pain, No gain), a 2, 3 e 6 de um Tactical/Inspiring (Envolvendo menos riscos, sendo mais previsíveis) e a 1 e 4 de um "LazyLord" (Sem risco algum).

Embora, eu não uso SDs, mas sim Manobras a la ToBa, de nível 1-4.


--- Citar ---O que me levou a pensar num conceito de "Warlord" aqui...
--- Fim de citação ---

Guilty as Charged.

Bispo:
Ok, revisões/correções/adições.

A. Especifiquei que o estilo de luta de arquearia ("Archery') beneficia "ranged weapon attacks". Do jeito que estava antes era ambíguo o suficiente para beneficiar magias também.

B. Mudanças no Battle Master.

* Sob "Combat Superiority". Aumentei o número inicial de manobras aprendidas/conhecidas para 3. Mantive o restante da progressão (+1 nos níveis 7, 10 e 15).
* Commanding Presence (1). Removi a antiga habilidade de nível 10, e desloquei habilidade de nível 15 para esse nível, que agora está limitada até 6 criaturas.
* Commanding Presence (2). No nível 15 adicionei uma nova habilidade, inspiro-copiada da habilidade de mesmo nível do Purple Dragon Knight do SCAG.
* Manobras (Maneuvers). Adicionei a manobra "Cunning Strike". Basicamente ela permite que Battle Master ganhe SD quando acerta um weapon attack.
* Martial Exploits (1). Agora "Master of Many Weapons" também beneficia chicotes (whips). ;)
* Martial Exploits (2). Adicionei o martial exploit "Weight the Odds", que basicamente permite que o Battle Master ganhe SD.
* Martial Exploits (3). Adicionei o martial exploit "Master of Tactics", inspiro-copiado do Mastermind (arquétipo de Rogue do SCAG).
Cunning Strike e Weight the Odds foram inspiradas no Commander do 13 True Ways (livro de expansão do 13E) -- mas só tive a ideia por conta das sugestões do Elfo.

Também por conta de uma conversa com o Elfo, abri a possibilidade para, de fato, se fazer um Warlord na 5e. Sempre curti a ideia da classe (desde o Marshal do Miniature's Handbook da 3.X, passando pelas manobras White Raven do ToB:B9S, até o próprio Warlord da 4e) mas não conseguia defini-la bem no novo sistema. Tinha a dúvida se ela cairia melhor como um arquétipo de classe (Warrior no caso), uma classe independente ou mesmo uma Prestige Class (como vista no UA). Com as manobras e martial exploits é possível fazer um Warlord decente na nova edição -- embora ache que ainda deixe a desejar no quesito administração da economia de ações/recuperação de recursos de aliados. Mas aí é criar manobras/martial exploits voltadas para isso.

Todas as alterações constam no arquivo do GD (disponibilizado no primeiro post deste tópico). Ainda não passei pro Homebrewery.

Ainda estou em dúvidas quanto à proficiência dos STs.

Elven Paladin:

--- Citar ---Também por conta de uma conversa com o Elfo, abri a possibilidade para, de fato, se fazer um Warlord na 5e. Sempre curti a ideia da classe (desde o Marshal do Miniature's Handbook da 3.X, passando pelas manobras White Raven do ToB:B9S, até o próprio Warlord da 4e) mas não conseguia defini-la bem no novo sistema. Tinha a dúvida se ela cairia melhor como um arquétipo de classe (Warrior no caso), uma classe independente ou mesmo uma Prestige Class (como vista no UA). Com as manobras e martial exploits é possível fazer um Warlord decente na nova edição -- embora ache que ainda deixe a desejar no quesito administração da economia de ações/recuperação de recursos de aliados. Mas aí é criar manobras/martial exploits voltadas para isso.
--- Fim de citação ---

Have no fear, Vlad is here.

Como mencionei, eu comecei a escrever o rascunho do Warlord e algo que fiz foram manobras, e tenho uma quantidade razoável delas. Antes de tudo, alguns detalhes:

As manobras vem em 4 níveis, seguem o sistema de CDs usual do sistema, funcionam em um classe que tem Extra Attack. Essas são as do primeiro nível (a separação de manobras é inspirada no  13 True Ways, mas sem nenhum significado mecânico).

Além, eu assumo o uso de grid, uso o jargão "Adjacente" no lugar de "a até 1,5m do personagem", faço "separação" entre Cantrips e Magias (em geral, manobras do tipo "Enabling" permitem o uso de Cantrips e efeitos que ferrem Conjuradores não afetam Cantrips) e a maioria das Manobras são feitas para funcionar com armas a distância.

(click to show/hide)Manobras Não-Ofensivas

Às Armas!: Ao rolar iniciativa em um encontro em que ao menos um aliado esteja surpreso, você pode escolher não tomar uma Ação na primeira rodada de combate. Ao fazer isso, todos seus aliados podem agir na primeira rodada de combate e tem Vantagem na rolagem de Iniciativa.
 
Palavras Inspiradoras: Utilizando uma Ação Bônus, você permite que um aliado gaste até ¼ de seus Recovery Dices. Um aliado que estava com 0 PV ao receber o efeito de Palavras Inspiradoras pode Levantar como uma Reação sem consumir Movimento algum.
 
Liderar o Ataque: Após atingir um oponente com um ataque, seus aliados adicionam seu Modificador de Proficiência em suas rolagens de dano com armas ou desarmados no primeiro ataque contra tal oponente até o começo do próximo turno do personagem.

Proteger Aliado: Como uma reação, você pode sofrer o dano e o efeitos de um ataque com arma ou desarmado ou de magia que um aliado adjacente seja o alvo. Seu aliado não será mais o alvo do ataque ou magia.
 
Ordens do Comandante: Como uma Ação, o personagem permite que um Aliado seu realize um ataque com arma ou desarmado ou conjure um Cantrip contra um oponente, e caso o atinja o oponente, adiciona o Modificador de Proficiência na rolagem de dano. Caso o Senhor da Guera tenha a habilidade Ataque Extra, esse poder passa a afetar 2 aliados.

Evadir-se: Após você ou um aliado sofrer dano em consequência de um ataque ou magia, seu personagem pode utilizar uma Reação para que ele ou seu aliado mova metade do seu deslocamento sem sofrer ataques de oportunidade.

Provocar: Como uma Ação Bônus, você faz que seus oponentes a 3m façam um Teste de Sabedoria. Caso reprovem, eles terão desvantagem ao realizar ataques com arma ou desarmados OU terão que fazer Testes de Concentração ao conjurarem magias que não sejam Cantrips contra qualquer aliado seu na próxima rodada.

Manobras Ofensivas

Golpe Amplo: Como uma Ação Bônus, seus ataques com arma ou desarmado corpo-a-corpo nessa rodada causam seu Modificador de Força ou Destreza + Bônus Mágico da Arma nos oponentes adjacentes ao ao oponente alvo desse ataque.
 
Falsa Abertura: Após atacar um oponente com um ataque com arma ou desarmado corpo-a-corpo, o oponente tem a opção de realizar um ataque contra você como uma Reação. Caso o oponente realize um ataque contra você, você  ou um aliado capaz de atingir o oponente pode realizar um ataque com arma ou desarmado ou conjurar um Cantrip contra o oponente após a resolução do ataque dele.
 
Movam-se!: Ao realizar uma rolagem de ataque com arma ou desarmado, escolha dois aliados. Eles podem se mover até metade de seu deslocamento sem gerar ataques de oportunidade, desde que terminem seus movimentos adjacentes a um oponente.
 
Golpe de Distração: Ao atingir um oponente com ataque, você pode escolher reduzir o dano causado nesse ataque para a metade. Caso faça isso, um aliado  pode utilizar uma Reação para realizar um ataque com arma ou desarmado ou conjurar um Cantrip contra esse oponente.
 
Fique onde Está!: Após atingir oponente com um ataque de oportunidade, ele é impedido de realizar seu movimento e terá Desvantagem em sua primeira rolagem de ataque ou perícia em seu próximo turno.

Desconcentrar: Após atingir um oponente que seja capaz de conjurar Magias com uma um ataque desarmado ou com arma, ele terá que fazer um Teste de Concentração ao conjurar magias que não sejam Cantrips até final do próximo turno do oponente. A CD do Teste de Concentração é igual a 10 ou metade do dano sofrido nesse ataque, o que for maior.
 
Investida: Como uma Ação, o personagem se move até metade de seu deslocamento e realiza um ataque com arma ou desarmado corpo-a-corpo contra um oponente. Caso atinja esse ataque, o oponente faz um Teste de Força ou será deslocado 3 metros.
Além, todo Senhor da Guerra tem um equivalente do Estilo de Combate, só que na forma de Posturas de Batalha (inspiradas nas Stances de L5R e da 3.x/4.x):

(click to show/hide)Postura de Batalha: O personagem é conhece em todas Posturas de Batalha listadas abaixo, que obedecem as seguintes regras:

* Quando rolar a Iniciativa de um Combate, sem consumir Nenhuma Ação, escolha uma das Posturas para ser ativa durante esse combate. Nos turnos subsequentes, pode alterar sua Postura como uma Ação Bônus.
* Ao assumir uma nova Postura, recebe uma ação extra de Interagir com Objeto para se adaptar ao novo estilo de combate, como sacar ou embainhar sua arma ou escudo.
* Não pode ter a mesma Postura ativada mais de uma vez. Caso possua a habilidade Estilo de Combate, não pode utilizar uma Postura ou Estilo de Combate ao mesmo tempo.

Agressiva: Adiciona 1d4 na rolagem de dano com armas e ataques desarmados do personagem. Esse dano aumenta para 1d6 no nível 11.

Móvel: Aumenta em 3 metros o deslocamento do personagem e recebe +2 na CA contra Ataques de Oportunidade. A partir do nível 11, caso tenha se deslocado ao menos 4,5 metros, o personagem pode utilizar uma Ação Bônus para realizar um ataque com arma ou desarmado contra um oponente que não tenha sido atingido por outros ataques do personagem nesse turno

Protetora: Após realizar uma rolagem de ataque com arma ou desarmado contra um oponente, ele tem Desvantagem ao atacar seus aliados enquanto estiver adjacente ao personagem. A partir do nível 11, o oponente sofre AdO ao tentar escapar da sua área mesmo usando Desengajar.

Líder Tático: Como uma ação bônus o personagem pode permitir que um aliado se mova 1,5m. Ao atingir um oponente com um ataque com arma ou desarmado, pode deslocar o oponente atingido em 1,5m ou aliado se mova 1,5m. A partir do nível 11, o aliado do personagem pode ser mover até 3m ou o oponente é deslocado 3m.

Bispo:
Interessante, Elfo! Várias coisas a se pensar.

Não é minha intenção transformar o Battle Master num Warlord "puro", mas sim ter uma premissa "Warlord-lite" (daí Commanding Presence e Battle Action), e possibilitar ao jogador investir nesse caminho caso deseje (por meio de Maneuvers e Martial Exploits). Nesse sentido, creio que suas ideias de manobras vêm bem a calhar.



--- Citação de: Lúcio Quíncio Cincinato em Julho 26, 2016, 01:08:57 am ---Além, todo Senhor da Guerra tem um equivalente do Estilo de Combate, só que na forma de Posturas de Batalha (inspiradas nas Stances de L5R e da 3.x/4.x):

Postura de Batalha: O personagem é conhece em todas Posturas de Batalha listadas abaixo, que obedecem as seguintes regras [...]

--- Fim de citação ---

Ele conhece todas por que são poucas ou é sua ideia dele conhecer quaisquer que venham a ser elaboradas?

Navegação

[0] Índice de mensagens

[#] Página seguinte

[*] Página anterior

Ir para versão completa